cachorro bull terrier, conselho

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

jcsousa
Membro Veterano
Registado: sábado mai 03, 2003 11:57 am
Contacto:

sábado dez 20, 2008 4:20 pm

Karen, Dunbar e Rossi por exemplo sao treinadores que treinaram ja milhares de caes por todo o mundo. Esses treinadores ja escreveram livros, publicaram dvds ensinando pessoas, tem escolas de treino muito famosas e sao pessoas que lidam e treinam caes todos os dias!!!
Bem, gostava de saber quanto tempo demoram a treinar um cão, nem que seja em obediência básica... Porque fazendo as contas a um mês por cão (sendo optimista) mil cães são mil meses, isto é , cerca de oitenta e três anos... Quer-me dizer que esses cães ficaram bem treinados, isto é, com os comportamentos consolidados? Ou foram só a "todo" o mundo fazer umas demonstraçõezecas? É que pôr um cão a sentar com comida demora 5 minutos, mas o trabalho não acaba aqui... e se lhe acrescentar o tempo gasto em viagens por todo o mundo, como diz, a coisa deve ir lá para os 100 anos... afinal que idade têm esses gurus do treino positivo? 150, 200?

De facto escreveram os livros e editaram os vídeos, aliás tenho alguns da Pryor... o básico dos básicos! Mas que lhes deve ter rendido uns bons dólares...

Meu caro, treinar um cão por exemplo para RCI demora pelo menos 1 ano, se a coisa correr bem...

Estou querendo dizer e que se vai ouvir conselho que seja de alguem que mostra seu trabalho, e que e reconhecido por muitos.
Leia então o que diz Helmut Raiser acerca da forma como o cão aprende... Ou leia artigos do Pedro Gutierrez sobre treino canino... Comparados com os ilustres que menciona, são quase nada... apenas campeões da WUSV.
E ai, gente, tecnica moderna e sempre boa! Se nao fosse isso ainda andavamos a operar ao modo antigo!
O treino tradicional já não é o que era, o conhecimento do cão fê-lo evoluir e hoje já não se "ensinam" cães à pancada. Estímulos positivos e negativos são utilizados de maneira equilibrada, a partir do conhecimento do cão a treinar e do respeito por ele.

Há no entanto uma dúvida que sempre me assalta quando vejo estas listagens de ilustres deuses do treino. Como é que se treina um cao de guarda só com biscoitos e festinhas? Se lhe aparecer um intruso agressivo, como é que o animal vai reagir, sobretudo se em cachorro lhe fizeram a tal "inibição da mordida"?

Bom Natal a todos
TheGreatDane
Membro Veterano
Registado: segunda mai 26, 2008 10:01 pm

sábado dez 20, 2008 5:20 pm

Isto é um sucedâneo do Dr Spock... alguém se lembra do que aconteceu à geração educada no "meu filho, meu tesouro ?"

È a mesma que anda a chorar e a esbracejar sempre que se engana e que alguém está errado
Alexandre, Bispo, Servo dos Servos de Deus, ao Caríssimo filho em Cristo, Afonso, Ilustre Rei dos Portugueses, e a seus herdeiros, in perpetuum.
Carpeju
Membro Veterano
Registado: sexta ago 29, 2008 5:23 pm

segunda dez 22, 2008 10:31 am

conheço bem o trabalho de Alexandre Rossi, parece bom para truques.
prefiro a linha de treinamento dos cães policiais e das forças armadas aqui em meu país, são bem treinados, equilibrados e sem uso de violência, apenas os tapinhas e puxadinhas básicas na guia.
o que vejo na maioria das vezes são treinadores encantadores de cães que condicionam o animal a esperar a recompensa, guloseima!
são cães "viciados" em recompensa.
o animal faz algo e já levanta a cabeça para degustar algo.
parecem robôs, faça que vc come!
role que vc come!
senta que vc come!
prefiro a paciência do treinamento árduo, mas não viciante!
Abraços!
PauloC1
Membro Veterano
Registado: terça set 04, 2007 6:49 pm

segunda dez 22, 2008 5:28 pm

Carpeju Escreveu:o que vejo na maioria das vezes são treinadores encantadores de cães que condicionam o animal a esperar a recompensa, guloseima!
são cães "viciados" em recompensa.
o animal faz algo e já levanta a cabeça para degustar algo.
parecem robôs, faça que vc come!
role que vc come!
senta que vc come!
prefiro a paciência do treinamento árduo, mas não viciante!
Abraços!
Concordo.
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt"><a href="http://www.passarilreal.com"></a></p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">&nbsp;</p>
nicosa
Membro Veterano
Registado: quarta mar 14, 2007 8:21 pm

segunda dez 22, 2008 5:40 pm

Tambem concordo!
Embora ache que para ensinar o básico a um cão não seja preciso muito ( muito menos espancá-lo ) deixo aqui uma pergunta:
Adoptei um dogue adulto. No outro dia encontrei-o a rosnar à minha filha pequena. É com biscoitos e festinhas que o vou educar?
Sofia
jcsousa
Membro Veterano
Contacto:

terça dez 23, 2008 8:15 am

Adoptei um dogue adulto. No outro dia encontrei-o a rosnar à minha filha pequena. É com biscoitos e festinhas que o vou educar?
Alguns cientistas do treino prescreverão sem dúvida longas sessões de psicoterapia e caixas de guloseimas quando ele não rosnar...

De qualquer modo esse caso pode tornar-se bastante perigoso caso não identifique o motivo real pelo qual cão rosna. O castigo imediato pode não ser a melhor solução sem se conhecerem as causas. Em caso de dominância com o dono advogo uma resposta imediata e contundente, no entanto estando em causa um terceiro e ainda por cima criança, haverá que ter algum cuidado para não exacerbar,or exemplo,possíveis ciumes por parte do cão.
Bullie
Membro Veterano
Registado: quarta mar 05, 2003 11:07 am
Contacto:

terça dez 23, 2008 8:46 am

À dúvida do post inicial,

Quando ele lhe morder as mãos na brincadeira repreenda-o. Dê-lhe o 'safanão' na ponta do focinho ou, caso ele insista, uma palmada nas coxas, acompanhada de um forte NÃO.

Garanto-lhe que ele não se constipa com isso, nem fica com o olfacto diminuido, nem desenvolverá displasia da anca por isso.
<p><a href="http://www.bovisromani-bullterrier.blogspot.com"></a></p>
bowwow
Membro Júnior
Registado: sábado nov 22, 2008 3:06 pm

terça dez 23, 2008 11:45 am

ai galera,

estou vendo que JCSousa deve ser um treinador muito conceituado, importante e ganhou muito titulo. é muito respeitado, e nao tem jeito eu estar falando diferente.

Mas respeitando esse senhor e seu trabalho, e possivel ensinar esse desporto de Schutzhund com metodos positivos sim... gente metodos positivos nao siginifica cachorro querendo comida, quem fala isso nao sabe o que tá falando, claramente! :evil:

Treino positivo é usado para treinar tudo, desde cao de asisstencia a cego, como cao de assistencia para pessoa com cadeira de roda, em agility, em obediencia, em trabalho de detençao de bomba e de tudo o que voce possa pensar. :D

Se ai em Portugal nao existe entao entendo porque a galera fala desse jeito, negando a evidencia?? :roll:

Mas olha aí esses sites se quiser... se medalhinha nesse desporto e importante para voce esse Steve White tem que chegue, mas sabe o que eu gostava de falar mesmo?

Metodo tradicional resulta! Resulta mesmo! Nunca falei que nao, mas voce tem agora com metodos mais modernos a possibilidade de fazer o mesmo, sem ter que recorrer a metodos punitivos, isso é que é importante mesmo! E quando alguem pede conselho para seu cahcorrinho por causa dos dentinhos morderem, explica para mim, porque inibiçao de mordida é mau??

Voce realmente pode ser importante, mas cara, seus "deuses" nao sao mais importantes que os outros que eu falei, que nem deuses sao, sao treinadores e nada mais! apenas temos coisas diferentes nada mais!

Quanto ao seu cao agressivo, cara, procure treinador que saiba ajudar voce, o cao rosna voce nao da biscoito, mas vai fazer que, dar pontape nele?? Por favor né? Ce ta precisando ajuda profissional olha la aqui o que eu fui encontrar, duas escolas podem ajudar voce com metodos positivos, porque nao tenta isso??

http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=63055

http://www.i2ik9.com/
http://www.puppyworks.com/speaker/booth.html
jcsousa
Membro Veterano
Contacto:

terça dez 23, 2008 5:38 pm

estou vendo que JCSousa deve ser um treinador muito conceituado, importante e ganhou muito titulo. é muito respeitado, e nao tem jeito eu estar falando diferente.
Oi, cara! Infelizmente cê tá enganado, eu apenas treino meus cães, fiz alguma prova com algum,aprovei mas, pôxa, nunca ganhei nada mesmo - todo o contrário de você, num é mesmo? Mas isso num impede mesmo que eu possa dar minha opinião, num é mesmo?

Nem nunca chegarei aos calcanhares desses famosos treinadores que o amigo citou, os tais que já treinaram milhares de cães conforme cê diz... pena que não me respondeu como puderam passar 83 anos (contando 1 mês para cada cão) a conseguir tais resultados. A que tipo de treino o amigo se refere?

e possivel ensinar esse desporto de Schutzhund com metodos positivos sim... gente metodos positivos nao siginifica cachorro querendo comida,
Métodos positivos significa treinar utilizando apenas recompensa, seja ela qual fôr. Agora me explica, como é possível treinar a secção de protecção de SchH, sem utilizar pressão sobre o cão? Você sabe o que significa a palavra schutzhund? e para que serve esse desporto?

Se ai em Portugal nao existe entao entendo porque a galera fala desse jeito, negando a evidencia??
Aqui em Portugal existe sim, mas são um pouco como você - em vez de discutir despejam listas de nomes de gurus do treino positivo e de artigos a que chamam "científicos", e se alguém põe dúvidas dizem pra perguntar pro autor...
se medalhinha nesse desporto e importante para voce esse Steve White tem que chegue
Medalhinha num é mesmo importante para mim, eu apenas indiquei alguns nomes para responder aos seus. Mas posso lhe garantir que nenhu destes treinou tantos cães como os que você citou...

Repito: por favor explique pra mim quanto tempo demora um desses treinadores a treinar um cão, e onde foi buscar tempo para treinar milhares como cê disse...

Bom Natal
bowwow
Membro Júnior
Registado: sábado nov 22, 2008 3:06 pm

terça dez 23, 2008 6:35 pm

sabe que preconceito e racismo é muito feio? Nao sabia que era assim que voce acha que conversa com as pessoas, esta tirando saco de eu ser brasileiro??

mas voce para alem de preconceituoso nao sabe fazer contas. Deixa eu explicar uma coisa para voce, esses treinadores, tem escolas, muitas, várias espalhadas pelo pais, e para alem disso treinam outros treinadores, por isso faça de novo sua matematicazinha e veja lá se entende dessa vez, o que eu estou tentando falar... voce nao quer discutir nada ce quer denegrir e olha aí cara, conseguiu mesmo!

se nao quiser entender nao entenda, eu nao to nem aí para o que voce pensa, nem pro que voce faz ....faça o que quiser com seus caes cara, eles sao seus, e fique aqui reinando dizendo para outros o que fazer e insultando quem diz diferente

eu nao faltei a educacao do senhor, alias eu o respeitei desde o inicio tá?

Eu fico sem saco para participar num forum onde ataque há nacionalidade é admitido e valido para se ter razao.... fique falando sozinho e seja dono da razao... eu vou na minha paz...

Fim de papo para mim
fang
Membro Veterano
Registado: domingo dez 30, 2001 11:37 pm
Contacto:

terça dez 23, 2008 8:10 pm

bowwow Escreveu:sabe que preconceito e racismo é muito feio? Nao sabia que era assim que voce acha que conversa com as pessoas, esta tirando saco de eu ser brasileiro??

mas voce para alem de preconceituoso nao sabe fazer contas. Deixa eu explicar uma coisa para voce, esses treinadores, tem escolas, muitas, várias espalhadas pelo pais, e para alem disso treinam outros treinadores, por isso faça de novo sua matematicazinha e veja lá se entende dessa vez, o que eu estou tentando falar... voce nao quer discutir nada ce quer denegrir e olha aí cara, conseguiu mesmo!

se nao quiser entender nao entenda, eu nao to nem aí para o que voce pensa, nem pro que voce faz ....faça o que quiser com seus caes cara, eles sao seus, e fique aqui reinando dizendo para outros o que fazer e insultando quem diz diferente

eu nao faltei a educacao do senhor, alias eu o respeitei desde o inicio tá?

Eu fico sem saco para participar num forum onde ataque há nacionalidade é admitido e valido para se ter razao.... fique falando sozinho e seja dono da razao... eu vou na minha paz...

Fim de papo para mim
Mas onde está "preconceito", "racismo" e "falta de educação" no post anterior?? :o :o

Um português escrever com "sotaque" brasileiro é isso tudo?? :o

Minha nossa!!!
<p>Francisco Barros</p>
<p><a href="http://vigilantesnatureza.paginas.sapo.pt">http://apgvn.pt.vu</a></p>
<p><a href="http://www.biodiversity4all.org">http://www.biodiversity4all.org</a> </p>
jcsousa
Membro Veterano
Contacto:

terça dez 23, 2008 8:59 pm

Caro bowwow, você começou o post dizendo que eu devia ser um grande treinador (sem ironia, claro...). Como não sou e não percebi onde é que você leu isso, abrasileirei o meu português a ver se você percebia melhor. Não foi minha intenção ofendê-lo, mais que as nacionalidades para mim contam as pessoas em si mesmas. De qualquer modo se se sentiu ofendido, as minhas desculpas publicas. Não gostaria que se afastasse ressentido comigo, até porque não respondeu a nenhuma das minhas perguntas...

Então afinal os treinadores que citou não treinaram milhares de cães, não é verdade? Foram os seus discípulos, nas suas escolas em todo o mundo, não foi? Pois, mas não foi isso que você disse no início, portanto deve compreender o meu espanto ao ler uma afirmação desse calibre.

Não me esclareceu também quanto ao tipo de treino a que se referia... disse apenas que dava para todos os tipos de treino. Sendo o SchH uma prova de selecção de carácter para cães, gostava que me dissesse como é que se pode aferir do caracter de um cão se o figurante na secção C não é agressivo para o animal... É tudo em presa? Não há agressão? Mas isto, no meu entender de treinador aprendiz, é subverter a essência da prova, não acha?

Eu acho que o treino positivo é uma boa ajuda e deve ser seguido sempre que possível, mas se um cão é treinado apenas com estímulos positivos, como será a reacção dele se numa situação real tiver um estímulo alternativo maior do que aquele com que foi treinado (uma cadela em cio, por exemplo)? E se não obedecer à chamada e fôr atrás da cadela, como é que resolve o problema? Com biscoitos?

Eu penso que o cão deve trabalhar de início por motivação, mas que tem que aprender a trabalhar por obrigação, só assim se consolidam comportamentos e se aumenta a fiabilidade do treino.

Enfim, espero que não se afaste do forum e nos possa dar as respostas que lhe pedi. Só lhe peço é que não venha com argumentos de autoridade nem com citações de grandes "cientistas" do treino. Quem tem ideias dentro da cabeça não precisa de andar sempre a citar as dos outros.
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

terça dez 23, 2008 9:14 pm

Resposta magistral. :D

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

fang
Membro Veterano
Registado: domingo dez 30, 2001 11:37 pm
Contacto:

terça dez 23, 2008 9:44 pm

jcsousa Escreveu: Eu penso que o cão deve trabalhar de início por motivação, mas que tem que aprender a trabalhar por obrigação, só assim se consolidam comportamentos e se aumenta a fiabilidade do treino.
Alias, isso é básico no comportamento de um cão. Ou manda ou é mandado, obedecendo e confiando no líder de modo incondicional. Não existe meio termo. A obrigação pode ser perfeitamente também uma motivação.

O resto, pode ser muito bonito, fazer um "vistanço", mas parece-me que resulta sobretudo em cães "corruptos" (agindo sempre em troca de algo) ou cães "robotizados" (não agindo pela sua propria "convicção" e pela sua propria "cabeça"). Podem ter o maior sucesso quando interagem "socialmente", mas não me parece que se desenrasquem sozinhos quando deixam de vislumbrar qualquer base de apoio.

Mas isto sou eu, que nada percebo de treino canino para provas XPTO.
<p>Francisco Barros</p>
<p><a href="http://vigilantesnatureza.paginas.sapo.pt">http://apgvn.pt.vu</a></p>
<p><a href="http://www.biodiversity4all.org">http://www.biodiversity4all.org</a> </p>
jcsousa
Membro Veterano
Contacto:

terça dez 23, 2008 10:13 pm

Na verdade, Francisco, não é totalmente assim no treino positivo. A itermitência de recompensas vai-se acentuando até que o cão acaba por trabalhar sem qualquer recompensa, ou antes, apenas com o elogio do dono. Eu não questiono a bondade deste tipo de treino, nomeadamente em disciplinas com a obediência, o agilty ou a pistagem, simplesmente acho que não respeita a forma natural que o cão tem de aprender e não consolida suficientemente os comportamentos desejados.

Agora não estou a ver mesmo é como se consegue performances reais e fiáveis em trabalhos como a protecção ou a guarda, e que envolvem por si só situações de stress para o cão.

Tentando debater esta questão com uma treinadora "positiva", fui esmagado quando me disse que conhecia treinadores que o faziam sem recurso à pressão. Lembrei-me de os contactar e responderam-me que utilizavam, sim, métodos totalmente positivos, mas apenas numa fase inicial... que é, afinal, o que se faz no treino tradicional... ora bolas!

Outra coisa que me confunde um bocado é a insistência com que se apregoam os malefícios de coleiras estranguladoras ou de bicos. Ele não há artigo, seja sobre que tema fôr, em que não metam lá os inúmeros inconvenientes físicos e psicológicos que de tais instrumentos resultam para os pobres animais!

Enfim, aceito de bom grado todas as opiniões, acho que cada um deve treinar como entender, mas custa-me ver estes ataques sistemáticos por parte dos positivos, que se colcam sempre numa postura moral e "científica" superior ao comum dos mortais , sobretudo porque carecem de fundamento e de científico, se formos ver bem as coisas, acabam por não ter tanto quanto isso.
Responder

Voltar para “Cães”