RAW

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

jclarinos
Membro Veterano
Registado: segunda fev 11, 2008 6:29 pm

terça nov 25, 2008 5:58 pm

Antes de mais obrigada dinodane, por ter tido a paciência de traduzir o site e espero que tenham gostado do site, tenho aqui este, que fala sobre os mitos de dar raw food.
http://www.rawfed.com/myths/index.html
Eu não concordo muito com a alimentação á base de vegetais, os cães não ingerem bem os vegetais, experimentem dar uma cenoura crua e prestem atenção ás fezes, vão ver vestigios da cenoura.
Acho óptimo este debate, eu como já tinha dito algures, não concordo com a maioria dos ingredientes que as pessoas despejam para as rações, por isso optei por esta alimentação, penso realmente ser a melhor solução.
Concordo que deve ser mais dispendioso para os cães de grande porte, mas quem tem cães mini ou gatos como eu não vejo porque não :wink:
Pointerman
Membro Veterano
Registado: terça ago 28, 2007 5:37 pm

terça nov 25, 2008 7:24 pm

Jclarinos nao existe nenhum animal sem ser os herbivoros que digira a celulose e muita desta digestao e com ajuda de varios microrganismos que teem nos estomagos.
Se deres uma bola de algodao ao teu cao vais ver que sai igual ao que entrou(um bocado mais borrada no exterior claro :lol: ).

Estive a ler uma parte do site que aqui expuseste e tenho um video da serie O Homem e a Terra de Felix Rodrigues de la Fuente que e sobre o javali em que se vem um destes a ser devorado ainda vivo pela parte traseira(anal) por tres lobos.
Claro que sei que obviamente os carnivoros abrem as suas presas pela barriga por a pele ser mais fina mas se nao gostassem do conteudo das "tripas" nao a ingeriam afastando-as para chegarem a outras partes do animal.
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

terça nov 25, 2008 7:49 pm

Quanto à digestão e à minha experiência pessoal com este tipo de alimentação: o meu DA que se finou era extremamente sensível, mudar de ração era um problema, se comesse alguma guloseima ou resto de comida era um ver se te avias, imaginem jorros de fezes líquidas incontroláveis, era uma coisa impressionante.
Decidi dar-lhe carne crua com ossos quando ele adoeceu, num esforço para fazê-lo convalescer melhor da cirurgia e recuperar peso e tónus muscular e tive resultados espectaculares. Apesar do meu receio não houve diarreias, o pêlo melhorou imenso, ganhou peso e comia com gosto. O Anubis também comeu do mesmo nesse período e nunca o vi tão bem como nessa altura.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

jclarinos
Membro Veterano

terça nov 25, 2008 8:20 pm

Eu só comecei há uma semana, mas já me estou a habituar, ela devora a comida com um prazer..e as fezes não existem..são minimas, sem cheiro são muito poucas.
fang
Membro Veterano
Registado: domingo dez 30, 2001 11:37 pm
Contacto:

terça nov 25, 2008 11:04 pm

Tenham atenção que o peso em alimentação RAW, 70% é água!!
Digo isto porque vi aí em cima quantidades que me parecem sub-doseadas.

Este tema para mim não é propriamente novidade e quando alimentei os meus cães desta maneira a tempo inteiro, cerca de meio ano (nunca os vi melhor... mas o trabalho e a despesa dava-me cabo do tempo e da carteira), para cães com média de 40 kg, a quantidade rondava os 1,2 Kg de frango inteiro com miudos... e isto para cães de uma raça que come muito pouco em relação ao seu peso corporal!

Em relação a disturios digestivos, o problema está no oposto, pela minha experiencia.
Ou seja, nunca tive problemas em mudar radicalmente de ração para carne crua (quando apanhava promoções de frango e enchia a arca por uns uns bons dias), mas sim quando voltava novamente à ração. No 1º dia, pelo menos, as fezes viravam moles. Em contrapartida, durante o periodo de RAW, as fezes ficavam sólidas e minúsculas.
Isto quer dizer que tudo praticamente era aproveitado (incluindo os 70% de água - convem ter atenção a isto por causa das doses) e apenas sobrava, grosso modo, parte do cálcio da componente óssea não digerida.

Em relação ao aparelho digestivo do cão versus lobo, aconselho vivamente a procurarem informação científica! Os cães e lobos (independentemente das raças (nos cães) e das sub-espécies (nos lobos)) continuam a partilhar a mesma espécie, bem como a sua essencia biológica!!
Claro que nos cães, durante milénios de domesticação, estes (na sua maior parte) conseguiram adaptar-se a "processar" melhor outras fontes de alimento (uma aprendizagem paleativa de recurso e que teve muito sussesso na sobrevivencia individual), no entanto, a proteina e gordura animal continuam a ser as fontes com maior índice de conversão, melhor digeríveis e menos problemáticas para eles. São a sua base alimentar por excelencia!
Não é por acaso que uma boa ração tem que ter como principal ingrediente a carne e a gordura animal...

Como já afirmei algures... se ficasse rico amanhã, acabavam-se as rações cá em casa! ;)
<p>Francisco Barros</p>
<p><a href="http://vigilantesnatureza.paginas.sapo.pt">http://apgvn.pt.vu</a></p>
<p><a href="http://www.biodiversity4all.org">http://www.biodiversity4all.org</a> </p>
marijonscp
Membro Veterano
Registado: quinta fev 08, 2007 6:20 pm

terça nov 25, 2008 11:09 pm

Pelo que me tenho informado através de leitura é a melhor opção e ainda não desisti de a vir a utilizar.
Dinodane achei óptima a tradução. :D Assim muito mais pessoas podem perceber do que realmente se trata.
<p>"Quanto mais conhe&ccedil;o os homens, mais estimo os animais" - Herculano</p>
<p><a href="http://www.youtube.com/watch?v=vCCa8GzQ ... VQg</a></p>
<p><a href="http://www.you"></a></p>
jclarinos
Membro Veterano

quarta nov 26, 2008 7:54 am

Sim dá um bocado de trabalho, eu também fiquei muito na dúvida, devido ao tempo, não ao dinheiro, porque as bocas que tenho para alimentar não comem lá muito :wink: mas optei por experimentar, quando comecei tratava todos os dias da perna de galinha, cortar, tirar pele etc..isto demorava, mas optei por partir a galinha toda em bocados de uma só vez e arranjar tudo e pôr no congelador, assim de manhã tiro um bocado para a noite para descongelar e depois é só lhe dar, assim é mais prático e não me leva muito tempo. Esta semana já tenho de ir comprar carne novamente, vou começar a introduzir orgãos e mais variados tipos de carne.
lunaemia
Membro Veterano
Registado: quarta out 08, 2008 1:48 pm

quarta nov 26, 2008 9:11 am

Olá a todos
ontem experimentei:

tal como eu previa a gata deu uma cheiradela no pedacinho de peixe e virou costas, então eu tirei um pedacinho e fi-la prová-lo pra ela sentir o sabor, ela detestou tanto que, de cuspir tanta saliba, ficou com o pelo em redor da boca todo espumado :(
dei um tempo e experimentei com um pedacinho de peito de codorniz, a mesma coisa, cheirou e afastou-se, desta vez não forcei a provar claro.

dinodane disse:
Aha, eu não conheço nenhum gato que resista a peixe cru!
é dinodane, tem que vir a minha casa conhecer a peça, até pode trazer uns petiscos pra experimentar... :lol: :lol: :lol:

em relação à petit Luna - peguei um pedacinho de peixe e ela deu uma lambidela sem grande vontade.
O pedacinho de peito de codorniz coloquei no pratinho dela e ela apenas cheirou, depois peguei nele na mão e então ela rifou uns bocadinhos de carne, mas com uma vontade que não se compara a quando come a carne cozida desfiada com uns graozitos de arroz.
hoje de manhã tinha uma pequena pasta de vomitado no sofá dela com os pedacitos da carne no meio :o

e ela só comeu um niquinho, imagino se tivesse dado mais!
Como disse a LuMaria, acho que com persas e luluzinhas é melhor ir com calma e ter cuidado :wink: , vou continuar com a ração e a carne cozida com uns grãos de arroz.

jclarinos - tu também tens uma york não tens? como é que ela reagiu à primeira vez, que idade tem?
lilin
Membro Veterano
Registado: quarta dez 13, 2006 9:30 am

quarta nov 26, 2008 12:18 pm

Pelo que li, num mundo ideal, esta seria a melhor forma de alimentarmos os nossos animais...

Mas ja estou como o Fang, no dia em que ficar capitalista vou alimentar a minha Goldy assim a tempo inteiro, ate la come racaozita e leva uns petiscos de vez em quando. :|
<p>Ainda ha caes felizes... :)</p>
jclarinos
Membro Veterano

quarta nov 26, 2008 2:55 pm

sim, a minha yorkie tem 1 ano, ela reagiu super bem, atacou a galinha logo á primeira, não teve reações nenhumas, deu-se lindamente. Com a minha gata vou experimentar quando ela acabar o resto da ração.
Responder

Voltar para “Cães”