raças de cães portuguesas

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
BigBrother
Membro Veterano
Registado: sexta mai 16, 2008 6:31 am

sexta jul 25, 2008 5:33 pm

miggfigg Escreveu:acho que nos portugueses deviamos tratar melhor as nossas raças de caes.
Então porque é que tem um cão de raça estrangeira?
Big Brother is (still) watching you ... And laughing like hell with all the nonsense you say.
nicosa
Membro Veterano
Registado: quarta mar 14, 2007 8:21 pm

sexta jul 25, 2008 6:02 pm

ElMariachi Escreveu:
Romena8 Escreveu:Peço desculpa pela ingnorância, mas o que são CGT ????

Para mim a raça portuguesa que gosto mais é sem dúvida o Perdigueiro Português, são cães lindos e muito inteligentes =).
Cão de Gado Transmontano.

Imagem

Pedro
Não percebo grande coisa disso , até pode ser uma desilusão porque não serve bem as funções para que o "aperfeiçoaram",por ser demasiado grande , por ser atípico,não sei.
O que vejo é um cão extremamente bonito ( para mim....)e com um ar muito dócil. Secalhar é por isso.....
Sofia
c_saraiva
Membro Veterano
Registado: terça ago 29, 2006 11:30 am

sexta jul 25, 2008 10:48 pm

nicosa Escreveu:...não serve bem as funções para que o "aperfeiçoaram",por ser demasiado grande , por ser atípico,não sei.
O que vejo é um cão extremamente bonito ( para mim....)e com um ar muito dócil. Secalhar é por isso.....

Acho que não será por isso... parece-me a mim que ele desempenha a sua tarefa de forma eficaz. Pelo menos é o que dizem nesta reportagem http://sic.aeiou.pt/online/blogs/terraa ... nth=012008 (é a segunda reportagem que aparece na pagina), e acho que para um cão guarda de rebanhos o tamanho não está exagerado, desde que o cão se movimente bem. Há mais raças de guarda de rebanhos em montanha que são igualmente grandes ou maiores, veja-se o cão da montanha dos pirineus, o dogue do tibete, etc.
nicosa
Membro Veterano

sexta jul 25, 2008 11:05 pm

Vai-me desculpar c_saraiva mas realmente não conhece ou nunca viu ao vivo um CGT. Ele é bem maior que um dos Pirinéus. É enorme. E eu dizia que talvez o defeito fosse a docilidade...... não sei..... digo eu..... :roll:
Sofia
c_saraiva
Membro Veterano

sexta jul 25, 2008 11:28 pm

Montanha dos Pirineus

Altura: 70 a 80cm para machos e 65 a 72cm para as fêmeas.

Peso: 45 a 55kg. Consoante a estrutura.

CGT

SIZE
Males. 74cm to 84 cm
Females: 66cm to 76 cm

WEIGHT
Males: 55 to 65 kilos
Females: 45 to 60 Kilos

Dogue do Tibete
altura: 61 para 71 cm
peso: 64 para 78 Kg

Sim, tem razão, nunca vi ao vivo, e de facto olhando para o estalão a diferença ainda é bastante...e quanto ao dogue do tibete, é bastante mais pesado mas duvido que desempenhe alguma das suas funções originais...mas continuo a achar o facto de ser de grande tamanho não impede que desempenhe bem as suas funções, até porque é uma função que envolve força mais força que velocidade, penso eu de que...mas não posso afirmar algo que desconheço. Até agora tenho ouvido dizer bem da raça, até prova em contrario acredito. :wink: o facto de ser docil com pessoas pode ter a ver com o facto de os cães pastores terem que atravessar povoações com as ovelhas, e por isso a sua agressividade pode ser mais direccionada para animais que ameacem o rebanho do que propiamente para pessoas, mas la esta, estou apenas a supor... :wink:
nicosa
Membro Veterano

sexta jul 25, 2008 11:36 pm

Eu vi aqui na expo de Lisboa e achei um cão fantástico. Sou suspeita porque gosto de cães de grande porte. Aquele era quase maior que o handler dele.Mas era sem duvida m bonito cão.
Sofia
c_saraiva
Membro Veterano

sexta jul 25, 2008 11:39 pm

Assim que tenha oportunidade quero ver um exemplar ao vivo. Tambem gosto de cães de grande porte :D e tenho aquele gostinho especial pelas raças portuguesas. :wink: Acho que vou adorar o CGT :D
CindelP
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

sábado jul 26, 2008 9:05 pm

nicosa Escreveu: Não percebo grande coisa disso , até pode ser uma desilusão porque não serve bem as funções para que o "aperfeiçoaram",por ser demasiado grande , por ser atípico,não sei.
Não, não tem nada a ver com isso. Antes tivesse! Mas é claro, é apenas uma opinião pessoal.
c_saraiva
Membro Veterano

segunda mar 30, 2009 8:03 pm

CindelP Escreveu:
nicosa Escreveu: Não percebo grande coisa disso , até pode ser uma desilusão porque não serve bem as funções para que o "aperfeiçoaram",por ser demasiado grande , por ser atípico,não sei.
Não, não tem nada a ver com isso. Antes tivesse! Mas é claro, é apenas uma opinião pessoal.

Continuo curioso :lol:
ElMariachi
Membro Veterano
Registado: quarta jun 29, 2005 3:18 pm

terça mar 31, 2009 10:36 am

c_saraiva Escreveu:
CindelP Escreveu:

:lol: Somos 2.. A paciência pode ser uma virtude mas quase um ano.. :lol:

Pedro
c_saraiva
Membro Veterano

terça mar 31, 2009 10:38 am

ElMariachi Escreveu:
c_saraiva Escreveu:
CindelP Escreveu:

:lol: Somos 2.. A paciência pode ser uma virtude mas quase um ano.. :lol:

Pedro
Eu tenho paciencia de chines :twisted:
Carpeju
Membro Veterano
Registado: sexta ago 29, 2008 5:23 pm

terça mar 31, 2009 11:19 pm

Plantel mundial estimado em 500 espécimes, Barbado da Terceira.

Fiquei impressionado com o cão, muito belo, físico ágil e companheiro.

Atua na lida com o gado.

Certo isso? Nunca vi ou ouvi falar dele antes.

www.barbado.esfnet.com.pt
<p><strong>Mata Atl&acirc;ntica - RBMA</strong></p>
c_saraiva
Membro Veterano

terça mar 31, 2009 11:25 pm

Carpeju Escreveu:Plantel mundial estimado em 500 espécimes, Barbado da Terceira.

Fiquei impressionado com o cão, muito belo, físico ágil e companheiro.

Atua na lida com o gado.

Certo isso? Nunca vi ou ouvi falar dele antes.

www.barbado.esfnet.com.pt
Certissimo :wink: é normal que nunca tenha ouvido falar pois o Barbado só foi reconhecido como raça muito recentemente :wink:
Carpeju
Membro Veterano
Registado: sexta ago 29, 2008 5:23 pm

terça mar 31, 2009 11:34 pm

obrigado c_saraiva, muito belo o cão. :wink:

o jeitão dele me lembra meu Buddy, tipo amigão e tranquilo. :)
<p><strong>Mata Atl&acirc;ntica - RBMA</strong></p>
Bkika
Membro Júnior
Registado: terça dez 30, 2008 12:15 pm

quarta abr 01, 2009 1:09 pm

Exelente escolha para um tópico.

Tenho um cão de gado transmontano, que para quem não sebe é a maior raça portuguesa.
Posso afirmar que ele é:
doce
molenga
lindooooooooo
fofinho
amigo
bom guarda
muito mas muito meigo com os donos (tem uma relação muito próxima)
palerminha(no bom sentido)
engraçado
dá-se bem com outros cães e desde que abituado de pequeno com gatos também
comilão
e companheiro!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

todos gostam dele...

fiquem bem...e...compreendo perfeitamente o facto de criar um ´tópico em que junte toda a informação espalhada pelo fórum assim fica mais fácil encontrar respostas, eu por exemplo já esclareci algumas...
Responder

Voltar para “Cães”