Respeito do cão pelo dono

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

nicasxi
Membro Veterano
Registado: segunda ago 25, 2008 2:25 am

quarta nov 19, 2008 3:19 pm

LLLLLOOOOLLL
A cadela da minha sogra ( credo passo a redundância ) anda sempre a montar as almofadas e os bonecos de peluche. Deve ter cheirado testosterona a mais .... A senhora só teve filhos homens.....
texuga
Membro Veterano
Registado: quinta jan 03, 2002 9:31 pm
Localização: Vaca, porco, galinha, frango, coelho, perú, enfim, como de tudo um pouco...

quarta nov 19, 2008 3:20 pm

(mais um a descambar... 8) ... tsss tsss começou tão bem... 8) )
http://www.apterrariofilia.org<a href="http://www.amphibio.org/apterrariofilia" target="_blank"> </a>
cristty
Membro
Registado: terça set 23, 2008 1:53 pm

quarta nov 19, 2008 3:48 pm

nicasxi Escreveu:LLLLLOOOOLLL
A cadela da minha sogra ( credo passo a redundância ) anda sempre a montar as almofadas e os bonecos de peluche. Deve ter cheirado testosterona a mais .... A senhora só teve filhos homens.....

LLLOOOLLLL
jcsousa
Membro Veterano
Registado: sábado mai 03, 2003 11:57 am
Contacto:

quinta nov 20, 2008 8:43 am

Estou perplexa com as coisas que aprendo neste fórum...

E eu a pensar que a testosterona era a culpada das "guerras" entre cães... Quanta ignorância a minha...
\

Pois, mas parou para pensar porque em que medida a ausência de testosterona (ou quase) é responsável por NÃO haver guerras entre CACHORROS e adultos?

Quanto à perplexidade, não se preocupe. Deve ser das que ficam perplexas com pouco...
pode explicar-me o que é que os cães cheiram para "detectar a testosterona"?
Para detectar a testosterona os cães "cheiram" a testosterona... como é óbvio...

Como cheiram a progesterona, e as feromonas duma cadela em cio a quilómetros de distância...

Como "cheiram" e detectam cancros e a sua localização nos humanos...

Como "cheiram" e detectam pessoas na busca e salvamento...

Algo mais de informação sobre o olfacto dos cães e vai ver que ainda vai ficar mais perplexa.
texuga
Membro Veterano
Localização: Vaca, porco, galinha, frango, coelho, perú, enfim, como de tudo um pouco...

quinta nov 20, 2008 11:16 am

jcsousa Escreveu:
Estou perplexa com as coisas que aprendo neste fórum...

E eu a pensar que a testosterona era a culpada das "guerras" entre cães... Quanta ignorância a minha...
\

Pois, mas parou para pensar porque em que medida a ausência de testosterona (ou quase) é responsável por NÃO haver guerras entre CACHORROS e adultos?

Quanto à perplexidade, não se preocupe. Deve ser das que ficam perplexas com pouco...
pode explicar-me o que é que os cães cheiram para "detectar a testosterona"?
Para detectar a testosterona os cães "cheiram" a testosterona... como é óbvio...

Como cheiram a progesterona, e as feromonas duma cadela em cio a quilómetros de distância...

Como "cheiram" e detectam cancros e a sua localização nos humanos...

Como "cheiram" e detectam pessoas na busca e salvamento...

Algo mais de informação sobre o olfacto dos cães e vai ver que ainda vai ficar mais perplexa.
A minha "perplexidade" não se prende com o olfacto dos cães, a minha "perplexidade" teve a ver com o facto do jcsousa dizer que um cão respeita mais um homem porque lhe cheira a testosterona... :roll:
http://www.apterrariofilia.org<a href="http://www.amphibio.org/apterrariofilia" target="_blank"> </a>
jcsousa
Membro Veterano
Contacto:

quinta nov 20, 2008 11:18 am

Nunca quiz dizer tal coisa. Apenas quis dizer que o identifica como macho.
texuga
Membro Veterano

quinta nov 20, 2008 11:21 am

jcsousa Escreveu:Nunca quiz dizer tal coisa. Apenas quis dizer que o identifica como macho.
E em que é que o facto do cão identificar o ser humano como macho, influencia no respeito que tem pelo mesmo?
Que eu me lembre o que o jcsousa disse foi que a presença da testosterona ajuda o dono na liderança:
Não é tão barbaridade assim, A maior corpulência do Homem, a sua voz mais grave e sobretudo o maior nivel de produção de testosterona relativamente à Mulher, são atributos que à partida facilitam o reconhecimento como líder por parte do cão.
Era só isto que eu gostava de ver explicado... :roll:
cbraga
Membro Veterano
Registado: quarta jan 19, 2005 12:12 pm

quinta nov 20, 2008 11:47 am

Bom só passei por aqui para dizer que o meu cão dá-se pior com o meu namorado do que comigo.
Aliás, acho que ele não gosta de homens no pedaço. Obedeçe, ou não :? , mais dificilmente aos homens que a mulheres.
Esse Vet é de espanto, diga-se.

E em artigos que já li, em testes feitos, chegaram à conclusão que entre homens e cães, em que ambos possuem "altos niveis de testosterona" existem mais conflitos.
texuga
Membro Veterano

quinta nov 20, 2008 12:18 pm

cbraga Escreveu:
E em artigos que já li, em testes feitos, chegaram à conclusão que entre homens e cães, em que ambos possuem "altos niveis de testosterona" existem mais conflitos.
O problema não está no "cheiro" da testosterona, está no temperamento de algumas pessoas e de alguns cães.

Quando as pessoas têm determinados comportamentos, sejam elas homens ou mulheres, os cães reagem a esses mesmos comportamentos, e nos homens, por exemplo, culpam a testosterona para justificar a agressividade ou a "brutalidade". É claro que o cão, especialmente macho pela tendência dominante mais pronunciada (com bastantes excepções), não reage bem a uma atitude, na cabeça dele (cão), descompensada, desorganizada e temperamental. Um líder é um ser calmo e assertivo, não energético e inconstante como muitos homens (e mulheres) o são.
cbraga
Membro Veterano
Registado: quarta jan 19, 2005 12:12 pm

quinta nov 20, 2008 1:15 pm

Correcto.
Aqui segue mais um excerto de artigo, relativamente às hormonas.

AUSTIN, Texas—By investigating the connection between hormonal levels in people and their animals, psychology researchers at The University of Texas at Austin may be able to provide hormonal clues into who has the potential to abuse their pets and how this abuse might be prevented.

Robert Josephs, associate professor of psychology, and Amanda Jones, graduate student, examined how testosterone levels influence pet owners’ behavior and, in turn, how they affect the hormonal changes in their animals during stressful situations.

Their findings appear in a paper titled “Interspecies Hormonal Interactions Between Man and the Domestic Dog” in the current issue of Hormones and Behavior, a biology journal.

The researchers found men’s testosterone levels determined their behavior toward their dogs, after the dogs performed poorly in a statewide agility competition. Men with high levels of testosterone punished their dogs by hitting them and yelling at them whereas men with lower levels supported their dogs by petting and praising the losing animals.

Punished dogs showed an alarming rise in the stress hormone cortisol, a neurotoxic substance that can lead to destruction of cells in the hippocampus, leading to memory deficits. Chronically elevated cortisol levels also weaken the immune system. These consequences might be especially critical for dogs in high stress jobs in which memory and health are critical, such as bomb-sniffing, police and guide dog environments.

Although there is much research demonstrating how changes in an individual’s hormone levels influence behavior toward another individual of the same species, this is the first research to examine effects across the species boundary.

“Hormones play powerful roles in interactions from mating to aggression within species. Obviously, people also have the potential to influence stress in other animals,” Josephs said. “This study delineates conditions under which man may not always be dog’s best friend.”

To guard against chronically elevated levels of cortisol in their dogs, the researchers suggest that people who are at risk for reacting negatively in stressful situations try to avoid them or attempt to consciously regulate their behavior during stressful periods and learn to provide support by playing with or petting their dogs.

The researchers speculate these findings may provide insight into parent-child relationships, as well.

Afinal, quanto mais hormonas, pior :lol: :lol: :lol:
texuga
Membro Veterano

quinta nov 20, 2008 2:50 pm

Lá está, não tem nada a ver com o facto do cão "cheirar" a testosterona, tem a ver apenas e só, com o que a testosterona provoca no ser humano... vulgarmente conhecido como "pensar com a cabeça errada" 8) ... Depois a culpa é dos cães 8)
xenita
Membro Veterano
Registado: quinta jul 24, 2008 12:07 pm

quinta nov 20, 2008 3:46 pm

ola texuga :lol:

dame um aesxplicação para isto:
tenho varios cães de varias raças se eu estiver sozinha em casa solto 3 ou mais cães eles brincam e não fazem guerra socializam na boa.brinco com bolas, paus, cordas.
qualquer coisa que os faça correr.

bem se o meu marido estiver em casa não posso soltar em conjunto tem de ser um de cada vez.

fazem guerra da grossa.pensei que fosse do som da voz

porqué? sabe me explicar obrigado
jcsousa
Membro Veterano
Contacto:

quinta nov 20, 2008 4:03 pm

1º - parece óbvio que os cães detectam a testosterona através do olfacto;

2º - a testosterona identifica o macho e como aqui fo dito comporta uma mensagem de força, aliás um dos efeitos reconhecidos dessa hormona;

3º - se essa mensagem é absorvida pelo cachorro no seu contacto com o dono,´parece-me não ser preciso muito esforço para concluir que predispõe o cachorro a uma maior submissão.

Não é, como disse, o único factor, se tal acontecesse não havia mulheres baixas e de voz fina, excelentes treinadoras.

Todos sabemos que o colesterol alto e o fumar potenciam problemas cardiovasculares, mas você pode fumarf e ter colesterol alto sem lhe acontecer nada...
xenita
Membro Veterano
Registado: quinta jul 24, 2008 12:07 pm

quinta nov 20, 2008 4:29 pm

sim identificam o macho!!!! mas não lhe obedecem!!!! nem consegue parar as guerras.só com a repucho de agua bem forte.

comigo não sucede assim.
jcsousa
Membro Veterano
Contacto:

quinta nov 20, 2008 4:43 pm

xenita Escreveu:sim identificam o macho!!!! mas não lhe obedecem!!!! nem consegue parar as guerras.só com a repucho de agua bem forte.

comigo não sucede assim.
Referi-me apenas à situação cachorro x homem. Penso que foi este o assunto inicial do tópico.
Responder

Voltar para “Cães”