Lamento imenso a sua perda. A intuscepção é uma emergência cirurgica que deve ser resolvida o quanto antes.
(…)
Quanto à O.M.V, ela possui um Conselho Deontológico que estuda estes casos e aplica sanções aos Veterinários faltosos após PROVA de falha grave.
Cheguei ao veterinário e eles tiraram RX viram que o intestino estava com um tamanho anormal e administraram-lhe Primperan e UL, fui para casa voltei no dia seguinte, tiraram uma ecografia e viram que havia um corpo estranho no intestino que tinha liquído e já havia uma invaginação... mais uma vez mandaram a duda para casa... Eu não contente mal sai liguei para o Director da clinica a perguntar o custo da operação e se não operavam a duda ao qual me respondeu que não estava certo de ter que a operar pk ela abanava a cauda e estava bem disposta para esperar mais um dia! 3 dia a duda esvaiu-se em sangue levei a minha menina po veterinário completamente gelada roxa cheia de sangue (…) cheguei ao veterinário e ele disse: "VAMOS VER O QUE PODEMOS FAZER COM ISTO" esperei 1hora a duda foi operada fui vê-la tava a oxigenio e soro.. o veterinário teve e a dizer-me: "Sabe ela já tinha uma invaginação muito grante mas não foi preciso cortar o intestino... foi removido um bocado de toalha mas não sabemos se há mais" ao qual respondi que já ontem eu sabia da invaginação pq se tinha visto na ecografia!
A melhor prova está neste relato, que, não sendo veterinária, é o que a dona da cadela pode fazer. E sabemos todos muito bem, por experiência própria e alheia, que por muito objectivos que os relatos sejam, as Ordens nunca os aceitam como prova, invocando questões técnicas dos quais não podemos ter conhecimento exaustivo, como leigos que somos.
...2- Talvez porque de tanto ouvir os clientes chorarem o seu €€€ o Veterinário Português se veja forçado a resolver tudo com uma injecção e uma consulta (…) e por vezes tenha dificuldade em lidar com uma pessoa que não lhe ponha constrangimentos económicos.
Esta crítica, que me parece ser o motivo principal desta intervenção, é muito injusta. Claro que as pessoas se preocupam com o dinheiro que têm de gastar e podem não ter, é exactamente a mesma preocupação que as leva, em casos extremos de pobreza, a nem sequer comprarem os medicamentos de que elas próprias precisam ou a fazerem um exame que têm de pagar integralmente por não ser comparticipado.
Relembro que os cuidados de saúde com os nossos animais de companhia não são abrangidos por nenhum sistema proteccionista.
E para além disso há maneiras de contornar as situações de menor indisponibilidade, como todos sabemos. Portanto, se houvesse alguma objecção a esse nível, a obrigação de todos era entenderem-se, não deixar morrer o animal por falta de intervenção atempada baseada em supostas dificuldades financeiras do dono, baseando-se no facto de a cadela ainda dar à cauda!
Não defendo de maneira nenhuma a acção do colega mas penso que estes factores podem amenizar a situação.
Amenizar a situação

? Francamente…
Carpeju Escreveu:Realmente esperamos honestidade e transparência, princípios éticos.
...
Que aqui parecem ter andado um bocadinho em falta...