Faleceu a minha cadelita e o meu cao ta deprimido e nao come

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

segunda fev 02, 2009 1:28 pm

texuga Escreveu:
anne20 Escreveu:Em primeiro lugar eu acredito convictamente que os caes (e animais no geral) sentem.... e sao capazes de o demonstrar em qualquer situação... De certeza que todos nós ja tivemos alguma experiencia com os nossos bixanos que nos faça acreditar nisso...

A questão que colocam aqui se sao SENTIMENTOS, nao posso garantir que esta seja a palavra mais correcta, pois de acordo com a definiçao de SENTIMENTO, este implica a autoconsciencialização do que se está a sentir. Por sua vez há que distinguir o conceito de Sentimento do conceito de Emoção (secalhar este conceito já se adequa mais àquilo que os animais sentem), isto poque as emoçoes sao a reacção que a pessoa (ou neste caso o animal) tem perante uma situação.

Nao sei se me fiz entender.... mas explicando de forma mais sucinta, Sentimentos e emoçoes sao diferentes. As emoçoes sao as reacções espontaneas da "pessoa" perante uma situação, já os Sentimentos implicam uma reflexão, isto é, a consciencia dessas emoçoes é que faz emergir o sentimento!

Agora, será que os animais têm capacidade para autocritica e insight??

Hum...
Exactamente :wink: Não podia estar mais de acordo!
Que curioso Texuga... aqui há uns meses gritavas em Caps Lock: OS CÃES NÃO TÊM EMOÇÕES!
Infelizmente o tópico foi para as urtigas, não há registo desses momentos. Apraz-me ver que mudas-te de ideia.
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
texuga
Membro Veterano
Registado: quinta jan 03, 2002 9:31 pm
Localização: Vaca, porco, galinha, frango, coelho, perú, enfim, como de tudo um pouco...

segunda fev 02, 2009 2:41 pm

LuMaria Escreveu:
texuga Escreveu:
anne20 Escreveu:Em primeiro lugar eu acredito convictamente que os caes (e animais no geral) sentem.... e sao capazes de o demonstrar em qualquer situação... De certeza que todos nós ja tivemos alguma experiencia com os nossos bixanos que nos faça acreditar nisso...

A questão que colocam aqui se sao SENTIMENTOS, nao posso garantir que esta seja a palavra mais correcta, pois de acordo com a definiçao de SENTIMENTO, este implica a autoconsciencialização do que se está a sentir. Por sua vez há que distinguir o conceito de Sentimento do conceito de Emoção (secalhar este conceito já se adequa mais àquilo que os animais sentem), isto poque as emoçoes sao a reacção que a pessoa (ou neste caso o animal) tem perante uma situação.

Nao sei se me fiz entender.... mas explicando de forma mais sucinta, Sentimentos e emoçoes sao diferentes. As emoçoes sao as reacções espontaneas da "pessoa" perante uma situação, já os Sentimentos implicam uma reflexão, isto é, a consciencia dessas emoçoes é que faz emergir o sentimento!

Hum...
Que curioso Texuga... aqui há uns meses gritavas em Caps Lock: OS CÃES NÃO TÊM EMOÇÕES!
Infelizmente o tópico foi para as urtigas, não há registo desses momentos. Apraz-me ver que mudas-te de ideia.
"emoções"? Tens a certeza? Ou seriam "sentimentos"? Como o de vingança, inveja e afins?
E não, não mudei de ideias...
http://www.apterrariofilia.org<a href="http://www.amphibio.org/apterrariofilia" target="_blank"> </a>
imarcelo
Membro Veterano
Registado: terça jul 12, 2005 4:09 pm

terça fev 03, 2009 11:36 am

Hum...
Há quem acredite que sim.
Ainda não há muito tempo se pensava que os animais ditos irracionais eram desprovidos de qualquer sentimento, emoções dor.....
Hoje há provas que deitam por terra essa teoria de que só o ser humano seria o único animal inteligente e provido de sentimentos e emoções...

Klaus Wilhelm diz:
Pessoas que acreditam nos sentimentos dos animais em geral são acusadas de antropomorfismo - atribuição de características humanas a seres não-humanos. Contudo, após anos ignorando ou desprezando o que os amantes dos animais de estimação sustentam há muito tempo, a ciência finalmente começa a acreditar que, se não todos os bichos, ao menos os mamíferos apresentam alguma forma de emoção........

Panksepp não acredita, porém, que sentimentos surjam apenas da reflexão. Ele afirma que a raiz das emoções se encontra em regiões do cérebro tais como o sistema límbico, muito antigo do ponto de vista evolutivo e presente em todos os mamíferos. Ele cita, a esse respeito, uma recente pesquisa liderada por Naomi I. Eisenberger, da Universidade da Califórnia......

Estudos sobre o metabolismo do cérebro fornecem evidências de que os sentimentos dos animais talvez não sejam muito diferentes dos sentimentos dos seres humanos, pois entre eles há processos cerebrais comuns. Pesquisas mostram que o neurotransmissor dopamina é importante no processamento de emoções como alegria e desejo tanto em humanos como em outros mamíferos.....

Ainda não é possível provar, através da observação, se um animal possui sentimentos conscientes, do mesmo modo como não se pode ter certeza sobre o que uma pessoa sente no íntimo. Experimentos de laboratório indicam que pelo menos alguns animais dispõem de capacidade de autoconsciência. Portanto, não é totalmente despropositado supor que talvez tenham consciência de suas emoções. Bekoff lembra que os sentimentos dos animais não precisam ser idênticos aos das pessoas.

Para Bekoff, as novas descobertas têm não apenas valor científico, mas também significado social: se os animais são capazes de sentir emoções, então temos uma razão a mais para tratá-los com carinho.

Para mim o último parágrafo basta-me para que todos eles sejam tratados não só com carinho mas com respeito e admiração!.

E até que se prove o contrário finalmente vão continuar a surpreender-nos..
<p>Isabel</p>
<a href="http://www.apca.org.pt">www.apca.org.pt</a>
<p>&nbsp;<a href="http://www.animaisderua.org">www.animaisderua.org</a> </p>
<p>&nbsp;<a href="http://patasfelizes.blogs.sapo.pt/">htt ... pt/</a></p>
<p>&nbsp;</p>
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

terça fev 03, 2009 1:07 pm

texuga Escreveu:
LuMaria Escreveu:
texuga Escreveu:

Hum...
"emoções"? Tens a certeza? Ou seriam "sentimentos"? Como o de vingança, inveja e afins?
Ah... então o problema que se põe é que não entendes-te a diferença entre emoção e sentimento.

Inveja é uma emoção ou um conjunto de emoções e vingança não é uma coisa nem outra, mas sim um acto resultante de um conjunto de emoções que pode ser ponderado ou não, quanto muito pode dizer-se que resulta do sentimento provocado por N emoções que resulta num acto prático.

Encantador como concordas com um post do qual nem percebes-te o básico, ou seja, o que é sentimento.
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
texuga
Membro Veterano
Localização: Vaca, porco, galinha, frango, coelho, perú, enfim, como de tudo um pouco...

terça fev 03, 2009 1:56 pm

LuMaria Escreveu:
texuga Escreveu:
LuMaria Escreveu:
texuga Escreveu:

Hum...
Ah... então o problema que se põe é que não entendes-te a diferença entre emoção e sentimento.

Inveja é uma emoção ou um conjunto de emoções e vingança não é uma coisa nem outra, mas sim um acto resultante de um conjunto de emoções que pode ser ponderado ou não, quanto muito pode dizer-se que resulta do sentimento provocado por N emoções que resulta num acto prático.

Encantador como concordas com um post do qual nem percebes-te o básico, ou seja, o que é sentimento.
A ti ofereço-te uma bicicleta, queres? Ou um chupa-chupa serve? 8)
Hoje estou sem paciência para o clube de fãs... :lol:
http://www.apterrariofilia.org<a href="http://www.amphibio.org/apterrariofilia" target="_blank"> </a>
pendragon
Membro Veterano
Registado: sexta jan 09, 2009 5:47 pm
cacau, o terror peludo
lindinha, a senhora gata

terça fev 03, 2009 2:23 pm

sem paciencia para o clube de fãs... ou sem argumentos para refutar o dito clube? :wink:

bom, quanto a mim, os cães têm sentimentos sim... são todos os que nós temos? definitivamente... não! duvido que os cães tenham esperança ou inveja, por exemplo!

indiscutivelmente os cães AMAM os donos, sentem ALEGRIA quando os donos chegam a casa, têm MEDO de trovoada (alguns)... etc, etc, etc!

portanto, amor, alegria e medo, são sentimentos (emoções ou qq coisa que lhes queiram chamar) que nos são comuns;
esperança e inveja ssão sentimentos menos "primarios" (ou mais complexos...lol) que estão dependentes do facto de pensar-mos e termos a noção de bem e de mal

eles têm sentimentos? logico que sim... hello... :roll:
Filipa Costa
Ponky
Membro Veterano
Registado: sexta jan 25, 2008 2:44 pm

terça fev 03, 2009 2:39 pm

sentimentos e feitios!!
O meu barbas fica sentido quando o chamo a atenção e por sua vez traz o seu feitiozinho ao de cima :roll: ...
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

terça fev 03, 2009 2:54 pm

Nervosismo, medo, agressividade, frustração, tensão, excitação, satisfação, são emoções, certo? Há dúvidas que os animais experimentam essas emoções?
Não.
Já a vingança, a inveja e o ciúme, por exemplo, são emoções profundamente humanas que eu acho que não podem ser transpostas para a psicologia dos nossos animais. Porquê? Porque os cães vivem de acordo com os seus instintos e vivem o presente, não são como os humanos que são a única espécie animal que pensa no passado e se preocupa com o futuro. Os cães não estão obcecados com o passado, as suas acções não são premeditadas, os cães reagem, são criaturas de causa e efeito.
Os cães vivem em função das suas necessidades primordiais e inatas, alimentação, sono, sexo, protecção contra os elementos e necessidade de viver em sociedade, o instinto de matilha é o seu instinto primordial.

O resto são projecções nossas, da psicologia humana que não tem equivalência nos nossos cães... e o post da Anne20 está muito bom, está bem feita a destrinça entre emoção e sentimento, concordo.
Eu respondendo á sua questão acho que os cães não têm nem capacidade para a autocrítica nem para o insight como o ser humano.

Cumprimentos.

PS. Lumaria, ai o tracinho malandro...
percebes-te
presente do verbo perceber na 2ª pessoa do singular + pronome pessoal te; percebeste - passado perfeito do verbo perceber na 2ª pessoa do singular. :) Assim como "entendeste", "mudaste", etc, etc.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

Ponky
Membro Veterano
Registado: sexta jan 25, 2008 2:44 pm

terça fev 03, 2009 2:58 pm

muito bom :wink:
nicasxi
Membro Veterano
Registado: segunda ago 25, 2008 2:25 am

terça fev 03, 2009 3:09 pm

dinodane Escreveu:Nervosismo, medo, agressividade, frustração, tensão, excitação, satisfação, são emoções, certo? Há dúvidas que os animais experimentam essas emoções?
Não.
Já a vingança, a inveja e o ciúme, por exemplo, são emoções profundamente humanas que eu acho que não podem ser transpostas para a psicologia dos nossos animais. Porquê? Porque os cães vivem de acordo com os seus instintos e vivem o presente, não são como os humanos que são a única espécie animal que pensa no passado e se preocupa com o futuro. Os cães não estão obcecados com o passado, as suas acções não são premeditadas, os cães reagem, são criaturas de causa e efeito.
Os cães vivem em função das suas necessidades primordiais e inatas, alimentação, sono, sexo, protecção contra os elementos e necessidade de viver em sociedade, o instinto de matilha é o seu instinto primordial.

O resto são projecções nossas, da psicologia humana que não tem equivalência nos nossos cães... e o post da Anne20 está muito bom, está bem feita a destrinça entre emoção e sentimento, concordo.
Eu respondendo á sua questão acho que os cães não têm nem capacidade para a autocrítica nem para o insight como o ser humano.

Cumprimentos.
Completamente de acordo!!!!!!!!
E se pensarmos bem .... quantas vezes ralhamos ou damos mesmo uma palmada, e muitos outros espancam até,ao cão e logo de seguida basta chamar ou até mesmo falar com mais suavidade e já passou tudo? Se tivessem ressentimentos , ou desejos de vingança ou até mesmo orgulho, acham que seria assim????????
Dedico esta assinatura a quem lhe "acentar" a carapuça :
"Quem nasce lagartixa, nunca chega a jacaré, por muito que se inche .... " By , um amigo muito querido ...

"Dogs are better than human beings because they know but do not tell."
— Emily Dickinson

À espera que os frangos que o Terug, o Paulo Santos e o Zefe andam a virar, fiquem prontos.
... e já agora tambem das courgettes da LuMaria!;)
imarcelo
Membro Veterano
Registado: terça jul 12, 2005 4:09 pm

terça fev 03, 2009 3:36 pm

Psicologia não é uma ciência exacta, logo muita coisa não pode ser provada...

Ficamos pelos estudos que têm sido feitos até agora, e quanto ao resto talvez algum dia possa ser provado.

Seja como for, chamemos emoções, sentimentos ou apenas instinto, a verdade é que eles revelam capacidades que muitos de nós não conseguem aceitar...
Porquê? Cabe a cada um descobrir.

Fica-se pela discussão saudável... e nada mais :wink:
<p>Isabel</p>
<a href="http://www.apca.org.pt">www.apca.org.pt</a>
<p>&nbsp;<a href="http://www.animaisderua.org">www.animaisderua.org</a> </p>
<p>&nbsp;<a href="http://patasfelizes.blogs.sapo.pt/">htt ... pt/</a></p>
<p>&nbsp;</p>
texuga
Membro Veterano

terça fev 03, 2009 3:37 pm

pendragon Escreveu:sem paciencia para o clube de fãs... ou sem argumentos para refutar o dito clube? :wink:
Não minha cara, esta é já uma "guerra" de longa data... ela (LuMaria) sabe muito bem quem eu sou, e sabe também muito bem como é que eu penso... E também percebe muito bem as minhas "conversas" com ela...
Portanto não se meta, não vale mesmo a pena... :roll:

Dino, ando cansada de dizer o mesmo, e cansada de ler as contestações ao que defendo... que na realidade se resume ao que escreveste :wink:

Mas cuidado, agora vais ser uma má e insensível :twisted:
texuga
Membro Veterano

terça fev 03, 2009 3:39 pm

imarcelo Escreveu:Psicologia não é uma ciência exacta, logo muita coisa não pode ser provada...

Ficamos pelos estudos que têm sido feitos até agora, e quanto ao resto talvez algum dia possa ser provado.

Seja como for, chamemos emoções, sentimentos ou apenas instinto, a verdade é que eles revelam capacidades que muitos de nós não conseguem aceitar...
Porquê? Cabe a cada um descobrir.

Fica-se pela discussão saudável... e nada mais :wink:
Nem sempre Isa... nem sempre... infelizmente :roll:
nicasxi
Membro Veterano
Registado: segunda ago 25, 2008 2:25 am

terça fev 03, 2009 4:00 pm

texuga Escreveu::

Com o avatar que arranjaste agora........ dificilmente alguem te consegue superar ...... :lol: :lol:
Dedico esta assinatura a quem lhe "acentar" a carapuça :
"Quem nasce lagartixa, nunca chega a jacaré, por muito que se inche .... " By , um amigo muito querido ...

"Dogs are better than human beings because they know but do not tell."
— Emily Dickinson

À espera que os frangos que o Terug, o Paulo Santos e o Zefe andam a virar, fiquem prontos.
... e já agora tambem das courgettes da LuMaria!;)
texuga
Membro Veterano

terça fev 03, 2009 4:04 pm

nicasxi Escreveu:
texuga Escreveu::

Com o avatar que arranjaste agora........ dificilmente alguem te consegue superar ...... :lol: :lol:
É tão fofuxo não é? :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
Responder

Voltar para “Cães”