Que curioso Texuga... aqui há uns meses gritavas em Caps Lock: OS CÃES NÃO TÊM EMOÇÕES!texuga Escreveu:Exactamenteanne20 Escreveu:Em primeiro lugar eu acredito convictamente que os caes (e animais no geral) sentem.... e sao capazes de o demonstrar em qualquer situação... De certeza que todos nós ja tivemos alguma experiencia com os nossos bixanos que nos faça acreditar nisso...
A questão que colocam aqui se sao SENTIMENTOS, nao posso garantir que esta seja a palavra mais correcta, pois de acordo com a definiçao de SENTIMENTO, este implica a autoconsciencialização do que se está a sentir. Por sua vez há que distinguir o conceito de Sentimento do conceito de Emoção (secalhar este conceito já se adequa mais àquilo que os animais sentem), isto poque as emoçoes sao a reacção que a pessoa (ou neste caso o animal) tem perante uma situação.
Nao sei se me fiz entender.... mas explicando de forma mais sucinta, Sentimentos e emoçoes sao diferentes. As emoçoes sao as reacções espontaneas da "pessoa" perante uma situação, já os Sentimentos implicam uma reflexão, isto é, a consciencia dessas emoçoes é que faz emergir o sentimento!
Agora, será que os animais têm capacidade para autocritica e insight??
Hum...Não podia estar mais de acordo!
Infelizmente o tópico foi para as urtigas, não há registo desses momentos. Apraz-me ver que mudas-te de ideia.