DrCasa Escreveu:TheGreatDane, repare que, sem entrar em grandes considerandos, é perfeitamente admissível e acontece com frequencia os vets preencherem os boletins sanitários com a raça do cão sem pedirem o LOP ao dono. Trata-se de uma constatação baseada apenas nos seus conhecimentos técnicos mas que, quando é óbvia, eles não se abstêm de fazer. Para efeitos de chip, seguros, licenciamento municipal, etc o LOP também não é determinante.
Os veterinários não são obrigados a conhecer em pormenor as raças de cães e os seus estalões. Não é essa a sua formação. E se alguns veterinários até desenvolveram bons conhecimentos técnicos nesta àrea, a esmagadora maioria não.
Normalmente colocam no boletim de saude aquilo que acham que mais se assemelha a uma raça existente ou simplesmente colocam lá aquilo que o dono quer (desde que não destoe muito...).
Para os restantes efeitos, as entidades fazem fé naquilo que é dito pelo utente/cliente.
DrCasa Escreveu:
Mantenho a minha opinião de que, para acções no âmbito dos clubes de canicultura, o LOP seja um instrumento essencial.
Se um cão encaixa escandalosamente no estalão de uma raça porque não trata-lo pela raça a que pertence?
E quem avalia que um cão encaixa escandalosamente num determinado estalão? É que pessoas com essa formação e/ou conhecimento não abundam por aí...
DrCasa Escreveu:
E só digo isto porque tenho visto amigos meus comprarem cachorros com LOP, por preços elevadíssimos que na idade adulta não se encaixam nos parâmetros do estalão.
O LOP não garante que um cão seja um excelente exemplar, nem que não tenha faltas graves relativamente ao estalão.
Por outro lado, com a crescente importação de cachorros para pet, por parte de comerciantes e intermediarios, fraudes de LOPs também tendem a aumentar. E muitas vezes aquilo que consta no LOP e o cão em si, tem tanto a ver como eu ser filho da Rainha de Inglaterra...