A parvovirose

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Pointerman
Membro Veterano
Registado: terça ago 28, 2007 5:37 pm

segunda out 29, 2007 10:53 pm

Falando de parvovirose(que e o topico)um amigo meu perdeu um braco alemao com 9 meses a tres dias atras,tinha vacinas em dia mas acho que este ano anda ai uma estirpe do pior(conforme ja me explicaram)
mosquito01
Membro Veterano
Registado: segunda set 06, 2004 9:14 pm

segunda out 29, 2007 11:26 pm

Pointerman Escreveu:Falando de parvovirose(que e o topico)um amigo meu perdeu um braco alemao com 9 meses a tres dias atras,tinha vacinas em dia mas acho que este ano anda ai uma estirpe do pior(conforme ja me explicaram)
Sim....parece que se trata de uma estirpe diferente......

Todos os casos de que ouvi falar, eram bebés e cães jovens.... :?

Existe uma vacina (primovacinação) que parece cobrir as 2 estirpes....mas é apenas a 1ª dose.......e não sei se será suficiente para tornar os cães completamente imunes a esta nova estirpe. :?
mosquito01
Membro Veterano

segunda out 29, 2007 11:47 pm

Pointerman Escreveu: Penso que quando se fala em certas raças serem mais afectadas tem ver com o tamanho de pelo(se bem que teem sempre o nariz como ponto fraco em todas).
Não tem propriamente a ver com o tamanho do pêlo, mas sim com o tamanho dos cães..... :lol: Isto, porque os estudos que comparam a propenção de certas raças para "apanharem" leishmaniose, chegam à conclusão que as raças chamadas de "guarda" têm mais propensão.....é claro que tb são estas as que estão mais expostas ao flebótomo, dado que normalmente habitam os jardins, quintas, etc....

Pointerman Escreveu:A zonas(como a de Birre,Cascais e por ai)que sao muito propenças a isso penso que vai tudo tambem do azar do proprio animal (e como os humanos com o paludismo),pois so as femeas e que picam e o protozoario para se desenvolver elas teem que ter picado algum tipo de fruto pois so se desenvolve na presença da frutose.
A leishmaniose está mais que disseminada, infelizmente......

Quanto à frutose.....que grande confusão que está a fazer......

Tanto fêmeas como machos se alimentam de sucos vegetais, de linfa de plantas, frutose, etc.....mas ao contrário dos machos, as fêmeas precisam de fazer refeições sanguíneas para que os ovos amadureçam, e para que elas possam fazer uma "postura"......e é esta refeição sanguínea que poderá ser feita num animal parasitado, ou são......se estiver parasitado, a Leishmania vai-se desenvolver dentro do flebótomo que por sua vez, poderá infectar mais animais/pessoas.

Pointerman Escreveu:Acho que so mesmo tomando medidas como os repelentes,nao passear os caes ao crepusculo e evitar zonas de aguas estagnadas e que podem ajudar (bem como sorte ,claro).
Quanto aos criadouros dos flebótomos.....infelizmente há-os em toda a parte! Quantos dos donos de cães os passeiam e não apanham os dejectos? Óptima fonte de matéria orgânica para postura dos ovos desta pequena mosca vectora de Leishmania?
Quem não tem árvores nas sua zonas, que deixam cair as suas folhas fornecendo um humus super rico para uma boa postura de ovos?

Pointerman Escreveu:Em relaçao as moscas nao tenho conhecimento se sao vectores(mas penso que nao)o unico vector e o flebotomo(conforme no "palu" e o anofeles)e femeas(as mulheres sao um veneno(podem mandar bordoada que ja me baixei :lol: ))
As moscas podem ser vectores de algumas doenças sim.....algumas são vectores mecãnicos, e outras activas........nestas, estão inseridas as Glossinas (vectoras de Doença do sono) e flebótomos (=sandflies) vectores de Leismaniose.....
Pointerman
Membro Veterano

terça out 30, 2007 9:29 am

Bem vamos por partes quando falei na questao do tamanho do pelo penso que quanto maior for,mais dificil e o mosquito chegar a pele.
Quanto as raças maiores serem mais propensas penso que sera nao so por terem mais superficie como tambem serem mais facilmente detectadas ja que os mosquitos detectam por calor(e CO2).
Sao tambem mais propensos caes de cor escura ja que os mosquitos se sentem atraidos por cores escuras.

Quanto a confusao de facto fiz onde escrevi so se desenvolve (as leishemanias)devia ter escrito que as mesma se desenvolvem em muito maior nr se depois do mosquito ter picado o mamifero infectado fizer uma refeiçao de frutose.

Penso que flebotomo e um mosquito nao uma mosca 8)

Sei que as moscas sao vectores de doenças mas estava-me a referir a leshemaniose,e so a esta. :wink:
Pointerman
Membro Veterano

terça out 30, 2007 9:33 am

Quanto a parvovirose esse virus deve ser muito mais agressivo que os anteriores(alguma nova mutaçao?),pois o BA do meu amigo era um cao que dava gosto ver bem musculado,alimentado e tratado e em 4 dias foi-se :evil: .
cockinhas
Membro Veterano
Registado: quinta jan 12, 2006 4:14 pm

terça out 30, 2007 11:17 am

Pelo que percebi nos sites por andei na net depois de uma busca no google por "mosca Phlebotomus", para perceber melhor (eu também pensava que era um mosquito), trata-se de uma mosca pequena, talvez por isso seja fácil de ser confundida com um mosquito. Afinal, não é animal para o qual se olhe muito tempo para fazer festinhas, não é? :lol:

O insecto género Phlebotomus ou sandflye = mosca da areia tem páginas e páginas na net, é só escolher e acabar com as dúvidas!

De qualquer modo, a meu ver, o mais importante é conhecer o seu ciclo de vida para, na medida do possível, tentarmos proteger os nossos cães. Ou seja, como aqui já foi dito e repetido, que a matéria morta é quanto basta para a postura dos ovos e aumento do número de indivíduos da espécie. Parece-me pertinente pois é nos jardins que a maioria de nós passeia os canitos. Onde eu moro vejo muitos donos procurarem locais esconsos, quantas vezes pouco limpos onde abunda lixo e matéria em decomposição para, penso eu, justificarem o facto de não apanharem as fezes dos seus animais :evil: .
Pointerman
Membro Veterano

terça out 30, 2007 12:07 pm

Penso que em portugues chama-mos aquele tipo de animais mosquitos ou mais o mais comum melga,os inglese e que vai tudo de fly isto e fly aquilo :lol:
bark
Membro Veterano
Registado: segunda dez 09, 2002 12:00 pm

terça out 30, 2007 12:48 pm

Pointerman Escreveu:Penso que em portugues chama-mos aquele tipo de animais mosquitos ou mais o mais comum melga,os inglese e que vai tudo de fly isto e fly aquilo :lol:
Não, por acaso os ingleses chamam à mosca - fly e ao mosquito-mosquito 8)
leoa_nova_
Membro Veterano
Registado: quarta dez 17, 2003 10:42 pm

terça out 30, 2007 2:40 pm

O flébotomo nem é mosca nem é mosquito, para ser mosquito tinha que completar o ciclo larva e pupa na água, o que não acontece, e não é bem mosca porque a sua morfologia é muito diferente. Pertencem à Ordem Diptera e Sub-Ordem Nematocera(a mesma que os mosquitos- os culícideos), a sua família é Psychodidade e Género Phlebotomus.

- o que os diferencia dos mosquitos são o seu tamanho muito mais reduzido, e os pêlos que possuem nas asas ( Asas de Anjo), e outras coisas mais, mas estas são as mais evidentes.

Todos os cães estão propensos (não de igual forma, como já foi dito) porque todos têm zonas glabras para picar. :wink:

Já agora, cuidado com o crepúsculo e com zonas abrigadas do vento :wink:

Quanto à parvovirose, existe um meio adjuvante que demostra eficácia, que se dá juntamente com a fluidoterapia, é dispendioso, cerca de 400euros, mas para ama o seu cachorro faz-se um esforcinho... Existem raças onde a parvovira é mais perigosa, como por exemplo, nos rotts (mesmo em adultos-presenciei um caso), e dobermans. A vacinação não protege completamente como todas as vacinas no mundo.
mosquito01
Membro Veterano

terça out 30, 2007 2:54 pm

leoa_nova_ Escreveu:O flébotomo nem é mosca nem é mosquito, para ser mosquito tinha que completar o ciclo larva e pupa na água, o que não acontece, e não é mosca porque a sua morfologia é muito diferente. Pertencem à Ordem Diptera e Sub-Ordem Nematocera(a mesma que os mosquitos- os culícideos), a sua família é Psychodidade e Género Phlebotomus.

- o que os diferencia dos mosquitos são o seu tamanho muito mais reduzido, e os pêlos que possuem nas asas ( Asas de Anjo).

Todos os cães estão propensos (não de igual forma, como já foi dito) porque todos têm zonas glabras para picar. :wink:
Exacto!

Tenho insistido tanto em ser mosca e não mosquito, pois bioecologicamente está muito mais perto da mosca, assim, como filogeneticamente!

O problema das pessoas os chamarem de mosquitos, é que continuam a pensar que o flebótomo só existe em zonas onde existem criadouros aquáticos......e tenho já ouvido vets a dizerem isso a donos de cães..... :roll:
leoa_nova_
Membro Veterano
Registado: quarta dez 17, 2003 10:42 pm

terça out 30, 2007 2:59 pm

mosquito01 Escreveu:
O problema das pessoas os chamarem de mosquitos, é que continuam a pensar que o flebótomo só existe em zonas onde existem criadouros aquáticos......e tenho já ouvido vets a dizerem isso a donos de cães..... :roll:
Foi uma moda que pegou... Os próprios cartazes de meios de prevenção explicam que são mosquitos... Esta doença é bastante comum nas zonas litorais pela razão de haver maior concentração populacional.
Pointerman
Membro Veterano

terça out 30, 2007 4:07 pm

Claro e dragon fly as libelulas :wink: ,mas ha mais.
Quanto aos mosquitos tambem sabia pois basta nos lembrar-mos do caça bombardeiro da WWII
Responder

Voltar para “Cães”