doglover80 Escreveu:Nesta minha curta experiência de forum percebi que existem muitas concepções erradas acerca do treino positivo por isso sendo um defensor deste tipo de treino e querendo perceber essas concepções abro este espaço à discussão no sentido de desmistificar e explicfar alguns conceitos num espaço orientado nesse sentido.
O treino positivo é um tipo de treino onde os treinadores de animais usam apenas o reforço positivo e o castigo negativo, deixando delado o reforço negativo e o castigo positivo.
Em paises como EUA, Inglaterra e também em Portugal é uma perspectiva de treino em crescente popularidade e com cada vez mais resultados comprovados.
Vivemos numa altura em que se demonstra a cada dia que passa que não são necessárias técnicas aversivas para obter resultados, levantando questões como ... se não é necessário causardesconforto no treino, porque fazê-lo?
Dito isto gostaria de discutir as vantagens e desvantagens do uso do treino exclusivamente positivo.
Todos serão lidos com igual atenção, sejam defensores ou opositores deste tipo de treino.
Cpts
José Dores
começo por dizer que apenas acredito no treino com reforço positivo!
um animal é alem do instinto é dotado de inteligencia! educa se com recompensas e nunca com agressoes que so conduzem ao medo e frustraçao. alias em patologias do foro comportamental só se deve empregar este tipo de treino caso contrario só se piora a situaçao clinica do animal podendo mesmo torna lo num cão agressivo, obessivo compulsivo.. tenho um grande exemplo em casa.
tenho um pastor alemao doente precisamente por ter sido "educado" com reforço negativo! o seu anterior dono quis torna lo um cão de guarda da pior forma, alem de que passava os dias preso num canil, sozinho, sem qualquer tipo de actividade ou entretenimento. este cão por ser tão docil não "compreendeu" o seu dono e tornou se num cão, primeiro medroso, muito ansioso e no final obessivo compulsivo! tal como as pessoas nervosas que tem tiques para diminuirem a ansiedade (roer unhas, coçar a cabeça, auto-mutilarem se) começou a dirigir a sua ansiedade e frustraçao contra ele proprio, e começou a automutilar se. começou a morder a cauda e as patas de tras. quando digo morder, é morder mesmo! por não ter a minima noçao do que é um animal este dono "destrui" o seu cão e como é facil de imaginar no fim quis abate lo. não podia permitir e fiquei com o sebastiao que pensava eu na altura, so precisava de mimo e companhia. ja passou um ano. o teao tem fases estaveis, outras horriveis em que fica quase uma noite inteira a rosnar para as patas, sem deixar dormir ninguem. sempre que fica sozinho tem de ficar com um colar na cabeça para evitar que se morda. esta a tomar antidepressivos para toda a vida. é preciso criar uma ligaçao muito forte para se conseguir aguentar esta situaçao. mas como o mais importante é o bem estar de um animal, por vezes pensamos se não será melhor para ele "adormecer" para sempre.. mas queremos tentar tudo primeiro e uma das coisas que ajudaria o teao era um treino especifico. queria por isso pedir a arca de noe se não me consegue dar me contactos de treinadores , na regiao centro onde resido ou alguem que conheça bem esta raça e me possa ajudar. vivo a uma distancia consideravel de grandes centros é o que me tem feito adiar o treino do tiao é a dificuldade em me deslocar grandes distancias de carro, pois tem de ir sedado. E já agora, deixar tambem um apelo para que se discuta mais este tema, (doenças comportamentais)que sao ja muito frequentes, como treinar correctamente um cao, a importancia da educaçao desde cedo dos cachorros (a sociabilizaçao), a escolha de uma raça/rafeiro de acordo com a personalidade e estilo de vida de uma pessoa, que é tao importante, caso contrario vamos ter é mais caes como o teao ou o abandono. temos de dispensar algum do nosso tempo de inicio mas depois é uma mais valia ter um cão educado. Sem chatices!!

é tao bom passearmos o nosso cão na rua sem qualquer tipo de stress ou leva lo a casa de amigos ou familia sem que ele incomode, ou leva lo ao cafe e ele ficar deitado aos nossos pes sem pedir, sem fazer estragos. é o que acontece com o gaspar, o meu outro cao, que porta se tao bem que o deixam entrar!!

fico a aguardar a vossa ajuda.