Dar comidinha na rua
Moderador: mcerqueira
Eu não consigo estabelecer comparação entre um cão e um gato a viver na rua...
Só que conhece de perto uma colónia de gatos pode confirmar, mas de facto os gatos adaptam-se de uma forma estraordinária, reconhecem perfeitamente que os alimenta, mas não procuram necessariamente quem os leve para casa... sobrevivem sem a ajuda humana...
Os cães não são assim. Assim que começam a ser alimentados de forma regular, começam a ganhar aos poucos confianças nos humanos e procuram a sua companhia... o melhor amigo do homem teve de sair de algum lado, não?
Só que conhece de perto uma colónia de gatos pode confirmar, mas de facto os gatos adaptam-se de uma forma estraordinária, reconhecem perfeitamente que os alimenta, mas não procuram necessariamente quem os leve para casa... sobrevivem sem a ajuda humana...
Os cães não são assim. Assim que começam a ser alimentados de forma regular, começam a ganhar aos poucos confianças nos humanos e procuram a sua companhia... o melhor amigo do homem teve de sair de algum lado, não?
Os meus olhos não vêm, as minhas mãos não tocam, mas o meu coração SENTE!
Peço desculpa! Mea culpa! Não reparei que falava de gatos.....lagutrop Escreveu:Sofrem como?nicasxi Escreveu:E chamar o canil para sofrerem lá até serem abatidos?
Ou acham que chegam e lhe é dada a injecção misericordiosaOs bravos faço o mesmo, vacino e solto no mesmo local
E qual é a diferença? Os que solta no mesmo local, não sofrem??????
São alimentados, vacinados anualmente e sempre que algum está doente é apanhado e tratado.
O ideial seria arranjar donos para todos mas e, não sabendo qual é a sua experiência com gatos, digo-lhe que nem todos são felizes entre 4 paredes.
Tambem não são soltos no meio da rua.
Voltam para a colonia onde sempre viveram ou, se for um local de risco por transito ou envenamento, procura-se uma outra onde fiquem seguros
Claro que falando de gatos , o assunto muda um bom bocado.
São mais independentes , mais " desenrascados" por assim dizer.....
Desculpe mas devo ter lido atravessado.... às vezes acontece...

-
- Membro Veterano
- Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am
Acho que seja quem for que alimente um ou mais animais na rua, tem a obrigação de se responsabilizar por esse ou esses animais, mesmo no que respeita a resolução da eutanásia caso seja necessária. Não tem que ser por via Camarária já que sofrem horrores até serem eutanasiados, podendo recorrer a Veterinários que apesar da profissão ser a de lhes garantir uma melhor qualidade de saúde, também são suficientemente humanos para avaliarem o sofrimento escusado e muitas vezes irreversível num animal errante e acabarem-lhe com esses sofrimento. Claro que tem custos mas, o que é que hoje em dia não tem? A ração também tem custos e os “defensores da tigela” (eu incluída) também os acarretam.
Claro que é diferente manter-se um canídeo errante, em relação a um gato, p.e.
O canídeo permanece no local de quem o alimenta e caso seja um animal de mau carácter pode trazer problemas…! Já o felino come e segue outras direcções, em exploração, até serem horas da próxima refeição. Mas, não é de todo diferente a forma de responsabilidade, a todos os níveis, que se deve assumir pelos casos…!
Um gato tem mais poder de sobrevivência que um cão, a vários níveis, mas ambos sofrem de solidão, o calor do Verão, a sede, a fome, o frio do Inverno mas com uma melhor capacidade de se albergar da chuva e vento em casas abandonadas, tocas, etc… capacidade esta que é bem mais difícil para um cão.
Leo
Claro que é diferente manter-se um canídeo errante, em relação a um gato, p.e.
O canídeo permanece no local de quem o alimenta e caso seja um animal de mau carácter pode trazer problemas…! Já o felino come e segue outras direcções, em exploração, até serem horas da próxima refeição. Mas, não é de todo diferente a forma de responsabilidade, a todos os níveis, que se deve assumir pelos casos…!
Um gato tem mais poder de sobrevivência que um cão, a vários níveis, mas ambos sofrem de solidão, o calor do Verão, a sede, a fome, o frio do Inverno mas com uma melhor capacidade de se albergar da chuva e vento em casas abandonadas, tocas, etc… capacidade esta que é bem mais difícil para um cão.
Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p> </p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
Eu não alimento animais na rua. Para quê fazê-lo?TheGreatDane Escreveu:Estas situações sempre me fizeram confusão. Como é possivel uma pessoa ( ou várias) dizer que gosta de animais e fazer o mais básico.Sim, porque dar comida, não custa, até uma pessoa que vai a passar o pode fazer.
Agora um grupo de pessoas de um bairro ou mini comunidade fazê-lo, parece-me a mim que da forma que descrevi acima é uma forma de catarse colectiva de forma a lavarem-se de sentimentos de culpa, ou para sentirem que façam algo por menos que seja...
Que acham ?
Tenho cão em casa para alimentar, vacinar, desparasitar, escovar, brincar, enfim, ser cão.
Se encontro um animal na rua, levo-o para casa ou para algum outro sítio que o possa acolher. Mas alimentar na rua só por alimentar, isso não faço. Seria incapaz de fazer "só isso". Cão é para ser bem tratado, não é objecto de caridade. Além de que, salvo raríssimas excepções, os animais de rua alimentados por grupos de pessoas, normalmente são só isso, alimentados. Não lhes dão vacinas, não esterilizam, não nada, só lhes dão "comidinha". Assim nunca hão-de acabar os animais abandonados, porque há-de sempre haver o coitadinho-do-cãozinho-da-praceta que por acaso apanhou a jeito a lulu-da-vizinha-do-terceiro-andar e ooops, nasceram mais uns desgraçadinhos, que coitadinhos, são tão queridinhos, mas daqui a uns mesinhos vão para a rua porque lá em casa já não cabem, e a história repete-se.
Eu acho que há aqui uma inversão de valores quanto à imputação de responsabilidades às pessoas que alimentam cães abandonados.
O normal seria vocês insurgirem-se contra os donos que os abandonam ou contra as autoridades que não resolvem o problema à nascença. Preferem, não sei porquê, visar os que os alimentam...
Sei de histórias de cães vadios alimentados por particulares que são verdadeiramente comoventes. O ideal seria que quem os alimenta os vacinasse, desparasitasse, etc. Mas pelo menos não morrem à fome... e cada um sabe a capacidade económica que tem para incorrer noutros gastos.
Agora, não invertam os papeis e não lancem anátemas sobre pessoas a quem doi ver um cão escanzelado. Protestem contra quem está na raiz do problema ou, dando o exemplo, recolham ou tratem os cães vadios que, efectivamente, são um problema, mas cuja resolução cabe às autoridades.
O normal seria vocês insurgirem-se contra os donos que os abandonam ou contra as autoridades que não resolvem o problema à nascença. Preferem, não sei porquê, visar os que os alimentam...
Sei de histórias de cães vadios alimentados por particulares que são verdadeiramente comoventes. O ideal seria que quem os alimenta os vacinasse, desparasitasse, etc. Mas pelo menos não morrem à fome... e cada um sabe a capacidade económica que tem para incorrer noutros gastos.
Agora, não invertam os papeis e não lancem anátemas sobre pessoas a quem doi ver um cão escanzelado. Protestem contra quem está na raiz do problema ou, dando o exemplo, recolham ou tratem os cães vadios que, efectivamente, são um problema, mas cuja resolução cabe às autoridades.
Claro que são as autoridades que deveriam resolver o problema. Mas como se resolve aquilo de que não temos conhecimento?Estou a falar de situações pontuais, note-se, não estou a dizer que as autoridades não conhecem o problema dos cães vadios.
Se na minha zona aparecer um cão vadio, primeiro procuro saber se alguem está interessado em adoptar. Se não, chamo o canil municipal.
Não é nem pouco mais ou menos a melhor solução , os nossos canis estão a abarrotar , mas se fizessem o trabalho como compete......talvez houvesse melhores condições nos canis.
A raiz do problema não são as pessoas que alimentam os cães na rua, desculpe lá, mas tambem não o solucionam em nada.
Se na minha zona aparecer um cão vadio, primeiro procuro saber se alguem está interessado em adoptar. Se não, chamo o canil municipal.
Não é nem pouco mais ou menos a melhor solução , os nossos canis estão a abarrotar , mas se fizessem o trabalho como compete......talvez houvesse melhores condições nos canis.
A raiz do problema não são as pessoas que alimentam os cães na rua, desculpe lá, mas tambem não o solucionam em nada.
Absolutamente de acordo. Mas pelo menos resolvem um problema momentâneo, àquele cão, àquela hora... E, se fazem tudo o que podem...devem ser criticadas por isso?A raiz do problema não são as pessoas que alimentam os cães na rua, desculpe lá, mas tambem não o solucionam em nada
Não! Só são criticaveis se continuarem a alimentar o cão, se lhe puserem a tigela e o cartãozinho para ele se abrigar,sem se incomodarem se os restantes vizinhos estão dispostos a ter debaixo da janela esse "espectáculo". Se não fizerem mais nada . Isso é o que eu critico.jcsousa Escreveu:Absolutamente de acordo. Mas pelo menos resolvem um problema momentâneo, àquele cão, àquela hora... E, se fazem tudo o que podem...devem ser criticadas por isso?A raiz do problema não são as pessoas que alimentam os cães na rua, desculpe lá, mas tambem não o solucionam em nada
Claro que , enquanto se tenta resolver aquela situação pontual, até eu lhe dou comer, lógico. Mas a resolução do problema não se fica só pela tigela de comer e água. É isto que eu penso. Devo ser criticada por isso?....

Após ler certos comentário pergunto me: " Só alimentar?" o SÓ aqui sera um pouc,, se nao muito, subjectivo.
Falamos de cães, normalmente, abandonados ou que foram maltratados, ou que pura e simplesmente nasceram na rua e sobrevivem das alminhas como a Leo. Agora expliquem me o só? O "só" só existe porque alguem os alimenta, alguma alma que lhe da algo para comer, porque toda a gente sabe que os caes nao conseguem se alimentar sozinhos, salvo nos lixos.
Tambem nos sabemos que muitos de nós temos animais em nossa casa e so nao temos mais porque nao podemos ou nao temos espaço para isso, penso que ao menos podemos fazer algo por aqueles que precisam, nem que seja "só" alimentar como alguem aqui referiu... tambem se fosse tudo tao radical nao haveria caes, nem gatos, estavam todos no canil prontos para abate... penso que nao seria esse o mundo onde eu quisesse viver... esses caes embora nao tenham uma casa nem "donos" ao menos sentem por breves momentos carinho daquelas pessoas que ajudam...
Isto é apenas uma opiniao nao critica!
Cumprimentos a todos
Mauro
Falamos de cães, normalmente, abandonados ou que foram maltratados, ou que pura e simplesmente nasceram na rua e sobrevivem das alminhas como a Leo. Agora expliquem me o só? O "só" só existe porque alguem os alimenta, alguma alma que lhe da algo para comer, porque toda a gente sabe que os caes nao conseguem se alimentar sozinhos, salvo nos lixos.
Tambem nos sabemos que muitos de nós temos animais em nossa casa e so nao temos mais porque nao podemos ou nao temos espaço para isso, penso que ao menos podemos fazer algo por aqueles que precisam, nem que seja "só" alimentar como alguem aqui referiu... tambem se fosse tudo tao radical nao haveria caes, nem gatos, estavam todos no canil prontos para abate... penso que nao seria esse o mundo onde eu quisesse viver... esses caes embora nao tenham uma casa nem "donos" ao menos sentem por breves momentos carinho daquelas pessoas que ajudam...
Isto é apenas uma opiniao nao critica!
Cumprimentos a todos
Mauro
Nós encaramos o problema de ângulos diferentes (mas ambos legítimos). Eu não tenho nada contra quem alimenta regularmente um cão, independentemente da opinião dos restantes vizinhos... Se não gostam, que façam como a nicasxi: chamem os serviços de recolha - é uma forma tão legítima como outra qualquer.nicasxi Escreveu:Não! Só são criticaveis se continuarem a alimentar o cão, se lhe puserem a tigela e o cartãozinho para ele se abrigar,sem se incomodarem se os restantes vizinhos estão dispostos a ter debaixo da janela esse "espectáculo". Se não fizerem mais nada . Isso é o que eu critico.jcsousa Escreveu:Absolutamente de acordo. Mas pelo menos resolvem um problema momentâneo, àquele cão, àquela hora... E, se fazem tudo o que podem...devem ser criticadas por isso?A raiz do problema não são as pessoas que alimentam os cães na rua, desculpe lá, mas tambem não o solucionam em nada
Claro que , enquanto se tenta resolver aquela situação pontual, até eu lhe dou comer, lógico. Mas a resolução do problema não se fica só pela tigela de comer e água. É isto que eu penso. Devo ser criticada por isso?....
Todos já sabemos que a solção não se fica só pela tigela e água. E não deve ser criticada por isso, nem criticar quem alimenta os cães vadios. Na minha opinião, claro.
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am
Todas as opiniões são válidas mas, agora pergunto a tantos que se insurgem contra alimentar animais errantes, mesmo àquelas pessoas que só lêem o forum e possam formar a mesma opinião:
Alguma vez vos passou pela cabeça um animal vosso poder fugir, perder-se e andar errante à fome, com sede, com frio ou calor, à chuva ou sob sol ardente e não haver viva alma (tal como os que se insurgem...) que lhe dê um pouco de ração, nem que uma bucha de pão ou uma tigela de água fresca?
E sabem que mais? EU NUNCA tive um animal MEU que necessitasse… porque NUNCA nenhum me fugiu, felizmente! Mas… esta questão assola-me o coração!!!
Pensem…!!!
Leo
Alguma vez vos passou pela cabeça um animal vosso poder fugir, perder-se e andar errante à fome, com sede, com frio ou calor, à chuva ou sob sol ardente e não haver viva alma (tal como os que se insurgem...) que lhe dê um pouco de ração, nem que uma bucha de pão ou uma tigela de água fresca?
E sabem que mais? EU NUNCA tive um animal MEU que necessitasse… porque NUNCA nenhum me fugiu, felizmente! Mas… esta questão assola-me o coração!!!
Pensem…!!!
Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda mai 26, 2008 10:01 pm
A questão é exactamente essa. Na maioria dos casos é a caridadezinha, 5 ou 6 pessoas a alimentar um animal, depois acham "giro" se é cadela e fica prenha e andam com os cachorros na mão e quando têm uma matilha, existe um problema do qual se desfazem. As pessoas responsáveis que ajudam um animal e se preocupam com ele verdadeiramente são menos do que se pensa. Poderemos ainda pensar nas pessoa sque atiram às escondidas sacos de plástico com restos ao telhado de casas onde se acumulam às dezenas. Não há nada de mal em ajudar ou dar uma refeição, mas muita gente faz o mais simples.MMPA Escreveu: Além de que, salvo raríssimas excepções, os animais de rua alimentados por grupos de pessoas, normalmente são só isso, alimentados. Não lhes dão vacinas, não esterilizam, não nada, só lhes dão "comidinha". Assim nunca hão-de acabar os animais abandonados, porque há-de sempre haver o coitadinho-do-cãozinho-da-praceta que por acaso apanhou a jeito a lulu-da-vizinha-do-terceiro-andar e ooops, nasceram mais uns desgraçadinhos, que coitadinhos, são tão queridinhos, mas daqui a uns mesinhos vão para a rua porque lá em casa já não cabem, e a história repete-se.
Não se dê uma peixe ao velho mas sim uma cana e ensine-se a pescar.
Alexandre, Bispo, Servo dos Servos de Deus, ao Caríssimo filho em Cristo, Afonso, Ilustre Rei dos Portugueses, e a seus herdeiros, in perpetuum.
Olá Leo!leonildecarvalho Escreveu:Todas as opiniões são válidas mas, agora pergunto a tantos que se insurgem contra alimentar animais errantes, mesmo àquelas pessoas que só lêem o forum e possam formar a mesma opinião:
Pensem…!!!
Leo
Até hoje só me fugiu a iguana. E tomara eu que quem a visse tivesse dado o alarme.....( E não há comparações possiveis).
Mas se o meu cão me fugisse , muito eu quereria que alguem chamasse o canil ....... agora se lhe fossem dando de comer......ele iria ficando por ali, nem quero pensar.....

nicaxsi
Eu não sei onde vive mas aconselhava-o a visitar um canil camarário.
Talvez mudasse de ideias.
Eu não sei onde vive mas aconselhava-o a visitar um canil camarário.
Talvez mudasse de ideias.
<p>"Por maior que seja o buraco em que você se encontra, sorria, porque, por enquanto, ainda não há terra em cima." (Autor desconhecido)</p>
<p> </p>