Um lobeiro é assim tão raro?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

casadotrevo
Membro Veterano
Registado: terça jan 13, 2004 11:50 am
Contacto:

quinta jul 03, 2008 1:11 pm

miggfigg Escreveu: PS: o pessoal tem umas graçolas muito giras como a dos cavalos, mas o pastor alemao é mesmo o cao mais parecido com o lobo. mandar piadas é muito giro
Assim, à primeira, raças mais parecidas com o Lobo, tanto em morfologia como em comportamento:

- Malamute
- Husky
- Sarloos
- Cão Lobo Checo

As duas ultimas, sem duvida, praticamente lobos.
<p>Cumprimentos,</p>
<p>Diamantino</p>
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

quinta jul 03, 2008 1:30 pm

PS: o pessoal tem umas graçolas muito giras como a dos cavalos, mas o pastor alemao é mesmo o cao mais parecido com o lobo. mandar piadas é muito giro
Mais giro que mandar umas piadas é a mania de mandar sentenças daquilo que não se sabe. :lol:

Qualquer cão nórdico se assemelha mais ao lobo quer em aparência quer em temperamento, portanto a sua afirmação a negrito é falsa. :lol:

Quanto ao conselho de "perguntar ao vet"... só se o vet for um entendido em PA.
Os veterinários especializaram-se em medicina animal mas toda a gente parece pensar que em cada veterinário reside um juíz em raças caninas que conhece os standards e tudo o que se possa imaginar acerca de mais de 300 raças de cães, vá-se lá saber porquê... :roll:

Mas parece-me que quem abriu o tópico já tem a sua resposta. A cor "lobeiro" é admitida no PA sim, embora seja rara porque os criadores sempre favoreceram outras cores de pelagem na sua selecção.

Cumprimentos a todos.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

Cavaleira16
Membro Veterano
Registado: quarta mar 14, 2007 10:56 pm
Localização: Luna (Pastor Alemão), Teco (Rafeiro), passaros, peixes, etc...

quinta jul 03, 2008 2:14 pm

miggfigg Escreveu:
rgkaiser Escreveu:
dinodane Escreveu:
miggfigg Escreveu:nao percebi o q qer com o topico, visto que tem um pastor alemao devia saber que ele é um descendente muito proximo do lobo.
Todos os cães são uma sub-espécie de lobo sejam PA ou outra raça qualquer logo não percebi bem o que quer com este post. :lol:
Eu sei o que eu não entendo é porque é que em livro sobre cães e pastores alemães revistas sobre animais(ex: Instinto) ou a internet.
Não aparece a cor lobeiro como "permetida"

E eu gostaria que alguém me dissesse porquê

Aquilo que tenho lido nao li nada que essa cor nao fosse admitida. Mas como a minha experiencia é pequena nao sei.
Mas ja perguntou ao vet?

PS: o pessoal tem umas graçolas muito giras como a dos cavalos, mas o pastor alemao é mesmo o cao mais parecido com o lobo. mandar piadas é muito giro

Nao sei o que quer dizer com este post, mas para sua informação a pelagem lobeira tambem existe nos cavalos, nomeadamente nos baios (chamados baios-lobeiros) :wink: Quanto ao dente, so o conhecia como pré-molar... Desculpem o off-topic
<strong style="BACKGROUND-COLOR: rgb(255,255,255)">"O verdadeiro para&iacute;so terrestre reside sobre o dorso de um bom cavalo." &nbsp;</strong>
<p>&nbsp;</p>
YolaeFifi
Membro Veterano
Registado: sexta mai 20, 2005 9:16 pm
Contacto:

quinta jul 03, 2008 2:54 pm

por acaso o Pastor Alemão não é das raças mais próximas do lobo. foi seleccionado através de cães pastores de várias regiões da Alemanha, alguns até de pequeno tamanho. morfológicamente tornou-se um cão parecido com o lobo, pois era o que se pretendia. basta pensar-mos um bocadinho. O Lobo caça rebanho, o cão pastor guarda rebanho. Se fosse uma raça assim, vá lá, 'primitiva' e muito próxima do lobo, não seria capaz de guardar um rebanho, pois contrariaria o seu instinto. ora ponham lá um malamute a cuidar de animaizinhos de quinta.

quis-se assim um cão de corpo equilibrado e forte, capaz de fazer frente a um lobo, caso fosse preciso. existe sim a hipotese de terem sido cruzados com lobos, mas não está documentada. hoje crê-se que tenham sido cruzados com cães nórdicos para criar um cão mais corpulento.

a apartir de 1899, a raça sofreu inbreedings sucesssivos, principalmente a partir de um exemplar muito específico, Horand von Grafrath, o primeiro PA a ser registado, e a partir daí a raça ganhou um grande número de indivíduos, agora registados num livro de origens e já a estabelecer um padrão. o impulsionador deste cruzamentos é hoje considerado ''o pai da raça PA'', o capitão de cavalaria von Stephanitz.

o cão Horand era um lobeiro ;) e foi adquirido por von Stephanitz aos 3 anos de idade. consta que assim que o viu ficou fascinado com o equilibrio do cão, tanto morfológico como temperamental e teve de o comprar. era aquilo que ele queria para a 'sua' raça.

mas rapidamente o pastor alemão se tornou um cão de exposição. corpos menos compactos, etc. é um cão versátil, mas já é usado para quase tudo menos pastoreio (pelo menos é a ideia que tenho) por isso me custa pensar ver um PA enfrentar um Lobo e ter sucesso...

Quanto à cor, decidi pesquisar aqui pelos meus tarecos, e encontrei a velhinha enciclopédia do PA, na altura que a raça era soberana cá em casa. nunca me deu para a ler com atenção porque me dá preguiça ler em espanhol 8) mas fiz um esforço, até porque eu gosto de aprender, e confirmei a minha dúvida.

A cor lobeiro resulta de um conjunto de alelos ( genes) recessivos e, como tal, só aparece quando esses alelos se apresentam em homozigonia. a mesma coisa para a pelagem preta completa. Por isso para aparecerem exemplares lobeiros, estes eram cruzados com exemplares pretos, pois com exemplares afogueados, as probabilidades de sairem lobeiros eram muito poucas.
segundo o meu livro, existem os seguintes alelos(maiúsculas dominantes, minusculas recessivas):

ay-diminui o pigmento escuro com mantos de creme ou marron;
aw-gene para lobeiro, onde o subpelo é amarelo ou marron;
at-manto negro do dorso mais ou menos extendido;
a-negro completo;
B-produz pigmentos negros;
C-produz muita pigmentação;
Cch-reduz a pigmentação;
D- pigmentação intensa;
E-extensão do pigmento escuro em todo o corpo;
Em- coloração negra na máscara;
g-ausência de cinza (lobeiro);
m-pigmentação uniforme;
S-manto homogénio sem branco
si-algum branco;
t-não manchado mas com áreas brancas límpidas;

aqui vou apresentar um exemplo de cruzas em monohibridismo entre cães puros lobeiros e puros pretos:
Imagem

bem a minha resposta ainda não está 100% completa, mas tenho de sair. depois continuo o tópico.
<strong style="background-color: rgb(255, 255, 255);">
</strong>
rgkaiser
Membro
Registado: terça fev 19, 2008 8:19 pm
Localização: Pastor alemão-Kaiser SRD-Tico Caturra- Laranjinha/Napoleão Tartaruga- Karolina
Chinchila-Kiev

sexta jul 04, 2008 8:54 am

BigBrother Escreveu:
rgkaiser Escreveu:Saber porque razão a cor lobeiro não aparece como cor "autorizada"
Não aparece? :? O que é que é o "gray", na versão inglesa, ou o "gris charbonné" na versão francesa? :roll: OK, o termo "lobeiro" é que está mal empregue :lol: Mas isso já é demasiada areia para a sua camioneta 8)
As duvidas são para ser exclarecidas e não gozadas :evil:
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

sexta jul 04, 2008 9:24 am

E já está esclarecido?

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

rgkaiser
Membro
Registado: terça fev 19, 2008 8:19 pm
Localização: Pastor alemão-Kaiser SRD-Tico Caturra- Laranjinha/Napoleão Tartaruga- Karolina
Chinchila-Kiev

sexta jul 04, 2008 2:42 pm

dinodane Escreveu:E já está esclarecido?
Já sim dinodane obrigado pelos exclarecimentos.
:wink: :wink: :wink: :wink:
miggfigg
Membro
Registado: sexta mai 09, 2008 9:50 pm

sábado jul 05, 2008 12:30 am

PAra alem de perceber que sou mesmo um novato e nabo por sinal, apos pesquisa fiquei a saber algumas coisas das quais desconhecia. E das quais voces referiram.
danhusky
Membro Veterano
Registado: terça nov 21, 2006 11:54 pm

sábado jul 05, 2008 12:31 am

a minha husky adora tomar conta de animaizinhos de quinta humm ate se baba a tomar conta deles :lol:

Daniel
A vida &eacute; bem melhor com um siberian Husky
hamsterazul
Membro
Registado: quarta abr 02, 2008 12:44 am

segunda nov 17, 2008 10:33 am

YolaeFifi Escreveu:existe sim a hipotese de terem sido cruzados com lobos, mas não está documentada.
Pensei que era essa a origem do cão lobo checo...

http://www.lobocheco.com/estalao.html

Cumprimentos Cordiais
jcsousa
Membro Veterano
Registado: sábado mai 03, 2003 11:57 am
Contacto:

segunda nov 17, 2008 10:45 am

Os cães cinza, nas suas diversas variedades, são frequentes nas linhas de PA de trabalho, oriundas sobretudo da republica checa e da antiga alemanha oriental.

As suas cores estão previstas no estalão da raça.

Há algumas teorias sobre a utilização de lobos na criação da raça, mas não têm qualquer suporte documental.
hashishin
Membro
Registado: quinta abr 12, 2007 12:09 pm
Localização: 5 terriers de vários tipos e 8 rafeirolas rodas baixas

sexta dez 26, 2008 8:18 pm

pode sempre tentar um saarloos.
Na república checa existem bastantes hibrídos, quando estive lá vi pelos menos 2 no campo.
existe um cachorro descendente de um cruzamento deste tipo nas CLD.
tem 8 meses e é bem grande, fruto de um cruzamento de um lobo com uma pastor alemã acho eu.

é bonito mas nunca o teria.

um abarço
Responder

Voltar para “Cães”