Tenham atenção que o peso em alimentação RAW, 70% é água!!
Digo isto porque vi aí em cima quantidades que me parecem sub-doseadas.
Este tema para mim não é propriamente novidade e quando alimentei os meus cães desta maneira a tempo inteiro, cerca de meio ano (nunca os vi melhor... mas o trabalho e a despesa dava-me cabo do tempo e da carteira), para cães com média de 40 kg, a quantidade rondava os 1,2 Kg de frango inteiro com miudos... e isto para cães de uma raça que come muito pouco em relação ao seu peso corporal!
Em relação a disturios digestivos, o problema está no oposto, pela minha experiencia.
Ou seja, nunca tive problemas em mudar radicalmente de ração para carne crua (quando apanhava promoções de frango e enchia a arca por uns uns bons dias), mas sim quando voltava novamente à ração. No 1º dia, pelo menos, as fezes viravam moles. Em contrapartida, durante o periodo de RAW, as fezes ficavam sólidas e minúsculas.
Isto quer dizer que tudo praticamente era aproveitado (incluindo os 70% de água - convem ter atenção a isto por causa das doses) e apenas sobrava, grosso modo, parte do cálcio da componente óssea não digerida.
Em relação ao aparelho digestivo do cão versus lobo, aconselho vivamente a procurarem informação científica! Os cães e lobos (independentemente das raças (nos cães) e das sub-espécies (nos lobos))
continuam a partilhar a mesma espécie, bem como a sua essencia biológica!!
Claro que nos cães, durante milénios de domesticação, estes (na sua maior parte) conseguiram adaptar-se a "processar" melhor outras fontes de alimento (uma aprendizagem paleativa de recurso e que teve muito sussesso na sobrevivencia individual), no entanto, a proteina e gordura animal continuam a ser as fontes com maior índice de conversão, melhor digeríveis e menos problemáticas para eles. São a sua base alimentar por excelencia!
Não é por acaso que uma boa ração tem que ter como principal ingrediente a carne e a gordura animal...
Como já afirmei algures... se ficasse rico amanhã, acabavam-se as rações cá em casa!