O husky foi vitima do que eu chamo a “ estupida moda dos olhos azuis” em Portugal.
Esta raça rapidamente chegou, rapidamente se tornou popular, rapidamente foi reproduzida por toda a gente e rapidamente foi “assassinada” á conta dos “olhos azuis”.
Já alguém se interrogou porque é que os huskys que aparecem em ring raramente tem olhos azuis?
O husky é julgado pelo seu valor como cão e não pela cor dos seus olhos.
Esta moda levou a que toda a gente quisesse ter um husky APENAS pela sua aparência (e tinha que ser de olhos azuis) e não se preocupando absolutamente nada com o temperamento da raça.
Multiplicaram-se as produções desregradas com base em olhos azuis ( gajos com 12 cadelas parideiras) e hoje muitos apenas tem de husky a dita cor dos olhos.
Se o factor moda que deixou de ser teve influencia, tambem as caracteristicas da raça tiveram o seu peso.
Acho que o que escrevi noutro tópico acerca do malamute, já responde em parte á questão.
O facto do siberian husky ser mais hiperactivo e independente também contribui para o abandono.Em primeiro lugar, parabéns pela escolha da raça !
Em 2º, parece-me que lhe calhou um cachorro hiperactivo e com tendência para dominante, mas isso poderia acontecer com qualquer raça mesmo que não fosse malamute.
Pode também acontecer tratar-se de um malamute com temperamento caracteristico de husky, como conheço vários.
Possuo esta raça desde 1997, (neste momento 9 exemplares) e todos os meus cães são obedientes, dedicados e inteligentes.
Tambem tenho huskys e noto bem a diferença. Os malamutes, embora algo independentes, são muito calmos e apegados ao dono ao contrario dos huskys que são extremamente activos e independentes.
Cada cão que tenho é diferente do outro. Uns são activos , outros com pior feitio, outros tolerantes com tudo e todos e outros pachorrentos que até comem deitados. O facto de serem malamutes não quer dizer que sejam fotocopias, embora o ideal para a raça seja um cão tranquilo e seguro de si com um temperamento equilibrado.
Foi seleccionado para arraste de trenós com cargas pesadas com andamento relativamente lento e não para velocidade como o husky ( que é muito mais nervoso e hiperactivo).
Os malamutes são cães de matilha e como tal têm que ter um Lider (alpha) á altura, para saberem o seu lugar na hierarquia. Como tenho vários cães, esse trabalho é facilitado, sendo que os cachorros se submetem aos adultos e progressivamente estabelecem lugares na hierarquia da matilha. Mas todos obedecem ao alpha – EU.
Passeio com eles pelo campo e pela serra e NUNCA tive problemas. Alias, é isso que me dá gozo: Eu e os meus cães em contacto com a natureza. Quando ficam alerta com algo, basta uma palavra para virem de imediato para junto de mim. Raramente se afastam 50 metros. Uma das minhas cadelas nem me larga as pernas.
As pessoas que optam por esta raça, nunca deveriam ter um único cão. Todos os casos problemáticos que conheço são “filhos únicos”. Como cão de matilha que é, não é solitário que se torna equilibrado psicologicamente.
Muita gente os tem sós durante a maior parte do dia, onde o tédio se instala e o animal recorre ás mais diversas “barbaridades” para matar o tempo . O malamute odeia a solidão. Basta a companhia permanente de uma pessoa ou outro cão ( de preferencia submisso).
Quando estão fechados sozinhos durante longos períodos, ao serem soltos ficam altamente hiperactivos fazendo os mais diversos disparates.
Quem tem apenas um malamute tem que ser firme desde o início, impondo-se como alpha. O alpha não tem que ser forçosamente agressivo, mas inteligente a fim de impor a sua dominância.
É aqui (e sobretudo em adulto ) que o malamute ( e as raças nórdicas em geral) é diferente dos outros cães. Trata-se de uma raça “natural” que pouco se modificou durante milénios, tendo herdado muitos aspectos do lobo que não foram “limados” porque não interessava para as suas funções originais como cão de tiro. O marcado espírito de alcateia foi um deles. A inteligência foi outro. Por ser extremamente inteligente ( dentro do conceito da espécie e não nosso) é que não obedece cegamente ao dono em todos os aspectos. Obedece sim cegamente naquilo que para ele é lógico. Ir buscar bolas ou paus, fazer truques etc., não é lógico para ele, pois não tira algum proveito disso. Para ele, um alpha não manda fazer coisas sem objectivos lógicos. O Malamute é um cão de trabalho e um companheiro dedicado mas não é um cão de circo.
Embora seja ainda muito novo e fazer as travessuras próprias da idade, deve quanto antes impor a sua dominância ao seu cachorro.
Quando ele fizer algo de errado repreenda-o com voz grave e se necessário de-lhe uns tabefes no focinho ( afinal nas alcateias também é necessária alguma agressividade para impor dominância) e em seguida dê-lhe uns safanões agarrando a pele na parte superior do pescoço ( tudo isto perante o flagrante, nunca depois de ter passado algum tempo).
Ele irá agachar-se , colocar a cauda entre as pernas e deitar-se de barriga para cima expondo a zona genital. Se isso não se verificar, então imobilize-o de costas segurando-o pelo pescoço até ele ficar quieto durante alguns minutos.
Em seguida ignore-o durante algum tempo mesmo que ele venha pedir festas.
Se isso não resultar, terá que recorrer a pessoal especializado, sob pena de não conseguir ter mão nele.
Os treinos tem que ser curtos e assíduos, com o próprio dono. O malamute não tira rendimento se tiver treinos intensos. Este deve ser feito sobretudo com base em recompensa e não em repressão.
Passeie regularmente o seu malamute. Nunca use um peitoral, pois funciona como arnês e a tendência do animal é sempre puxar. Utilize uma coleira estranguladora, fina e forte. Utilize um puxão rápido e “seco” sempre que ele se adiantar ao dono (o alpha vai sempre á frente). Bastará uma meia dúzia de vezes para ele aprender o seu lugar. Posteriormente já poderá passea-lo com uma trela normal.
Deve regularmente mexer nos testículos do seu cachorro ( os órgãos genitais é uma zona onde só o alpha tem acesso). Isto também ajuda a impor a sua dominancia.
Já que se interessa tanto por lobos, porque não estuda um pouco mais o comportamento hierárquico dos mesmos ( existe muita informação na net – inclusive vários estudos). Verá que as coisas se tornam mais fáceis.
É que a maioria das pessoas não está adaptada psicologicamente a ter cães nórdicos. Eles são de facto diferentes.
É isso que me dá gozo. Percebe-los, colocar-me ao nível deles e manter sempre a posição de alpha.
Espero ter ajudado
A questão do pelo não me parece relevante, pois existem por aí n raças com caracteristicas de pelo identicas e não é por isso que são abandonadas.
A esmagadora maioria das pessoas está habituada a “ver” um cão como a maioria das raças o é: LOBOS INFANTILIZADOS. A maioria das raças mantem caracteristicas de cachorro toda a vida, tornando-se dependente do dono a vida toda, fazendo de tudo para lhe agradar obedecendo-lhe cegamente. A maioria das raças cresce e fica adulta fisicamente mas mantem em grande parte as caracteristicas psiquicas de cachorro.
Nós seleccionámo-los assim para nosso proveito, para se parecerem mais connosco, para nos obedecerem nas varias tarefas que lhes atribuimos. Em certa parte acabamos por seleccionar “escravos” mas eles são felizes assim. Prontos para defender o dono com a propria vida ou caçar até á exaustão para agradar ao dono.
A única raça que chega á maturidade em termos mentais é o LOBO. Nenhuma outra raça tem uma volumetria proporcional de cerebro como ele. Nenhuma é tão inteligente. Ele é o cão completo. Mas ele não se submete ao homem de qualquer forma. Poderá ser o mais fiel e dedicado amigo, mas não se submeterá a atitudes para ele ilógicas. Apenas fará isso enquanto cachorro.
O husky herdou do lobo muitas dessas caracteristicas genuinas que não precisaram de ser “alteradas” em virtude das suas funções de trabalho como cão de tracção. Apenas tinha de correr e obedecer a ordens simples. O husky cresce mentalmente, não tanto como o lobo, mas cresce. Por isso é inteligente. Por isso é independente. Por isso não obedece aquilo que lhe parece ilógico (mas lógico aos nossos olhos).
Por isso apesar da sua invulgar inteligencia, será sempre um eterno incompreendido alcunhado de estupido, burro, desobediente, etc. por quem espera dele aquilo que não é e não tentam ou não querem perceber aquilo que ele realmente é.
Talvez se as pessoas se informassem antes de adquirir ou se fossem informadas por pseudo criadores que só tem como objectivo as vendas, não houvesse tantos huskys em Portugal e tantos abandonos.