"Não tenho dinheiro ms quero um cão de raça..."

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
nel
Membro Veterano
Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
Contacto:

segunda mar 03, 2003 11:28 am

Olá

Eu não posso deixar de referir um aspecto que me parece importante e tem a ver com o conceito de racista.
Normalmente este termo é usado de forma depreciativa, quando se criticam pessoas que se demarcam de outras pelo simples motivo de serem de outra raça.
Quando se usa este termo em relação aos cães ou às pessoas que preferem ou não cães de raça, está a dar-se outro sentido a esse termo. O significado já não é o mesmo.
Se ser racista é gostar ou possuir uma determinada raça de cão, então eu sou racista. Mas não o sou (assumida e definitivamente) dentro do conceito em que normalmente o termo é usado em relação às pessoas.
Nada de confusões.
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
VascoV
Membro Veterano
Registado: terça dez 11, 2001 8:41 pm
Contacto:

segunda mar 03, 2003 11:33 am

Neste aspecto eu seria racista porque prefiro uma raça de cães. Mas notem que a definição de racista está a ser mal utilizada.Racista será uma pessoa que acredita na superioridade de uma raça e na inferioridade de todas as outras. ( ok, há uma excepção mas todos sabemos qual é , ;) em relação a uma certa raça de cães )

Todos gotamos de cães e duvido que andem a descriminar cães por serem da raça X,Y;Z

Isso não se aplica aqui.Será, como dizia o Fabarm uma variante grave do complexo de rato Mickey :D

Tendo em vista o conceito de racismo em vez de estarmos na arac estariamos cada um numa arca segregada, unicamente para os apreciadores de uma raça, pois nós não gostaríamos de cães, mas sim de uma só raça de cães...
Última edição por VascoV em segunda mar 03, 2003 11:53 am, editado 2 vezes no total.
beta1969
Membro Veterano
Registado: quinta jan 09, 2003 8:57 am

segunda mar 03, 2003 11:36 am

VascoV
A minha mensagem não pretende ser depreciativa em relação aos criadores, mas terá que ter presente é um negócio.
O que enalteço é haver criadores e consequentemente vendedores (que o são), terem em consideração que para além do negócio há o prazer de entregar um animal a alguêm que vamos ter a certeza que vai trata-lo bem.
Não pretendo desprestigiar minimamente o trablaho dos criadores.
Por acaso até sei em primeira mão os custos que têm os criadores. Conheço " the inside story", pelo menos da criadora da minha gata. Os custos que tem para manter os animais saudáveis, as horas de sono que perde, o sofrimento pessoal quando acontece alguma coisa com os animais.
É assumido que os custos não compensam as receitas. Mas tb sei que é importante ter a certeza que o animal vai para um bom lar, mesmo que isso implique andar um bocadinho com a corda ao pescoço, pois se calhar da última ninhada 3 pessoas pagam a prestações
;)
acsp
Membro
Registado: sexta out 25, 2002 10:22 pm
Localização: Ally (a minha rafeirinha linda) e Blacky (o meu cachorrão)

segunda mar 03, 2003 11:51 am

O VascoV disse tudo:
Todos gotamos de cães e duvido que andem a descriminar cães por serem da raça X,Y;Z
Aqui na arca não, felizmente! ;)

nel,
ainda bem que fez o esclarecimento que fez, eu não quis ofender ninguém quando usei o termo racista, apenas quis demonstrar um ponto de vista, mas afinal se calhar somos mais discriminadores do que nós próprios pensamos, ou estamos dispostos a admitir, não é verdade? Porque se se diz que a minha raça é melhor do que a tua, o que é que isso é? ;)

Ana
Musky
Membro Veterano
Registado: segunda fev 03, 2003 10:40 pm

segunda mar 03, 2003 12:51 pm

Uma experiencia pessoal "na óptica do utilizador". Já tive cães de raça pura. Já tive rafeiros.

Manutenção
A manutenção de um cão de raça pura dá mais trabalho e é mais dispendiosa (consoante a especificidade da raça) do que a de um rafeiro nascido na rua (e não em casa, como alguém bem salientou) porque o rafeiro adquiriu imunizações e resistências (selecção natural).

Aquisição
Nunca precisei comprar um, quer de raça quer rafeiro, por várias circunstancias. Mas se um dia quisesse um determinado cão, não hesitaria em procurar um bom criador e em comprá-lo. Não em lojas!

Racismo
Gosto de todos os cães. Cão é cão. Mas tenho preferências... gosto de cães de porte médio/grande, e acima de tudo, calmos!
Pequenotes nervosos e barulhentos, para mim, não... citando... "para nervosa cá em casa já basto eu!"
Não tenho, por falta de condições, mas sou fâ incondicional dos pastores alemães...
Sou racista? Não, mas talvez xenófoba...???
:D
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

segunda mar 03, 2003 12:52 pm

De facto, fiquei um pouco ofendida com o termo racista.
Eu sei que há pessoas pretenciosas que exibem os cães para se darem ares e comentam, no café, que lhes custou x e que têm o pedigree y e por aí fora.
De facto estas pessoas dão-nos vontade de sermos radicais pró-SRD.
Mas que é que se há-de fazer ?
Só podemos lamentar a toleima e a estupidez dessa gente e os pobres animais que lhes cairam nas mãos.
Não gostam de cães - gostam imenso delas mesmas.
Eu gosto de todos os cães e tenho uma simpatia (do coração) pelos SRD, em especial pelos vadios ('sobreviventes' da mais pura matriz).

Parece-me, a mim, que não há amor como o do cão.
Os cães não amam ?
Certo. Não amam as cadelas, os filhos e os respectivos pais, como nós.
Mas amam o seu dono.
Com uma profundidade que raramente os humanos atingem.
Conheço (melhor diria, conheci) um pastor alemão que morreu de saudades do dono.
Conheço um SRD que durante uma semana dormiu (e viveu) em cima da campa do dono, apesar de estar a ser alimentado e acarinhado pela viúva do mesmo (que chorava baba e ranho - perdoem a expressão - cada vez que contava isto).
Não é amor ?
Então o que é o amor ?
Nisto, para mim, todos os cães são iguais.

Para mim o mistério (olhando à minha volta) é :
Que fizémos nós para merecer tanta dedicação, tanta afeição, tanto e tão genuíno amor ?
Musky
Membro Veterano
Registado: segunda fev 03, 2003 10:40 pm

segunda mar 03, 2003 1:15 pm

[quote=aisd]
De facto, fiquei um pouco ofendida com o termo racista.
Eu sei que há pessoas pretenciosas que exibem os cães para se darem ares e comentam, no café, que lhes custou x e que têm o pedigree y e por aí fora.
De facto estas pessoas dão-nos vontade de sermos radicais pró-SRD.
Mas que é que se há-de fazer ?
Só podemos lamentar a toleima e a estupidez dessa gente e os pobres animais que lhes cairam nas mãos.
Não gostam de cães - gostam imenso delas mesmas.
Eu gosto de todos os cães e tenho uma simpatia (do coração) pelos SRD, em especial pelos vadios ('sobreviventes' da mais pura matriz).

Parece-me, a mim, que não há amor como o do cão.
Os cães não amam ?
Certo. Não amam as cadelas, os filhos e os respectivos pais, como nós.
Mas amam o seu dono.
Com uma profundidade que raramente os humanos atingem.
Conheço (melhor diria, conheci) um pastor alemão que morreu de saudades do dono.
Conheço um SRD que durante uma semana dormiu (e viveu) em cima da campa do dono, apesar de estar a ser alimentado e acarinhado pela viúva do mesmo (que chorava baba e ranho - perdoem a expressão - cada vez que contava isto).
Não é amor ?
Então o que é o amor ?
Nisto, para mim, todos os cães são iguais.

Para mim o mistério (olhando à minha volta) é :
Que fizémos nós para merecer tanta dedicação, tanta afeição, tanto e tão genuíno amor ?
[/quote]

AISD
Depois desta sua mensagem, que mais posso dizer???
Apenas... é isso mesmo!!!
nel
Membro Veterano
Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
Contacto:

segunda mar 03, 2003 1:24 pm

aisd Escreveu: Que fizémos nós para merecer tanta dedicação, tanta afeição, tanto e tão genuíno amor ?
Sem dúvida. Isto devia estar sempre presente na mente das pessoas.
acsp Escreveu:...mas afinal se calhar somos mais discriminadores do que nós próprios pensamos, ou estamos dispostos a admitir, não é verdade? Porque se se diz que a minha raça é melhor do que a tua, o que é que isso é?
Há aqui um pequeno pormenor que faz uma grande diferença: " Porque se se diz que a minha raça é melhor do que a tua". Ora eu quando prefiro um whippet de forma alguma estou a considerá-lo superior a qualquer outra raça ou mesmo a um SRD. Muito sincera e honestamente. Trata-se única e simplesmente do meu gosto muito pessoal. Mais nada.

Em termos latos, todos os cães são iguais e eu concordo com isso. Sem qualquer ponta de hipocrisia. Mas este conceito é demasiado lato e ambíguo.

Acho que o melhor seria abolir-se o termo racista destas nossas conversas. O ser-se racista por se gostar de uma determinada raça não tem nada a ver com elitismo nem com segragação, embora (já o referi) isto se aplique infelizmente a muita gentinha.
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
acsp
Membro

segunda mar 03, 2003 2:29 pm

nel,

Eu não estava a dizer que o nel defendia com unhas e dentes que a raça whippet era a melhor do mundo, nem nada que se pareça, quis apenas mostrar que, se calhar, por vezes fazemos discriminações, mesmo que inadvertidamente. Os gostos não se discutem e julgo que não devemos ser fundamentalistas em nada, senão eu agora não podia dizer que gostava mais do vermelho porque senão estava a discriminar todas as outras cores, não é?

Para cada um de nós o nosso cão é o melhor cão do mundo e parece-me muito bem que assim seja, nem poderia ser de outra forma! (julgo eu) Mas assim como penso que não se deve ser fundamentalista pró-SRD's também não se deve ser fundamentalista pró-raças. Continuo a achar que podemos viver todos harmoniosamente, uns com os seus rafeiros e outros com os seus cães de raça. Uns que fazem muito gosto em pagar para ter um cão e outros que os vão buscar à rua ou a um canil. Nenhum é melhor do que o outro, somos todos à nossa maneira grandes apreciadores de cães.

Ana
VascoV
Membro Veterano
Registado: terça dez 11, 2001 8:41 pm
Contacto:

segunda mar 03, 2003 2:42 pm

Quando se fala em racismo costumo ouvir estas músicas na minha cabeça...

http://www.geocities.com/adler1933/mp3.htm

Agora digam-me se a palavra racismo não é uma péssima escolha....
Honda_Man
Membro Júnior
Registado: quarta jan 08, 2003 9:51 am
Localização: Tyke - Rottweiler ; Bolha - Serra da Estrela ; Paloma - Husky ; Ursula - Chow-Chow

segunda mar 03, 2003 2:56 pm

Muito Boa Tarde, sem querer ofender ninguém, existem aqui pessoas neste forum, que tem labradores, rottweilers, huskys, samoiedos, serras da estrela, pastores alemães, etc, etc, como adquiriram estes animais, foram ofertas, foram comprados, foram o q ?

Como toda a gente, tem que se começar por algum lado, não quer dizer que adquirindo-se um cão a pessoa não tenha respeito, ou não goste do animal, eu por ex. tenho vários cães, dois dos quais fui eu que comprei, o meu rottweiler e o meu serra da estrela, e não é por isso, que eu gosto menos deles ou mais do qualquer outro que tenho, não podemos rotular as pessoas só por que querem comprar um cão, gosto tanto de uns como gosto de outros.

Isto é só uma observação, não serve para ofender ninguém, e nem para defender alguém, é pura e simplesmente um ponto de vista.
KROZ
Membro Veterano
Registado: quarta jan 30, 2002 2:48 am

segunda mar 03, 2003 6:37 pm

acsp,

Os nossos cães vêem dos lobos. Os primeiros criadores ao tentar criar espécies determinadas para certos trabalhos, foram começando a misturar e a criar rafeiros até atingirem uma raça que eles desejavam.
O primeiro rafeiro certamente terá vindo de uma mistura feita pelo homem, um criador. Se não fossem os criadores, não haveria cães domésticos. Os criadores iniciais ao tentarem alcançar a perfeição, foram deixando rafeiros para trás. Ora se os criadores não tiverem dinheiro, não têm meios para criar. Se não criam, os cães começam a desaparecer. Se os criadores nunca tivessem existido, não haveria cães domésticos. Deste modo nós não teríamos cães, rafeiros ou não.

Se bem que hoje em dia, são poucos os criadores que criam rafeiros com o intuito de criarem uma nova raça, a maioria dos novos rafeiros são cruzamentos entre rafeiros de rua ou entre raças, causados por donos que não sabem o que fazem. Se os novos criadores que apenas se dedicam ao melhoramento de uma espécie deixarem de criar (o que acontece com muitos se não tiverem dinheiro para sustentar a criação), para além de desaparecerem as raças, pouco a pouco os rafeiros irão ter menos cães com que se cruzar, e como tinha dito a longo prazo, os cães desapareceriam. Com este cenário que considero real e possível, não compreendo como podem ser contra a venda de cães. Ou nunca pensaram nisso?

Creio que agora já expliquei melhor a minha posição para que os que são contra a venda possam dar as suas razões, mas após pensarem no cenário que eu descrevi.
acsp
Membro

segunda mar 03, 2003 7:53 pm

KROZ,

Agora percebi melhor o que quis dizer, mas continuo a discordar da sua argumentação. Quando diz:
Se os novos criadores que apenas se dedicam ao melhoramento de uma espécie deixarem de criar (o que acontece com muitos se não tiverem dinheiro para sustentar a criação)...
Partir do princípio que todos os criadores do mundo iriam deixar de ter dinheiro para fazer criação, parece-me um pouco puxado. Além disso, muitos dos criadores têm outras profissões que sustentam a criação, por isso não me parece que isto possa acontecer.
... para além de desaparecerem as raças, pouco a pouco os rafeiros irão ter menos cães com que se cruzar, e como tinha dito a longo prazo, os cães desapareceriam
Bom, aqui está a extrapolar de uma forma exagerada. Se todos os criadores de cães de raça deixassem de criar que, como já disse acima, me parece muitíssimo pouco provável, os rafeiros continuariam a ter cães com quem se cruzar, só que seriam apenas e somente outros rafeiros. Vamos lá a ver, já aqui se disse muitas vezes no forum que um bom criador faz muito poucas ninhadas, ou seja, não tem uma máquina parideira em casa (desculpem-me a expressão). Ora, estamos a falar de um número reduzido de cães, que tem pouca expressão na população canina. Para continuar a haver cães, precisamos apenas de dois, pois como diz a nanico e bem, uma cadela pode gerar cerca de 120 canitos sozinha. Se esses por sua vez fizerem a sua procriação, estamos garantidos no que respeita a continuar a ter cães. Daí que não entenda como é que consegue concluir que sem cães de raça, os rafeiros desapareceriam. Pois os rafeiros conseguem gerar outros rafeiros sem a ajuda dos cães de raça.

Ana
anjaazul
Membro Veterano
Registado: sábado mar 30, 2002 6:33 pm

segunda mar 03, 2003 8:02 pm

Os primeiros criadores ao tentar criar espécies determinadas para certos trabalhos, foram começando a misturar e a criar rafeiros até atingirem uma raça que eles desejavam.
O primeiro rafeiro certamente terá vindo de uma mistura feita pelo homem, um criador.
e porque não, fruto do acaso como acontece tantas vezes?
KROZ
Membro Veterano
Registado: quarta jan 30, 2002 2:48 am

quarta mar 05, 2003 8:07 pm

Um criador pode gastar milhões num exemplar. Se vender 5 crias a 1000 euros, já ajuda. Ou então pode gastar apenas 1000 euros num exemplar mas assim já não está a tentar obter o melhor possível que não é o que se pretende. Nem todos precisam do dinheiro da venda para criarem, mas acredito que a grande maioria sim.

O cenário que refiro é um cenário num futuro muito longiquo...
acsp Escreveu: KROZ,

Agora percebi melhor o que quis dizer, mas continuo a discordar da sua argumentação. Quando diz:
Se os novos criadores que apenas se dedicam ao melhoramento de uma espécie deixarem de criar (o que acontece com muitos se não tiverem dinheiro para sustentar a criação)...
Partir do princípio que todos os criadores do mundo iriam deixar de ter dinheiro para fazer criação, parece-me um pouco puxado. Além disso, muitos dos criadores têm outras profissões que sustentam a criação, por isso não me parece que isto possa acontecer.
... para além de desaparecerem as raças, pouco a pouco os rafeiros irão ter menos cães com que se cruzar, e como tinha dito a longo prazo, os cães desapareceriam
Bom, aqui está a extrapolar de uma forma exagerada. Se todos os criadores de cães de raça deixassem de criar que, como já disse acima, me parece muitíssimo pouco provável, os rafeiros continuariam a ter cães com quem se cruzar, só que seriam apenas e somente outros rafeiros. Vamos lá a ver, já aqui se disse muitas vezes no forum que um bom criador faz muito poucas ninhadas, ou seja, não tem uma máquina parideira em casa (desculpem-me a expressão). Ora, estamos a falar de um número reduzido de cães, que tem pouca expressão na população canina. Para continuar a haver cães, precisamos apenas de dois, pois como diz a nanico e bem, uma cadela pode gerar cerca de 120 canitos sozinha. Se esses por sua vez fizerem a sua procriação, estamos garantidos no que respeita a continuar a ter cães. Daí que não entenda como é que consegue concluir que sem cães de raça, os rafeiros desapareceriam. Pois os rafeiros conseguem gerar outros rafeiros sem a ajuda dos cães de raça.

Ana
Responder

Voltar para “Cães”