Olá. Por acaso até nem me importo quando as pessoas simpatizam com os meus cães e perguntam se podem fazer festas. Até acho uma certa graça, principalmente crianças ou velhotas (acho mesmo muita graça). Como sei que não fazem mal, porque adoram, digo só: «pode sim tenha é cuidado» ou «podes, mas espera que eu seguro nele». Mas é um bocadito desagradável quando as pessoas, tipo do nada, vêm na minha direcção e jogam-se aos animais. E eu fico assim a olhar: mas o que é que se passa aqui??? Não me importo que lhes mexam mas no mínimo perguntem se podem, enquanto os cães não parecerem incomodados a resposta vai ser sempre que sim. Isto costuma acontecer com a malta nova. A situação mais, nem sei que palavra usar para descrever, talvez surreal, que assisti foi quando estava em casa de uma amiga da faculdade, aqui onde estudamos, numa altura em que ela tinha cá um cachorro pequeno (Bernardo) amoroso que, como morava numa rua onde não passavam carros, costumava sair com ele para a rua, mesmo à porta de casa, porque ele não se afastava. Estávamos nessa situação quando, rua acima, vinha um casal de namorados - deviam ter a nossa idade +/-. A rapariga assim que bota os olhos no cão começa aos gritinhos "Oh mor que lindo", "Que fofo", etc. Agarra no cão, sem pedir, aliás nem ligou muito ao facto de nós estarmos ali. E nós a olhar, estupefactas. O rapaz pareceu-me um bocado constrangido com a atitude dela. Depois lá ela se lembrou de nos ligar, "boa noite, é vosso?"

"É". "Como é que se chama?" . "Bernardo". Depois lá pôs o cão no chão. Ora o cão assim que se apanhou livre foi para casa. E ela foi atrás, pegou nele e trouxe-o de volta. Enfim, lá se desculpou de ter entrado casa adentro, deixou o cão e foi-se embora. Mas nunca me hei-de esquecer desta situação. Depois fartámos-nos de rir, mas na altura foi um bocado freakish.
Uma vez li (não sei onde) que por exemplo na Holanda ou na Suíça é má educação e inconveniente "solicitar" os cães dos outros para fazer festas. Tipo: arranje um para si. Não sei se isto é verdade, se não, mas não me parece mal.
Eu em relação aos cães dos outros, adoro, alguns fico babada a olhar para eles, mas não gosto de estar a chatear as pessoas (e os cães) e por isso não vou tar a pedir para fazer festas. No entanto quando eles vêm para ao pé de mim, às vezes vêm cheirar ou assim, geralmente fico quieta e quando o/a dono(a) se aproxima digo "posso" e se a pessoa disser que sim, faço uma festa e digo um olá. E chega, que as pessoas têm que ir à sua vida.