nynf Escreveu:
Olá,
Como referi, e passo a citar as minhas próprias palavras para não haver confusão:
"...-e desculpem-me se estiver a dizer uma asneira - não percebo qual é a vantagem de..."
Se não percebo, mais vale admitir que não percebo e explicar o meu ponto de vista com base na minha (pouca) experiência. Se alguem tiver a bondade de me explicar as vantagens, óptimo! É para aprender e conhecer mais sobre o mundo canino que eu participo neste forum.
Não defendo os meus pontos de vista radicalmente, até porque mudar de opnião após esclarecimentos fundamentados é saudável - e todos nós (penso eu) estamos sugeitos a esse maravilhoso processo chamado aprendizagem.
E, todos nós temos direito á nossa opinião. Simplesmente quiz deixar claro que não pretendo dar esse tipo de treino á minha Rott, e que prefiro ter outro tipo de actividades com ela. Penso que tenho direito a pensar assim, tal como a Cindel tem direito (e um conhecimento vastíssimo sobre estes assuntos) de pensar como pensa. Aliás, vou seguir o seu conselho - que penso ter sido dado com boa intenção, embora de forma um pouco "bruta" - e informar-me melhor sobre esse treino. Mas continuo a dizer que não estou interessada em dá-lo á minha Shiva.
Não vou falar do treino de Defesa Pessoal propriamente dito, pois não conheço como se treina um cão para este efeito...
No entanto e mais uma vez, gostaria de dizer que existem várias modalidades desportivas que podemos praticar com os nossos cães, mas existem determinadas modalidades que são destinadas a certas raças. Assim sendo os Rottweilers têm uma prova de trabalho obrigatória - RCI(embora em Portugal, infelizmente, ainda não o seja...).
Esta prova destina-se a seleccionar os reprodutores, e isto porque testa o carácter dos mesmos.
Quem adquire um cão de detrminada raça, devia preocupar-se em treiná-lo para aquilo que a mesma tem capacidades, de modo a manter essas mesmas capacidades "vivas". Ora isto cá não acontece, e por esse mesmo motivo existem tantos acidentes...
O treino é bom para o cão e para o dono, pois é necessário garantir que o cão está perfeitamente controlado.
Para além do mais é uma maneira de verificar e testar se o cão tem as caracteristicas da raça a que pertence não só morfológicamente, mas principalmente em termos de carácter.
Quando a Cindel lhe disse para ir ver uma prova, disse-o porque não há nada como vermos com os nossos próprios olhos que apesar destas provas incluirem uma disciplina de defesa, estes cães em nada são agressivos, pois qualquer indicio de agressividade por parte do cão é imediatamente penalizado com a sua eliminação.
E se me países como a Alemanha, que é o pais de origem desta raça, têm esta prova como obrigatória para que os cães possam ser utilizados na reprodução.... é porque têm motivos para o fazer, não acha?