Caroço de Alperce

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

sasi
Membro Júnior
Registado: segunda jan 28, 2002 11:19 am

quinta mai 14, 2009 9:15 am

Em primeiro lugar quero agradecer a todos e todas :) pela ajuda que me deram, e relamente o melhor é jogar sempre pelo seguro.

Então ontem já tinha uma clínica onde ir, que faz rx na hora, e assim ficaria tranquila e deixariamos de ter dúvidas. Mas chego a casa e vejo que um deles vomitou (além do Yorke, tenho uma cadela, a Boneca) mas, sinceramente, pensei que fosse ela, pois ele até então andava bem.
Qual não é o meu espanto, quando vejo noutro sitio, mais um bocadinho de vomitado, muito pouco e um objecto castanho escuro.

Bem, quando fui a ver era o raio do caroço, totalmente intacto.

No meio da minha total felicidade :) fiquei a pensar, realmente, os sintomas ás vezes não dizem nada e podem até por vezes enganar, porque ele comia bem, as fezes normais e o caroço estava lá á mesma.

Ele continua maravilhoso e sempre a comer, sem problemas, felizmente.

Se já era cuidadosa com tudo o que eles podessem apanhar do chão ou comer de qualquer lado, agora então vou passar a ser ultra cuidadosa, porque uma pessoa fica numa aflição, que vocês devem saber como é.

Felizmente tudo acabou bem, mas espero que quem possa ler este tópico, fique de alerta para situações destas, em que os sintomas levam a crer que está tudo bem, que o objecto saiu, mas por vezes pode não ser bem assim.

Mais uma vez Muito Obrigada a todos pelos vossos conselhos e ajuda.
texuga
Membro Veterano
Registado: quinta jan 03, 2002 9:31 pm
Localização: Vaca, porco, galinha, frango, coelho, perú, enfim, como de tudo um pouco...

quinta mai 14, 2009 9:21 am

Ainda bem que tudo acabou bem!!!

Mas tal como eu e outros users disseram, o caroço não foi digerido nem expulso do organismo, muito menos já desfeito :wink:

Fang,

Obrigado pela explicação, era o que me faltava saber para perceber porque é que o caroço não é desfeito pelos sucos gástricos dos cães :wink:
http://www.apterrariofilia.org<a href="http://www.amphibio.org/apterrariofilia" target="_blank"> </a>
sasi
Membro Júnior

quinta mai 14, 2009 9:29 am

texuga Escreveu:Ainda bem que tudo acabou bem!!!

Mas tal como eu e outros users disseram, o caroço não foi digerido nem expulso do organismo, muito menos já desfeito :wink:

Fang,

Obrigado pela explicação, era o que me faltava saber para perceber porque é que o caroço não é desfeito pelos sucos gástricos dos cães :wink:
É verdade texuga, tinham razão :) e por isso é que não me canso de vos agradecer, pois o facto de vocês alertarem para isso, fez com que ficasse sempre desconfiada :)

E se ele ontem não tivesse deitado fora, já tinha feito o rx.

Obrigada mais uma vez.
Hannaf
Registado: sexta jun 13, 2008 11:45 pm

quinta mai 14, 2009 9:32 am

Bom dia,

eu se fosse a si pedia para fazer um rx fica mais descansada e se houver algo de mal eles veem logo...não desfazendo o seu veterinario porque já vi que tem bastante confiança ele devia ter feito logo uma eco ou um rx porque o caroço pode ou nao ter saido se tem apanhado as necessidades e não viu...é um pouco estranho a ração é normal que se desfaça mas o caroço não costuma desfazer-se...
A minha veterinaria se eu lhe dissesse isso antes de falarmos ela ja estaria a fazer uma eco ou um rx por isso estou-lhe a dizer que para ficar mais descansada se fosse eu faria isso...

Cumprimentos
LucNun
Membro Veterano
Registado: sexta jan 09, 2009 1:38 pm

quinta mai 14, 2009 9:33 am

Ainda bem que tudo se resolveu naturalmente! :D

Não deixe de informar o seu veterinário sobre o facto, e já agora pode refrescar-lhe a memória sobre os processos digestivos dos cães com a explicação do Fang, que é (julgo não me enganar) biólogo. :D
Ol&aacute;, eu sou a Bronkas de outros f&oacute;runs!
sasi
Membro Júnior

quinta mai 14, 2009 9:34 am

Hannaf Escreveu:Bom dia,

eu se fosse a si pedia para fazer um rx fica mais descansada e se houver algo de mal eles veem logo...não desfazendo o seu veterinario porque já vi que tem bastante confiança ele devia ter feito logo uma eco ou um rx porque o caroço pode ou nao ter saido se tem apanhado as necessidades e não viu...é um pouco estranho a ração é normal que se desfaça mas o caroço não costuma desfazer-se...
A minha veterinaria se eu lhe dissesse isso antes de falarmos ela ja estaria a fazer uma eco ou um rx por isso estou-lhe a dizer que para ficar mais descansada se fosse eu faria isso...

Cumprimentos
Olá :)

sim, ele já estava pronto para ir fazer o rx :) ontem, mas felizmente quando cheguei a casa já tinha saído :)

É verdade que confio no vete onde vou, mas como ele não tem equipamento de rx ou eco, já estava pronta para ir a outra clínica, mas felizmente não foi preciso :)

Obrigada pelo conselho :)
sasi
Membro Júnior

quinta mai 14, 2009 9:45 am

LucNun Escreveu:Ainda bem que tudo se resolveu naturalmente! :D

Não deixe de informar o seu veterinário sobre o facto, e já agora pode refrescar-lhe a memória sobre os processos digestivos dos cães com a explicação do Fang, que é (julgo não me enganar) biólogo. :D
Ontem mal vi o caroço no chão, a minha reação foi logo pegar no telefone e ligar para o vete... ele até ficou meio sem palavras, e pediu desculpa, pois deveria ter mandado logo fazer o rx. Eu disse-lhe que mesmo sem ele mandar já estava pronta para ir fazer. Não lhe levo a mal, mas acho que ele não deveria ter facilitado tanto, mas pronto ja passou e de qualquer das formas eu ia fazer o rx, mesmo sem indicação dele.

E sim, já imprimi a explicação do Fang e quando lá for agora ás vacinas, vou-lhe mostrar.... acho que ele não vai levar a mal, afinal estamos sempre a aprender :)
LucNun
Membro Veterano

quinta mai 14, 2009 10:01 am

sasi Escreveu:...E sim, já imprimi a explicação do Fang e quando lá for agora ás vacinas, vou-lhe mostrar.... acho que ele não vai levar a mal, afinal estamos sempre a aprender :)
Nem mais! :D Foi uma informação preciosa que também vou guardar. E que explica muita coisa a que assistimos diariamente nos nossos cães!
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

quinta mai 14, 2009 6:16 pm

Vivendo e aprendendo pois confesso que se o caso se tivesse passado comigo não lhe teria dado importância.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

Carpeju
Membro Veterano
Registado: sexta ago 29, 2008 5:23 pm

sexta mai 15, 2009 3:04 am

Ainda bem que o cão não come o vomito, como a minha peste... :lol:
<p><strong>Mata Atl&acirc;ntica - RBMA</strong></p>
7Sansoni
Membro Veterano
Registado: segunda jan 12, 2009 12:26 pm

sexta mai 15, 2009 7:43 am

fang Escreveu:
dinodane Escreveu:Atenção, isto não é retórica, mas é mesmo um facto que os sucos intestinais de um yorkie não conseguem semi-digerir um caroço oco como os dos alperces?
Os carnívoros não têm sucos gástricos nem enzimas para decompor fibras, ainda por cima celulose (que é o que compõe os invólucros das grandes sementes de frutos).
Só os ruminantes o fazem minimamente.
Fica a lição...obrigado.
marijonscp
Membro Veterano
Registado: quinta fev 08, 2007 6:20 pm

sexta mai 15, 2009 7:47 am

Também desconhecia, estamos sempre a aprender. :wink:
<p>"Quanto mais conhe&ccedil;o os homens, mais estimo os animais" - Herculano</p>
<p><a href="http://www.youtube.com/watch?v=vCCa8GzQ ... VQg</a></p>
<p><a href="http://www.you"></a></p>
fang
Membro Veterano
Registado: domingo dez 30, 2001 11:37 pm
Contacto:

sexta mai 15, 2009 7:48 am

LucNun Escreveu:(...)com a explicação do Fang, que é (julgo não me enganar) biólogo.
Enganou-se...
Mas também não é preciso ser biólogo para perceber que cães não digerem madeira...
<p>Francisco Barros</p>
<p><a href="http://vigilantesnatureza.paginas.sapo.pt">http://apgvn.pt.vu</a></p>
<p><a href="http://www.biodiversity4all.org">http://www.biodiversity4all.org</a> </p>
sasi
Membro Júnior

sexta mai 15, 2009 8:10 am

Carpeju Escreveu:Ainda bem que o cão não come o vomito, como a minha peste... :lol:
Por acaso depois pensei nisso.... mas ele não tem esse costume :)

Outra coisa que me lembrei, foi ainda bem que a cadela não ligou, se não ainda comia ela :)

O que vale é que tudo acabou bem :)
LucNun
Membro Veterano

sexta mai 15, 2009 9:38 am

fang Escreveu:
LucNun Escreveu:(...)com a explicação do Fang, que é (julgo não me enganar) biólogo.
Enganou-se...
Mas também não é preciso ser biólogo para perceber que cães não digerem madeira...
Se o ofendi ao chamar-lhe biólogo, peço desculpa. 8) Mas, sendo assim, onde colheu essa informação tão técnica?
Responder

Voltar para “Cães”