Cadelinhas Domésticas Protegidas?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Recorreu ou recorreria a:

Esterelização
23
43%
Pílula
1
2%
Isolamento da cadela durante o cio
15
28%
Isolamento da cadela durante o cio
15
28%

Total de votos: 54
acsp
Membro
Registado: sexta out 25, 2002 10:22 pm
Localização: Ally (a minha rafeirinha linda) e Blacky (o meu cachorrão)

quinta mar 20, 2003 9:42 am

SeaLords Escreveu: Bom, agora que tenho os livros aqui à mão, penso que os números limparão as dúvidas que ainda possam existir:
- se uma cadela for esterilizada antes do 1º cio, o risco de vir a ter tumores de mama é de 0.5% (ou seja, em mil cadelas, apenas 5 virão a ter tumores)
- se a cadela for esterilizada depois do 1º cio e antes do 2º, o risco sobe para 8%
- se a cadela for esterilizada depois do 2º cio, o risco sobe para 26% (ou seja, 1 em cada 4 cadelas terá tumores mamários).

Para quem esta história de tumores não é simpática (e não é mesmo) acho que não ficam muitas dúvidas sobre o que é que é melhor para a cadela.
SeaLords,

Será que não pode colocar aqui a referência dos livros? É que esta informação é demasiado importante. Penso que todos ficaríamos beneficiados se soubessemos onde buscar informação. E de certeza que até esclarecerão noutros assuntos igualmente importantes.

Entretanto, fiquei apreensiva, pois a minha cadela que adoptei já com um ano só foi esterilizada após o 2º cio e, afinal não fui a tempo de reduzir as probabilidades de tumores. :(
Só depois soube que o ideal seria antes do 1º cio, mas nunca pensei que a diferença fosse tanta. Lamento a minha ignorância da altura, mas penso que é muito importante transmitir esta informação ao maior número de pessoas possível, por isso muito obrigada pelos esclarecimentos.

Ana
monikestarr
Membro Veterano
Registado: sexta fev 07, 2003 6:45 pm

quinta mar 20, 2003 11:37 am

Musky Escreveu: as experiencias de amigas minhas foram bastante negativas!

:roll: Mas porque é assim tão má:

-Só previne a gravidez?
-Nem essa previne a 100%?
-Faz mal às cadelas?

:?:
Musky
Membro Veterano
Registado: segunda fev 03, 2003 10:40 pm

quinta mar 20, 2003 1:12 pm

[quote=monikestarr]
:roll: Mas porque é assim tão má:

-Só previne a gravidez?
-Nem essa previne a 100%?
-Faz mal às cadelas?

:?:
[/quote]

Mónica,

Nos casos que conheci, a gravidez foi prevenida a 100% porque o próprio cio foi evitado.
Mas tanto em cadelas como em gatas, o mínimo que aconteceu foi uma obesidade doentia.
Nas duas cadelas das minhas amigas, uma teve graves problemas mamários, a outra foi pior ainda, afectou-lhe o fígado a um ponto terminal.
Desde sempre os vets me desaconselharam a pílula pelos seus efeitos secundários.
Só justificável em gatas vadias, daquelas que se não deixam agarrar para serem esterilizadas.
Razões pelas quais eu nunca experimentei, pelo sim, pelo não...
CindelP
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

quinta mar 20, 2003 2:01 pm

Esterilizar depois do 2º cio ou não esterilizar o número é o mesmo: 26% (1 em cada 4 cadelas terá tumores mamários). Dá que pensar.
Gracias,

bye bye jokitas ;)
Good friend Vs true friend: A good friend will come bail you out of jail....But a true friend will be sitting next to you saying "... WE screwed up! BUT WASN'T IT FUN!!!
monikestarr
Membro Veterano
Registado: sexta fev 07, 2003 6:45 pm

quinta mar 20, 2003 2:55 pm

Musky Escreveu: Mas tanto em cadelas como em gatas, o mínimo que aconteceu foi uma obesidade doentia.
Nas duas cadelas das minhas amigas, uma teve graves problemas mamários, a outra foi pior ainda, afectou-lhe o fígado a um ponto terminal.
Desde sempre os vets me desaconselharam a pílula pelos seus efeitos secundários.

Nunca pensei!!! :(

Por isso é que ninguém vota na pílula... antes fechar a nossa menina em casa!!! :p
Charlotte
Membro
Registado: sexta jan 17, 2003 1:16 pm

sexta mar 21, 2003 12:52 am

Eu pessoalmente votei "Isolar durante o cio" porque vivo num apartamento e isso, nestas condições é muito fácil, porque a cadela nunca está sózinha (ou está em casa ou, na rua, tem o dono ao pé). Já há muito que não tenho fêmeas, mas era assim que fazia.

Já na outra casa, temos um macho e uma fêmea (da mesma raça, mas optámos por não querer que procriassem, nem mesmo por dinheiro) e têm um pátio grande onde alguns cães mais ágeis poderiam tentar entrar em caso de cio. No caso dessa fêmea, não exitámos em esterilizar porque é a melhor solução (a pílula não é boa para o organismo delas, tanto quanto sei...) e, tanto a cadela como o cão se dão bem na mesma e não é preciso preocupar-nos com o stress pelo qual eles passam no cio.

Assim, na maior parte das situações, voto pela esterilização.
Responder

Voltar para “Cães”