Cão de Ninguém

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

TheGreatDane
Membro Veterano
Registado: segunda mai 26, 2008 10:01 pm

sábado mai 31, 2008 6:12 pm

sara0997 Escreveu:Meu Deus.... estou sem palavras :| ....... Como é que as pessoas podem ser capazes de fazer esto?!
Pelo que vi nas fotografias nem li o texto!
Ás vezes as pessoas podem ser uma bestas... :cry:
O caozinhoa gora descansa em paz..... :cry: :cry: :cry: :cry: :cry:
Devia ter lido ;)
AcTiOnGiRl
Membro Veterano
Registado: quarta fev 18, 2004 9:40 pm

sábado mai 31, 2008 10:44 pm

TheGreatDane Escreveu:
Sonikitty Escreveu:

Haver salvação, até havia...mas quanto tempo ía demorar?? Onde iriam aceitar um animal neste estado e com esta doença CONTAGIOSA??? Quem o iria tratar e quem iria pagar os tratamentos?? E daqui a ano e meio qd ele já estivesse bom (se ficasse bom), quem é que iria adoptar MAIS UM Pit Bull abandonado com 3 anos?????? :(
Bem, eu adoptei uma gata que durante um ano miava se a colocavam sequer no chão..mas enfim eu sou um indivíduo riquissimo e com tempo livre para ditar fora. :roll:

Só para dizer que as coisas levarem tempo não é ARGUMENTO PARA NADA. E o Fang tem razão igualmente no que diz.Não lhe cabe a si decidir abate de um animal.

POr esta ordem de idéias uma pessoa apanha ujm cão na ruja e leva-o a um vet para que este o abata somente porque lhe dá na cabeça. :o
Voce leu o texto?
Este cão não foi abatido apenas porque deu na cabeça de alguem faze-lo...
Foi abatido porque nao tinha qualidade de vida e não havia hipoteses de lhe proporcionar qualidade de vida.
Mas voce como é riquissimo se calhar tinha tratado deste cão e tinha-o adoptado.

Fang, mas uma informação util, eu pessoalmente nao tinha conhecimento. Obrigado :wink:
Os Boxers são frequentemente descritos como os filósofos entre os cães, talvez porque às vezes parecem sonhadores e distraídos.
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

domingo jun 01, 2008 7:12 am

Quanto ao abate de cães pelas camâras : atenção que depende da camâra...
Aqui, na CM Oeiras, a vet é incompetente até para matar animais.
Preferiria pagar do meu bolso a deixá-la matar animais - é falado, por aqui - que chegam a ficar horas em agonia...
TheGreatDane
Membro Veterano

domingo jun 01, 2008 9:18 am

AcTiOnGiRl Escreveu: Este cão não foi abatido apenas porque deu na cabeça de alguem faze-lo...
Foi abatido porque nao tinha qualidade de vida e não havia hipoteses de lhe proporcionar qualidade de vida. :
Não, o que foi escrito foi que ia levar muito tempo a lhe dar qualidade de vida.
AcTiOnGiRl
Membro Veterano

domingo jun 01, 2008 10:00 am

TheGreatDane Escreveu:
AcTiOnGiRl Escreveu: Este cão não foi abatido apenas porque deu na cabeça de alguem faze-lo...
Foi abatido porque nao tinha qualidade de vida e não havia hipoteses de lhe proporcionar qualidade de vida. :
Não, o que foi escrito foi que ia levar muito tempo a lhe dar qualidade de vida.
ia demorar tempo e iria ser dispendioso,dai se fosse tivesse aparecido mais cedo, certamente iria "salvar" este pequeno.
Os Boxers são frequentemente descritos como os filósofos entre os cães, talvez porque às vezes parecem sonhadores e distraídos.
TheGreatDane
Membro Veterano

domingo jun 01, 2008 12:14 pm

AcTiOnGiRl Escreveu:
ia demorar tempo e iria ser dispendioso,dai se fosse tivesse aparecido mais cedo, certamente iria "salvar" este pequeno.
Eu não encontrei esse pequeno mas tendo em vista que não eutanasiei uma gata que durante um ano entrava em pânico somente de ver o chão e que atacava tudo que visse, dificilmente faria o mesmo.

O que está em causa aqui é a capacidade da pessoa de "por levar tempo" como a actiogirl até reconhece...abate.

E como disse o Fang, essa responsabilidade nem sequer é dela.
AcTiOnGiRl
Membro Veterano

domingo jun 01, 2008 12:47 pm

TheGreatDane Escreveu:
AcTiOnGiRl Escreveu:
Eu não encontrei esse pequeno mas tendo em vista que não eutanasiei uma gata que durante um ano entrava em pânico somente de ver o chão e que atacava tudo que visse, dificilmente faria o mesmo.

O que está em causa aqui é a capacidade da pessoa de "por levar tempo" como a actiogirl até reconhece...abate.

E como disse o Fang, essa responsabilidade nem sequer é dela.
Eu faria exactamente o mesmo que estas sra fizeram, e ficaria com a consciencia tranquila.
Porque só quem anda neste meio sabe o que ver um animal sofrer e nao puder fazer absolutamente nada por falta de dinheiro.
Butterfly_21
Membro Veterano
Registado: sexta nov 11, 2005 11:42 am

domingo jun 01, 2008 1:21 pm

Em primeiro lugar, um grande abraço e um bem haja à Sonikitty pela sua determinação e coragem. Se me deparasse com um animal num estado desses acho que ficava de tal modo em choque que duvido que fosse capaz de fazer alguma coisa sozinha. Por não ser capaz, admiro muito as pessoas capazes de tomar este tipo de atitude em situações extremas como esta. Pessoalmente já ajudei alguns animais abandonados na rua, mas nunca num estado deplorável como o deste cãozinho, porque infelizmente não tenho força emocional para isso.

Já agora, uma resposta ao comentário do Fang (não sei se alguém já fez esta observação porque não li o tópico todo, mas cá vai):
fang Escreveu:
fang Escreveu:Só lamento não terem sido as autoridades competentes nesta matéria a terem tomado esta atitude, tal como está definido nas suas competencias legais...
Por muita boa vontade que haja por parte de particulares, a responsabilidade (e custos inerentes) está atribuida por lei às Câmaras Municipais.
Decreto-Lei n.º 276/2001, de 17 de Outubro ( alterado pelo Decreto-Lei nº 315/2003 ):
Artigo 19.º
[...]

1 - Compete às câmaras municipais a recolha, a captura e o abate compulsivo de animais de companhia, sempre que seja indispensável, muito em especial por razões de saúde pública, de segurança e de tranquilidade de pessoas e de outros animais e, ainda, de segurança de bens, sem prejuízo das competências e das determinações emanadas da DGV nessa matéria.
Esta informação é muito pertinente, e se de facto fosse feita mais pressão nas autoridades competentes, talvez muitos casos não chegassem ao extremo a que este chegou.

No entanto, pelo que entendi o animal encontrava-se numa zona complicadas (um bairro perigoso) e pelo que eu sei, neste tipo de sítios é habitual as autoridades nem sequer entrarem, quanto mais intervirem.

Vou dar um exemplo real: uma conhecida minha mora no bairro de Vila D'Este, em Vila Nova de Gaia. Formou-se lá há tempos uma matilha de cães abandonados que simplesmente atacavam as pessoas quando passavam (digo "há tempos" porque desses desgraçados já não deve restar nenhum, pois devido ao facto de atacarem as pessoas era comum levarem com chumbos em cima).

Conclusão: foi chamado o canil municipal a intervir inúmeras vezes, e nunca apareceram lá. Não queriam entrar em Vila D'Este.

Que me dizem a isto?
Butterfly_21
Membro Veterano

domingo jun 01, 2008 1:26 pm

TheGreatDane Escreveu:
Sonikitty Escreveu:

Haver salvação, até havia...mas quanto tempo ía demorar?? Onde iriam aceitar um animal neste estado e com esta doença CONTAGIOSA??? Quem o iria tratar e quem iria pagar os tratamentos?? E daqui a ano e meio qd ele já estivesse bom (se ficasse bom), quem é que iria adoptar MAIS UM Pit Bull abandonado com 3 anos?????? :(
Bem, eu adoptei uma gata que durante um ano miava se a colocavam sequer no chão..mas enfim eu sou um indivíduo riquissimo e com tempo livre para ditar fora. :roll:

Só para dizer que as coisas levarem tempo não é ARGUMENTO PARA NADA. E o Fang tem razão igualmente no que diz.Não lhe cabe a si decidir abate de um animal.

POr esta ordem de idéias uma pessoa apanha ujm cão na ruja e leva-o a um vet para que este o abata somente porque lhe dá na cabeça. :o
Não sei como tem coragem para fazer este tipo de observação. Imagino o quanto custou à Sonikitty a decisão que tomou.

Você cuidou de uma gata, fez bem mas não critique as decisões dos outros. É óbvio pelas fotos que o animal estava num sofrimento extremo. Se não foi possível ajudar este, pode ser que se consiga ajudar os próximos.

De qualquer modo, se é rico e tem muito tempo, PF deixe-me ficar o seu contacto. Quando encontrar um caso semelhante a este entrego-o em sua casa.
Butterfly_21
Membro Veterano

domingo jun 01, 2008 1:43 pm

aisd Escreveu:Quanto ao abate de cães pelas camâras : atenção que depende da camâra...
Aqui, na CM Oeiras, a vet é incompetente até para matar animais.
Preferiria pagar do meu bolso a deixá-la matar animais - é falado, por aqui - que chegam a ficar horas em agonia...
É, mas aqui na Arca é-se sistematicamente "preso por ter cão e preso por não ter".

Se a pessoa não faz nada, quer seja por desconhecimento do que deve fazer ou por falta de meios, é logo atacada, como se tivesse a obrigação de assumir a responsabilidade por um animal que nem sequer lhe pertence.

Se a pessoa toma a responsabilidade em mãos, então também é criticada, porque a decisão do abate não lhe cabe a ela, mas sim às autoridades competentes.

Se a Sonikitty assumiu a responsabilidade, então deixem-na tomar a decisão que lhe pareceu melhor. Ou teria sido melhor mandar este desgraçado para um canil municipal agonizar mais sete dias até ser abatido? Sim, porque não estou a ver quem iria adoptar este cão. E mesmo levando-o ao vet para o tratar, já pensaram bem em como conseguir meios financeiros para tratar um animal destes durante ano e meio? Se calhar é melhor dar a hipótese a outro, por muito cruel que possa parecer, não acham?

Tenham consciência que infelizmente não podemos salvar todos.
manuela10347
Membro Veterano
Registado: sábado mai 24, 2008 7:54 pm
Localização: Blakie, 10 anos, rafeira, Lara, terrier,arraçada(rafeira) 10meses) foi anandonada e eu adoptei-a,com

domingo jun 01, 2008 2:20 pm

em relação a eutanasia, nao concordo....mas ha situaçoes que tem de ser tomadas.tive um rafeirinho duan te 18 anos, foi sempr uma pessoa de familia p/nos, nunca ficou so, foi de ferias sempre até para frança. expo,08, claro que durante os trtes dias que estive em lisboa, alguem ficou com ele em vialonga, chegavamos por vezes as 2 da manha e depois iamos 30 40m.passear xcom ele assim como de manha antes de sairmos.,nas ferias para o douro resende, ele ia sempre connosco, asim como as que tenho agora, parque da cidade, foz, gaia, lavra, matosinhos, etc. mas houve uma altura fins de maio/2007, ele já nao se levantava do colchao dele, que ficava nun cantinho do meu quarto, nem para necesidades, fisiol´~ogicas, porque foi sempre um cao asseado,, nao conseguia abrir os olhos, tinha um tum or levei a dois vetrinarios. do portgo, incluindo a biomedicas de abel salazar, foram unanimes, eutanasia pura e simples, água, por uma seringa,e muitas vezes ja nao conseguia.Qualidade de vida era esta? fazia dezoito anos em 10 de outubro,2007, claro, em 4 de junho, foi horrivel, o as dores de ele, apesar de estar medicao e com analgesicos. nao suportamos a agonia dele.teve que ser, minha filha e maridso levaram-no eu sai de casa, ui dois dias com a minha outra cadela blakcie que ainda est5a comigo, tem 10 anos para casa dum familiar, .estivemos todos em depressao, pois ele fazia parte da fmiliamuito mais, que muitos que o sao, por sangu e mais nao digo, criticar é facil, fazê-lo muito ddi9ficil, sao situações e atitudes que temos de tomar assim como p/ familiares ja tivemos que as tomar, infelizmente, pois nao ha hipotese, acou.sem mais o meu obrigado pelo desabafo, ainda hoj muitas vezes o sinto em casa,e a vida se temos animais, teremos que sofre sempre com a morte de ldeles, tenho consciencia tranquila, pois sempreo tratei bem, andou sempre connosco, paseios, viagesn grandes, pois feriasd so ia aiondefosse permitdo levã-lo, arranjei sempre, assim como agora ja arranjei , sitito p/ passar ferias, e levar a minha cadela blakie,com 10 amos e lara com 5 meses, que o hos.vet. do porto me ligou se eu podia ir busc-a-las, agradeço a drª... a alegria que esta cadela me trouxe, ´´e arraçada de podenga, pequena, muito carente, tive que durante 2semanas alimenta-la a biberão veio com 1,5, nem tinha um mes hoje esta com 5 meseS e pesa 6kgs. o veterinario ficou admirado, mas eLa nao gosta dele,pois sabe que ele so dá picas, mas tem que ser, para bem dela e todos nos, apos a morte do meu mikie, a minha blakie, teve que ser tratada no vetErinario, pois sENTIU muito a AUSENCIA DELE, ENTRETANTO, TIVE OUTRA, PARA COMPANHIA DELA, BRINCAM MUITO.E NAO SE PEGAM POR SER CADELAS.QUANTO AO VET. DA CAMARA MUNICIPAL DE OEIRAS, E FAZER BAIXO-ASSINDOS, PARA ELE NAO SER T AO MAUZINHO E TER CONSCIENCIA DO QUE FAZ.EU ALINHO E ASSINO, O MEU NOME E MANUELA ROGEIRO TRINDADE.SEMPRE A VOSSA DISPOSIÇAO, DESCULPEM A LETRA MAIUSCULA, E QUE FUI OPERADA AOS OLHOS, E E MAIS FACIL PARA MIM.DESCULPEM NAO QUERO SER AGRESSIVA COM NINGUEM, COMO O SENHOR, DONO DO CAO DA RODESIA, QUE TEM UM SUPER CAO INTELIGENTE, COM qi elevado, segundo ele diz, .,. UM BOM DOMINGO E SAUDE PARA TODOS OS QUE ESTIMAM E TRATAM SEUS ANIMAIS.
Native
Membro Veterano
Registado: sexta dez 21, 2007 6:33 pm

domingo jun 01, 2008 2:26 pm

Butterfly_21 Escreveu:(...)
É, mas aqui na Arca é-se sistematicamente "preso por ter cão e preso por não ter".
Se a pessoa não faz nada, quer seja por desconhecimento do que deve fazer ou por falta de meios, é logo atacada, como se tivesse a obrigação de assumir a responsabilidade por um animal que nem sequer lhe pertence.
Se a pessoa toma a responsabilidade em mãos, então também é criticada, porque a decisão do abate não lhe cabe a ela, mas sim às autoridades competentes.
O que se passa é que aqui na arca é bom para o ego mostrar como somos bonzinhos para os bixinhos e não gostamos que alguem tenha opinião diferente....á uma assinatura de alguem que estimo muito aqui na arca que diz...
"A bondade não deve ostentar-se; deve apenas deixar-se ver, ou ainda melhor, fazer-se apenas sentir"
Autor: K Brunswick
"<strong>Aquele que te entret&eacute;m com os defeitos dos outros, entret&eacute;m os outros com os teus.</strong>"
( Denis Diderot )

http://www.almargem.org/
http://www.viaalgarviana.org/
http://www.youtube.com/watch?v=0Y8hQBdJaVo
TheGreatDane
Membro Veterano

domingo jun 01, 2008 2:48 pm

Native Escreveu:
Butterfly_21 Escreveu:(...)
O que se passa é que aqui na arca é bom para o ego mostrar como somos bonzinhos para os bixinhos e não gostamos que alguem tenha opinião diferente....á uma assinatura de alguem que estimo muito aqui na arca que diz...
"A bondade não deve ostentar-se; deve apenas deixar-se ver, ou ainda melhor, fazer-se apenas sentir"
Autor: K Brunswick
Nem mais. 8) Para mim isto acaba por ser um "foi boa pessoa e tive de abater o animal"...o problema é que nas palavras da mesma ele até era recuperável...e não é pela questão do dinheiro..é do TEMPO QUE LEVAVA. :o
Butterfly_21
Membro Veterano

domingo jun 01, 2008 3:18 pm

Que engraçado, tive uma interpretação completamente contrária da mensagem do Native. Acho que aqui quem se está a fazer de bonzinho é você...

Há um ditado que diz "Cada cabeça sua sentença", e é bem verdade. Se a decisão da Sonikitty fosse tratar o animal durante sabe-se lá quanto tempo e tentar arranjar-lhe dono, certamente que não faltaria quem comentasse: "Coitadinho, está num sofrimento atroz, mais valia morrer.". Por outro lado, há quem se manifeste contra a decisão tomada de abater o cão.

São opiniões e há que respeitá-las. O que eu acho mal é a forma como exprimiu a sua. Você teve disponibilidade de tempo e dinheiro para tratar a gata, decisão que sem dúvida eu louvo. Mas não sabe nada sobre a vida da Sonikitty para a estar a condenar de forma tão categórica. nem eu sei... por isso dou o benefício da dúvida.

"nas palavras da mesma ele até era recuperável...e não é pela questão do dinheiro..é do TEMPO QUE LEVAVA" - Tempo esse que implica disponibilidade, dinheiro para os tratamentos, mais sofrimento para o cão e sobretudo um grande estofo emocional, para no fim se correr o risco de nem se conseguir dono para o desgraçado porque infelizmente as pessoas preferem bebés...

Isto para mim é evidente. Se para si não é e opta por julgar assim as pessoas... que quer que lhe diga... pode ser que um dia lhe aconteça a si.
Native
Membro Veterano
Registado: sexta dez 21, 2007 6:33 pm

domingo jun 01, 2008 3:23 pm

Butterfly_21 Escreveu:(...)para no fim se correr o risco de nem se conseguir dono para o desgraçado porque infelizmente as pessoas preferem bebés...
(...)
:o :o :o só falta dizer que ninguem devia fazer bébés porque existem muitos no mundo para adopção...não misturemos nem comparemos a posição de um bebe na familia e de um cão...ambos são amados cada um na sua prateleira ;)
"<strong>Aquele que te entret&eacute;m com os defeitos dos outros, entret&eacute;m os outros com os teus.</strong>"
( Denis Diderot )

http://www.almargem.org/
http://www.viaalgarviana.org/
http://www.youtube.com/watch?v=0Y8hQBdJaVo
Responder

Voltar para “Cães”