a decisão dificil de ter de dizer adeus :(

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

sexta mar 14, 2008 7:42 pm

Já foi... Lamento muito...
Caisi
Membro Veterano
Registado: segunda set 17, 2007 10:18 am

sexta mar 14, 2008 7:44 pm

É assim... :cry:

Lamento muito pela sua perda... e acredite que fez o melhor.
Muita e muita força e quando daqui para frente se lembrar da sua Estrelinha, lembre-se das coisas alegres e bons momentos que passarame nunca dessa hora em que a viu adormecer...vai ver que vai custando menos cada dia que passa.
"Aqui repousam os restos de uma criatura que foi bela sem vaidade, forte sem insolência, corajosa sem ferocidade e teve todas as virtudes do homem mas nenhum dos seus defeitos" (desconhecido) in Dicionário de citações
Teffie
Membro Veterano
Registado: sexta mai 11, 2007 5:51 pm

sexta mar 14, 2008 8:12 pm

:( :( :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry:
As minhas lagrimas nao pararam de cair ao longo da leitura deste topico........................voce foi corajosa e fez o melhor, eu não sei se era capaz de ver a minha menina a adormecer para sempre! Acho que nao tinha a sua coragem :cry: :cry: :cry:
Ninoquinha
Membro Veterano
Registado: segunda mar 13, 2006 1:36 am

sexta mar 14, 2008 8:55 pm

Lamento muito.

Mas fez o melhor, sem "dar ouvidos" ao egoísmo (que nestas alturas, fala mais alto). Pensou mais na sua menina. E era assim que tinha de ser.

Quanto a arranjar já outro cão... cuidado. Pode depois vir a sentir isso como uma troca (eu já assisti a isto). Quando chegar a altura certa, saberá. :wink:
<p>Quem maltrata um animal, merece um castigo igual.</p>
<p>&nbsp;N&atilde;o me envergonho de dizer que a minha melhor amiga tem 4 patas. </p>
milord
Membro
Registado: terça jun 26, 2007 11:48 pm

sexta mar 14, 2008 10:04 pm

Desde que me conheço sempre tive cães, e rafeiros...são os melhores.
E desde sempre tive que "partir" para depois "chegar"...
São momentos muitos pessoais, muito nossos!
A saudade, esta palavra tão agreste, é certamente o sentimento mais
nobre. Os meus animais estão nas minhas memórias e os vossos devem
estar também nas vossas saudades.
A "decisão" é a pior das coisas que temos que ter, mas amanhã há outro
lugar e outro nascer e por-do-sol...
Com o renovar e firmeza do futuro...
Fica a saudade, mas certamente que fica tanto tempo para voltar a amar.

Um abraço amigo.
Pointerman
Membro Veterano
Registado: terça ago 28, 2007 5:37 pm

sexta mar 14, 2008 10:51 pm

Milord acho bonita a tua mensagem so nao concordo com a primeira frase pois se so tiveste rafeiros nao sabes se sao melhores nao tens formas de comparaçao.

Ha cerca de caes rafeiros ou nao so sei uma coisa e que sao o inverso das galinhas :wink:
milord
Membro
Registado: terça jun 26, 2007 11:48 pm

sexta mar 14, 2008 11:31 pm

Pointerman Escreveu:Milord acho bonita a tua mensagem so nao concordo com a primeira frase pois se so tiveste rafeiros nao sabes se sao melhores nao tens formas de comparaçao.

Ha cerca de caes rafeiros ou nao so sei uma coisa e que sao o inverso das galinhas :wink:
Rafeiros e não só. Veja Perfil P.F.
As minhas desculpas...
De galinhas... só de cabidela.
Miminhos. :D
Pointerman
Membro Veterano
Registado: terça ago 28, 2007 5:37 pm

sábado mar 15, 2008 8:17 am

Falei nas galinhas pelo principio:A galinha da minha vizinha e sempre melhor que a minha,cmo os caes e o inverso :wink:
VCRC
Membro Júnior
Registado: quarta ago 29, 2007 4:22 pm

segunda mar 17, 2008 11:05 am

Dias melhores. Estes ultimos dias têm sido calmos, entre a nostaligia e a paz cheguei a conclusão de que realmente foi o melhor assim. é sempre complicado ver espaços outrora ocupados pela Estrela vazios mas o sentimento de paz é tal que sei que esteja ela onde estiver, estará melhor.

Existem momentos em que a vida nos testa, este foi sem dúvida um dos testes mais intensos que por alguma vez passei. O dilema era enorme e a balança pendia sempre p/ o lado do "mais fácil para mim", nunca poderia permitir que isso acontecesse. hoje sinto que superei o teste e que não deixei que o meu egoísmo ganhasse, já não era a Estrela de outrora que ali estava, aquilo já não era vida, nem para ela nem para os que a amavam e viam todos os dias a ir-se mais e mais um bocadinho.

Os sinais que nos dão temos ao máximo de os tentar compreender. e o que para nós pode não ser sofrimento para eles é-o concerteza. É uma questão de nos metermos na posição dos que amamos, em que já não se consegue andar porque as pernas nao aguentam, já não se consegue comer porque o apetite não vem, já não se anda direito porque já não se vê e o silêncio tomou conta das nossas vidas porque já não se ouve. E a Estrela deu-me esses sinais.

A todos os que me deram uma palavra quero agradecer o apoio, o conforto que mesmo em palavras recebi, procurei o Forum porque sabia que desse lado iria encontrar corações que sentissem tanto quanto eu a possivel perda de um companheira/o de vida. Ajudaram-me e esta ajuda permitiu-me afastar os negativismos e acalmar a minha saudade.

Hoje, a paz inunda-me a alma e sei que se não tivesse feito realmente o mais acertado nunca teria este sentimento (bom) comigo.

A ti Estrela, deixa que a minha consciencia te diga que foste e serás sempre a primeira, que a velhice te ensinou a ensinar-me.

a todos,
obrigado sincero. :)
Vanda
carlotaa
Membro Veterano
Registado: quarta jul 13, 2005 2:00 pm

segunda mar 17, 2008 11:37 am

Parabéns pela força Vanda...eu sei bem o que estás a sentir...é uma paz enorme como se a tua Estrela estivesse lá em cima a dizer-te:

"Obrigada dona por teres cuidado tão bem de mim e por me teres dado esta prova de amor!".

Pelo menos foi o que eu senti e ainda sinto com a minha coelhinha!

Um beijinho grande
AcTiOnGiRl
Membro Veterano
Registado: quarta fev 18, 2004 9:40 pm

segunda mar 17, 2008 12:21 pm

Este assunto toca-me muitissimo :cry:
No sabado tive de adormecer a minha cadela.
Que tava com uma infecção que mesmo medicada se alastrou pelo resto dos orgãos :( de manha acordou apatica, nem se levantava.
Foi levada po vet ele abriu-lhe a boca ela tinha lingua e gengivas brancas, podia ser colocada a soro, mas iriamos apenas adiar o inevitavel, ela estava a sofrer vimos isso nos olhinhos dela :cry: não fomos capaz de a obrigar a continuar a sofrer :cry:

Desculpem o meu desabafo :cry:
Os Boxers são frequentemente descritos como os filósofos entre os cães, talvez porque às vezes parecem sonhadores e distraídos.
pfct22
Membro Júnior
Registado: segunda mar 17, 2008 11:37 pm

terça mar 18, 2008 12:14 am

antes de mais, partilho aqui com vocês o meu sofrimento e tristeza pela partida e perda dos nossos queridos amigos, pois só quem os tem e vive com eles, sabe compreender o que é a perda/morte do nosso cão.

este é o meu 1º post aqui nesta comunidade, fico contente por a ter descoberto e poder aqui partilhar um pouco da minha historia com os meus cães, e dos momentos dificeis e tristes que ja passei com eles tambem.

o meu pinscher, com 10 anos, teve de ser adormecido, há duas semanas atrás.
o bobi padecia de uma série de problemas "complicados" e sem resolução possível, na situação em que estava, o que me obrigou a optar pela eutanásia, ou entao, vê-lo sofrer até nao poder mais.
decidi-me pela eutanásia, porque sinto que ele não merecia nem necessitava de sofrer mais, agradeço lhe a ele 10 anos com a amizade e carinho dele para comigo (tenho 16 anos) e esta opção foi como que um acto de misericórdia para com ele, e decerto que me agradeceria tê-lo poupado a um maior sofrimento e agonia, tanto da parte dele como da minha e da minha familia.

ele tinha uma hérnia perineal, que posteriomente e relacionada com um aumento da próstata (hiperlasia próstatica), levou a que as funções renais, hepáticas e o proprio acto de fazer urinar e defecar se tornassem complicados. aparentemente, aquela carinha sempre com um "sorriso" parecia intacta, mas as dores e os problemas por dentro, eram gravíssimos e como os veterinarios concluíram, sem possibilidade de cura.

podia ter continuado com ele, e como me foi dito pelos vet's, ele começar com convulsoes, dificuldades agudas em urinar, perda dos sentidos, vomitos, etc etc, enfim, uma panóplia de circunstacias graves, às quais eu decidi não deixar chegar o meu amigo.

numa quinta feira, fui de urgência para a clinica com ele, na sexta fiz uma ecografia, o diagnostico mais temido ficou traçado, no sábado o vet disse me que a decisao era minha, e na segunda decidi levá-lo lá, e tomar a decisão mais dificil que qualquer dono pode tomar: eutanásia.

é um sofrimento terrível, foi das situaçoes mais dificeis da minha vida, a par da morte de familiares, pensar que estamos a fazer aquilo sem eles saberem, e chegarem lá, levarem uma injecção e morrerem...ainda me custa a engolir.

mas sei que fiz o melhor para ele e por ele, assim ele partiu sem ter crise grave, partiu de uma forma "santa", nesse dia brinquei com ele, aproveitei os ultimos momentos com ele, e apesar de uma profunda tristeza, alivia-me sentir isso: que tomei a melhor decisão, para ele e para mim.

e acho que é assim que devemos pensar todos, ao optarmos pela eutanasia, quando realmente não há nada a fazer, quando os nosso cães já são idosos, é a melhor solução, poupamo-los a sofrerem mais, e isso é um acto de coragem e de respeito para com eles e para com as suas memórias, que é aquilo de devemos guardar deles.

E não devemos interpretar um novo cachorro como uma traição, mais sim como um gesto de homenagem para com o falecido, pois nunca teremos um igual a ele, e com o novo devemos fazer aquilo que fomos aprendendo com o nosso amigo que partiu.

cumprimentos a todos.
Ardeus
Membro
Registado: sexta fev 24, 2006 7:47 am

terça mar 18, 2008 1:37 am

Vanda: O tempo que passaram juntas foi um privilégio para ambas, algo mais raro e único do que se possa pensar. E quem sabe se não se voltam a encontrar. Sabe o que lhe digo? Acho que sim.

Tenho uma cadela e da única vez que me lembro de sonhar com ela, foi também a única vez que sonhei que eu estava morto... e ela estava comigo.

Tenho uma forma leve de epilépsia à qual só estou vulnerável durante o sono. Alguém me disse que enquanto a minha cadela estiver comigo, não me acontece nada. Até agora tem sido verdade e já lá vão 2 anos de convivência 24/24 horas.

As ligações que nós criamos com os animais são fortes pralém do que a nossa razão pode alcançar.

Uma vez acordei em pânico na altura em que explodiu um aquário com mais de 800 litros que tinha no local de trabalho, próximo do local onde morava. Quando me vieram avisar já eu estava a vertir-me e sabia exactamente o que se tinha passado, só que no choque do que tinha acontecido e tendo acordado sobressaltado nem achei estranho como sabia daquilo. Nunca me tinha acontecido nada parecido.

Já depois disso, uma altura acordo a meio da noite depois de um sonho em que via os peixes que tenho num outro aquário mais pequeno "voando" pelo meio dos troncos de uma pequena árvore. Lembro-me de ter pensado durante o sonho que se nada fosse feito os peixes iam morrer asfixiados. Voltei a dormir, o sonho era disparatado. Quando cheguei ao escritório pela manhã o aquário tinha pouco mais de metade de água porque tinha aparecido uma fuga durante a noite. Se demorasse mais umas horas, os peixes tinham morrido asfixiados.

Estas experiências mais estranhas nunca me aconteceram a não ser estas 3 vezes e sempre relacionadas com animais. Nunca mais vou desprezar um sonho em que veja animais em perigo.

Por outro lado, estas experiências dão-me esperança de que a minha convivência com a minha cadela poderá não se resumir ao tempo de vida dela.
Última edição por Ardeus em sexta mar 21, 2008 1:26 am, editado 1 vez no total.
gisela204
Membro
Registado: quarta jan 25, 2006 12:46 am

sexta mar 21, 2008 12:48 am

:cry: :cry: :cry:
Sinto mto k tenha passado por tudo isto... :(
Tou mto emocionada! Este é um tema k me toca mto.
Ponho-me sempre no lugar de quem tem de tomar essa decisão, a eutanásia. E é sempre mto dificil para mim.
Tenho três meninas ( 1 gata com 12 anos, duas cadelas com 9 e 8 anos) e um menino (com nove anos). Ñ são propriamente jovens... O Vet já me disse que a partir destas idades podem começar a aparecer mazelas e foi isso k aconteceu. A Isandy teve cancro! O tumor maligno foi extraído, fez tratamento, mas pode voltar a aparecer. Isso deixa-me mto assustada.
Qdo vejo relatos como o seu, fico de rastos.

Agora restam as boas recordações, o sentimento de que fez o k devia de ter sido feito...
Mta força nesta altura e tudo de bom.
kyara13
Membro Veterano
Registado: terça jan 22, 2008 5:10 pm

sexta mar 21, 2008 12:34 pm

:cry: Muita força, muita mesmo
Responder

Voltar para “Cães”