É precisamente esse, e acaba como eu disse, um dos jovens começa a dar indícios de querer ascender à posição de Alpha da matilha, e ele desiste do projecto porque sabe que não vai correr bem para o lado dele...c_saraiva Escreveu:Já não me lembro bem como terminou, mas quero voltar a ver assim que tiver tempo...é mesmo muito interessante...texuga Escreveu:Se é o que eu vi, ele ao fim de um certo tempo afastou-se da alcateia precisamente porque um dos jovens machos, estava a crescer, e estava a começar a colocar a posição de alpha do homem, em "xeque", e o homem, sensatamente, disse mesmo que estava na hora de abandonar a experiência porque aquele lobo seria o próximo Alpha e ele não tem nem armas nem maneira de competir com um lobo. E assim acabou a experiência dele... foi bom enquanto durou...c_saraiva Escreveu: Vejam o documentario "A man among Wolves" sobre o trabalho de Shaun Ellis (aka the Wolfman)...vêm-se muito bem este tipo de comportamentos...encontram facilmente na net
Mas tanto quanto me lembro, ele abandonou a alcateia por umas duas semanas para fazer uma experiencia (penso que era nos carpatos) onde havia um grande conflito entre criadores de gado e lobos, então, a ideia dele, era colocar junto ao gado uma aparelho de audio a emitir uivos gravados de outras alcateias, assim, os lobos pensavam que aquele territorio estaria ocupado e mantinham-se afastados para evitar o conflito, ficando assim longe do gado...e parece que chegou a ter resultados positivos![]()
Depois dessas duas semanas, voltou para junto dos lobos, mas ai ja não era o alfa, tinha que se manter numa posição baixa, de barriga para o ar e a ganir como um cachorro para que os outros não o atacassem, e a partir dai, voltar a tomar a posição de alfa é muito dificil, para não dizer impossivel...deve ter sido ai que abandonou a experiencia
Agora se isto não é dominância, então é o quê...