NathalyGo Escreveu:Pois dani, só que Leishmaniose é a degradação do animal, o meu titan morreu com essa doença, assim que foi descoberta ele entrou em estado vegetal passado 20/25 dias, e faleceu em um mês. É uma doença muito rápida... é normal que penses assim se nunca tiveste num caso desses, mas se um dia tiveres (deus queira que nunca tenhas) uma situação semelhante vais ver q o abate é o melhor, porque tu vais sofrer mais de o ver naquele estado. Antes tambem pensava assim...ah nunca vou abater o titan, gosto demais dele pra fzer ixo...a verdade é que em concenso com a mnha familia decidimos faze-lo, por gostarmos MUITISSIMO dele.
Se for atrás verá que eu concordo a 100% com o abate de animais (quando não existem alternativas)... mas atenção que eu estou me a referir a abate de cachorros saudáveis.
texuga Escreveu:__dani__ Escreveu:Para mim, a vida de um animal tem o mesmo valor que a vida de um humano.
Então para mim, por essa ordem de ideias, as pessoas muito pobres, as crianças que nascem numa familia destruturada, os orfãos, comunidades inteiras de que passam por fome em certos países... deverião ser todos abatidos. Existe sofrimento? abate-se. O sofrimento acaba sim... mas a vida também... mas isso sou eu que vejo as coisas assim, para mim tudo o que há de mau trás algo de bom, e tudo o que há de bom, trás algo de mau. vejo a vida assim... se não houvessem coisas más ou sofrimento, não dariamos o devido valor às coisas boas, então na vida vai haver sempre sofrimento... não existem pessoas infelizes, não existem cães infelizes... existem uns com mais momentos de felicidade que outros.
Mas a minha opinião não vale mais do que isso, e este é um tema muito delicado, e muito polémico também... é quase como o aborto... talvez.

E já olhou para os milhares de animais que estão para adopção e ninguém os quer? Que solução propõe para os que vão nascendo?
Existem muitas medidas que se podem tomar, o que é preciso é mexer as mãos e não ficar a assistir. Campanhas de esterelização das cadelas, campanhas de sensibilização e divulgação, campanhas de adopção... projectos de esterelização de cadelas de rua etc etc... existem tantas coisas a fazer, continuamente... é preciso é força de vontade e um pouco de imaginação!
SiameseMaria Escreveu:__dani__,
Sem querer, de todo, que mude a sua opinião, faça uma visita a um qualquer Canil Municipal e se calhar verá a coisa também na minha perspectiva… Se é para terem aquela vida…
Já estive muitas vezes em canis municipais, e já trabalhei em varias associações de protecção de animais abandonados... algumas delas com muito poucas condições... mas foi por isso mesmo que eu fui para lá, eu e mais 2 pessoas! fomos limpar, tratar dos cães, e o projecto das obras está em andamento!
Eu sei bem como são os canis, sei que não é nada bonito, e já tentei mudar algumas coisas no canil da minha zona. Não é facil, mas aquilo já está muito melhor! Cada vez vai evoluindo. Se nós matasse-mos aqueles deixavam de sofrer, mas depois virião mais, e abatiamos mais uns quantos, e sucessivamente! essa não é solução. A solução passa por tentar mudar aquilo que está mal, nem que seja para os próximos, poderem ter uma vida melhor.
kitten Escreveu: Pois, para mim não. Apesar de haver muito ser humano que nem sequer deveria ter nascido, para mim avida humana é muito mais importante e valiosa.
Comparar crianças a cães ou gatos é proprio de quem não tem filhos, eu tenho 3, logo não comparo de modo nenhum uma criança a um cão. Comparar cães a crianças e dizer que se devia por essa ordem de ideias abater crianças de certos grupos sociais, é fazer uma comparação que nada tem de comparável.
Pois eu comparo, porque apesar dos seres humanos serem da minha espécie, eu considero que todos os seres têm o mesmo direito à vida, todos sofremos, a diferença é que eles não podem falar para dizer o que sentem. Não é por eu não ter filhos que deixo ou não de dar valor, alias ter filhos é aquilo que eu mais quero, já trabalhei num infantário e adoro crianças, não é por aí. É apenas um ponto de vista que tem de ser respeitado como eu respeito o seu.
kitten Escreveu:
Sofrer não é bom, nem faz parte da vida, faz parte da doença, nem para seres humanos nem para animais, eu pelo menos não gosto de sofrer, aliás eu comecei por dizer no inicio do tópico, que infelizmente não se pode acabar com o sofrimento no ser humano e que espero que quando chegar a minha vez a eutanásia já seja despenalizada.
Nunca sofreu... ainda bem! É bom saber isso. Todas as pessoas que conheço já sofreram, por alguma coisa ou outra, enfim, penso que as lágrimas não aparecem apenas quando adoecemos.
Eu por acaso já sofri muito, por ter nascido com 2 problemas, não é nada de grave, mas afectou toda a minha vida até aqui... ainda bem que a minha mãe decidiu desde logo não abortar, porque eu amo a vida e adoro viver!! Por mais sofrimento que me possa ter causado, também já tive muitos bons momentos na minha vida, e espero continuar a tê-los.
U206 Escreveu:
_dani_, acho que não se pode fazer uma comparação desse género, porque repare, uma criança que nasça no seio de uma família destruturada irá ser encaminhada para uma instituição e lá vai esperar que alguém o(a) adopte, caso isso não aconteça, a vida continua, irá trabalhar ou continuar a estudar... Mais tarde irá formar uma família e, quem sabe, vai vingar na vida!
O mesmo se passa com os animais... claro que não me refiro a eles estudarem, casarem-se e contruirem uma familia. Refiro-me ao facto de qualquer um poder encontrar uma familia e ser feliz, quem somos nós para decidir o destino de um animal, que na verdade... até poderia ser bom?
Enfim, como eu já disse atrás, este é um assunto muito delicado.
U206 Escreveu:
Só um reparo, está-se a esquecer daquelas instituições que muito lutam para minimizar esta situação preocupante, a fome, como é o caso do "Banco Alimentar", entre outras. É certo que não acabam completamente com esta situação, mas têm feito um bom trabalho, e sabe porquê? Devido à generosidade de muitas pessoas!
Também existem instituições para ajudar os animais abandonados... e muitas

e também têm feito um bom trabalho, alias, fazem o que podem e o que está ao seu alcance (a maioria), e tal como as instituições e organizações para ajudar as pessoas, não erradica completamente esta situação, mas minimiza.
U206 Escreveu:
Como você diz e, muito bem, sofrimento há-de existir sempre, mas há que o minimizar e se existem meios para isso, porque não os utilizar? A eutanásia é uma
opção, tanto em animais como poderia ser em seres humanos! No caso dos seres humanos a pessoa é que escolhe, como tal não há que ter qualquer sentimento de culpa!

Os animais não falam, não pensam, como tal não podem manisfestar a sua opinião, mas nós temos o dever de minimizar o sofrimento dos mesmos e não há acto de amor maior que este, acredite!

Exactamente... uma opção. A mais facil, mais radical. Acaba com o sofrimento, mas também acaba com a vida, que poderia ter sido melhor, se se tivesse recorrido a outros meios.
Existem sempre mais soluções, para isso é que serve a nossa cabecinha, para pensar nelas.
Atenção tudo o que eu disse é apenas o meu ponto de vista! Não vos tiro a razão, porque eu compreendo a vossa opinião, e respeito-a... apenas tento mostrar outra maneira de ver as coisas.. a minha maneira! Não levem a mal.