É fácil fazer Leis (é só escrever num papel e pronto), o difícil é fazer com que estas sejam cumpridas. E aqui é uma questão de mentalidade: nós, portugueses, a 1ª coisa em que pensamos quando sai uma “nova Lei” é imaginarmos uma maneira de a contornar.
Por exemplo, é proibido, e portanto é aplicada (ou deveria ser) a correspondente coima, àquele que não apanhe os dejectos do seu animal quando o passeia na rua. No entanto, são muito poucas as pessoas que o fazem. E não o fazem porque ninguém lhes aplica essa coima, prevista na Lei! Na rua onde trabalho, em Lisboa, passam-se diariamente “n” casos desses. E é uma rua em que se deixar o carro, nem que seja 5 minutos “fora do sítio”, aparece logo a Polícia Municipal que passa a multa. No entanto, mesmo à frente deles, passa-se o caso que atrás referi com um qualquer cãozinho e … nada se passa! Já os confrontei (à Policia Municipal) com essa realidade e fui simplesmente ignorado!
O caricato é que apesar da Lei existir, a CM de Lisboa tem uma “brigada” de motitas, que deve custar uma fortuna, que mais não faz do que andar pelos passeios a apanhar esses dejectos. Dejectos esses, que não deveriam existir, uma vez que são proibidos! Acho que é um contra-senso muito grande!
No fundo temos este sentimento de impunidade, que … é real, verdade seja dita!
Quanto ao chip, eu que tenho 2 SRD´s puros (

), adoptados numa Associação, foram chipados logo na 1ª visita ao veterinário. E não por qualquer Lei me obrigar, mas porque, caso aconteça alguma coisa todos saberem que eles são meus! E isto é para o bem (caso se percam) e para o mal (caso façam alguma asneira).
http://quinta-da-queimada.blogspot.com