Será que eu sou insensível?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
U206
Membro Veterano
Registado: segunda fev 04, 2008 4:32 pm

quinta jul 24, 2008 2:46 pm

Boa Tarde! :wink:

Antes de mais queria dizer que estou 100% de acordo com tudo o que as foristas Kitten e Texuga disseram! :wink: Eutanásia em animais com doenças terminais, entre outras, é a melhor solução... Era bom que o mesmo também fosse permitido em seres humanos, pois há por aí tanta gente com doenças terminais, muitas delas acamadas, a sofrer, que tipo de vida têm estas pessoas? Será que se pode chamar a isto "vida"? :| Nestes casos nunca aplico aquela expressão "enquanto há vida há esperança", porque não existe "vida" e muito menos "esperança"! :| Pode ser que a Eutanásia seja permitida daqui a uns anos...

_dani_, acho que não se pode fazer uma comparação desse género, porque repare, uma criança que nasça no seio de uma família destruturada irá ser encaminhada para uma instituição e lá vai esperar que alguém o(a) adopte, caso isso não aconteça, a vida continua, irá trabalhar ou continuar a estudar... Mais tarde irá formar uma família e, quem sabe, vai vingar na vida! Como tal o "abate" não se aplica aqui! O mesmo se aplica aos órfãos... Comunidades inteiras que passam fome é mais complicado, sim, muitos acabam por morrer, mas a "selecção natural" (e pode parecer um pouco "frio" da minha parte) é um factor muito importante, porque encarrega-se de acabar com o sofrimento dos "mais fracos"! É certo que muitos morrem, mas também é certo que muitos acabam por resistir... Só um reparo, está-se a esquecer daquelas instituições que muito lutam para minimizar esta situação preocupante, a fome, como é o caso do "Banco Alimentar", entre outras. É certo que não acabam completamente com esta situação, mas têm feito um bom trabalho, e sabe porquê? Devido à generosidade de muitas pessoas! :wink:

Como você diz e, muito bem, sofrimento há-de existir sempre, mas há que o minimizar e se existem meios para isso, porque não os utilizar? A eutanásia é uma opção, tanto em animais como poderia ser em seres humanos! No caso dos seres humanos a pessoa é que escolhe, como tal não há que ter qualquer sentimento de culpa! :wink: Os animais não falam, não pensam, como tal não podem manisfestar a sua opinião, mas nós temos o dever de minimizar o sofrimento dos mesmos e não há acto de amor maior que este, acredite! :wink:
<p><strong>Cumprimentos do F&aacute;bio! ;)</strong></p>
<p>&nbsp;</p>
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

quinta jul 24, 2008 2:48 pm

Mais uma vez revejo a minha opinião nos posts da Kitten e do U206.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

NathalyGo
Membro
Registado: sábado jun 14, 2008 2:01 pm

quinta jul 24, 2008 2:57 pm

É verdade eles tem 100% razão, pois o sofrimento nunca vai acabar, mas se o pudermos diminuir, porque não faze-lo? A comparação de criança, cão, esta mesmo fora de questão, pois nunca se pode fazer essa comparação. Assim como o U206 disse a criança pode crescer e vencer na vida, agora o animal, se não é adoptado, vai andar pelas ruas, a comer lixo, ou comidas que lhe dão, e é se lhe dão, mas continua na rua, sem ter atenção, sujeito a doenças, etc... Mas é obvio que as pessoas são livres de pensar e dizerem aquilo que pensam, não estou com isto a criticar a sua opiniao, so estou a dar o meu ponto de vista a sua opiniao ;)
__dani__
Membro Veterano
Registado: sábado jul 01, 2006 10:43 pm

quinta jul 24, 2008 8:36 pm

NathalyGo Escreveu:Pois dani, só que Leishmaniose é a degradação do animal, o meu titan morreu com essa doença, assim que foi descoberta ele entrou em estado vegetal passado 20/25 dias, e faleceu em um mês. É uma doença muito rápida... é normal que penses assim se nunca tiveste num caso desses, mas se um dia tiveres (deus queira que nunca tenhas) uma situação semelhante vais ver q o abate é o melhor, porque tu vais sofrer mais de o ver naquele estado. Antes tambem pensava assim...ah nunca vou abater o titan, gosto demais dele pra fzer ixo...a verdade é que em concenso com a mnha familia decidimos faze-lo, por gostarmos MUITISSIMO dele.
Se for atrás verá que eu concordo a 100% com o abate de animais (quando não existem alternativas)... mas atenção que eu estou me a referir a abate de cachorros saudáveis.

texuga Escreveu:
__dani__ Escreveu:Para mim, a vida de um animal tem o mesmo valor que a vida de um humano.
Então para mim, por essa ordem de ideias, as pessoas muito pobres, as crianças que nascem numa familia destruturada, os orfãos, comunidades inteiras de que passam por fome em certos países... deverião ser todos abatidos. Existe sofrimento? abate-se. O sofrimento acaba sim... mas a vida também... mas isso sou eu que vejo as coisas assim, para mim tudo o que há de mau trás algo de bom, e tudo o que há de bom, trás algo de mau. vejo a vida assim... se não houvessem coisas más ou sofrimento, não dariamos o devido valor às coisas boas, então na vida vai haver sempre sofrimento... não existem pessoas infelizes, não existem cães infelizes... existem uns com mais momentos de felicidade que outros.

Mas a minha opinião não vale mais do que isso, e este é um tema muito delicado, e muito polémico também... é quase como o aborto... talvez. :roll:
E já olhou para os milhares de animais que estão para adopção e ninguém os quer? Que solução propõe para os que vão nascendo?
Existem muitas medidas que se podem tomar, o que é preciso é mexer as mãos e não ficar a assistir. Campanhas de esterelização das cadelas, campanhas de sensibilização e divulgação, campanhas de adopção... projectos de esterelização de cadelas de rua etc etc... existem tantas coisas a fazer, continuamente... é preciso é força de vontade e um pouco de imaginação!

SiameseMaria Escreveu:__dani__,

Sem querer, de todo, que mude a sua opinião, faça uma visita a um qualquer Canil Municipal e se calhar verá a coisa também na minha perspectiva… Se é para terem aquela vida…

Já estive muitas vezes em canis municipais, e já trabalhei em varias associações de protecção de animais abandonados... algumas delas com muito poucas condições... mas foi por isso mesmo que eu fui para lá, eu e mais 2 pessoas! fomos limpar, tratar dos cães, e o projecto das obras está em andamento!
Eu sei bem como são os canis, sei que não é nada bonito, e já tentei mudar algumas coisas no canil da minha zona. Não é facil, mas aquilo já está muito melhor! Cada vez vai evoluindo. Se nós matasse-mos aqueles deixavam de sofrer, mas depois virião mais, e abatiamos mais uns quantos, e sucessivamente! essa não é solução. A solução passa por tentar mudar aquilo que está mal, nem que seja para os próximos, poderem ter uma vida melhor.
kitten Escreveu: Pois, para mim não. Apesar de haver muito ser humano que nem sequer deveria ter nascido, para mim avida humana é muito mais importante e valiosa.

Comparar crianças a cães ou gatos é proprio de quem não tem filhos, eu tenho 3, logo não comparo de modo nenhum uma criança a um cão. Comparar cães a crianças e dizer que se devia por essa ordem de ideias abater crianças de certos grupos sociais, é fazer uma comparação que nada tem de comparável.
Pois eu comparo, porque apesar dos seres humanos serem da minha espécie, eu considero que todos os seres têm o mesmo direito à vida, todos sofremos, a diferença é que eles não podem falar para dizer o que sentem. Não é por eu não ter filhos que deixo ou não de dar valor, alias ter filhos é aquilo que eu mais quero, já trabalhei num infantário e adoro crianças, não é por aí. É apenas um ponto de vista que tem de ser respeitado como eu respeito o seu.
kitten Escreveu:
Sofrer não é bom, nem faz parte da vida, faz parte da doença, nem para seres humanos nem para animais, eu pelo menos não gosto de sofrer, aliás eu comecei por dizer no inicio do tópico, que infelizmente não se pode acabar com o sofrimento no ser humano e que espero que quando chegar a minha vez a eutanásia já seja despenalizada.
Nunca sofreu... ainda bem! É bom saber isso. Todas as pessoas que conheço já sofreram, por alguma coisa ou outra, enfim, penso que as lágrimas não aparecem apenas quando adoecemos.
Eu por acaso já sofri muito, por ter nascido com 2 problemas, não é nada de grave, mas afectou toda a minha vida até aqui... ainda bem que a minha mãe decidiu desde logo não abortar, porque eu amo a vida e adoro viver!! Por mais sofrimento que me possa ter causado, também já tive muitos bons momentos na minha vida, e espero continuar a tê-los.
U206 Escreveu:
_dani_, acho que não se pode fazer uma comparação desse género, porque repare, uma criança que nasça no seio de uma família destruturada irá ser encaminhada para uma instituição e lá vai esperar que alguém o(a) adopte, caso isso não aconteça, a vida continua, irá trabalhar ou continuar a estudar... Mais tarde irá formar uma família e, quem sabe, vai vingar na vida!
O mesmo se passa com os animais... claro que não me refiro a eles estudarem, casarem-se e contruirem uma familia. Refiro-me ao facto de qualquer um poder encontrar uma familia e ser feliz, quem somos nós para decidir o destino de um animal, que na verdade... até poderia ser bom?

Enfim, como eu já disse atrás, este é um assunto muito delicado.

U206 Escreveu:
Só um reparo, está-se a esquecer daquelas instituições que muito lutam para minimizar esta situação preocupante, a fome, como é o caso do "Banco Alimentar", entre outras. É certo que não acabam completamente com esta situação, mas têm feito um bom trabalho, e sabe porquê? Devido à generosidade de muitas pessoas! :wink:

Também existem instituições para ajudar os animais abandonados... e muitas :roll: e também têm feito um bom trabalho, alias, fazem o que podem e o que está ao seu alcance (a maioria), e tal como as instituições e organizações para ajudar as pessoas, não erradica completamente esta situação, mas minimiza.

U206 Escreveu: Como você diz e, muito bem, sofrimento há-de existir sempre, mas há que o minimizar e se existem meios para isso, porque não os utilizar? A eutanásia é uma opção, tanto em animais como poderia ser em seres humanos! No caso dos seres humanos a pessoa é que escolhe, como tal não há que ter qualquer sentimento de culpa! :wink: Os animais não falam, não pensam, como tal não podem manisfestar a sua opinião, mas nós temos o dever de minimizar o sofrimento dos mesmos e não há acto de amor maior que este, acredite! :wink:
Exactamente... uma opção. A mais facil, mais radical. Acaba com o sofrimento, mas também acaba com a vida, que poderia ter sido melhor, se se tivesse recorrido a outros meios.
Existem sempre mais soluções, para isso é que serve a nossa cabecinha, para pensar nelas.

Atenção tudo o que eu disse é apenas o meu ponto de vista! Não vos tiro a razão, porque eu compreendo a vossa opinião, e respeito-a... apenas tento mostrar outra maneira de ver as coisas.. a minha maneira! Não levem a mal.
kitten
Membro Veterano
Registado: domingo mar 10, 2002 10:04 pm

quinta jul 24, 2008 8:59 pm

è claro que ninguém leva a mal, vivemos em democracia e cada um tem direiro à sua opinião pessoal.
__dani__ Escreveu:Nunca sofreu... ainda bem! É bom saber isso. Todas as pessoas que conheço já sofreram, por alguma coisa ou outra, enfim, penso que as lágrimas não aparecem apenas quando adoecemos.
Eu nunca disse isso. Eu sofro duma doença crónica altamente incapacitante que tem alturas que me deixa de cama e completamente de rastos, não faço é um drama da minha doença. Vivo-a comforme posso und dias melhor, outros pior, mas SEMPRE um dia de cada vez. Logo não me fale em sofrimento porque a vida não é feita só de sofrimento, é feita de coisas boas também, algumas muito boas e compete-nos a nós, seres conscientes tentar evitar que os que nada podem fazer sofram.

É muito bonito ouvir falar em acções de esterilização, mas quem as faz? Ou melhor, quem as paga?

O triste é eu continuar a ler que gente que deveria ser consciente continua a cruzar indiscriminadamente os seus animais. Por isso digo ninhadas de rua, no meu ponto de vista deveriam ser todas eutanaziadas e logo à nascença, mas não falo em afogamentos como muita gente faz, falo em eutasil e feito por um vet.

Também eu acho que se deve consciencializar as pessoas, mas diga-me Dani e isto é um puro exercício, não estou a dizer que aconteceu ou que irá acontecer, se a dani tiver uma cadela ou uma gata que por um descuido (que pode acontecer) ficar prenhe, o que é que a Dani faz? Leva-a ao vet faz aborto e esteriliza ou deixa vir ao mundo mais uma ninhada de infelizes que provavelmente irão engrossar o tão vasto nº. que por aí anda?
Para quem não entende, o que se segue é a minha assinatura
http://apterrariofilia.org/
Se algum dia sentir um vazio dentro de si ... vá comer que é fome !!!
Madalena Marques
Ponky
Membro Veterano
Registado: sexta jan 25, 2008 2:44 pm

quinta jul 24, 2008 9:22 pm

Desculpem mas...
kitten e texuga voces são umas insensiveis :!:
kitten
Membro Veterano

quinta jul 24, 2008 9:38 pm

Pois somos, eu ía responder doutra maneira mas depois acusam-me de não saber escrever em Português 8) 8)
Madalena Marques
TheGreatDane
Membro Veterano
Registado: segunda mai 26, 2008 10:01 pm

quinta jul 24, 2008 10:10 pm

Acho um absurdo a quantidade de pessoas que frequentam a arca e são incapazes de aprender com lições de vida. Acham que há sempre soluções e passam a sua vida na internet a fazer activismo de sofá

Temos ainda as crianças que na internet decidem que somos todos iguais e não sabendo nada da vida fazem-se passar por adultos.
E finalmente aquelas pessoas que por azares da vida sacrificam a sua vida a 100% pelos animais e desprezam aqueles que apesar de gostarem de animais têm tempo para a familia.

Desisti de ajudar e ensinar o pouco que sei aqui na arca há uns anos devido à arrogância imatura de um grupo de foristas que entende que os seus nicknames ( isso mesmo, nem é o nome verdadeiro) cai na lama se provarmos aqui na arca que eles estão errados em parte ou no todo. E que nos atacam a todos com clones e palhaçadas.

Sei de igual forma que as pessoas que aqui vêm atacar as kittens e as Texugas da arca são pessoas que na vida real eram incapazes de dizer as barbaridades que aqui dizem por na vida a sério não estarem escudadas por computadores ou pelo facto de poderem fazer pesquisas no google.

Essas pessoas que insistem em dizer barbaridades sobre o mundo canino em sites da net, não valem nada no mundo da canicultura ou da veterinária ou em tertúlias de pessoas com alguns conhecimentos.

Seriam ignorados/as.

Sabem disso e tentam iludir-se na net fazendo upas, mimos virtuais e copiando textos.

Por isso, Texuga... este tópico na minha opinião só serve para que pessoas com uma vida muito triste se sintam bem, por terem alguém que se preocupa abrir um tópico por se sentirem incomodadas.

Por mim digo, bem hajam, licenciados em canicultura virtual, donas de casa desocupadas, adolescentes borbulhentos, dedicados ao onanismo, viúvas sem assistência, reformadas ociosas. Graças a vocês é que os veterinários ganham dinheiro a sanar situações que advêm das vossas dicas e os criadores vendem cães e as rações se safam ao preço que estão.
Alexandre, Bispo, Servo dos Servos de Deus, ao Car&iacute;ssimo filho em Cristo, Afonso, Ilustre Rei dos Portugueses, e a seus herdeiros, in perpetuum.
kitten
Membro Veterano

quinta jul 24, 2008 10:26 pm

ImagemImagemImagemImagemImagemImagem
Madalena Marques
__dani__
Membro Veterano

quinta jul 24, 2008 11:10 pm

kitten Escreveu:è claro que ninguém leva a mal, vivemos em democracia e cada um tem direiro à sua opinião pessoal.
__dani__ Escreveu:Nunca sofreu... ainda bem! É bom saber isso. Todas as pessoas que conheço já sofreram, por alguma coisa ou outra, enfim, penso que as lágrimas não aparecem apenas quando adoecemos.
Eu nunca disse isso. Eu sofro duma doença crónica altamente incapacitante que tem alturas que me deixa de cama e completamente de rastos, não faço é um drama da minha doença. Vivo-a comforme posso und dias melhor, outros pior, mas SEMPRE um dia de cada vez. Logo não me fale em sofrimento porque a vida não é feita só de sofrimento, é feita de coisas boas também, algumas muito boas e compete-nos a nós, seres conscientes tentar evitar que os que nada podem fazer sofram.

É muito bonito ouvir falar em acções de esterilização, mas quem as faz? Ou melhor, quem as paga?

O triste é eu continuar a ler que gente que deveria ser consciente continua a cruzar indiscriminadamente os seus animais. Por isso digo ninhadas de rua, no meu ponto de vista deveriam ser todas eutanaziadas e logo à nascença, mas não falo em afogamentos como muita gente faz, falo em eutasil e feito por um vet.

Também eu acho que se deve consciencializar as pessoas, mas diga-me Dani e isto é um puro exercício, não estou a dizer que aconteceu ou que irá acontecer, se a dani tiver uma cadela ou uma gata que por um descuido (que pode acontecer) ficar prenhe, o que é que a Dani faz? Leva-a ao vet faz aborto e esteriliza ou deixa vir ao mundo mais uma ninhada de infelizes que provavelmente irão engrossar o tão vasto nº. que por aí anda?
Antes de mais obrigada por respeitar a minha opinião, já que há por aí muito boa gente incapaz disso.

Como a kitten referiu e bem, apesar do seu problema consegue viver conforme pode, um dia de cada vez, porque a vida não é feita de sofrimento, é feita de coisas boas também. Era aí que eu queria chegar.

Aqui em Aveiro já se fizeram várias camapanhas de esterelização que obtiveram bons resultados, atravéz de uma clinica veterinária que colabora com associações. Um dos projectos do qual participei tinha como objectivo fazer uma listagem de todas as matilhas de cães abandonados das zonas de Aveiro, esterelizando as cadelas das mesmas. Sei que não é tarefa facil...alias, nada facil mesmo. Mas com esforço e dedicação tudo se consegue. Não é muito comparado a todos os caes que por aí andam, mas foi um princípio.

Em relação ao exemplo que deu: se eu tiver uma cadela que por descuido fique prenhe... As minhas cadelas não ficam prenhes por descuido, porque estão todas esterelizadas.
kitten
Membro Veterano

quinta jul 24, 2008 11:14 pm

Por issoeu disse que era um exercício, mas então vamos falar de outra maneira eu tenho 4 cadelas todas inteiras, vamos supor que em cio quando vou com elas à rua uma se lembrava de se soltar e fugir. O que acha que eu faria quando ela aparecesse?
Madalena Marques
__dani__
Membro Veterano

quinta jul 24, 2008 11:17 pm

kitten Escreveu:Por issoeu disse que era um exercício, mas então vamos falar de outra maneira eu tenho 4 cadelas todas inteiras, vamos supor que em cio quando vou com elas à rua uma se lembrava de se soltar e fugir. O que acha que eu faria quando ela aparecesse?
A kitten pelo que eu percebi, e atenção, não estou a criticar, eutanasiava os cachorros se não pretendesse esterelizar a cadela.
__dani__
Membro Veterano

quinta jul 24, 2008 11:19 pm

Isto é, se ela tivesse realmente prenhe como é obvio... acho que fazia primeiro uma ecografia para saber.
texuga
Membro Veterano
Registado: quinta jan 03, 2002 9:31 pm
Localização: Vaca, porco, galinha, frango, coelho, perú, enfim, como de tudo um pouco...

quinta jul 24, 2008 11:30 pm

Ó kitten dá cá o neco a bater palminhas que eu também quero :D :D :D :D

Mas é isso mesmo TheGreatDane, eu não diria melhor!!!

Ponky tás aqui tás a levar... com um rafeiro caquético à tua porta :twisted:

P.S.- Ainda bem que tenho dicionário... senão a kitten, que é buéda má, reportava já o meu post... :evil:
buzio
Membro Veterano
Registado: segunda jan 07, 2002 9:58 pm
Localização: total : 92 ... se não nasceu nenhum durante a noite....

sexta jul 25, 2008 1:37 am

com outro? 8)
Responder

Voltar para “Cães”