Caisi ir às autoridades declarar o achado?
Como é k é isso?
Sou 'pessoa de gatos'. Nunca tive um cão k fosse meu. Tenho de declarar onde? E porque?
AJUDA - Adoptei cão abandonado
Moderador: mcerqueira
-
Caisi
- Membro Veterano
- Registado: segunda set 17, 2007 10:18 am
Quando se "acha" um animal na rua que não se sabe a sua proveniência convém ir às autoridades declarar que achou o animal em "tal" data e que se encontra consigo. No caso de aparecer alguém que se "diga" seu anterior dono não dar problemas. mas se for à PSP ou GNR (não sei qual o seu caso) eles lhe explicam melhor.
"Aqui repousam os restos de uma criatura que foi bela sem vaidade, forte sem insolência, corajosa sem ferocidade e teve todas as virtudes do homem mas nenhum dos seus defeitos" (desconhecido) in Dicionário de citações
eheh tem um ar traquina e muito esperto!
agora é uma boa altura para comprar um livro de treino
regras básicas. senta, fica, deita, junto, aqui.....
a minha cadela chama.se Uva Sofia.... quando me zango, digo Uva Sofia.... e ela baixa as orelhitas... lol
sobre os cócós, tente arranjar um sitio só para ela no quintal.... e mantenha-o limpo, a ver se ela evita os outros sitios do jardim.
e boa sorte! ela parece ser tramada!! lol 
agora é uma boa altura para comprar um livro de treino
a minha cadela chama.se Uva Sofia.... quando me zango, digo Uva Sofia.... e ela baixa as orelhitas... lol
sobre os cócós, tente arranjar um sitio só para ela no quintal.... e mantenha-o limpo, a ver se ela evita os outros sitios do jardim.
Declarar o achado? O que há a fazer é indagar pela vizinhança se o cão é conhecido, se lhe conhecem dono ou se simplesmente apareceu por ali. Também é bem verificar no vet se tem chip. Não tendo, vai declarar o quê e a que autoridades? Entra na esquadra da PSP e diz "declaro que achei este cão e vou ficar com ele"?Caisi Escreveu:Não se esqueça de ir às autoridades mais próximas declarar o achado... pode-lhe evitar dissabores no futuro.
Boa sorte para a Capi e para os seus novos donos.
"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo
'declarar o achado' acho que tem a ver com o facto de todos os cães devem estar registados na junta de freguesia, depois de devidamente vacinas com a vacina da raiva.
é uma questão de segurança.
acho que nao é na PSP.... pelo menos no meu concelho....
é uma questão de segurança.
acho que nao é na PSP.... pelo menos no meu concelho....
-
Caisi
- Membro Veterano
- Registado: segunda set 17, 2007 10:18 am
O meu conselho é: " mais vale prevenir do que remediar".
Aconselhem-se com as autoridades e ouçam o que têm para lhes dizer, tenho já várias situações como exemplo e que se passaram comigo, tenho o mal e tenho o melhor.
Aconselhem-se com as autoridades e ouçam o que têm para lhes dizer, tenho já várias situações como exemplo e que se passaram comigo, tenho o mal e tenho o melhor.
"Aqui repousam os restos de uma criatura que foi bela sem vaidade, forte sem insolência, corajosa sem ferocidade e teve todas as virtudes do homem mas nenhum dos seus defeitos" (desconhecido) in Dicionário de citações
Bem, agora tb pra semana kd for à VET pergunto-lhe essas coisas de ter de a declarar ou não! Perguntar pela vizinhança já perguntei e ninguem sabe de nada.
Ela é uma danadinha! A minha filha tem 2 anos e meio e passa a vida a correr... logo a Capi tb corre atras dela e salta pr lhe lamber a cara... É giro de ver mas ela é uma bruta. Ontem à noite a minha filha ficou com um arranhao numa perna por causa dela saltar.
Para mim salta e começa a morder-me tudo o que apanha. Isto tb é um vicio k vou ter de lho tirar.
Já comecei com a 'tentativa' de treino com o NAO, mas ela ainda não me liga mt. Só quer brincadeira, saltar, correr, morder... Enfim, tipico de canalhada, não é?
Eu sei k os cães têm de ser treinados, mas tenho medo k cm passo pouco tempo em casa ela não aprenda em condiçoes. As minhas ferias são só em Agosto, espero perder um bocado de tempo com ela até lá, pelo menos 2 horitas desde a altura em k chego a casa até ter de ir fazer o jantar.
Ela é uma danadinha! A minha filha tem 2 anos e meio e passa a vida a correr... logo a Capi tb corre atras dela e salta pr lhe lamber a cara... É giro de ver mas ela é uma bruta. Ontem à noite a minha filha ficou com um arranhao numa perna por causa dela saltar.
Para mim salta e começa a morder-me tudo o que apanha. Isto tb é um vicio k vou ter de lho tirar.
Já comecei com a 'tentativa' de treino com o NAO, mas ela ainda não me liga mt. Só quer brincadeira, saltar, correr, morder... Enfim, tipico de canalhada, não é?
Eu sei k os cães têm de ser treinados, mas tenho medo k cm passo pouco tempo em casa ela não aprenda em condiçoes. As minhas ferias são só em Agosto, espero perder um bocado de tempo com ela até lá, pelo menos 2 horitas desde a altura em k chego a casa até ter de ir fazer o jantar.
<p>;)</p>
acho que é má ideia esperar tanto.
até lá ela ganha vicios e mimos
vá fazendo o básico.
o Não, é essencial.
o Fica tambem é importante.
Arranje 15 minutos por dia ...
vai ver que se diverte com ela e é optimo para o stress!!!
Compre uns biscoitos de recompensa. e vá treinando.
ehehe tal como os homens, os cães tambem se compram pelo estomago eheheh
brincadeirinha rapazes....
até lá ela ganha vicios e mimos
vá fazendo o básico.
o Não, é essencial.
o Fica tambem é importante.
Arranje 15 minutos por dia ...
Compre uns biscoitos de recompensa. e vá treinando.
ehehe tal como os homens, os cães tambem se compram pelo estomago eheheh
brincadeirinha rapazes....
Ola Uvas...
kd me referi a esperar pr ir à vet era só em relaçao aquela historia de ter de declarar a Capi.
Claro que em relaçao ao treino já começou e intenso!
Ontem fartei-me de a fazer correr, a brincar com a bola. O SENTA e o FICA ela já vai fazendo... tb dá a patinha (é tao gira). Mas o raio do sitio pr os cócós é que tá dificil. Ontem ainda fui a correr pr tentar evitar que ela fizesse no jardim, mas ela corre mais k eu! Consegui que não fizesse e levei-a pr o local que me pareceu mais apropriado pr ela fazer as necessidades e lá fikei com ela um bom pedaço até k acabou por fazer no sitio indicado. O que vale é k tenho um bom terreno pr ela poder correr, brincar e explorar!
Hoje o treino continua. Só espero que nao venha chuva.
kd me referi a esperar pr ir à vet era só em relaçao aquela historia de ter de declarar a Capi.
Claro que em relaçao ao treino já começou e intenso!
Ontem fartei-me de a fazer correr, a brincar com a bola. O SENTA e o FICA ela já vai fazendo... tb dá a patinha (é tao gira). Mas o raio do sitio pr os cócós é que tá dificil. Ontem ainda fui a correr pr tentar evitar que ela fizesse no jardim, mas ela corre mais k eu! Consegui que não fizesse e levei-a pr o local que me pareceu mais apropriado pr ela fazer as necessidades e lá fikei com ela um bom pedaço até k acabou por fazer no sitio indicado. O que vale é k tenho um bom terreno pr ela poder correr, brincar e explorar!
Hoje o treino continua. Só espero que nao venha chuva.
<p>;)</p>
-
leonildecarvalho
- Membro Veterano
- Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am
O problema é que a Lei obriga mesmo a que se participe qualquer achado que nem só um animal. E, como perante a Lei um animal é "uma coisa" tem mesmo que se participar às autoridades locais. Contudo, também se pode fazer em edital público de 30 dias e a mais não se é obrigado
Ainda, no caso dum animal, existe a Lei que obriga à identificação e registo do mesmo. Logo, sem essa identificação, o "patético" dono não tem provas que seja seu
A menos que com testemunhas e sem estas, só por ADN e não em todos os casos isso é possível; não havendo um "familiar" do animal para se poder fazer prova...
Além de que provado ser seu (do poteico dono), teria que pagar pela estadia do animal a quem o achou, tratamentos e uma compensação moral. Que, quase sempre estes casos caem em saco roto
. Sei de casos que os "potéticos donos" desistiram de afirmar o animal ser seu quando se confrontaram com despesas veterinárias, alojamento e a reparação dum veículo.
De qualquer forma, a Lei diz que sim; que deve participar-se o achado.
Contudo, com tanto animal abandonado e perdido e com os serviços "de Segurança, Locais" que temos, super-lotados, participar que se encontrou um animal parece-me que é só mesmo porque "sim"
Leo
Ainda, no caso dum animal, existe a Lei que obriga à identificação e registo do mesmo. Logo, sem essa identificação, o "patético" dono não tem provas que seja seu
De qualquer forma, a Lei diz que sim; que deve participar-se o achado.
Contudo, com tanto animal abandonado e perdido e com os serviços "de Segurança, Locais" que temos, super-lotados, participar que se encontrou um animal parece-me que é só mesmo porque "sim"
Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p> </p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p> </p>
<p> </p>
Leo obrigada pelo esclarecimento. Vou tratar de falar com a GNR lá da zona (afinal eles tao sempre no cafe lá ao lado), tb não custa nada.
Acho k agora mesmo k aparecesse alguém (o k eu duvido k aconteça) a afirmar k era o dono da Capi... já não adiantava. A Capi é nossa e acho k ela tb já se considera em casa.

Acho k agora mesmo k aparecesse alguém (o k eu duvido k aconteça) a afirmar k era o dono da Capi... já não adiantava. A Capi é nossa e acho k ela tb já se considera em casa.
<p>;)</p>