Vender Cães Rafeiros

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Torrez
Membro Veterano
Registado: domingo jun 29, 2008 1:14 am
Localização: 1 Rott(Black), 1 Yorkshire Terrier (Skippy) e 1 São Bernardo (BIG), 1 Cocker Spaniel (Martinha... no

domingo nov 23, 2008 12:31 am

goatee Escreveu:Quando os animais não são de raças puras, terão de ser arraçados. É normal dizerem que são de raça indeterminada.

Só compra quem quer, mas deveria haver algum controle porque os animais também transmitem doenças.

Quando acontecer algo como a gripe das aves, já será tarde.
:o :o :o :o
Bem... É que não se aproveita uma frase... :roll:
Então e se eu tiver um filho de cruzados?? Não é de raça pura nem é cruzado é pura e simplesmente SRD.

Não percebo o que é que uma coisa tem a ver com a outra... E obrigado pela novidade acerca de transmitirem doenças, o pessoal daqui não sabia...

Gripe das aves... acontecer algo... que confusão vai nessa cabeça...
"A razão de eu amar tanto o meu cão, é que quando chego a casa ele é o único que me trata como se eu fosse os Beatles."
Bill Maher

"Os cães são o nosso elo ao paraíso. Eles não conhecem a maldade, a inveja ou o descontentamento. Sentar-se com um cão no topo de uma colina, numa tarde linda, é voltar ao Éden, onde ficar sem fazer nada não era tédio, era paz."
Milan Kundera
Pointerman
Membro Veterano
Registado: terça ago 28, 2007 5:37 pm

domingo nov 23, 2008 1:11 pm

O importante e cada um ter o que gosta,quem quer com LOP tem com LOP se quer sem LOP tem sem LOP o que interessa e que cada um seja feliz.

[Editado pela moderação (zitapets)]
DrCasa
Membro Júnior
Registado: domingo out 19, 2008 2:49 pm

domingo nov 23, 2008 5:25 pm

Este assunto já se parece com um furúnculo, espremem-no de vez em quando mas ele irrompe sempre. E cada vez mais pestilento
Parece-me que todos já disseram coisas acertadas acerca disto mas depois perdem-se em pequenas ofensas e argumentação comezinha.

angeleyes 20
Será que não existem cães de raça pura sem LOP?
Um homem já não pode dizer que tem em casa um cão de raça sem cometer perjúrio?

TheGreatDane
Será que um criador ou um vet. tem necessariamente de olhar para o LOP para identificar a raça de um cão? Repara que a palavra chave aqui é identificar e não atestar.

CaoVermelho
Será que o trabalho dos criadores é assim tão execrável que deva de ser banido?
Sejamos francos, em ultima instancia, são aqueles que levam os cães aos concursos que poderão garantir a pool genética de uma determinada raça com alguma fidedignidade.

É no entanto inegável que a partir do momento em que os criadores começaram a pedir, arbitrariamente, centenas de euros por cães de companhia (não confundir com cães com potencialidades para exibições) inflacionando absurdamente o seu valor foi o momento em que toda gente achou que poderia ganhar uns tostões com o negócio. Sim porque não se iludam, isto é um negocio para muita gente!
angeleyes20
Membro Veterano
Registado: sábado jul 22, 2006 1:16 pm

Um beta splendens

Três hamsters campbell

domingo nov 23, 2008 8:16 pm

"Será que não existem cães de raça pura sem LOP?"
DrCasa..existir existir existirão....
No entanto à falta do LOP e à falta sequer, do comprador ver os progenitores.... assumo que é rafeiro.
E como disse..não tem mal ter canitos rafeiros.

Prejurio? não é um processo crime! Apesar de não me parecer inteligente pagar por algo que se obtém num canil ou associação, cada um gasta o seu como entende!
angeleyes20
Membro Veterano

Um beta splendens

Três hamsters campbell

domingo nov 23, 2008 8:22 pm

Ah...e qunato aos vets "identificarem" raças... não... não é simples. há rafeiros que apresentam o fenótipo (aspecto exterior) de um cão de raça X quando na verdade são rafeiros mais rafeiros que sei lá!
A genética é brincalhona.

Caso de exemplo: cruzaram dois "caniches" e sairam alguns cachorros de pelo curto, castanhos e malhados que não davam mesmo cos pais. hehe é a vida...
DrCasa
Membro Júnior
Registado: domingo out 19, 2008 2:49 pm

domingo nov 23, 2008 8:28 pm

TheGreatDane, repare que, sem entrar em grandes considerandos, é perfeitamente admissível e acontece com frequencia os vets preencherem os boletins sanitários com a raça do cão sem pedirem o LOP ao dono. Trata-se de uma constatação baseada apenas nos seus conhecimentos técnicos mas que, quando é óbvia, eles não se abstêm de fazer. Para efeitos de chip, seguros, licenciamento municipal, etc o LOP também não é determinante.

Mantenho a minha opinião de que, para acções no âmbito dos clubes de canicultura, o LOP seja um instrumento essencial.

Se um cão encaixa escandalosamente no estalão de uma raça porque não trata-lo pela raça a que pertence?

E só digo isto porque tenho visto amigos meus comprarem cachorros com LOP, por preços elevadíssimos que na idade adulta não se encaixam nos parâmetros do estalão.
angeleyes20
Membro Veterano

Um beta splendens

Três hamsters campbell

domingo nov 23, 2008 8:39 pm

porque não?

1º porque fora o aspecto exterior, que como já expliquei não é fiavél a esse ponto, nada garante que o cão seja de facto daquela raça!!

2º porque um vet, não é necessáriamente um juiz competente que sabe avaliar competentemente se um cão tem o formato de cabeça a inserção das orelhas etc etc etc para ver se o cão encaixa ou não no estalão: ou seja, apenas acha, como os restantes olhos destreinados, que aquele cão parece meeesmo um da raça xpto.

3º porque um vet não é um sequenciador humano de DNA para saber se o animal é sequer puro.

São estes os motivos que alego para não dar a um rafeiro uma raça.
Também sei que vets há que dão raças aos rafeiros porque sabem que se valorizarem o cão aquele dono em particular não o põe na rua. triste realidade...
TheGreatDane
Membro Veterano
Registado: segunda mai 26, 2008 10:01 pm

domingo nov 23, 2008 8:46 pm

Drcasa isso já foi sobejamente discutido em milhentos tópicos. A validade e razão de ser dos LOP e o facto de os mesmos não serem uma garantia de conformação ao estalão. De igual forma existem rafeiros não puros que parecem-se ou passam à vista desarmada por estarem no estalão mas que não são puros.

O que noto é que aquele forista que muda todos os meses de nick, faz um discurso contra LOP, contra criadores, criadeiros, vendedores de salsichas e eu sei lá mais o quê, mas insiste em dizer que tem um Teckel em vez de dizer que tem um cão, ou seja é aquela máxima de desdenhar o que não tem, mas fazer o possível por dizer que tem ;)
Alexandre, Bispo, Servo dos Servos de Deus, ao Caríssimo filho em Cristo, Afonso, Ilustre Rei dos Portugueses, e a seus herdeiros, in perpetuum.
Kikas123
Membro Veterano
Registado: quarta out 15, 2008 10:17 am
Localização: Ara Nobilis, Nymphicus Hollandicus, Poicephalus Senegalus, Diamante de Gould e canário... por ora...

segunda nov 24, 2008 9:36 am

DrCasa Escreveu:Este assunto já se parece com um furúnculo, espremem-no de vez em quando mas ele irrompe sempre. E cada vez mais pestilento
Parece-me que todos já disseram coisas acertadas acerca disto mas depois perdem-se em pequenas ofensas e argumentação comezinha.

angeleyes 20
Será que não existem cães de raça pura sem LOP?
Um homem já não pode dizer que tem em casa um cão de raça sem cometer perjúrio?

TheGreatDane
Será que um criador ou um vet. tem necessariamente de olhar para o LOP para identificar a raça de um cão? Repara que a palavra chave aqui é identificar e não atestar.

CaoVermelho
Será que o trabalho dos criadores é assim tão execrável que deva de ser banido?
Sejamos francos, em ultima instancia, são aqueles que levam os cães aos concursos que poderão garantir a pool genética de uma determinada raça com alguma fidedignidade.

É no entanto inegável que a partir do momento em que os criadores começaram a pedir, arbitrariamente, centenas de euros por cães de companhia (não confundir com cães com potencialidades para exibições) inflacionando absurdamente o seu valor foi o momento em que toda gente achou que poderia ganhar uns tostões com o negócio. Sim porque não se iludam, isto é um negocio para muita gente!
Finalmente alguém de bom senso! Parabéns!! 8)
ToyMachine
Membro
Registado: segunda nov 03, 2008 6:18 pm

segunda nov 24, 2008 10:10 am

TheGreatDane Escreveu:
DrCasa Escreveu:

TheGreatDane
!
Tem, porque as cosias não são tão preto no branco como quer apresentar.
Engraçado, os meus cães "frequentam" um hospital Veterinário bastante conhecido e nunca me foi pedido o LOP deles para fazer o que quer q seja :roll:

[Editado pela moderação (zitapets)]
zitapets

segunda nov 24, 2008 10:23 am

O tópico foi editado. Todos os tópicos criados recentemente dentro desta temática são desviados para a compra de um exemplar em particular. Para discutir este assunto em particular, por favor utilizem um dos vários tópicos onde se fala sobre o mesmo ou criem um novo tópico para essa discussão exclusiva. O tema da venda de rafeiros em lojas vai muito para além de um cão em particular e por isso pede-se que se retome este assunto sem o contaminar com outros tópicos.

Melhores cumprimentos,
fang
Membro Veterano
Registado: domingo dez 30, 2001 11:37 pm
Contacto:

segunda nov 24, 2008 10:32 am

DrCasa Escreveu:TheGreatDane, repare que, sem entrar em grandes considerandos, é perfeitamente admissível e acontece com frequencia os vets preencherem os boletins sanitários com a raça do cão sem pedirem o LOP ao dono. Trata-se de uma constatação baseada apenas nos seus conhecimentos técnicos mas que, quando é óbvia, eles não se abstêm de fazer. Para efeitos de chip, seguros, licenciamento municipal, etc o LOP também não é determinante.
Os veterinários não são obrigados a conhecer em pormenor as raças de cães e os seus estalões. Não é essa a sua formação. E se alguns veterinários até desenvolveram bons conhecimentos técnicos nesta àrea, a esmagadora maioria não.
Normalmente colocam no boletim de saude aquilo que acham que mais se assemelha a uma raça existente ou simplesmente colocam lá aquilo que o dono quer (desde que não destoe muito...).

Para os restantes efeitos, as entidades fazem fé naquilo que é dito pelo utente/cliente.
DrCasa Escreveu: Mantenho a minha opinião de que, para acções no âmbito dos clubes de canicultura, o LOP seja um instrumento essencial.

Se um cão encaixa escandalosamente no estalão de uma raça porque não trata-lo pela raça a que pertence?
E quem avalia que um cão encaixa escandalosamente num determinado estalão? É que pessoas com essa formação e/ou conhecimento não abundam por aí...
DrCasa Escreveu: E só digo isto porque tenho visto amigos meus comprarem cachorros com LOP, por preços elevadíssimos que na idade adulta não se encaixam nos parâmetros do estalão.
O LOP não garante que um cão seja um excelente exemplar, nem que não tenha faltas graves relativamente ao estalão.
Por outro lado, com a crescente importação de cachorros para pet, por parte de comerciantes e intermediarios, fraudes de LOPs também tendem a aumentar. E muitas vezes aquilo que consta no LOP e o cão em si, tem tanto a ver como eu ser filho da Rainha de Inglaterra...
<p>Francisco Barros</p>
<p><a href="http://vigilantesnatureza.paginas.sapo.pt">http://apgvn.pt.vu</a></p>
<p><a href="http://www.biodiversity4all.org">http://www.biodiversity4all.org</a> </p>
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

segunda nov 24, 2008 10:35 am

Lobby? :lol:

Custa muito enfiar nas vossas cabeças que o registo genealógico é tão somente a base de todas as raças e o garante da sua existência enquanto tal e é a coisa mais básica que existe na canicultura ou na criação de qualquer animal de raça pura?

Artigo 3º
Objectivos do Livro de Origens Português
O L.O.P. destina-se ao registo e identificação, em Portugal, dos animais de raça canina pura,
tendo como objectivos principais:
a) Instituir as necessárias medidas para conservar puras todas as raças caninas;
b) Classificar as raças caninas portuguesas;
c) Inscrever e catalogar os animais de raças caninas puras;

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

ToyMachine
Membro
Registado: segunda nov 03, 2008 6:18 pm

segunda nov 24, 2008 10:49 am

dinodane Escreveu:Lobby? :lol:

Custa muito enfiar nas vossas cabeças que o registo genealógico é tão somente a base de todas as raças e o garante da sua existência enquanto tal e é a coisa mais básica que existe na canicultura ou na criação de qualquer animal de raça pura?

Artigo 3º
Objectivos do Livro de Origens Português
O L.O.P. destina-se ao registo e identificação, em Portugal, dos animais de raça canina pura,
tendo como objectivos principais:
a) Instituir as necessárias medidas para conservar puras todas as raças caninas;
b) Classificar as raças caninas portuguesas;
c) Inscrever e catalogar os animais de raças caninas puras;
Cara forista, é que voçe defende os LOPES como sendo a 9ª maravilha deste mundo;
Tb os meus cães tem Lop...e daí?????? Foi opção minha e mesmo assim tou-me a borrifar para eles (lopes), se existe alguém que nao aceite LOPES nos seus cães acho muito bem, um cão é um cão e ponto final, problema deles.

Como já foi discutido milhentas vezes existe muito LOPE por aí que Deus o ajude...e muitos de Criadores conceituados, deixa de ser mais ou menos cão por causa disso??? Diga lá dinodane, que cargo ocupa no CPC? :wink:
angeleyes20
Membro Veterano

Um beta splendens

Três hamsters campbell

segunda nov 24, 2008 11:15 am

ToyMachine... diga lá o que tem contra o LOP?
Quem compra cães sem, porque não interessa o LOP e so querem um cão parecido... esta a comprar o que facilmente arranja de borla... mas é com eles!!!
Um cão ser puro, não obriga a ser bom exemplar. De facto, até pode acontecer um rafeiro manhoso ser melhor exemplar a olhos de leigos , mas como não é puro não deve nunca ser usado como reprodutor da raça. Esse animal, não terá LOP. é isso que LOP num cachorro de um bom criador garante.

Claro que os vets não pedem LOP. Claro que "põem" raças nos cães rafeiros. Há quem de facto goste que o seu rafeiro seja "de raça"... e quê?
Continua a ser um rafeirinho.
Compreendo que os vets façam esse gosto ás pessoas porque gente há que desvaloriza os animais por não serem mesmo de raça.
Mas um vet, salvo raras excepções, não sabe dizer se o animal encaixa escandalosmente no estalão da raça. Não mais do que eu ou você, entende?
Responder

Voltar para “Cães”