preciso de uns conselhos

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
Balthazar
Membro Júnior
Registado: sexta ago 08, 2008 11:07 am

sexta abr 17, 2009 9:33 am

Bom dia

Apesar do mau começo (não consigo conceber alguém que pondera afastar um animal por causa de um bebé....), fiquei deliciada com este fórum! Está maravilhoso, assim como maravilhosas são as fotos apresentadas. Eu também tenho algumas mas confesso que não as sei colocar aqui. Também tenho uma história, a do nascimento do meu filho (que completou 5 anos) e do meu adorável cão que já habitava a casa antes dele. NUNCA me passou pela cabeça proibir o cão de fazer o que fosse ou mudar qualquer rotina por causa da chegada do bebé...JAMAIS! Ele dormia na minha cama e continuou a dormir, partilhava o meu sofá e continuou a partilhar, tinha o seu lugar no carro e continuou a ter, enfim, nada mudou! Também eu fiz questão de falar com ele ao longo da gravidez e tenho a certeza que me entendia pois sempre que tinha oportunidade, lambia a minha barriga e deitava a cabeça sob ela, coisa que não era habitual ele fazer.
O bebé veio para nada e nada se alterou, a empatia foi imediata e hoje volvidos 5 anos continuam a ser os melhores amigos a ponto do meu filho no colégio dizer que tem um "mano de 4 patas".
:D
PauloC1
Membro Veterano
Registado: terça set 04, 2007 6:49 pm

sexta abr 17, 2009 9:44 am

Carpeju Escreveu:Maravilhoso, didático, sincero, correto!

Posso acrescentar uma observação que já foi dita "entrelinhas". Por exemplo com Paulo e Condessa, repare que sempre existe um adulto por perto. :wink: É o recomendável.

Para fazer jus a tópico maravilhoso, uma história também: O David, meu cunhado de 10 anos tem a mesma idade do nosso Buddy, são "irmãos", criados juntos e ambos tem uma cumplicidade exemplar.

Outra, no pantanal matogrossense, Brasil, existem ainda onças pintadas, e são comuns elas atacarem rebanhos nas fazendas. Pois então, uma família proprietária de um cão pastor alemão tinha em casa um bebê, ao ir ao curral à noite após um barulho os pais voltaram e encontraram a casa cheia de sangue pela sala, imediatamente o homem viu o cão com sangue e atirou ao animal no calor da emoção, matando-o, visto que estava armado de espingarda como é comum nas fazendas ao verificar "anormalidades" no pasto pela noite.

O cão havia enfrentado a onça, o bebê estava dormindo.

Parece caso né? Não sei, mas isso foi notícia há mais de 10 anos.
O outro adulto estava a tirar a foto. :lol: Nós nunca descuidamos da nossa filha ao pé dos cães. Isso seria impensável! :wink:
XANAKIKA
Membro Veterano
Registado: sábado set 08, 2007 7:05 pm

sexta abr 17, 2009 10:28 am

Olá a todos.

Tenho que dar o meu testemunho.

Não tenho filhos, mas tenho uma P.A. e sobrinhos. Ambos se conhecem mas sem terem muita convivencia. Por um fim de semana ou outro ficam cá em casa, fora as visitas. A Inês tem 8 anos, e os gémeos tem 4 anos. A Donna tem quase 12, conheceu-os desde bebés. Numa das estadias de fim de semana, tinham os gemeos 2 anos, coloquei-os a dormir a sesta da tarde no meu quarto ( casa de rés do chão + 1º andar ), e vim para baixo para brincar um pouco com a Inês na sala. De repente a Donna que estava ao pé de nós a dormir levantou a cabeça e arrebitou as orelhas, saiu a em passo acelerado mas não liguei. Depois a Donna começou a ladrar dentro de casa ( nada normal ), e logo depois um choro....corri assustada a ver o que se passava.
Fui dar com um dos gémeos no cimo das escadas a querer descer, e a Donna um degrau mais abaixo que não o deixava. Ele teria caído, com toda a certeza, e a Minha menina evitou isso.

Opinião pessoal:
Tenho o cão Pastor Alemão como uma raça ideal para estar com crianças. Fidelidade e instinto protector. Não quero com isto dizer que outras raças, ou até rafeiros não o sejam, mas por experiencia, esta e outras menos relevantes, é a minha de eleição.

Cumprimentos,

:wink:
<p>" Todo o Homem &eacute; culpado do bem que n&atilde;o fez" <strong>Voltaire</strong></p>
<p><u></u></p>
<p><u>Catarina Santos</u></p>
marizacruz
Membro Veterano
Registado: terça nov 25, 2008 6:27 pm

sexta abr 17, 2009 10:32 am

DeVoLuTiOn Escreveu:ola, tenho uma cadela pastor alemão com um ano, linda muito mimada, etc.
Acontece que a minha mulher está gravida e gostaria que alguem experiente no assunto me desse algumas dicas para que consigamos viver todos sem ter que levar a cadela para os meus sogros, como já me aconselharam.
nós temos um quintal enorme, mas quando estamos em casa ela passa o tempo connosco.
desde já obrigado.
nao sei se podera ajudar ja que sou muito nova para filhos...mas a veterinaria falou-me que se acontecesse para ir habituando o cao com um nenuco...fazer tudo como se fosse mesmo o bébé e assim ele se iria habituando mesmo antes do bébé nascer...se calhar assim ja consegue ver a reaçao dela..ja que diz que é mimada...e isso deve ser sinonimo de ciumenta...ainda assim acho que nao dará em problemas..
Texxuga
Membro
Registado: segunda ago 04, 2008 10:57 am

sexta abr 17, 2009 11:02 am

marizacruz Escreveu:
DeVoLuTiOn Escreveu:ola, tenho uma cadela pastor alemão com um ano, linda muito mimada, etc.
Acontece que a minha mulher está gravida e gostaria que alguem experiente no assunto me desse algumas dicas para que consigamos viver todos sem ter que levar a cadela para os meus sogros, como já me aconselharam.
nós temos um quintal enorme, mas quando estamos em casa ela passa o tempo connosco.
desde já obrigado.
nao sei se podera ajudar ja que sou muito nova para filhos...mas a veterinaria falou-me que se acontecesse para ir habituando o cao com um nenuco...fazer tudo como se fosse mesmo o bébé e assim ele se iria habituando mesmo antes do bébé nascer...se calhar assim ja consegue ver a reaçao dela..ja que diz que é mimada...e isso deve ser sinonimo de ciumenta...ainda assim acho que nao dará em problemas..
:? com sorte ainda rói a cabeça ao nenuco :roll: Há com cada veterinário...
daisy96
Membro Veterano
Registado: quinta nov 13, 2008 8:17 am

sexta abr 17, 2009 11:04 am

Antes, durante e após a gravidez a minha menina dormia comigo na cama encostada á minha barriga. Achava imensa graça sempre que os meus filhos davam um pontapé, ela ficava incredula a olhar para a minha barriga e de seguida dava-me um beijo. Sempre que eu dizia isto a alguem havia um rol de crenças que me deixavam e deixam espupfacta , 1º que o meu filho nascia com pelos porque ela dormia encostada á minha barriga
2º que iria sofrer alergias, etc , etc.

Quando cheguei da maternidade foram de imediato apresentados, cheirou, e de seguida foi-se deitar aos pés do berço. Sempre que o meu filho chorava, ela vinha me chamar, e quando as visitas vinham ver o menino olhava para mim como que a perguntar o menino fica bem ,só depois de eu dizer que eram amigos ela voltava a deitar-se por baixo do berço ,lembro-me que o meu filho mais velho comia as bolachas a meias com a mana.

Na escola foi pedido ao meu filho mais novo para fazer uma árvore geneologica e foi dificil convencer o meu filho que a Daisy não fazia parte da arvore.

Hoje ela tem quase 13 anos e os meus filhos 9 e 6 e são perfeitamente saudáveis .
Lequinhas
Membro Veterano
Registado: sexta jul 11, 2003 9:32 am
Localização: Blacky e Spock canitos SRD'S, Blue-gata x-siamesa,Mateus-gato srd

sexta abr 17, 2009 2:09 pm

daisy96 Escreveu: Na escola foi pedido ao meu filho mais novo para fazer uma árvore geneologica e foi dificil convencer o meu filho que a Daisy não fazia parte da arvore.
Delicioso :D
Com toda a certeza estas crianças vão ser equilibradas e respeitadoras dos animais, como todas o deveriam ser se tivessem uma boa educação da parte dos pais :wink:
angelaM27
Membro
Registado: quarta abr 30, 2008 11:11 am

sexta abr 17, 2009 3:29 pm

Tópico espetacular já li duas vezes e estou a adorar!!!

Eu tinha uma cadela rafeira que não deixava entrar ninguém lá em casa, mas se fosse uma criança, o unico perigo que ela corria era de ser completamente lambida!!!

Falando de cães saudáveis psicologicamente saudáveis e sociais, não acho que vá ter qualquer problema com o bebe.

Acho que as crianças que são educadas com animais são crianças menos medrosas e muito mais sociáveis. Quem é nunca viu uma criança aos berros só porque viu um cão? ou porque o cão a tentou lamber? O convivio com animais é terapeutico (Zooterapia).

Já vi vários videos com cães a adormecerem os bebes, a impedir que eles abram gavetas, ficam verdadeiras babysiters!!! Ficam superprotectores.

Só para finalizar as melhores recordações da minha infância são dos meus cães :D
milord
Membro
Registado: terça jun 26, 2007 11:48 pm

sexta abr 17, 2009 5:01 pm

Se isto vale como experiência, aqui vai:

Eu desde que me conheço (e já lá vão alguns anos) sempre tive cães na minha vida.

Tive super rafeiros, menos rafeiros, de várias raças, de muitas cores e quando tivemos o nosso filho (que hoje tem 30 anos) oferecemos como prenda de anos um puro Baixote (nome português do Dachshund, nome original da raça alemã, ou Teckel, como lhe chamam os ingleses) e popularmente conhecido como Salsicha, devido ao comprimento do corpo e talvez cor da pelagem.

Viveu 14 anos em companhia da sua amada, uma fêmea da mesma raça, da qual resultaram inevitavelmente algumas ninhadas. Foram companhia do nosso filho desde
tenra idade e a relação que me foi transmitida a mim, foi passada para ele sempre dentro
dos princípios básicos do respeito homem/animal que é necessário ter.

Com as suas mortes por velhice, apareceram nas nossas vidas outros cães e por último, faz parte da nossa família o famigerado Milord.

Quer com o meu filho, quer com vários sobrinhos, desde muito cedo foi habituado a contactar com crianças. Não vale apena relatar os momentos carinhosos e as cenas mais hilariantes que sempre se viveram.

Todos aqueles medos que os pais têm (o que é legítimo), foram sempre ultrapassados com a forma de saber (naturalmente) aplicar na vida real os direitos e os deveres de cada um, dentro do núcleo familiar.

E podem crer, que as lambidelas e as brincadeiras de todos estes animais, fizeram crescer, deram respeito, alegrias e sentido de cidadania a todas as crianças da família.

Por tudo isto, a cadela “Lua” (embora ciumenta) será certamente um marco positivo no futuro da família do José António...

Força! E muitas felicidades para os 4.
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

sexta abr 17, 2009 5:28 pm

Que tópico espectacular. Até aperta o coração :wink:

Tinha 5 anos quando fui para Africa. À minha espera havia um casal de PAs. A empatia com a fémea foi instantanea. Foi uma cadela por quem o meu pai se responsabilizou porque foi educada para atacar pessoas de cor. Um dia atacou e atacou feio, ía para abate mas o meu pai ficou com ela. Era lindissima. Toda preta.

Naquela altura os pais não andavam constantemente atrás dos filhos como hoje em dia. Estavamos em Africa e liberdade era uma palavra que se via. Passava parte dos meus dias com a cadela. A minha mãe apanhou-me a mamar na cadela quando ela teve filhotes e ía tendo um treco. Apanhou-me a comer com a cadela. Onde estava uma estava outra. Dormiamos juntas, acordavamos juntas, comiamos juntas, viviamos juntas.

Quando tivemos de sair do País, à pressa, como todos. A minha mãe só conseguiu boleia para os nossos cães de pequeno porte. A Lady ficou em Africa. Chorei toda a viagem e só aos 33 anos voltei a dedicar-me a um cão.

A Lady morreu em Africa com 10 anos e vai ficar na minha memória para sempre. Não tenho fotos porque perdemos uma data de coisas na viagem, entre elas, todas as recordações fotograficas de anos em Africa. Mas ela está bem desenhada na minha cabeça e no meu coração.

Não faça isso ao seu cão. Ele não merece e o seu filhote também não :wink:
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
LucNun
Membro Veterano
Registado: sexta jan 09, 2009 1:38 pm

sexta abr 17, 2009 7:11 pm

Imagem

:D :D :D :D :D
Ol&aacute;, eu sou a Bronkas de outros f&oacute;runs!
PaulloSantos
Membro Veterano
Registado: segunda set 03, 2007 11:33 pm

sexta abr 17, 2009 8:48 pm

CasadelMar Escreveu:

PS2: Dino, essa história é macabra para o tópico :? . Ok, é um facto verídico mas há outras formas de mostrar a pessoa que abriu o tópico aquilo que deve e o que não deve fazer.
Boas Vitor

Não posso estar mais em desacordo contigo... pelo menos desta vez.

Tal como já foi dito por muitos dos intervenientes, este tópico está "delicioso" e as fotos têm sido uma mais valia.

No entanto, há que nunca esquecer o outro lado da questão, ou seja, o lado que a dinodane nos trouxe.

Se por um lado, a responsabilidade dos donos proporciona momentos inesqueciveis, sobretudo entre animais e crianças, por outro lado, a irresponsabilidade pode resultar em desastre e não há que ter medo de o admitir e de trazer ao conhecimento de todos, os resultados catastróficos dos receios infundados e uma atitude irresponsável.

Quanto ao tópico e com todas as respostas que o compõem, sejam elas de fotos ternurentas ou de "histórias macabras" foi das melhores respostas colectivas que li nos ultimos tempos neste fórum.

Espero muito sinceramente que este tópico tenha servido, não só para esclarecer as dúvidas de quem o abriu, como de todos que, com as mesmas dúvidas, o venham a ler no futuro.

Parabéns a todos.
<p><strong>Paulo Santos</strong></p>
<p>"Se n&atilde;o houvesse t&oacute;t&oacute;s para enganar n&atilde;o havia t&oacute;t&oacute;s enganados, mas o facto &eacute; que h&aacute; t&oacute;t&oacute;s que merecem ser enganados por aqueles t&oacute;t&oacute;s que aparecem aqui propositadamente para enganar outros t&oacute;t&oacute;s" (ela e eu)</p>
<p><strong> </strong></p>
<p> </p>
<a target="_blank" href="http://apterrariofilia.no.sapo.pt/"></a>
CasadelMar
Membro Veterano
Registado: segunda fev 19, 2007 12:39 pm

sexta abr 17, 2009 9:33 pm

PaulloSantos Escreveu:Espero muito sinceramente que este tópico tenha servido, não só para esclarecer as dúvidas de quem o abriu, como de todos que, com as mesmas dúvidas, o venham a ler no futuro.
E para isso, lanço o convite à Dino para que ela coloque o link deste tópico no inamovível "Dicas e conselhos úteis"

Este merece lá estar, sem dúvida ;)

Um abraço a ti, Paulo, um abraço a todos. De facto, um tópico 5 estrelas ;)
Carpeju
Membro Veterano
Registado: sexta ago 29, 2008 5:23 pm

sexta abr 17, 2009 11:34 pm

Cansamos de ver imagens de crianças com animais por e-mail, naquelas apresentações em powerpoint, e aqui ficou ótimo por tratar-se de imagens dos membros. Ótimo!

Sobre o outro adulto a tirar fotos, Paulo, eu sei bem o que é isso... :D
Digamos que aqui não é diferente... :wink:
Recebo bronca juntamente com os cães como se fossemos da mesma espécie... :lol:
<p><strong>Mata Atl&acirc;ntica - RBMA</strong></p>
LucNun
Membro Veterano
Registado: sexta jan 09, 2009 1:38 pm

sábado abr 18, 2009 12:38 am

Carpeju, infelizmente, as imagens que eu postei foram todas tiradas da Net. Nenhuma delas pertence a familiares meus e uma ou duas circulam aí nos tais mails. O que em nada lhes retira o valor documental que se pretendia. Mas ainda bem que houve quem pudesse apresentar fotos da sua família humano-canina! :D
Ol&aacute;, eu sou a Bronkas de outros f&oacute;runs!
Responder

Voltar para “Cães”