Dogue Alemão fraco guarda? Devo andar a ver os Dogues errados de certeza...aerosenob Escreveu:dinodane Escreveu:Não percebo em que é que um Dogue Alemão é comparável a um Labrador, quer em termos de tamanho quer em termo de temperamento mas ok, o aerosenob é que sabe.
referi esses 2 na mesma coluna pois ambos são fracos guardas,
e são bons de tratar pois tem pelo curto,
mas concordo que um sistema de alarme e mais barato, e não estraga nada..
Que raça devo escolher?
Moderador: mcerqueira
moslie Escreveu:O castro laboreiro pode parecer que aguenta a solidão, mas depois tem um risco: vai ser um animal muito dificil de lidar.
Depende da solidão...se a solidão for estar sozinho em casa das 9h da manhã até as 6h da tarde e depois tenha companhia, exercicio, brincadeira e treino, acredito que até aceite bem...agora se a solidão for tar sozinho das 9h da manha até as 6h da tarde, as 6h da tarde metem-lhe uma taça de comida a frente fazem-lhe uma festa e deixam-no sozinho mais uma vez, ai sim, acredito que fique intratavel...
Aqui tambem concordoaerosenob Escreveu:concordo ...moslie Escreveu:Os castros na sua origem são propositadamente deixados sós com o rebanho a partir dos 4 meses. Com o minímo contacto humano possível. São bastante independentes e sabem por instinto o que fazer em termos de guarda.
Isto funciona no contexto da serra, com rebanhos que passam algum tempo sem o dono por perto. Num ambiente urbano pode dar algumas surpresas.
E não são cães para quem nunca teve um cão.

c_saraiva Escreveu:Dogue Alemão fraco guarda? Devo andar a ver os Dogues errados de certeza...aerosenob Escreveu:dinodane Escreveu:Não percebo em que é que um Dogue Alemão é comparável a um Labrador, quer em termos de tamanho quer em termo de temperamento mas ok, o aerosenob é que sabe.

Aerosenob, venha fazer-me uma visita... entre no meu portão e logo vai tirar a limpo se um dogue é fraco guarda...

Dedico esta assinatura a quem lhe "acentar" a carapuça :
"Quem nasce lagartixa, nunca chega a jacaré, por muito que se inche .... " By , um amigo muito querido ...
"Dogs are better than human beings because they know but do not tell."
— Emily Dickinson
À espera que os frangos que o Terug, o Paulo Santos e o Zefe andam a virar, fiquem prontos.
... e já agora tambem das courgettes da LuMaria!;)
"Quem nasce lagartixa, nunca chega a jacaré, por muito que se inche .... " By , um amigo muito querido ...
"Dogs are better than human beings because they know but do not tell."
— Emily Dickinson
À espera que os frangos que o Terug, o Paulo Santos e o Zefe andam a virar, fiquem prontos.
... e já agora tambem das courgettes da LuMaria!;)
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda abr 13, 2009 2:14 am
Tantas raças de dão bons cães de guarda!
Sugiro o Serra da Estrela por exemplo do meu, mas se nunca teve um cão pode ser um pouco difícil de treinar... assim como qualquer outro cão possante, como normalmente se assume que um cão de guarda seja...
Já vi rafeiros com bastante instinto de protecção do espaço, pode sempre visitar um canil e informar-se sobre os diferentes animais que lá estiverem.
Sugiro o Serra da Estrela por exemplo do meu, mas se nunca teve um cão pode ser um pouco difícil de treinar... assim como qualquer outro cão possante, como normalmente se assume que um cão de guarda seja...
Já vi rafeiros com bastante instinto de protecção do espaço, pode sempre visitar um canil e informar-se sobre os diferentes animais que lá estiverem.
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda fev 11, 2008 6:29 pm
Eu estava a brincaraerosenob Escreveu:jclarinos Escreveu:Nenhum mais pequenino???aerosenob Escreveu:tem um critérios difíceis.
pois para estar sozinho nenhum gosta .
não destruir as coisas só depois quando crescerem e serem obedientes.
mas senao quer guarda, e que seja calmo digo-lhe
-labrador
-dogue alemão
-mastim napolitano
-são bernardo
se guarda e importante
-pastor alemão e o melhor
-rottweiler
-castro laboreiro
-Dobermann
Mania dos cães grandes
eu não disse nenhuns pequenos pois segundo o que o utilizador pediu foi mais referido para cão de "exterior" penso eu, mas se preferir de pequeno porte eu refiro.

-
- Membro Veterano
- Registado: terça out 31, 2006 2:02 pm
Sem qualquer desprimor para qualquer uma das raças aqui já anunciadas e falando apenas por mim… vivo numa vivenda, queria ter um cão que estivesse no jardim enquanto estou no trabalho e em casa (onde dormiria) quando lá estou e que tivesse alguma característica de guarda. E aqui de guarda chegava-me que “apenas” ladrasse a quem se aproximasse dos portões… até mais do género “fogo de vista”…
Ouvi/recolhi algumas opiniões, informei-me junto do veterinário dos meus gatos e a minha opção foi adoptar dois rafeiritos!
Dois, porque sempre se entretêm um com o outro durante o dia “esquecendo-se” de fazer mais asneiras… mesmo assim volta e meia lá tenho um buraco na relva… Mas de certeza que pior seria se tivesse sozinho!
A cadela, eventualmente arraçada de Pastor Alemão (digo isto porque é parecida, mas em tamanho “XS”!), tinha quase 3 anos. Foi esterilizada e corre de portão a portão sempre que alguém desconhecido se aproxima, tal como eu queria. O cão tinha 4 meses e ao ver a cadela ladrar ao portão, aprendeu a fazer o mesmo. Sempre que alguém se aproxima dos portões… ladram com um tom a ameaçador… o que, na maioria dos casos, serve como dissuasão para pessoas com piores intenções! Nunca ninguém me entrou mesmo dentro dos portões, portanto não faço ideia de qual será a reacção deles… se calhar até fogem para debaixo da cama do anexo!
Mas lá está. Quem não os conhece… não sabe disso!
São educados dentro de casa, onde dormem sempre e onde não ladram, guardando esta sua “qualidade” para o exterior e pronto…
Optando por um cão de raça, já enumeraram aqui uma série delas com essas aptidões inerentes. Eu optei pelos meus rafeirosos e obtive aquilo que pretendia … também não sou muito exigente, confesso.
http://quinta-da-queimada.blogspot.com
Ouvi/recolhi algumas opiniões, informei-me junto do veterinário dos meus gatos e a minha opção foi adoptar dois rafeiritos!
Dois, porque sempre se entretêm um com o outro durante o dia “esquecendo-se” de fazer mais asneiras… mesmo assim volta e meia lá tenho um buraco na relva… Mas de certeza que pior seria se tivesse sozinho!
A cadela, eventualmente arraçada de Pastor Alemão (digo isto porque é parecida, mas em tamanho “XS”!), tinha quase 3 anos. Foi esterilizada e corre de portão a portão sempre que alguém desconhecido se aproxima, tal como eu queria. O cão tinha 4 meses e ao ver a cadela ladrar ao portão, aprendeu a fazer o mesmo. Sempre que alguém se aproxima dos portões… ladram com um tom a ameaçador… o que, na maioria dos casos, serve como dissuasão para pessoas com piores intenções! Nunca ninguém me entrou mesmo dentro dos portões, portanto não faço ideia de qual será a reacção deles… se calhar até fogem para debaixo da cama do anexo!

São educados dentro de casa, onde dormem sempre e onde não ladram, guardando esta sua “qualidade” para o exterior e pronto…
Optando por um cão de raça, já enumeraram aqui uma série delas com essas aptidões inerentes. Eu optei pelos meus rafeirosos e obtive aquilo que pretendia … também não sou muito exigente, confesso.
http://quinta-da-queimada.blogspot.com
c_saraiva Escreveu:Dogue Alemão fraco guarda? Devo andar a ver os Dogues errados de certeza...aerosenob Escreveu:dinodane Escreveu:Não percebo em que é que um Dogue Alemão é comparável a um Labrador, quer em termos de tamanho quer em termo de temperamento mas ok, o aerosenob é que sabe.
referi como fraco guarda pois são assim como eles são referidos ate na listagem portuguesa de caes. mas a sempre uns mausinhos se calhar

nicasxi Escreveu:c_saraiva Escreveu:Dogue Alemão fraco guarda? Devo andar a ver os Dogues errados de certeza...aerosenob Escreveu:dinodane Escreveu:Não percebo em que é que um Dogue Alemão é comparável a um Labrador, quer em termos de tamanho quer em termo de temperamento mas ok, o aerosenob é que sabe.
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Aerosenob, venha fazer-me uma visita... entre no meu portão e logo vai tirar a limpo se um dogue é fraco guarda...![]()
![]()
tenha calma....

mas sao assim que eles sao referidos na listagem.
mas ainda bem que tem um bom cão de guarda

c_saraiva Escreveu:moslie Escreveu:O castro laboreiro pode parecer que aguenta a solidão, mas depois tem um risco: vai ser um animal muito dificil de lidar.
Depende da solidão...se a solidão for estar sozinho em casa das 9h da manhã até as 6h da tarde e depois tenha companhia, exercicio, brincadeira e treino, acredito que até aceite bem...agora se a solidão for tar sozinho das 9h da manha até as 6h da tarde, as 6h da tarde metem-lhe uma taça de comida a frente fazem-lhe uma festa e deixam-no sozinho mais uma vez, ai sim, acredito que fique intratavel...
claro.... não e o cão estar sempre sozinho tipo 24H por dia depois o cao nem sabe quem e o dono

Listagem portuguesa de cães? Que raio é isso?aerosenob Escreveu:c_saraiva Escreveu:Dogue Alemão fraco guarda? Devo andar a ver os Dogues errados de certeza...aerosenob Escreveu:dinodane Escreveu:Não percebo em que é que um Dogue Alemão é comparável a um Labrador, quer em termos de tamanho quer em termo de temperamento mas ok, o aerosenob é que sabe.
referi como fraco guarda pois são assim como eles são referidos ate na listagem portuguesa de caes. mas a sempre uns mausinhos se calhar

Na Tradução do Estalão nº 235 da F.C.I - Federation Cynologique International
Diz o seguinte sobre o Dogue Alemão:
UTILIZAÇÃO : Cão de Guarda e Protecção, Cão de companhia.
http://www.dacp.pt/estalãodaraça.htm

Diz o seguinte sobre o Dogue Alemão:
UTILIZAÇÃO : Cão de Guarda e Protecção, Cão de companhia.
http://www.dacp.pt/estalãodaraça.htm

Querem um bom(belissimo) cão de guarda, não muito grande, uma raça resistente, fácil de ensinar, não demasiado agarrado à presença do dono?
Fila S.Miguel. Se não se cometer a barbaridade de cortar as orelhas e a cauda, até é engraçado.
Com este garanto que ninguém passa! Se for bem socializado, e habituado desde cedo a conviver e a obedecer, é um animal seguro.
Fila S.Miguel. Se não se cometer a barbaridade de cortar as orelhas e a cauda, até é engraçado.
Com este garanto que ninguém passa! Se for bem socializado, e habituado desde cedo a conviver e a obedecer, é um animal seguro.
Bem... eu tenho um labrador. é o cão melhor do mundo mas , como todos os cães, quando é cachorro quer é roer tudo. tens de educá-lo para minimizar os danos.
não gosta de ficar sozinho mas quando foi mais velho (tipo 2 anos) fica também mais calmo!
é uma alegria nas nossas vidas porque quer sempre agradar e não nos larga !
acho que é uma boa opção! (mas também sou suspeita:))
não gosta de ficar sozinho mas quando foi mais velho (tipo 2 anos) fica também mais calmo!
é uma alegria nas nossas vidas porque quer sempre agradar e não nos larga !
acho que é uma boa opção! (mas também sou suspeita:))