Bem, gostava de saber quanto tempo demoram a treinar um cão, nem que seja em obediência básica... Porque fazendo as contas a um mês por cão (sendo optimista) mil cães são mil meses, isto é , cerca de oitenta e três anos... Quer-me dizer que esses cães ficaram bem treinados, isto é, com os comportamentos consolidados? Ou foram só a "todo" o mundo fazer umas demonstraçõezecas? É que pôr um cão a sentar com comida demora 5 minutos, mas o trabalho não acaba aqui... e se lhe acrescentar o tempo gasto em viagens por todo o mundo, como diz, a coisa deve ir lá para os 100 anos... afinal que idade têm esses gurus do treino positivo? 150, 200?Karen, Dunbar e Rossi por exemplo sao treinadores que treinaram ja milhares de caes por todo o mundo. Esses treinadores ja escreveram livros, publicaram dvds ensinando pessoas, tem escolas de treino muito famosas e sao pessoas que lidam e treinam caes todos os dias!!!
De facto escreveram os livros e editaram os vídeos, aliás tenho alguns da Pryor... o básico dos básicos! Mas que lhes deve ter rendido uns bons dólares...
Meu caro, treinar um cão por exemplo para RCI demora pelo menos 1 ano, se a coisa correr bem...
Leia então o que diz Helmut Raiser acerca da forma como o cão aprende... Ou leia artigos do Pedro Gutierrez sobre treino canino... Comparados com os ilustres que menciona, são quase nada... apenas campeões da WUSV.Estou querendo dizer e que se vai ouvir conselho que seja de alguem que mostra seu trabalho, e que e reconhecido por muitos.
O treino tradicional já não é o que era, o conhecimento do cão fê-lo evoluir e hoje já não se "ensinam" cães à pancada. Estímulos positivos e negativos são utilizados de maneira equilibrada, a partir do conhecimento do cão a treinar e do respeito por ele.E ai, gente, tecnica moderna e sempre boa! Se nao fosse isso ainda andavamos a operar ao modo antigo!
Há no entanto uma dúvida que sempre me assalta quando vejo estas listagens de ilustres deuses do treino. Como é que se treina um cao de guarda só com biscoitos e festinhas? Se lhe aparecer um intruso agressivo, como é que o animal vai reagir, sobretudo se em cachorro lhe fizeram a tal "inibição da mordida"?
Bom Natal a todos