frio

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

zitapets

quinta jan 15, 2009 9:33 am

O tópico foi editado. O fórum não é o local indicado para o aconselhamento de medicamentos/terapêuticas que apenas podem ser responsavelmente prescritos por veterinários.

Melhores cumprimentos,
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

quinta jan 15, 2009 11:29 am

Andava em andanças na Internet e não. Ao que parece os cães não se constipam porque não há virús gripais que afectem o cão. A sintomatologia será semelhante a constipação, mas não é uma constipação. No entanto, ao que apurei, terá sido recentemente descoberto um virus da gripe em cães nos Estados Unidos, 2002 ou 2004 não fixei. Segundo o que li mantem-se apenas por lá... ou pelo menos, só lá é que o detectaram até agora.

Portanto à pergunta: Os cães constipam-se? Até agora parece que não!

Ressalvo que lá por não apanharem constipações, apanham pneumonias, traqueites (levei mais de um mês a curar uma à minha cadela) começou com um ligeiro tossicar e acabou a não conseguir engolir. Bronquites e afins!
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
YolaeFifi
Membro Veterano
Registado: sexta mai 20, 2005 9:16 pm
Contacto:

quinta jan 15, 2009 11:42 am

como eu tinha dito a palavra constipação serve para simplificar a enumeração de n sintomas típicos, mas os cães e humanos não são afectados pelo mesmo agente

para vos simplificar, nos gatos costumamos chamar ''coriza''. é raro dizer que o gato está constipado. no entanto a coriza não é uma doença, é um conjunto de sintomas que podem ter origem em diferentes agentes infecciosos.
o mesmo se passa para a palavra ''constipação''

normalmente as opiniões divergem porque as pessoas pensam que os cães se 'constipam' com o mesmo agente que os humanos. mas quando um animal entra numa clínica com o conjunto típico de sintomas, pode dizer-se que o animal está 'constipado'.

como eles são muito mais resistentes que nós, podem viver na casota e não ter problema nenhum. por isso, quando percebemos que eles têm sintomas, pode ser já uma doença avançada, e por isso deve-se consultar o vet

quanto aos medicamentos é um erro muito grave automedicar os animais, principalmente com medicamentos de humanos!!!
felizmente para a nossa carteira, muitos dos medicamentos usados em veterinária são os de humanos, correctíssimo.

MAS os efeitos podem não ser os mesmos!!! estou aqui a lembrar-me, por exemplo, de uns quantos que nos animais têm exactamente o efeito oposto!

existem alguns medicamentos bastante curriqueiros que podem ser apenas fatais para os animais de companhia...
texuga
Membro Veterano
Registado: quinta jan 03, 2002 9:31 pm
Localização: Vaca, porco, galinha, frango, coelho, perú, enfim, como de tudo um pouco...

quinta jan 15, 2009 2:55 pm

YolaeFifi Escreveu:como eu tinha dito a palavra constipação serve para simplificar a enumeração de n sintomas típicos, mas os cães e humanos não são afectados pelo mesmo agente
Claro Yola, nós simplificamos, e também já disse que, na maioria das vezes, estes sintomas acabam por passar sozinhos, não é caso de vet. MAS, se NÃO PASSAREM, então aí devemos recorrer ao vet. Por isso eu respondi na 1ª página que, o que havia a fazer, era levar o cão ao vet a fim de evitar mais problemas, e dei o exemplo de bronco-pneumonia :wink:

Freedog Escreveu:Em primeiro lugar e acima de tudo, lamento o que se passa com a texuga.
Olhe... pense que depois da tempestade virá a bonança... Boa sorte!
Off-topic: Infelizmente desde há 1 ano e meio a esta parte que a Bonança não há meio de vir :roll: Enfim... Obrigado na mesma!

Xuga
http://www.apterrariofilia.org<a href="http://www.amphibio.org/apterrariofilia" target="_blank"> </a>
patanisca123
Membro Veterano
Registado: quinta fev 23, 2006 4:24 pm

quinta jan 15, 2009 4:28 pm

Boa tarde

O meu fofucho também se constipa, sendo os sintomas como os nossos, nariz a correr, alguma tosse etc.
Dou-lhe os mesmos medicamentos que que tomamos para o efeito. Claro que dosagem adequada ao seu peso.
Aliás e sempre que possível toma medicamentos para humanos, em minha opinião e do vet têm mais qualidade.

Cumprimentos
patanisca
nicasxi
Membro Veterano
Registado: segunda ago 25, 2008 2:25 am

quinta jan 15, 2009 4:37 pm

A minha sogra tambem tinha a mania que os medicamentos que serviam para ela, serviam para o meu sogro. Atá ao dia em que ía matando o senhor.
Cada caso é um caso. E isto aplica-se tanto em pessoas como em animais.
O que funciona bem para mim , não quer dizer que funcione bem para o meu vizinho e muito menos para o meu cão....
Dedico esta assinatura a quem lhe "acentar" a carapuça :
"Quem nasce lagartixa, nunca chega a jacaré, por muito que se inche .... " By , um amigo muito querido ...

"Dogs are better than human beings because they know but do not tell."
— Emily Dickinson

À espera que os frangos que o Terug, o Paulo Santos e o Zefe andam a virar, fiquem prontos.
... e já agora tambem das courgettes da LuMaria!;)
YolaeFifi
Membro Veterano
Registado: sexta mai 20, 2005 9:16 pm
Contacto:

quinta jan 15, 2009 6:19 pm

um cão não é uma pessoa pequena, não toma o mesmo que nós em doses pequenas

cuidado com isto!!!
FreeDog
Membro
Registado: sexta jan 09, 2009 5:46 pm

quinta jan 15, 2009 6:45 pm

Experimentem dar um Benuron a um gato!
Mas... tenham já preparada a cova... só para não perderem muito tempo!

:evil: :evil:
fang
Membro Veterano
Registado: domingo dez 30, 2001 11:37 pm
Contacto:

quinta jan 15, 2009 8:03 pm

O mais idêntico a uma constipação nos cães (e que por vezes é apelidada de tal) é a broncotraqueite infecciosa canina, vulgarmente chamada "tosse do canil".
Na verdade não se trata de uma doença, mas sim de um "complexo" de doenças com sintomas idênticos e podem ser de origem viral ou bacteriana (ou as 2 em simultâneo).
O frio não é factor influente na propagação destas doenças, mas pode influienciar o desenvolvimento da doença, caso o animal esteja contaminado.
Embora muitas vezes o tratamento seja feito com medicamentos de uso humano, apenas um veterinário poderá analisar qual o mais adequado à situação em si, bem como as suas dosagens.

É de lembrar que embora os sintomas sejam identicos, o agente causador poderá não ser o mesmo!

Os meus cães já por 3 vezes tiveram "tosse do canil" e nenhuma das 3 foram exactamente da mesma origem.
<p>Francisco Barros</p>
<p><a href="http://vigilantesnatureza.paginas.sapo.pt">http://apgvn.pt.vu</a></p>
<p><a href="http://www.biodiversity4all.org">http://www.biodiversity4all.org</a> </p>
texuga
Membro Veterano
Registado: quinta jan 03, 2002 9:31 pm
Localização: Vaca, porco, galinha, frango, coelho, perú, enfim, como de tudo um pouco...

quinta jan 15, 2009 9:02 pm

patanisca123 Escreveu:Boa tarde

O meu fofucho também se constipa, sendo os sintomas como os nossos, nariz a correr, alguma tosse etc.
Dou-lhe os mesmos medicamentos que que tomamos para o efeito. Claro que dosagem adequada ao seu peso.
Aliás e sempre que possível toma medicamentos para humanos, em minha opinião e do vet têm mais qualidade.

Cumprimentos
patanisca
:o

Pronto, pela 2ª vez, faço minhas as palavras do FreeDog... :roll:
http://www.apterrariofilia.org<a href="http://www.amphibio.org/apterrariofilia" target="_blank"> </a>
mistik
Membro Veterano
Registado: sexta out 14, 2005 1:48 pm

sexta jan 16, 2009 12:38 am

Boa noite!

eu cá nem sei bem o que acho hihi
Mas acho que o "constipar" deles nao é como o nosso, com os nossos sintomas de espilrros, pingo , dores de garganta etc.
O Chumi quando quer chamar atençao quando ta a pedir alguma coisa começa a fazer barulhos como se tiver a espilrrar.

Acho que eles podem ter algo parecido com a nossa gripe.
O meu chumi ja teve principio de peneumonia, ele nao espilrrou, nao tinha pingo no nariz, parecia que se engasgava como se tivesse pelos na garganta(era o que eu pensava porque nessa altura andava a lamber-se muito e a largar pêlo) nao fui a correr pro vet, começo a reparar que a tosse é mais forte e ele começa a ganhar ranho (nao pingo) ai fui pro vet com ele, tava com 40º de febre e principio de peneumonia, este ano nao chegou a ser tao grave, quando apercebi-me dos engasgues tipo tosse, fui ao vet( porque teria de ser um tratamento diferente da 1ªvez) e tinha a traqueia inflamada )

Acho que quando têem alguma coisa nao é de certeza uma constipaçaozita como a nossa...tendo em conta que quando somos nós sabemos o que sentimos e conseguimos queixar.. ja eles nao...quando se "quixam" ou mostram sintomas podem ser coisas graves.
.
Imagem
<p><strong>Visitem&nbsp;-&nbsp; </strong><a href="http://chow-chow.forumeiros.com/"><stro ... ng></a></p>
mistik
Membro Veterano
Registado: sexta out 14, 2005 1:48 pm

sexta jan 16, 2009 12:44 am

fang Escreveu:O mais idêntico a uma constipação nos cães (e que por vezes é apelidada de tal) é a broncotraqueite infecciosa canina, vulgarmente chamada "tosse do canil".
Na verdade não se trata de uma doença, mas sim de um "complexo" de doenças com sintomas idênticos e podem ser de origem viral ou bacteriana (ou as 2 em simultâneo).
O frio não é factor influente na propagação destas doenças, mas pode influienciar o desenvolvimento da doença, caso o animal esteja contaminado.
Embora muitas vezes o tratamento seja feito com medicamentos de uso humano, apenas um veterinário poderá analisar qual o mais adequado à situação em si, bem como as suas dosagens.

É de lembrar que embora os sintomas sejam identicos, o agente causador poderá não ser o mesmo!

Os meus cães já por 3 vezes tiveram "tosse do canil" e nenhuma das 3 foram exactamente da mesma origem.
O Chumi as 2x que teve com os sintomas nenhuma das vezes estava frio. Tanto que o vet disse que nao tinha haver com isso, de frios, da 1ª vez pensei que tivesse sido de o ter molhado numa das brigas com o Nero( coicidencia) o vet disse quepodia ter apanhado de outro cao talvez mas nao do frio, ou da forma como nos constripamos ou gripamos.

Nao concordo em automedicar os nossos animais, ainda pior com medicamentos que usamos para nós.
Reparei que nos 1ºs que dei ao chumi, eram medicamentos para usados nós também, mas eu nao daria nem dou medicamentos usados para nós aos meus animais.
Imagem
<p><strong>Visitem&nbsp;-&nbsp; </strong><a href="http://chow-chow.forumeiros.com/"><stro ... ng></a></p>
xenita
Membro Veterano
Registado: quinta jul 24, 2008 12:07 pm

sexta jan 16, 2009 6:54 am

bomdia.

é para expor un caso.

já a bastant tempo atráz encontrei um gatinho que se espernicava todo tentei ajuda-lo e trouxe para casa em casa limpei-o dei-lhe leite morno e aconcheguei-o numa caminha.passamdo, um bocado ele começou a ter quel ataque parecia epilepcia.como tinha medicamentos de epilepcia dei-lhe 1/4 de um comp de 25g.

esta bem vivo e nunca mais teve queles ataques.

tive sorte :lol:
FreeDog
Membro
Registado: sexta jan 09, 2009 5:46 pm

sexta jan 16, 2009 8:04 am

xenita Escreveu:bomdia.

é para expor un caso.

já a bastant tempo atráz encontrei um gatinho que se espernicava todo tentei ajuda-lo e trouxe para casa em casa limpei-o dei-lhe leite morno e aconcheguei-o numa caminha.passamdo, um bocado ele começou a ter quel ataque parecia epilepcia.como tinha medicamentos de epilepcia dei-lhe 1/4 de um comp de 25g.

Não faça a mínima ideia se teve sorte. Cá para mim foi mesmo 1 tiro no escuro.
A história que aki já referi do gato é o claro exemplo do que NÃO devemos fazer.
Uma pessoa minha conhecida que tinha 1 gato resolveu dar menos de 1/4 de Benuron ao miau porque ele andava "mal-disposto" com vómitos , umas tosses estranhas e diarréias.
Resultado... o componente principal deste medicamento (acho que é o Paracetamol – sou uma arvela neste assunto) é um veneno (eu disse VENENO) para os bichanos. E para nós por vezes nem nos faz nada.
O gato estev muito mal e só não entregou a alma ao criador, segundo as palavras do vet... por mero acaso.
Atenção... eu estou a falar dakesle comprimidos que nós tomamos inicentemente para as dores da tola, menstruais, de barriga, etc... etc...
Esta história serviu-me de GRANDE exemplo para perceber que os organismo dos animais, que às vezes achamos que são "igauais"... afinal são quase o nosso oposto (grosso modo, claro)
c_saraiva
Membro Veterano
Registado: terça ago 29, 2006 11:30 am

sexta jan 16, 2009 9:08 am

FreeDog Escreveu:
xenita Escreveu:bomdia.

é para expor un caso.

Não faça a mínima ideia se teve sorte. Cá para mim foi mesmo 1 tiro no escuro.
A história que aki já referi do gato é o claro exemplo do que NÃO devemos fazer.
Uma pessoa minha conhecida que tinha 1 gato resolveu dar menos de 1/4 de Benuron ao miau porque ele andava "mal-disposto" com vómitos , umas tosses estranhas e diarréias.
Resultado... o componente principal deste medicamento (acho que é o Paracetamol – sou uma arvela neste assunto) é um veneno (eu disse VENENO) para os bichanos. E para nós por vezes nem nos faz nada.
O gato estev muito mal e só não entregou a alma ao criador, segundo as palavras do vet... por mero acaso.
Atenção... eu estou a falar dakesle comprimidos que nós tomamos inicentemente para as dores da tola, menstruais, de barriga, etc... etc...
Esta história serviu-me de GRANDE exemplo para perceber que os organismo dos animais, que às vezes achamos que são "igauais"... afinal são quase o nosso oposto (grosso modo, claro)
Isto é uma grande verdade e muitas vezes o oposto tambem é valido, o que não faz mal aos animais pode matar-nos a nos. Isto muitas vezes é um problema que se põe no desenvolvimento de novos farmacos...como sabem a experimentação de novas moleculas candidatas a farmacos é feita em animais, e só para dar um exemplo, um medicamento que foi posto no mercado em 1957, e que era usado como sedativo e no tratamento do enjoo matinal em gravidas, em animais apresentava-se muito seguro e sem grandes efeitos laterais quando experimentado em animais, mas nos humanos (gravidas) provocava focomielia (pesquisem por este termo para terem uma ideia da gravidade dos efeitos) no feto...
Responder

Voltar para “Cães”