Espirros?!
Moderador: mcerqueira
A minha cadela também espira mas é só quando não gosta do cheiro como por exemplo quando o meu pai ta a fumar ela começa a espirrar a rolar no chão a saltar e a ladrar, odeia mesmo o cheiro a fumo, quando a minha mãe ta a por laca no cabelo também fica assim, e também não gosta de alguns perfumes k a minha mãe usa, e as vezes cheira algo seco e começa a espirrar mas é só durante uns 2 segundos para lhe sair o pólen ou o pó do nariz!! Uma amiga minha tem um persa e parecia tar td óptimo ate k ficou gravida e na hora do parto perceberam k tinha problemas respiratórios e cardíacos, ela ficava sempre sem ar e sem força dos 6 ou 7 bebes só sobreviveram 2 e mesmo assim um deles morreu passado uma semana e agora só resta 1!!
O Parto demorou imenso tempo....o sobrevivente foi aquele k nasceu em 1º lugar!
A veterinária recomendou k ela nunca mais engravida se pk isso punha a sua saúde em risco!
-
sportinguista
- Membro Veterano
- Registado: sábado set 14, 2002 7:47 pm
espirros e tosse/pigarrear foram os sintomas do Ruby quando teve uma faringite (ou laringite, nunca sei
)
Não espere por Outubro, vá agora ao vet para despistar quaisquer doenças. Mais vale agora do que em Outubro estar mais adiantado e difícil de curar
Não espere por Outubro, vá agora ao vet para despistar quaisquer doenças. Mais vale agora do que em Outubro estar mais adiantado e difícil de curar
-
zirita
- Membro Veterano
- Registado: quinta ago 07, 2003 11:12 am
Bolinha, x Cão d'água
Pequenina, Podengo
Pois bem, as novidades são apenas para dizer que o Bolinhas melhorou da da referida tosse/falta de ar depois de tomar um anti-alérgico. Foram feitas radiografias para detectar alguma insuficiência ou mal formação, mas nada se detectou. Infelizmente os espirros continuam!
A Vet disse que se continuassem se podiam fazer análises para detectar o tipo de alergia...
Eu não perguntei mais nada porque como trazia o anti-alergico para tomar convenci-me que passava. Mas não, continua...
Já alguém passou por este tipo de testes/análises com os seus cães?
Mais uma vez agradeço os vossos contributos e experiências que queiram partilhar.
A Vet disse que se continuassem se podiam fazer análises para detectar o tipo de alergia...
Eu não perguntei mais nada porque como trazia o anti-alergico para tomar convenci-me que passava. Mas não, continua...
Já alguém passou por este tipo de testes/análises com os seus cães?
Mais uma vez agradeço os vossos contributos e experiências que queiram partilhar.
-
leonornobre
- Membro Veterano
- Registado: domingo ago 21, 2005 10:37 pm
Zirita: pesquise os vários tópicos sobre alegias neste site http://www.cepav.com.br/textos/t_alerca.htm , pode ser que a ajude.
Reage coçando-se com bastante intensidade, esfrega-se nos móveis e faz reacções cutâneas (pápulas de edema), fica com o focinho todo deformado de tão inchado que fica.
Só quem tem um cão alégico sabe como é desesperante ter de protegê-los de tudo. No caso do meu cão começou em bébé, sempre que recebia a segunda dose da mesma vacina fazia alergia e ficava todo edemaciado. Regressava ao vet,levava anti-histamínicos intra-musculares e regredia.
Depois, começou a fazer alergia aos poléns, determinadas ervas e picadas de insectos, assim como a algumas rações. Com um ano de idade, foi picado por um insecto na última ida à rua da noite, passou a noite toda a coçar a cabeça e orelhas(eu a dormir não me apercebei) e fez um otodema com ferida e com danificação de vasos línfáticos - não foi operado por um triz, mas até hoje ficou sem pêlo atras das orelhas. várias foram as vezes que corri para a urgência da clínica veterinária...
No meu caso, os vets não lhe fizeram testes, pois a alergia foi associada às vacinas e idas à rua. Disseram tenho de ter cuidado onde o vou passear - sem andar junto a ervas, plantas, árvores, sítios onde hajam insectos ou onde circulem muitos outros animais. Dou-lhe ração para cães alérgicos (Sensible ou sensitivity - dependendo da marca). Tive de aumentar a frequências dos banhos de 2/2 meses, depois para 1/1 mês e agora para 15/15 dias (segundo indicação dos vets), com um champô hipoalérgico para lavagens frequentes, para que não se acumule muita quantidade de pólen no pêlo.
Tenho sempre comigo o anti-histamínico oral, que lhe dou apenas quando fica com alergia muito exacerbada, se não passar tenho que ir com ele ao vet levar corticóides intramusculares. Tudo isto é um ciclo vicioso, pois os corticóides fazem deprimir o sistema imunitário, o que leva a que as vacinas tenham menos eficácia (já teve tosse do canil, alterações hepáticas, etc) e apanhe várias dermatites (anda agora a tratar um fungo no pêlo à 4 meses).
Não quero, de todo, assustá-la, apenas transmitir a dificuldade e os cuidados extra que um cão com alergia implica. Se acha o seu vet competente, confie nele e avance para os testes ou para qualquer tratamento necessário, antes que a alergia agrave.
As melhoras e boa sorte!
O meu pincher é alérgico a vários alergenos, mas manifesta-se sempre ao nível cutâneo, nunca se revelou ao nivel respiratório.Mais uma vez agradeço os vossos contributos e experiências que queiram partilhar.
Reage coçando-se com bastante intensidade, esfrega-se nos móveis e faz reacções cutâneas (pápulas de edema), fica com o focinho todo deformado de tão inchado que fica.
Só quem tem um cão alégico sabe como é desesperante ter de protegê-los de tudo. No caso do meu cão começou em bébé, sempre que recebia a segunda dose da mesma vacina fazia alergia e ficava todo edemaciado. Regressava ao vet,levava anti-histamínicos intra-musculares e regredia.
Depois, começou a fazer alergia aos poléns, determinadas ervas e picadas de insectos, assim como a algumas rações. Com um ano de idade, foi picado por um insecto na última ida à rua da noite, passou a noite toda a coçar a cabeça e orelhas(eu a dormir não me apercebei) e fez um otodema com ferida e com danificação de vasos línfáticos - não foi operado por um triz, mas até hoje ficou sem pêlo atras das orelhas. várias foram as vezes que corri para a urgência da clínica veterinária...
No meu caso, os vets não lhe fizeram testes, pois a alergia foi associada às vacinas e idas à rua. Disseram tenho de ter cuidado onde o vou passear - sem andar junto a ervas, plantas, árvores, sítios onde hajam insectos ou onde circulem muitos outros animais. Dou-lhe ração para cães alérgicos (Sensible ou sensitivity - dependendo da marca). Tive de aumentar a frequências dos banhos de 2/2 meses, depois para 1/1 mês e agora para 15/15 dias (segundo indicação dos vets), com um champô hipoalérgico para lavagens frequentes, para que não se acumule muita quantidade de pólen no pêlo.
Tenho sempre comigo o anti-histamínico oral, que lhe dou apenas quando fica com alergia muito exacerbada, se não passar tenho que ir com ele ao vet levar corticóides intramusculares. Tudo isto é um ciclo vicioso, pois os corticóides fazem deprimir o sistema imunitário, o que leva a que as vacinas tenham menos eficácia (já teve tosse do canil, alterações hepáticas, etc) e apanhe várias dermatites (anda agora a tratar um fungo no pêlo à 4 meses).
Não quero, de todo, assustá-la, apenas transmitir a dificuldade e os cuidados extra que um cão com alergia implica. Se acha o seu vet competente, confie nele e avance para os testes ou para qualquer tratamento necessário, antes que a alergia agrave.
As melhoras e boa sorte!
<p>"A não violênca leva-nos aos mais altos conceitos de ética, o objectivo de toda a evolução. Até pararmos de prejudicar todos os outros seres do Planeta, nós continuaremos selvagens." THOMAS EDISON</p>
-
zirita
- Membro Veterano
- Registado: quinta ago 07, 2003 11:12 am
Bolinha, x Cão d'água
Pequenina, Podengo
Olá Leonor e obrigada pelo seu contributo! 
Pois é, no caso do Bolinhas houve efectivamente uma espécie de reacção alérgica, uma ...ite qualquer, que atribuímos às pêras, que foi tratada e passou. Coincidência ou não a tosse/falta de ar também passou com o anti-alérgico que tomou durante uma semana. Mas os espirros continuam. Mais num dia, menos noutro, mas são seguidos, e até fica com o nariz de lado enquanto espirra! Não sei que pense mais ou faça. Ainda por cima ele detesta ir ao vet, a ponto de ter que ser quase anestesiado para se observar como deve ser!
Enfim...
Pois é, no caso do Bolinhas houve efectivamente uma espécie de reacção alérgica, uma ...ite qualquer, que atribuímos às pêras, que foi tratada e passou. Coincidência ou não a tosse/falta de ar também passou com o anti-alérgico que tomou durante uma semana. Mas os espirros continuam. Mais num dia, menos noutro, mas são seguidos, e até fica com o nariz de lado enquanto espirra! Não sei que pense mais ou faça. Ainda por cima ele detesta ir ao vet, a ponto de ter que ser quase anestesiado para se observar como deve ser!
Enfim...
Olá a todos....
Em relacção aos espirros eu tou traumatizada com o meu cão...
tem 12 anos e é de porte pequeno. Há mais ou menos 1 ano começou a espirrar consecutivamente muitas vezes seguidas.... pensou-se que fosse uma constipação.A vet receitou antibiotico e anti inflamatorio......aquilo abrandou um bocadinho, mas nunca parou....até chegar a espirrar com tanta força que era sangue por todo o lado de uma das narinas
... resultado...foi à vet, levou inkjecções para coagular o sangue, pôs gelo, antibiotico, anti inflamatório, vitamonas, enfim.... uma serie de medicamentos...... nunca mais passou definitivamente... de tal maneira que a partir daí ele ronca de dia e de noite
acordado ou a dormir.....
tem alturas mais calmas ou não..... fez análises a tudo e mais alguma coisa....e tem tudo com valores normais não há nada de anormal.... fez o teste da Leishmaniose 2 vezes e nada...... quando entra em stress por alguma razão...então é para esquecer.... a vet diz que é uma questão nervosa... o que há a fazer é controlar os espirros e evitar que deite sangue do nariz para não ficar anémico.... claro que agora por esta altura já tem um problema crónico nos canais do nariz....por que os espirros são tantos e o esforço é tanto que agora arranjou mesmo um problema.... a solução passava talvez pela cirurgia....mas devido à idade dele e ao sofrimento que os exames que iriam causar, anestesias que tinha de levar..... não justifica expor o animal aum processo destes.... e como ele come, bebe, brinca, enfim...faz tudo como se nada fosse lá anda..... quando começa a espirrar, nós ralhamos com ele e ele pára imediatamente
não é própriamente doença..... é pancada mesmo!!!!

Em relacção aos espirros eu tou traumatizada com o meu cão...
"Quanto mais conheço o Homem..... mais Amo os Animais!"