Câo destruidor!

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

texuga
Membro Veterano
Registado: quinta jan 03, 2002 9:31 pm
Localização: Vaca, porco, galinha, frango, coelho, perú, enfim, como de tudo um pouco...

sábado jan 17, 2009 8:35 pm

aisd Escreveu: O que nos distingue é o raciocínio, não as emoções.
Há emoções que só existem porque existe raciocínio... :roll:
http://www.apterrariofilia.org<a href="http://www.amphibio.org/apterrariofilia" target="_blank"> </a>
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

sábado jan 17, 2009 9:08 pm

Há emoções que só existem porque existe raciocínio...
Eu percebo o que quer dizer, porém não é a emoção que existe porque há raciocínio, mas sim o raciocícinio que desperta certas emoções.
Pex. o medo.Uma pessoa presa que vê outras a serem executadas pensa "a seguir, sou eu" e tem medo.
O cão não faz este raciocínio por isso não sente medo quando vê outros cães a serem abatidos.
texuga
Membro Veterano
Localização: Vaca, porco, galinha, frango, coelho, perú, enfim, como de tudo um pouco...

sábado jan 17, 2009 9:35 pm

aisd Escreveu:
Há emoções que só existem porque existe raciocínio...
Eu percebo o que quer dizer, porém não é a emoção que existe porque há raciocínio, mas sim o raciocícinio que desperta certas emoções.
Pex. o medo.Uma pessoa presa que vê outras a serem executadas pensa "a seguir, sou eu" e tem medo.
O cão não faz este raciocínio por isso não sente medo quando vê outros cães a serem abatidos.
Mas a inveja e o ciúme tb é um sentimento Humano motivado pelo raciocínio...
http://www.apterrariofilia.org<a href="http://www.amphibio.org/apterrariofilia" target="_blank"> </a>
nicasxi
Membro Veterano
Registado: segunda ago 25, 2008 2:25 am

domingo jan 18, 2009 2:52 am

A inveja , o ciume e.... o ressentimento que conduz à vontade de vingança.. Isto são emoções exclusivamente humanas , lá está induzidas pelo raciocinio.
Tirando estas ? Quantas sobram ?
Ah e tal a gratidão , a fidelidade......
" Aqui há comer , há bem estar..... é aqui !!!!!! "
Dedico esta assinatura a quem lhe "acentar" a carapuça :
"Quem nasce lagartixa, nunca chega a jacaré, por muito que se inche .... " By , um amigo muito querido ...

"Dogs are better than human beings because they know but do not tell."
— Emily Dickinson

À espera que os frangos que o Terug, o Paulo Santos e o Zefe andam a virar, fiquem prontos.
... e já agora tambem das courgettes da LuMaria!;)
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

domingo jan 18, 2009 8:35 am

O ciúme ?
A mim parece-me que o ciúme é apenas o medo da perda.
É sabido que é vulgar uma criança ter ciúmes de um irmão mais novo.
O que está em causa é a perda do lugar central no amor/atenção dos pais.
Super básico - o meu periquito tem ciúmes da Zorra...

O ressentimento é exclusivamente humano ?
Ora essa...
É pura reacção ao desagradável.
A única coisa que o distingue é o tempo que dura.
De facto os humanos tem uma memória durável e a maioria dos animais não.
Mas o elefante que matou o seu tratador quando o reviu, depois de estar separado do mesmo uns meses, se calhar, foi por ressentimento ou vingança...
Memória de elefante...

O facto de sermos mais elaborados e complexos não significa que tenhamos o exclusivo.

Nicaxi,
parece-me que você reduz os cães à teoria do oportunismo - que eu conheço.
O que eu pergunto é : com os humanos é realmente diferente ou apenas mais complexo e elaborado ?
Tem a certeza que uma criança ama os seus pais ou apenas ama a segurança e fiabilidade da vida com eles ?
Pense em todas as crianças que foram e são criadas por outras pessoas.

E falo das crianças porque, com adultos, dois motivos - esses, sim, exclusivamente humanos - dominam o nosso comportamento e motivações - a necessidade de auto-estima e a necessidade reconhecimento.
sorayacatarina
Membro Veterano
Registado: domingo jan 07, 2007 5:55 pm
Dreik,
Gugui
Vicky

terça jan 20, 2009 12:27 pm

aisd Escreveu:Acho que há aqui uma grande confusão acerca do que é humanizar.
Certas emoções são comuns a pessoas e animais - o ciúme, o medo, a irritação, a tristeza, a alegria, etc, pex.
Tolice é pensar que são exclusivamente humanas.

Humanizar tem a ver com as causas dessas emoções.
Não se vai dizer que um cão está triste com o resultado do jogo da bola.

Digamos, antes, que tem a cabecinha de um bébé de 12 meses.
Há certo tipo de raciocínios e que não faz e de conclusões que não tira.

Agora, tal como um bébé que fica triste quando os pais o deixam na creche, também o cão fica triste quando os donos saem para o trabalho.
Num caso e noutro o mundo deles é seguro e confiável se lá estão os pais ou os donos.
Se eles se ausentam...

Só a repetição da constatação que eles voltam e que, durante a sua ausência, o mundo continuou seguro, é que os leva a ultrapassar estes sentimentos.

O que eu acho é que o ser humano é muito vaidoso e está convencido que tem o exclusivo de muita coisa que, na realidade, partilha com outros animais - é que as pessoas são, antes de mais, animais.
O que nos distingue é o raciocínio, não as emoções.
:idea: De acordo
texuga
Membro Veterano

terça jan 20, 2009 1:03 pm

aisd Escreveu:O ciúme ?
A mim parece-me que o ciúme é apenas o medo da perda.
É sabido que é vulgar uma criança ter ciúmes de um irmão mais novo.
O que está em causa é a perda do lugar central no amor/atenção dos pais.
Super básico - o meu periquito tem ciúmes da Zorra...
Mudança de hábitos que o cão não compreende, ou liderança comprometida... e de pássaros não percebo nada, só sei que têm penas...

O ressentimento é exclusivamente humano ?
Ora essa...
É pura reacção ao desagradável.
A única coisa que o distingue é o tempo que dura.
De facto os humanos tem uma memória durável e a maioria dos animais não.
Mas o elefante que matou o seu tratador quando o reviu, depois de estar separado do mesmo uns meses, se calhar, foi por ressentimento ou vingança...
Memória de elefante...
Não, é associação de ideias. No caso do elefante: aquele humano (cheiro, memória visual) = Agressões -> Resultado: atacar para terminar com a ameaça. É o mesmo que fazem na natureza, aniquilam os possíveis predadores.

O facto de sermos mais elaborados e complexos não significa que tenhamos o exclusivo.

Nicaxi,
parece-me que você reduz os cães à teoria do oportunismo - que eu conheço.
O que eu pergunto é : com os humanos é realmente diferente ou apenas mais complexo e elaborado ?
Tem a certeza que uma criança ama os seus pais ou apenas ama a segurança e fiabilidade da vida com eles ?
Pense em todas as crianças que foram e são criadas por outras pessoas.
Não comparo nem nunca compararei, crianças a animais.

E falo das crianças porque, com adultos, dois motivos - esses, sim, exclusivamente humanos - dominam o nosso comportamento e motivações - a necessidade de auto-estima e a necessidade reconhecimento.
Responder

Voltar para “Cães”