Tempo de reflectir

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

nicasxi
Membro Veterano
Registado: segunda ago 25, 2008 2:25 am

sexta fev 13, 2009 12:25 am

monicalagoa Escreveu:
FreeDog Escreveu: Apenas acho que gastar dinheiro em manter animais vivos anos a fio não me parece, em tempo de crise, uma opção inteligente!
Era nesse sentido o meu comentários, certo?
:o Ai sim? se calhar é bem pensado...eu pelo menos sei de uns quantos !animais" que estão em Caxias, Tires, vale de Judeus, etc...que bem podiam ser abatidos (selectivamente, claro)...é que esses tb andam anos a fio a gastar dinheiro dos contribuintes e ainda por cima algures no tempo cometeram crimes!

Venham os abates selectivos!!!

Ora francamente!
Ora francamente , digo eu.....
Fundamentalismos não nos levam a lado nenhum nem é essa a via pretendida.....
Sinceramente há comparações muito infelizes......
Dedico esta assinatura a quem lhe "acentar" a carapuça :
"Quem nasce lagartixa, nunca chega a jacaré, por muito que se inche .... " By , um amigo muito querido ...

"Dogs are better than human beings because they know but do not tell."
— Emily Dickinson

À espera que os frangos que o Terug, o Paulo Santos e o Zefe andam a virar, fiquem prontos.
... e já agora tambem das courgettes da LuMaria!;)
monicalagoa
Membro
Registado: terça jun 25, 2002 3:43 pm

sexta fev 13, 2009 12:54 am

nicasxi Escreveu:
Está enganada, não existem comparações infelizes nem fundamentalismos...
O que existe é um argumento muito idiota, porque eu tb defendo a eutanásia dos animais gravemente doentes, em sofrimento ou que sejam portadores de doenças altamente contagiosas, não posso é concordar que se defenda o abate selectivo porque estão a gastar dinheiro aos contribuintes.
Qual é que seria o critério de selecção? só ficavam os louros de olho azul?? (ahh..não...isso era o que defendia um Sr. Adof Hitler)

O que é que é um animal adoptável? é um cão bebé? é um cão bonito? é um cão de raça? onde se traça o limite? Quer saber quantos casos conheço de pessoas que adoptaram animais cegos, pernetas, incontinente, surdos etc..?

Eu, como contribuinte, tenho o direito de opinar sobre esse assunto, e se EU achar que o meu dinheiro é melhor empregue nos animais abandonados do que nos criminosos que estão nas prisões, tenho todo o direito dre manifestar a minha opinião.
FreeDog
Membro
Registado: sexta jan 09, 2009 5:46 pm

sexta fev 13, 2009 1:02 am

monicalagoa Escreveu:
nicasxi Escreveu:
Está enganada, não existem comparações infelizes nem fundamentalismos...
O que existe é um argumento muito idiota, porque eu tb defendo a eutanásia dos animais gravemente doentes, em sofrimento ou que sejam portadores de doenças altamente contagiosas, não posso é concordar que se defenda o abate selectivo porque estão a gastar dinheiro aos contribuintes.
Qual é que seria o critério de selecção? só ficavam os louros de olho azul?? (ahh..não...isso era o que defendia um Sr. Adof Hitler)

O que é que é um animal adoptável? é um cão bebé? é um cão bonito? é um cão de raça? onde se traça o limite? Quer saber quantos casos conheço de pessoas que adoptaram animais cegos, pernetas, incontinente, surdos etc..?

Eu, como contribuinte, tenho o direito de opinar sobre esse assunto, e se EU achar que o meu dinheiro é melhor empregue nos animais abandonados do que nos criminosos que estão nas prisões, tenho todo o direito dre manifestar a minha opinião.
Onde isto vai...
Hitler?
"arumento idiota"

Deixe lá isso!
Olhe... caminha... está na hora!
kitten
Membro Veterano
Registado: domingo mar 10, 2002 10:04 pm

sexta fev 13, 2009 9:16 am

Eu fujo das adopções da arca e não só porque me incomoda o nº. de apelos a pedir dinheiro. Incomoda-me especialmente o fazer-se "caridadezinha" à conta da carteira do parceiro ou mais grave que isso, fazê-la já contando antecipadamente com isso.
Depois assistimos a gente com "n" animais resgatados nas mãos que chega ao ponto de desespero, porque estão crivados de dívidas por contarem antecipadamente com a solidariedade dos outros.

Na minha opinião que vale o que vale, se eu resgato um animal da rua, a partir do momento que o faço tenho obrigação de provir todas as suas necessidades, por isso, por não o poder fazer, não resgato nenhum, ajudo no que posso e quando posso a Associação daqui da minha zona e mais nenhuma.

Mas depois assistimos ao reverso da medalha, ou seja vemos um animal para adopção, tentamos adoptá-lo e levantam-nos tantos problemas que acabamos por desistir logo à 1ª.. Vou dar um exemplo concreto, há dias uma amiga pediu-me se lhe arranjava um cão ou cadela tipo pinscher, não interessava a idade nem o sexo, o que interessava é que fosse parecido com um. No adopta-me há uma cadela para adopção e eu liguei para lá, teria que assinar o termo de responsabilidade, o que é normal mas, e há sempre um mas, como o animal está na zona de Lisboa e viria para Alpiarça, foi-me dito de imediato que não. Ou seja inviabiliza-se uma excelente adopção, por uma questão de logistica indo, provavelmente, entregar o animal para a zona de Lisboa, a alguém que mais tarde o irá maltratar.
Para quem não entende, o que se segue é a minha assinatura
http://apterrariofilia.org/
Se algum dia sentir um vazio dentro de si ... vá comer que é fome !!!
Madalena Marques
imarcelo
Membro Veterano
Registado: terça jul 12, 2005 4:09 pm

sexta fev 13, 2009 12:32 pm

kitten Escreveu: Ou seja inviabiliza-se uma excelente adopção, por uma questão de logistica indo, provavelmente, entregar o animal para a zona de Lisboa, a alguém que mais tarde o irá maltratar.
É verdade. Tenho sabido de alguns casos.

Tudo isto porque existe um exagero da parte das pessoas que têm o animal para adoptar.
É verdade que são necessários cuidados, conhecer-se as pessoas, ficar com dados importantes ( eu já utilizei fichas de adopção e que são preenchidos à minha frente com os documentos originais e contactos) e depois pedir para irem dado noticias e umas fotos...

Tive a sorte de serem pessoas fantásticas e que ainda hoje mantêm contacto comigo.

Não é necessário andar em cima das pessoas, fazer visitas frequentes, acabando por criar um clima de suspeição que em nada vai ajudar o animal.

É verdade que nunca se sabe quem está do outro lado, mas existe o bom senso de cada um que alerta para qualquer pormenor que ponha dúvidas e possa travar a adopção.

Há que arriscar...Se assim não fosse não haveria adopções...
<p>Isabel</p>
<a href="http://www.apca.org.pt">www.apca.org.pt</a>
<p>&nbsp;<a href="http://www.animaisderua.org">www.animaisderua.org</a> </p>
<p>&nbsp;<a href="http://patasfelizes.blogs.sapo.pt/">htt ... pt/</a></p>
<p>&nbsp;</p>
kitten
Membro Veterano
Registado: domingo mar 10, 2002 10:04 pm

sexta fev 13, 2009 12:41 pm

Exactamente Isa, neste caso concreto ficaria muitissimo bem entregue a uma pessoa responsável, debaixo da minha vista, com outra cadela como companhia, mas preferem manter os animais em canis ou sabe-se lá como ...
Mas o que me irrita é que fazem estas exigências e no fim nunca mais querem saber do animal depois de o entregarem. É isso que me irrita profundamente.
Para quem não entende, o que se segue é a minha assinatura
http://apterrariofilia.org/
Se algum dia sentir um vazio dentro de si ... vá comer que é fome !!!
Madalena Marques
milord
Membro
Registado: terça jun 26, 2007 11:48 pm

sexta fev 13, 2009 4:44 pm

É um previlégio ser Burro :D

...Ser Burro é um previlégio, se assim não fosse, os outros, não falariam tanto de Nós.
Os outros, nunca viram nenhum de Nós incomodado com a cor de Outro como Nós, nem com a cor dos outros.
Os outros, nunca viram nenhum de Nós incomodado com a marca da carroça de Outro como Nós, nem com a marca da carroça dos outros.
Os outros, nunca viram nenhum de Nós preocupado com quantas assoalhadas tem o curral de Outro como Nós, nem com os dos outros.
Assim sendo, confirma-se... é um previlégio ser Burro como Nós...

Bom Fim de Semana para todos.
PauloC1
Membro Veterano
Registado: terça set 04, 2007 6:49 pm

sexta fev 13, 2009 7:04 pm

Bem...eu também sou burro de certeza, porque não consegui encaixar esta última mensagem no contexto que aqui está a ser discutido! Adiante... :o

Relativamente ao tópico concordo em absoluto com a sua autora e com as mensagens subsequentes no mesmo sentido. Eu arriscaria mesmo a dizer que quando uma pessoa chega ao ponto de fazer as coisas que aqui foram relatadas, só pode ser uma de 3 coisas, muito doente, muito irresponsável ou muito vigarista.
A propósito de vigaristas, como não costumo frequentar o forum das adopções, não sei se terá sido um caso falado, mas aqui há uns dias recebi uma PM de alguém em jeito de 'desculpas' por me terem criticado em publico e em privado quando eu chamei à atenção para um procedimento incorrecto de um funcionário de uma instituição bancária no âmbito de um destes pedidos de ajuda. Ao que parece, terá sido mesmo um caso que acabou em pessoas lesadas pelos tais 'pedintes'.

Ah...só mais uma coisa...eu devo ser um gajo se muita sorte porque não me costumo cruzar com os tais casos de que não podemos voltar as costas. Simplesmente também não ando à procura deles ;)
LucNun
Membro Veterano
Registado: sexta jan 09, 2009 1:38 pm

sexta fev 13, 2009 7:53 pm

...
Última edição por LucNun em domingo fev 15, 2009 12:11 pm, editado 1 vez no total.
Ol&aacute;, eu sou a Bronkas de outros f&oacute;runs!
Gansolino
Membro Júnior
Registado: sábado fev 07, 2009 9:36 am

sexta fev 13, 2009 9:30 pm

O estado gasta dinheiro com os animais??? :roll:
Acho que gasta uns trocos... pois aos fins de semana ninguém vai alimentar os cães que estão no canil... é para poupar nos vencimentos!!
E a ração... a dose de 1 dá para 10...
Tenho uma amiga que quiz oferecer um cão ao filho e comprou e o animal ficou doente e acabou por morrer :cry: questionei... em vez de comprar porque não adoptar... dar alegria a um animal que em tempos foi amada e de um momento para o outro foi abandonado, porque cresceu ou tinha pulgas!! Ridiculo não é?
Pois então ela ligou para uma associação em Lx e fizeram tantas pergunta e com uma ARROGÂNCIA, cheias de moralidades e com dizeres completamente fora do contexto... que serviu para???? ela desligar e na loja aonde comprou o cão em vez de lhe ser reembolsado o dinheiro... COMPROU OUTRO!!!
Culpa de quem??? Dessas associações que com este tipo de atitudes, mais parecem da era da inquisição!!!
Concordo quando resgatam um cão e lhe tentam salvar a vida... mas é melhor pensar se salvando a vida a esse animal ele vai ter qualidade de vida, pois caso contrário é de aproveitar que a eutanási em animais é permitida!
Siioux
Membro Veterano
Registado: sábado mai 03, 2003 8:51 pm
Localização: Micas, Lia, João, Ciro, Quim, Ri-te, Simão, Perdida, Margarida, Preta, Formiga, Náná, Doce, + 24
Contacto:

sexta fev 13, 2009 9:47 pm

Nicasxi

Belissimo topico/alerta. Finalmente se começam a abrir os olhos. Mais vale tarde que nunca.
Há aqui várias opiniões com as quais eu concordo em absoluto, umas mais polemicas que outras, mas a verdade está aqui neste topico, eu há anos que falo sobre isto e fico mto contente por ver que finalmente se está a fazer alguma luz.
<p><strong>Sandra de Albuquerque</strong></p>
<p>&nbsp;</p>
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

sábado fev 14, 2009 1:34 am

Não me parece que se tenham abertos olhos nenhuns, Sandra. As únicas pessoas a debaterem este assunto são os "maldizentes" do costume, entre os quais eu me incluo. Ali ao lado continua tudo na mesma.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

nicasxi
Membro Veterano
Registado: segunda ago 25, 2008 2:25 am

sábado fev 14, 2009 1:56 am

Sim , é verdade!
Mas o ponto de ruptura está muito próximo.
E os animais entretanto resgatados cada vez mais têm o futuro incerto.
(Estou a escolher as palavras para não ferir susceptibilidades...)
É urgente que parem. Parem de resgatar animais dos canis. Já não há madrinhas para eles e as que há começa a faltar-lhes dinheiro e disponibilidade. Já não há FATs. Já não há condições psicológicas para tanta literatura de cordel a apelar ao sentimento. .. Resumindo , estão a prejudicar os animais porque estão a levar as pessoas ao ponto de saturação. As próprias " madrinhas " já se andam a saturar umas às outras.
E mais não digo.... porque as palavras são como as cerejas e ainda falo mais do que quero....
Dedico esta assinatura a quem lhe "acentar" a carapuça :
"Quem nasce lagartixa, nunca chega a jacaré, por muito que se inche .... " By , um amigo muito querido ...

"Dogs are better than human beings because they know but do not tell."
— Emily Dickinson

À espera que os frangos que o Terug, o Paulo Santos e o Zefe andam a virar, fiquem prontos.
... e já agora tambem das courgettes da LuMaria!;)
marijonscp
Membro Veterano
Registado: quinta fev 08, 2007 6:20 pm

sábado fev 14, 2009 6:32 pm

Não considero que esta discussão seja de pessoas "maldizentes" muito pelo contrário. Trata-se na sua maioria de pessoas que efectivamente se preocupam com cães e com o seu bem estar.
Há tantas formas construtivas de os poder ajudar, desde ajudar de várias formas associações que nos mereçam credibilidade, apoiar projectos particulares com cabeça, tronco e membros(há aqui alguns casos na arca) e até promover junto das autarquias a devida sensibilização para o bem estar dos cães que se encontram nos canis municipais.
O pensar na esterilização de animais é um factor, quanto a mim, muito importante, há até uma associação que se dedica principalmente a este propóstio, a animaisderua.org (intervêm em colónias de gatos e cães de rua), que também é uma boa forma de ajudar, visto que sobrevivem de donativos e já com bastantes provas dadas.
E claro, ajudar activamente na divulgação de cães e gatos que estão para adopção em várias associações que estão já completamente esgotadas.
Pensem principalmente nos cães, é isso que interessa.
<p>"Quanto mais conhe&ccedil;o os homens, mais estimo os animais" - Herculano</p>
<p><a href="http://www.youtube.com/watch?v=vCCa8GzQ ... VQg</a></p>
<p><a href="http://www.you"></a></p>
Siioux
Membro Veterano
Registado: sábado mai 03, 2003 8:51 pm
Localização: Micas, Lia, João, Ciro, Quim, Ri-te, Simão, Perdida, Margarida, Preta, Formiga, Náná, Doce, + 24
Contacto:

sábado fev 14, 2009 9:29 pm

Mirita casimira não creio que seja como dizes e tenho tido algumas vezes esta conversa com a Marijonscp (joãozita).
Hoje em dia estes "pseudo salvamentos" soa-me a cromos de troca para caderneta.
Os animais são salvos do canil municipal e dps??? Andam de FAT em FAT, de hotel em Hotel, nuns são bem tratados noutros nem por isso, dps não se arranja dono e como é que isto acaba???
Não concordo com este tipo de salvamentos, afinal elas as salvadoras ficam como boazinhas mas a unica coisa que fazem é retirar um animal do canil, espalhar na net e esperar que alguém morda o isco e assim passar a batata quente para outra pessoa. Os animais sofrem com isto.
É preciso que as "salvadoras" que me parecem ser quase todas mto novinhas, tenham a noção que está MUITO DIFICIL dar BEM um animal, a vida está CARISSIMA e um animal na maioria das familias é dispensavel e quem gosta deles e se sacrifica tb já tem a sua quota parte de animais consigo. Começam a escassear ajudas, como tal devem abrandar o ritmo de idas aos canis.
Não digo que isto seja facil, eu propria as poiucas vezes que fui ao canil municipal de Lisboa, vim de lá doente e queria trazer todos, mas e dps??? Onde os meto?? O que faço??? Despacho-os sem olhar a quem!!!!
Não me parece ser a solução mais logica.
<p><strong>Sandra de Albuquerque</strong></p>
<p>&nbsp;</p>
Responder

Voltar para “Cães”