jofelix Escreveu:ActionGirl escreveu:
Não compre um animal, dê um salto á associação local e ao canil, vai ver que se "apaixona" por um desgraçado/a com os dias contados.
Ainda se admira de ver lá um cão/cadela de raça
Olá,
Acho bem que digam para adoptar.
Acho errado que digam para não comprar.
Não passam de opiniões. Tão válida é a sua como a da ActionGirl. O que me parece de todo mau, é ir buscar a citação de uma forista para abrir um tópico. Correcto, sería confrontá-la no proprio tópico. Isto a meu ver claro.
jofelix Escreveu:Pela lógica da ActionGirl e outros, que constantemente dão este conselho, qualquer dia não há compradores logo não haverá criadores e finalmente acabarão os cães de raça apurada e teremos somente rafeiros/arraçados até ao dia em que o cão se extinguirá;
A não ser que os criadores comecem a entregar os cachorros às associações ou canis.
Uma futurologia meio exagerada não? Pelo que sei, por exemplo na Alemanha, os rafeiros deixaram de existir. Vêm buscá-los a Portugal.
jofelix Escreveu:Vocês amigos(

) dos animais/cães ainda não perceberam que sem criadores acabará o apuramento da raça e que são estes cães que as pessoas preferem.
Se as pessoas preferem, está o caso resolvido. Não se acabam os criadores nem os cães de raça. Logo o tópico não tem sentido.
jofelix Escreveu:Uma forma de acabarem ou pelo menos diminuírem a quantidade de cães abandonados, seria recolher da rua ou monte a cadela abandonada e esterilizá-la antes que ela cruze com um rafeiro e se multiplique por dez ou mais cachorros SRD abandonados.
Descobriu a pólvora
jofelix Escreveu:Porque não reclamar esta medida junto das J.Freguesias ou Câmaras?
Anda um bocado a leste desta coisa de animais de rua não anda?
jofelix Escreveu:Uma cadela=10 cachorros; 10 cadelas=100 cachorros SRD abandonados.
Estas contitas estão mal feitas. Mas tudo bem. Confesse lá, ignora um bocado esta coisa de animais de rua e canis e etcs e tais, certo?
Mal, mal acho aconselharem este e aquele cão a uma pessoa que não sabe para que quer o cão. Sabe que o vai colocar algures no jardim género bengaleiro, onde passará 12 horas alone, mas pelo menos oferece confiança à esposa que tem medo. Pessoa essa que não revela mais nada do que isto e chovem N conselhos deste e daquele cão.
Mal, mal, acho as pessoas continuarem a achar que um rafeiro de canil é um animal "menor" de menos exigências, que sobrevive a tudo e qualquer coisa. É um cão com iguais necessidades. OK. Vaga um lugar na associação - por Portugal, isso é que de facto conta - vagar lugares, seja a que custo for. Felizmente há associações que já não trabalham assim.