Urgente - Carraça

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

leoa_nova_
Membro Veterano
Registado: quarta dez 17, 2003 10:42 pm

terça jun 30, 2009 12:03 am

Nunca experimentaram rodar a carraça???

Sai a carraça inteirinha para além de se destacar uma pequena escama de epiderme do animal onde ela ferrou.

E sim já tirei carraças de um carracento deste modo, é chato, mas prefiro fazer assim do que estar a colocar azeite em 30 carraças e elas todas libertarem agentes que possam, naquelas quantidades, provocar uma reacção anafilática!! (o que já aconteceu com a minha rott à noite, ainda a semana passada, uma vespa!!!)
jofelix
Membro Veterano
Registado: domingo set 16, 2007 10:54 am

terça jun 30, 2009 11:54 am

Olá,
Pergunta ao Jofelix, já tirou carraças a um carracento de rua com cachos nas orelhas e verdadeiros aglomerados de carraças entre dedos? Diga-me lá como procedo eu ao sistema de rotação? Só quero saber, até que ponto posso estar a prejudicar o animal. E como é obvio, não vou telefonar neste momento para a FMV ou para a minha veterinária a levantar esta questão...
Respostas:
1ª questão - Nunca retirei.
2ª questão - Já disse. O animal "carraça" vai morrer e o animal "cão" vai ficar óptimo :lol:
3º questão - Neste momento já podes ligar à FMV ou à tua veterinária :!: :wink:

Resumindo: Cada um tem a sua técnica. Só informei aquilo que é recomendado, e não imposto,pela FMV.

Um abraço
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

quarta jul 01, 2009 1:10 pm

Já li tanta informação distinta que até estou com os olhos em bico :?

Scalibor - Aplicar gordura e aguardar. Rodar ligeiramente e arrancar.
Sites veterinários - Adormecer com alcool ou gordura, rodar um pouco e arrancar.
Sites de saúde humana - Aplicar gordura ou alcool e puxar verticalmente.

Ponto comum em todos os sites, não deixar o aparelho bucal na pele.

É verdade, não me atrevo a incomodar nem a FMV nem a minha médica veterinária por esta questão, mas já está na lista de perguntas para a proxima consulta :wink:
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
jofelix
Membro Veterano

segunda jul 06, 2009 11:58 pm

LuMaria Escreveu:Já li tanta informação distinta que até estou com os olhos em bico :?

Scalibor - Aplicar gordura e aguardar. Rodar ligeiramente e arrancar.
Sites veterinários - Adormecer com alcool ou gordura, rodar um pouco e arrancar.
Sites de saúde humana - Aplicar gordura ou alcool e puxar verticalmente.

Ponto comum em todos os sites, não deixar o aparelho bucal na pele.

É verdade, não me atrevo a incomodar nem a FMV nem a minha médica veterinária por esta questão, mas já está na lista de perguntas para a proxima consulta :wink:
Olá,
Por curiosidade voltei a este tópico para ver a que conclusão se havia chegado, mas está tudo na mesma, ou melhor, aqueles que lidam directamente com o fenómeno "carraça" recomendam que se retire rodando, e, aqueles que lidam com a saúde humana e que se calhar nunca viram uma carraça recomendam a sua retirada vertical.
Mas efectivamente aquilo que interessa é a saúde do hospedeiro e devemos evitar que lá fique a cabeça da carraça.

Transcrito do site da scalibor a recomendação completa:

"O que é que faço com as carraças que o meu cão já tem?
Em primeiro lugar, está contra-indicado arrancar a carraça, pois ao fazê-lo estaremos somente a eliminar o corpo da carraça, visto que a parte da boca manter-se-á agarrada à pele do cão, podendo causar reacções locais com a formação de granulomas.
O ideal é aplicar umas gotas de vaselina ou parafina líquida em volta da carraça, massajar suavemente com a ajuda de um pinça até que fique mais solta e depois removê-la com cuidado, fazendo movimentos circulares, como que a desaparafusar um parafuso. Peça ajuda ao médico-veterinário do seu cão antes de tentar aplicar esta técnica. Após remover a carraça, devemos mergulhá-la em álcool, para que se consiga eliminar também os ovos. É importante lavar bem as mãos após a remoção e manipulação das carraças. Também existem instrumentos especiais para a extracção do parasita, como pinças de carraças, que se podem adquirir em lojas especializadas."

Um abraço
Carpeju
Membro Veterano
Registado: sexta ago 29, 2008 5:23 pm

terça jul 07, 2009 12:38 am

Algumas recomendações são engraçadas. Esperar um tempo e depois retirar. Desde já, digo que consigo fazer com meus dois cães, mas parece-me utópico fazer o procedimento em um cão com centenas de micuins (carraças minúsculas). A importância do prevenir em relação ao remediar pouco é falada. Do ambiente então nem se comenta. Está com o cão infectado? Dá-lhe um bom banho com produtos agressivos as carraças.
<p><strong>Mata Atl&acirc;ntica - RBMA</strong></p>
leoa_nova_
Membro Veterano

terça jul 07, 2009 3:06 am

Para cães com centenas de carraças usam-se produtos para o efeito, tal como a pipeta ou a coleira, elas caem que nem tordos...
7Sansoni
Membro Veterano
Registado: segunda jan 12, 2009 12:26 pm

terça jul 07, 2009 7:45 am

Nesta história das carraças, o que me preocupa é saber porque é que, mesmo colocando a pipeta ( com intervalos de 2 a 3 semanas) de vez em quando lá encontro uma carraça agarrada...e muitas vezes...viva.
Porquê, pergunto eu.
leoa_nova_
Membro Veterano

terça jul 07, 2009 10:25 am

Chama-se a isso a sobrevivência do mais forte, existem sempre indivíduos com resistências que outros não possuem.
jofelix
Membro Veterano

terça jul 07, 2009 10:54 am

Olá,

Estamos a falar de recomendações para os nossos cães e não para um cão de rua, vulgo vira-lata, que recolhemos :!:
Para estes, eventualmente, se tiverem centenas de carraças, haverá (talvez!?) outro método, que eu desconheço e por isso não o discuto. :|

Eu, (e vós também), nunca tive um cão com dezenas e muito menos com centenas de carraças :!: Caso contrário antes de as detectar no cão já as tinha detectado em mim.

Um cão se for minimamente acompanhado na higiene e limpeza, jamais terá dezenas de carraças por muito tempo, ou porque as detectamos atempadamente ou por efeito de pipetas ou outro qualquer sistema anti-carraça.

Portanto carraças recheadas de cão doméstico é que é utopia.

Um abraço
LuMaria
Membro Veterano

terça jul 07, 2009 5:37 pm

leoa_nova_ Escreveu:Para cães com centenas de carraças usam-se produtos para o efeito, tal como a pipeta ou a coleira, elas caem que nem tordos...
Leoa, por favor forneça-me o nome da coleira ou pipeta que atira as carraças ao chão como tordos, porque não conheço nenhuma que o faça.

Tirando o Frontline que é excelente e mata depressa, mas que sem duvida deixa as carraças agitadissimas e cheias de stress, não é isso que queremos evitar? Carraças à beira de um ataque de nervos?

Os nossos cães podem apanhar uma carraça ou outra, porque não há produtos 100% eficazes.
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
Carpeju
Membro Veterano
Registado: sexta ago 29, 2008 5:23 pm

terça jul 07, 2009 11:29 pm

jofelix Escreveu:Olá,

Estamos a falar de recomendações para os nossos cães e não para um cão de rua, vulgo vira-lata, que recolhemos :!:
Para estes, eventualmente, se tiverem centenas de carraças, haverá (talvez!?) outro método, que eu desconheço e por isso não o discuto. :|

Eu, (e vós também), nunca tive um cão com dezenas e muito menos com centenas de carraças :!: Caso contrário antes de as detectar no cão já as tinha detectado em mim.

Um cão se for minimamente acompanhado na higiene e limpeza, jamais terá dezenas de carraças por muito tempo, ou porque as detectamos atempadamente ou por efeito de pipetas ou outro qualquer sistema anti-carraça.

Portanto carraças recheadas de cão doméstico é que é utopia.

Um abraço
Ah sim, você nunca recolheu um cão de rua. Há outros métodos, mas concordo contigo em não discutir porque não conhece. :wink:

Não conhece uma pastagem muito menos uma raça bovina chamada Simental, então concordo que não imagina a hipótese de um cão tratado com Frontline voltar cheio de carraças (centenas). :wink: E realmente ele não as terá por muito tempo, trataremos. :wink: Ah, se o cão não costuma passear ou exercitar-se em sítios desta natureza, não as terá, ainda que tenho dúvidas. Um cão urbano (não sendo vira-latas recolhido) dificilmente terá centenas.

Portanto não é utopia em vira-latas recolhidos nem cães em passeios ao campo.

Forte abraço! :wink:
<p><strong>Mata Atl&acirc;ntica - RBMA</strong></p>
leoa_nova_
Membro Veterano

quarta jul 08, 2009 3:13 am

LuMaria Escreveu: Leoa, por favor forneça-me o nome da coleira ou pipeta que atira as carraças ao chão como tordos, porque não conheço nenhuma que o faça.

Tirando o Frontline que é excelente e mata depressa, mas que sem duvida deixa as carraças agitadissimas e cheias de stress, não é isso que queremos evitar? Carraças à beira de um ataque de nervos?

Os nossos cães podem apanhar uma carraça ou outra, porque não há produtos 100% eficazes.
Por acaso nunca reparei se elas loucas depois da pipeta, só as encontro no chão ou todas ressequidas escondidas no denso pêlo da minha collie, que é a única que as apanha esporadicamente...

Mas o Advantix é bom nisso, acho estranho :? será que encontrou uma super estirpe mutante de carraças :lol: A LuMaria já experimentou os sprays? Pessoalmente nunca coloquei, tenho mais a mania do spot-on porque até agora não tenho razão para me queixar...

Era bom que inventassem um género de Capstar para carraças :P
LuMaria
Membro Veterano

quarta jul 08, 2009 12:29 pm

leoa_nova_ Escreveu: Por acaso nunca reparei se elas loucas depois da pipeta, só as encontro no chão ou todas ressequidas escondidas no denso pêlo da minha collie, que é a única que as apanha esporadicamente...

Mas o Advantix é bom nisso, acho estranho :? será que encontrou uma super estirpe mutante de carraças :lol: A LuMaria já experimentou os sprays? Pessoalmente nunca coloquei, tenho mais a mania do spot-on porque até agora não tenho razão para me queixar...

Era bom que inventassem um género de Capstar para carraças :P
:o Leoa, isto parece a conversa do Manel das vacas, sinceramente... ultimo post que a paciência esgotou para as carraças. Onde é que eu disse que as carraças ficam loucas depois de colocar a pipeta?

Se ler a bula das coleiras e pipetas vai ler que os parasitas podem levar até 48 horas a morrer. A Leo disse que as coleiras e pipetas matam parasitas como tordos. Não conheço nenhuma que o faça e ao fim de 48 horas às vezes ainda há parasitas que mexem.

Se eu já experimentei sprays? Oh senhora, leia o post acima. Falei-lhe no Frontline, esse sim, que mata a bicharada como tordos, mas... que deixa as carraças stressadas, coisa que a Leoa diz ser grave. As carraças não podem stressar.

Proximo vadio que encontre, tomo uma caixa de xanax antes de o aliviar dos bichos, porque vou ficar mais stressada que as carraças :roll:
leoa_nova_
Membro Veterano

quinta jul 09, 2009 12:37 am

LuMaria Escreveu: Onde é que eu disse que as carraças ficam loucas depois de colocar a pipeta?
Peço imensa desculpa é que associei Frontline = Pipetas, esqueci-me dos Sprays :P
claudiamendes
Membro
Registado: quinta nov 16, 2006 10:49 pm

domingo jul 26, 2009 6:25 pm

Olá a todos,

tudo o que diz respeito a tratar de um cão é novo para mim, sempre lidei apenas com psitacideos... mas ontem trouxe um novo amigo para casa;) e tenho estado a ler vários tópicos para ver se compenso as minhas lacunas;)

Ele tem apenas 5 semanas, é rafeiro e vai ser um cão de tamanho portátil por comparação com os pais. Está (ou estava) cheio de pulgas e carraças. A primeira coisa que fiz foi ir comprar uma pipeta apesar de ele ser ainda muito novo. Após por a pipeta da forma como me indicaram na loja comecei a ver as pulgas a saltar, entretanto não resisti e com uma escova comecei a espiolhar, tirei mais coisa menos coisa 25 carraças, e muitas pulgas saltaram moles, o desgraçado está minado, arranquei-as não da forma mais correcta pelo que li, mas tinha que fazer alguma coisa, o que é certo é que ele está menos letargico hoje mas ainda se coça. Estou a pensar passar-lhe óleo de amendoas em todo o corpo hoje, e amanhã dar-lhe um banho com água morna e um pouco de shampô para matar as pulgas e carraças também bastante diluido, não sei se faço bem; mas ele tem estado sempre na rua misturado com outros cães pelo que levá-lo de volta à mãe também para que cresça mais também não é boa ideia. Amanhã vou levá-lo ao vet...
Responder

Voltar para “Cães”