Quanto vale a vida de um cão?
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta mar 17, 2004 2:20 pm
Condessa,
Desde que a qualidade de vida se mantenha, não há valor que seja demasiado alto quando estamos a falar de um membro da família.
E não há esforço que não possa ser feito.
Digo-lhe isto na qualidade de dona de um velho gigante (12 anos e fibrilação auricular) que tudo faz para que os últimos meses sejam vividos com muita felicidade e qualidade.
Força.
Desde que a qualidade de vida se mantenha, não há valor que seja demasiado alto quando estamos a falar de um membro da família.
E não há esforço que não possa ser feito.
Digo-lhe isto na qualidade de dona de um velho gigante (12 anos e fibrilação auricular) que tudo faz para que os últimos meses sejam vividos com muita felicidade e qualidade.
Força.
Condessa sei perfeitamente pelo que está a passar, aliás eu também recebi uma mensagem sua quando me deparei com uma situação idêntica.
A minha Punky tinha 13 anos quando lhe apareceram tumores mamários, foi operada 2 vezes no espaço de um mês.
A minha esperança era que ela vivesse o tempo que lhe restasse com a dignidade e qualidade que merecia. A minha ansiedade prendia-se com o facto de saber quanto tempo mais iria ela suportar a doença.
É um facto que não melhorou e a 12 de Março eu tive que decidir o que fazer com a minha fiel amiga. Foi a decisão mais dura que tive que tomar até agora e culpei-me durante dias e dias, mas a verdade era que não havia mais nada a fazer. Para quê ser cinica e tê-la durante mais 2/3 dias, sabendo que ela estava a sofrer.
Nós donos sabemos perfeitamente e conhecemos os nossos animais melhor que ninguém para vermos quando eles estão a pedir paz e sossego.
A Punky deixou de comer e só já estava deitada a dormir, pois os tumores estavam prender-lhe os movimentos e para ela o andar já era um sofrimento.
Condessa contei-lhe um pouco da minha história apenas para a ajudar a compreender que a vida do nosso melhor amigo não se rege pelo que pode vir a custar ou pelo que ele vai durar, mas sim pela qualidade que ele vai ou não ter.
Eu operei a Punky todas as vezes que foram necessárias até o veterinário dela me dizer "Sofia já não há mais hipóteses de operação, pois a Punky só está a piorar".
Não critico quem não pode operar ou pagar tratamentos aos seus animais, pois nem todos temos as mesmas possibilidades...mas se estiver ao nosso alcance...não hesitamos.
Desejo-lhe força e coragem para poder tomar as suas decisões de forma a pensar sobretudo no melhor que poderá ser feito.

A minha Punky tinha 13 anos quando lhe apareceram tumores mamários, foi operada 2 vezes no espaço de um mês.
A minha esperança era que ela vivesse o tempo que lhe restasse com a dignidade e qualidade que merecia. A minha ansiedade prendia-se com o facto de saber quanto tempo mais iria ela suportar a doença.
É um facto que não melhorou e a 12 de Março eu tive que decidir o que fazer com a minha fiel amiga. Foi a decisão mais dura que tive que tomar até agora e culpei-me durante dias e dias, mas a verdade era que não havia mais nada a fazer. Para quê ser cinica e tê-la durante mais 2/3 dias, sabendo que ela estava a sofrer.
Nós donos sabemos perfeitamente e conhecemos os nossos animais melhor que ninguém para vermos quando eles estão a pedir paz e sossego.
A Punky deixou de comer e só já estava deitada a dormir, pois os tumores estavam prender-lhe os movimentos e para ela o andar já era um sofrimento.
Condessa contei-lhe um pouco da minha história apenas para a ajudar a compreender que a vida do nosso melhor amigo não se rege pelo que pode vir a custar ou pelo que ele vai durar, mas sim pela qualidade que ele vai ou não ter.
Eu operei a Punky todas as vezes que foram necessárias até o veterinário dela me dizer "Sofia já não há mais hipóteses de operação, pois a Punky só está a piorar".
Não critico quem não pode operar ou pagar tratamentos aos seus animais, pois nem todos temos as mesmas possibilidades...mas se estiver ao nosso alcance...não hesitamos.
Desejo-lhe força e coragem para poder tomar as suas decisões de forma a pensar sobretudo no melhor que poderá ser feito.

-
- Membro Veterano
- Registado: terça ago 03, 2004 2:00 pm
Apenas para dizer que a Sasha tem estado muito bem, e que a quimioterapia não tem sido nenhum 'bicho papão', pelo menos para ela.
Já fez 6 sessões de quimioterapia e felizmente não teve nenhuma reacção grave, até aqui.
Continua chata, refilona, melga e carente. Parece uma sombra atrás de mim, apesar de eu andar atrás dela muitas vezes para dar-lhe comprimidos e suplementos alimentares, e passar-lhe pomada no sítio onde se mete o catéter para as sessões.
Depois da oitava sessão vamos fazer ecografia e análises para saber como estão as coisas lá por dentro. Tenho confiança de que o cancro já está em remissão há muito tempo. A minha única preocupação é com os efeitos dos quimioterápicos, nomeadamente a mielosupressão. Mas como ela não dá mostras de fraqueza, nem tem tido grandes faltas de apetite, e tem se mantido estável e sem nenhum problema de saúde adicional, creio que esta parte, que deverá estar afectada, não estará muito mal.
E é isso. Só queria deixar uma actualização.
Já fez 6 sessões de quimioterapia e felizmente não teve nenhuma reacção grave, até aqui.

Continua chata, refilona, melga e carente. Parece uma sombra atrás de mim, apesar de eu andar atrás dela muitas vezes para dar-lhe comprimidos e suplementos alimentares, e passar-lhe pomada no sítio onde se mete o catéter para as sessões.
Depois da oitava sessão vamos fazer ecografia e análises para saber como estão as coisas lá por dentro. Tenho confiança de que o cancro já está em remissão há muito tempo. A minha única preocupação é com os efeitos dos quimioterápicos, nomeadamente a mielosupressão. Mas como ela não dá mostras de fraqueza, nem tem tido grandes faltas de apetite, e tem se mantido estável e sem nenhum problema de saúde adicional, creio que esta parte, que deverá estar afectada, não estará muito mal.
E é isso. Só queria deixar uma actualização.

<p>Moderadora do Fórum do Chihuahua.</p>
<p> </p>
<p> </p>
-
- Membro Veterano
- Registado: quinta fev 08, 2007 6:20 pm
Óptimas notícias Condessa
Está tudo a correr pelo melhor.

Está tudo a correr pelo melhor.
<p>"Quanto mais conheço os homens, mais estimo os animais" - Herculano</p>
<p><a href="http://www.youtube.com/watch?v=vCCa8GzQ ... VQg</a></p>
<p><a href="http://www.you"></a></p>
<p><a href="http://www.youtube.com/watch?v=vCCa8GzQ ... VQg</a></p>
<p><a href="http://www.you"></a></p>
-
- Registado: terça mar 03, 2009 8:57 am
Este tópico deveria ficar inamovível!!...É um exemplo.
Deus abençoe a todos que salvam e cuidam os animais do desprezo e indiferença da restante raça humana, independentemente, das questões materiais.
Para a Sasha e seus companheiros de vida humanos (Condessa e Familia), um grande abraço de solideriadade, e muitas felicidades.
Tudo vale apena quando a alma não é pequena...e já agora...será que os animais têm alma???...Eu acredito que sim...
Deus abençoe a todos que salvam e cuidam os animais do desprezo e indiferença da restante raça humana, independentemente, das questões materiais.
Para a Sasha e seus companheiros de vida humanos (Condessa e Familia), um grande abraço de solideriadade, e muitas felicidades.
Tudo vale apena quando a alma não é pequena...e já agora...será que os animais têm alma???...Eu acredito que sim...
-
- Membro
- Registado: quinta out 21, 2004 1:58 pm
- Localização: cadela-sasha), porquinhos da índia-fanfarão, camões, assustada e fofinha, coelha-estrela e chinchila
Olá! Ontem também recebi uma noticia muito triste para mim, que me deixou de lágrimas nos olhos. A minha Sasha sempre foi doente desde bebé, mas sempre foi superando tudo com muita valentia! mas a idade começa a pesar (8 anos) e com Leishmaniose desde os 2 anos. Fui fazer as análises de rotina e quando a vet me telefonou as noticias não foram nada animadoras. Eu já sabia que um dos rins dela estava muito mal, mas desta vez superou e agora também está com problemas no figado. A médica disse que estas alterações não podem ser só da leishmania, pois o teste à leishmaniose até está com menos células activas, hoje vou voltar lá para ela fazer um electrocardiograma, sei que ela é também cardiaca, e que toma já desde há muito temo medicação para o efeito, mas a médica quer fazer de novo e lá vai ela, tou muito triste porque ela é a minha princesa de 4 patas! As melhoras da sua Sasha...
-
- Membro Veterano
Sinto muito. Espero que as coisas se recomponham para a sua menina.as1310286 Escreveu:Olá! Ontem também recebi uma noticia muito triste para mim, que me deixou de lágrimas nos olhos. A minha Sasha sempre foi doente desde bebé, mas sempre foi superando tudo com muita valentia! mas a idade começa a pesar (8 anos) e com Leishmaniose desde os 2 anos. Fui fazer as análises de rotina e quando a vet me telefonou as noticias não foram nada animadoras. Eu já sabia que um dos rins dela estava muito mal, mas desta vez superou e agora também está com problemas no figado. A médica disse que estas alterações não podem ser só da leishmania, pois o teste à leishmaniose até está com menos células activas, hoje vou voltar lá para ela fazer um electrocardiograma, sei que ela é também cardiaca, e que toma já desde há muito temo medicação para o efeito, mas a médica quer fazer de novo e lá vai ela, tou muito triste porque ela é a minha princesa de 4 patas! As melhoras da sua Sasha...
<p> </p>
<p> </p>
-
- Membro Veterano
Hoje foi a última sessão de quimioterapia da Sasha. Foi feita uma ecografia, que revelou um abdómen absolutamente normal, e a minha Sashinha está oficialmente em remissão!!
A parte hematológica decaiu (é natural e expectável que tal aconteça), mas vamos dar-lhe tempo para se recuperar, tratá-la e só depois iniciamos o protocolo de manutenção.
A primeira etapa correu bem. Espero que as próximas também.

A parte hematológica decaiu (é natural e expectável que tal aconteça), mas vamos dar-lhe tempo para se recuperar, tratá-la e só depois iniciamos o protocolo de manutenção.

A primeira etapa correu bem. Espero que as próximas também.

<p> </p>
<p> </p>
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda mar 02, 2009 7:27 pm
Que boas notícias!
Rute Teixeira
«A melhor forma de conhecer a anatomia humana e salvar vidas humanas é estudar seres humanos, não animais. Imagine o seu cirurgião, de bisturi na mão, dizendo: não se preocupe, já realizei esta operação em cabras e porquinhos da índia.
Dr. Jerry Vlasak, cirurgião chefe»
«A melhor forma de conhecer a anatomia humana e salvar vidas humanas é estudar seres humanos, não animais. Imagine o seu cirurgião, de bisturi na mão, dizendo: não se preocupe, já realizei esta operação em cabras e porquinhos da índia.
Dr. Jerry Vlasak, cirurgião chefe»
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta set 09, 2005 1:36 pm
Que boa notícia. Valeu a pena todo o esforço. Vale sempre a pena.
Os animais de estimação são família pelo que se devem tratar como tal e em momentos de aflição também.
Quando o meu Tobias morreu fiquei muito deprimida. Senti mais a falta dele do que de muitas pessoas da família. Pode chocar muitas pessoas mas foi isso que eu senti.
Não importa que tipo de relação é. O que contam aqui são os sentimentos.
Se não estiver em sofrimento, devemos tentar tudo. Não era isso que faríamos a um familiar humano? Tentar tudo até não pode mais? Pois bem, com os animais também devia ser assim.
Dar-lhe amor e a dignidade e respeito que merecem.
Desejamos a continuação de melhoras.
Os animais de estimação são família pelo que se devem tratar como tal e em momentos de aflição também.
Quando o meu Tobias morreu fiquei muito deprimida. Senti mais a falta dele do que de muitas pessoas da família. Pode chocar muitas pessoas mas foi isso que eu senti.
Não importa que tipo de relação é. O que contam aqui são os sentimentos.
Se não estiver em sofrimento, devemos tentar tudo. Não era isso que faríamos a um familiar humano? Tentar tudo até não pode mais? Pois bem, com os animais também devia ser assim.
Dar-lhe amor e a dignidade e respeito que merecem.
Desejamos a continuação de melhoras.
Condessa Escreveu: A primeira etapa correu bem. Espero que as próximas também.

Dedico esta assinatura a quem lhe "acentar" a carapuça :
"Quem nasce lagartixa, nunca chega a jacaré, por muito que se inche .... " By , um amigo muito querido ...
"Dogs are better than human beings because they know but do not tell."
— Emily Dickinson
À espera que os frangos que o Terug, o Paulo Santos e o Zefe andam a virar, fiquem prontos.
... e já agora tambem das courgettes da LuMaria!;)
"Quem nasce lagartixa, nunca chega a jacaré, por muito que se inche .... " By , um amigo muito querido ...
"Dogs are better than human beings because they know but do not tell."
— Emily Dickinson
À espera que os frangos que o Terug, o Paulo Santos e o Zefe andam a virar, fiquem prontos.
... e já agora tambem das courgettes da LuMaria!;)
-
- Membro Veterano
A criatura já está quase curada da cistite que apanhou por causa de um dos quimioterápicos, e desde ontem que tem comido muito bem. Que alegria! Sei que vocês podem imaginar a minha alegria, pois assim como eu têm muito amor pelos vossos animais. 

<p> </p>
<p> </p>