SeaLords,SeaLords Escreveu: Bom, agora que tenho os livros aqui à mão, penso que os números limparão as dúvidas que ainda possam existir:
- se uma cadela for esterilizada antes do 1º cio, o risco de vir a ter tumores de mama é de 0.5% (ou seja, em mil cadelas, apenas 5 virão a ter tumores)
- se a cadela for esterilizada depois do 1º cio e antes do 2º, o risco sobe para 8%
- se a cadela for esterilizada depois do 2º cio, o risco sobe para 26% (ou seja, 1 em cada 4 cadelas terá tumores mamários).
Para quem esta história de tumores não é simpática (e não é mesmo) acho que não ficam muitas dúvidas sobre o que é que é melhor para a cadela.
Será que não pode colocar aqui a referência dos livros? É que esta informação é demasiado importante. Penso que todos ficaríamos beneficiados se soubessemos onde buscar informação. E de certeza que até esclarecerão noutros assuntos igualmente importantes.
Entretanto, fiquei apreensiva, pois a minha cadela que adoptei já com um ano só foi esterilizada após o 2º cio e, afinal não fui a tempo de reduzir as probabilidades de tumores.

Só depois soube que o ideal seria antes do 1º cio, mas nunca pensei que a diferença fosse tanta. Lamento a minha ignorância da altura, mas penso que é muito importante transmitir esta informação ao maior número de pessoas possível, por isso muito obrigada pelos esclarecimentos.
Ana