ADOPTAR OU COMPRAR

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
imarcelo
Membro Veterano
Registado: terça jul 12, 2005 4:09 pm

terça ago 04, 2009 11:13 am

Quando se gosta e se quer uma determinada raça, não há como ir a um bom criador e pagar pelo animal. Foi o que fiz quando comprei o meu Bruce.

Neste momento e apesar de gostar muito dessa raça, optei por adoptar uns rafeiritos pequenitos que em nada se parecem com boxers :lol:

Ás vezes mete-me alguma confusão quando aparecem por aqui pessoas que não sabem que raça ou animal querem ter.
Penso que a escolha é tão pessoal, que deveria ser escolhido por nós, porque aquilo que é bom para nós poderá não ser para os outros.
Mas esta é a minha opinião e nada mais que isso :wink:
<p>Isabel</p>
<a href="http://www.apca.org.pt">www.apca.org.pt</a>
<p>&nbsp;<a href="http://www.animaisderua.org">www.animaisderua.org</a> </p>
<p>&nbsp;<a href="http://patasfelizes.blogs.sapo.pt/">htt ... pt/</a></p>
<p>&nbsp;</p>
texuga
Membro Veterano
Registado: quinta jan 03, 2002 9:31 pm
Localização: Vaca, porco, galinha, frango, coelho, perú, enfim, como de tudo um pouco...

terça ago 04, 2009 11:13 am

c_saraiva Escreveu:
As raças não vão desaparecer pois continua a ser permitida a sua criação desde que tenham LOP :wink:

A unica que poderia desaparecer é o pitbull, mas mesmo esse não desaparece pois continua a ser criado a margem da lei (se bem que a maioria de pit não têm nada). E mesmo assim, no meu entender o pitbull continuará a ser criado mas sob o nome de amstaff...
Acho que o que o user quis dizer foi que desapareciam, num cenário hipotético de TODAS as pessoas passarem a adoptar em vez de comprar :wink:
http://www.apterrariofilia.org<a href="http://www.amphibio.org/apterrariofilia" target="_blank"> </a>
Acena
Membro Veterano
Registado: sábado set 27, 2008 10:53 am

terça ago 04, 2009 11:16 am

Texuga eu não me referia a cães de criador. Comentei no seguimento de Doglover80 “Eu sou da opinião que todos os cães que não de criadores deveriam ser por lei obrigados a estar esterilizados”. A partir dai eu levantei a questão, quem seria o responsável por essa obrigação… E não estava a falar de nenhum caso específico nem das suas cadelas nem das da sra eng (que afinal não é a Texuga!!).

Voltando ao tópico, essa do “não compre, adopte” faz-me um bocado de impressão, parece que quem compra está a pecar e não é bom o suficiente, mas quem decide é o futuro dono.
jofelix
Membro Veterano
Registado: domingo set 16, 2007 10:54 am

terça ago 04, 2009 11:35 am

LucNun Escreveu:Coitadinhos dos criadores! :lol: :lol: :lol: A acreditar no que acima se lê, afinal não criam por amor à raça...

Ora vamos lá a ter juízo! :evil: Cada qual faz como entende, adoptar ou comprar é igual, e não é por adoptar que se vai deixar de criar, nem as raças acabarão se não houver criadores. Até me arrisco a dizer que para algumas seria uma sorte se a sua "criação" deixasse de ser feita!

E também não é crime nenhum de lesa-majestade aconselhar a adoptar. Quem anda nestas vidas da protecção aos animais sabe perfeitamente que percentagem de animais comprados pelas mais variadas razões, desde o simples capricho até ao gosto pelo aspecto e carácter de uma raça, são abandonados ou enviados para abate.

Tão válido é um conselho como outro. Os candidatos a dono é que devem ter cabecinha para saber se querem um animal para amar e proteger durante toda a sua vida ou se só querem uma coisa peluda que lhes dê estatuto e figura ao passear na rua.
Olá,
Não é preciso ter pena dos coitados dos criadores porque eles, a maioria, não se dedicam em exclusivo à criação de cães. Fá-lo porque gosta da raça e quer apurar os seus exemplares e como isso custa dinheiro, vendem aqueles que não servem para aquilo que pretendem, porque a carteira tem fundo.
Não; Não é igual adoptar e comprar!! Um cão adoptado é de raça indefinida, excepto se tiver LOP.
Se for abandonado com LOP ou sem LOP vai dar origem a cães SRD´s, e estes por sua vez vão multiplicar-se indefinidamente até restarem poucos genes dos originais e assim acaba uma raça.
Sem os criadores as raças tal como as conhecemos acabarão por desaparecer, porque começarão os cruzamentos sem cuidados feitos pelos criadeiros ou porque os donos das cadelas querem que elas procriem antes de morrer, etc., e assim os cães começarão a fugir ao estalão da raça, dando inicio ao fim da mesma.
Quanto à cabecinha dos donos, pergunto: Quantos casais no altar juram amor e fidelidade até que a morte os separe? Porque se divorciam/abandonam um ao outro? Desculpe a comparação off topic.
Não sou contra a adopção, pelo contrário, mas também não quero que um cão adoptado seja abandonado, salte a cerca de minha casa e engravide a minha cadela de raça pura.

Um abraço
devilangel
Membro
Registado: sexta jul 31, 2009 7:41 pm

terça ago 04, 2009 11:45 am

dona texuga ja agora estava a brincar com a parte da eng ta

podi dizer-me que raça e a sua cadelita?

so por curiosidade mesmo ta

obrigado
jofelix
Membro Veterano
Registado: domingo set 16, 2007 10:54 am

terça ago 04, 2009 11:47 am

Acena Escreveu:Texuga eu não me referia a cães de criador. Comentei no seguimento de Doglover80 “Eu sou da opinião que todos os cães que não de criadores deveriam ser por lei obrigados a estar esterilizados”. A partir dai eu levantei a questão, quem seria o responsável por essa obrigação… E não estava a falar de nenhum caso específico nem das suas cadelas nem das da sra eng (que afinal não é a Texuga!!).

Voltando ao tópico, essa do “não compre, adopte” faz-me um bocado de impressão, parece que quem compra está a pecar e não é bom o suficiente, mas quem decide é o futuro dono.
Olá,
A responsabilidade de esterilizar as cadelas abandonadas seria, logicamente, das câmaras municipais, que assim não veriam o problema dos cães abandonados multiplicar-se por 10=1 cadela.
Assim como das associações de protecção dos animais que deveriam reservar uma parte do subsidio que recebem, para o efeito, se não recebem, deveria ser-lhes atribuído um subsídio pelo Estado.
Um abraço
texuga
Membro Veterano
Registado: quinta jan 03, 2002 9:31 pm
Localização: Vaca, porco, galinha, frango, coelho, perú, enfim, como de tudo um pouco...

terça ago 04, 2009 11:48 am

devilangel Escreveu:dona texuga ja agora estava a brincar com a parte da eng ta

podi dizer-me que raça e a sua cadelita?

so por curiosidade mesmo ta

obrigado
8)

Tenho uma Dobermann e uma São Bernardo, adoptadas mas de Criador :wink: Ah, e não esterilizadas... ainda :wink:
http://www.apterrariofilia.org<a href="http://www.amphibio.org/apterrariofilia" target="_blank"> </a>
devilangel
Membro

terça ago 04, 2009 11:51 am

adoro dobermann tambem ja tive uma sao bernardo mas foi dada e so tive 2 dias pois era adulta e me virou o dente nao sei porque

no 1º dia andamos a passear no 2º tentou morder xamei o antigo dono e adeus
:lol: :lol: :lol:
imarcelo
Membro Veterano

terça ago 04, 2009 11:57 am

jofelix Escreveu: Não; Não é igual adoptar e comprar!! Um cão adoptado é de raça indefinida, excepto se tiver LOP.
Se for abandonado com LOP ou sem LOP vai dar origem a cães SRD´s, e estes por sua vez vão multiplicar-se indefinidamente até restarem poucos genes dos originais e assim acaba uma raça.
Sei que o LOP é extremamente importante, mas tenho uma questão que a mim me faz alguma confusão.
Quantos animais de raça com Lops são abandonados ou encaminhados para os canis.
Se esses animais são puros, porque apenas por falta de um doc, passam a SRDs que significa ( cães sem raça defenida)? :?
Eles têm todos os padrõs e caracteristicas da raça, porque não considerá-los de raça X ou Y? :oops:
<p>Isabel</p>
<p>&nbsp;</p>
devilangel
Membro

terça ago 04, 2009 12:04 pm

axo que sao vistos pela raça deles na mesma
mas visto que falta o papel e nessesario tirar o RI nao sei se ainda fazem

pensso k seja assim se estiver errado digam porque ta
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

terça ago 04, 2009 12:11 pm

jofelix Escreveu:
ActionGirl escreveu:
Não compre um animal, dê um salto á associação local e ao canil, vai ver que se "apaixona" por um desgraçado/a com os dias contados.
Ainda se admira de ver lá um cão/cadela de raça
Olá,
Acho bem que digam para adoptar.
Acho errado que digam para não comprar.
Não passam de opiniões. Tão válida é a sua como a da ActionGirl. O que me parece de todo mau, é ir buscar a citação de uma forista para abrir um tópico. Correcto, sería confrontá-la no proprio tópico. Isto a meu ver claro.
jofelix Escreveu:Pela lógica da ActionGirl e outros, que constantemente dão este conselho, qualquer dia não há compradores logo não haverá criadores e finalmente acabarão os cães de raça apurada e teremos somente rafeiros/arraçados até ao dia em que o cão se extinguirá;
A não ser que os criadores comecem a entregar os cachorros às associações ou canis.
Uma futurologia meio exagerada não? Pelo que sei, por exemplo na Alemanha, os rafeiros deixaram de existir. Vêm buscá-los a Portugal.
jofelix Escreveu:Vocês amigos( :?: ) dos animais/cães ainda não perceberam que sem criadores acabará o apuramento da raça e que são estes cães que as pessoas preferem.
Se as pessoas preferem, está o caso resolvido. Não se acabam os criadores nem os cães de raça. Logo o tópico não tem sentido.
jofelix Escreveu:Uma forma de acabarem ou pelo menos diminuírem a quantidade de cães abandonados, seria recolher da rua ou monte a cadela abandonada e esterilizá-la antes que ela cruze com um rafeiro e se multiplique por dez ou mais cachorros SRD abandonados.
Descobriu a pólvora :lol:
jofelix Escreveu:Porque não reclamar esta medida junto das J.Freguesias ou Câmaras?
Anda um bocado a leste desta coisa de animais de rua não anda?
jofelix Escreveu:Uma cadela=10 cachorros; 10 cadelas=100 cachorros SRD abandonados.
Estas contitas estão mal feitas. Mas tudo bem. Confesse lá, ignora um bocado esta coisa de animais de rua e canis e etcs e tais, certo?

Mal, mal acho aconselharem este e aquele cão a uma pessoa que não sabe para que quer o cão. Sabe que o vai colocar algures no jardim género bengaleiro, onde passará 12 horas alone, mas pelo menos oferece confiança à esposa que tem medo. Pessoa essa que não revela mais nada do que isto e chovem N conselhos deste e daquele cão.

Mal, mal, acho as pessoas continuarem a achar que um rafeiro de canil é um animal "menor" de menos exigências, que sobrevive a tudo e qualquer coisa. É um cão com iguais necessidades. OK. Vaga um lugar na associação - por Portugal, isso é que de facto conta - vagar lugares, seja a que custo for. Felizmente há associações que já não trabalham assim.
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

terça ago 04, 2009 12:57 pm

Bom post.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

Acena
Membro Veterano
Registado: sábado set 27, 2008 10:53 am

terça ago 04, 2009 1:05 pm

A mim parece-me bem... Então, porque é que isso não é feito? :twisted:
jofelix Escreveu:
Acena Escreveu:Texuga eu não me referia a cães de criador. Comentei no seguimento de Doglover80 “Eu sou da opinião que todos os cães que não de criadores deveriam ser por lei obrigados a estar esterilizados”. A partir dai eu levantei a questão, quem seria o responsável por essa obrigação… E não estava a falar de nenhum caso específico nem das suas cadelas nem das da sra eng (que afinal não é a Texuga!!).

Olá,
A responsabilidade de esterilizar as cadelas abandonadas seria, logicamente, das câmaras municipais, que assim não veriam o problema dos cães abandonados multiplicar-se por 10=1 cadela.
Assim como das associações de protecção dos animais que deveriam reservar uma parte do subsidio que recebem, para o efeito, se não recebem, deveria ser-lhes atribuído um subsídio pelo Estado.
Um abraço
CasadelMar
Membro Veterano
Registado: segunda fev 19, 2007 12:39 pm

terça ago 04, 2009 1:29 pm

imarcelo Escreveu:Sei que o LOP é extremamente importante, mas tenho uma questão que a mim me faz alguma confusão.
Quantos animais de raça com Lops são abandonados ou encaminhados para os canis.
Se esses animais são puros, porque apenas por falta de um doc, passam a SRDs que significa ( cães sem raça defenida)? :?
Eles têm todos os padrõs e caracteristicas da raça, porque não considerá-los de raça X ou Y? :oops:
O LOP é a única prova de que aquele animal é de raça pura.

Exemplo para ser mais fácil de compreensão:

Uma Lab cruza com um SRD. Pode resultar deste cruazamento, uma cadelita igual a mãe, logo à primeira vista temos uma Lab com todas as características da raça.

Mas, quando essa Lab, resultado de LabXSRD, voltar a cruzar com outro Lab puro, pode acontecer de nessa ninhada sairem rafeiros (saidos ao avô), porque a Lab (filha do tal cruzamento LabxSRD) não era pura.

Portanto, podemos estar a ver num canil uma Lab espectacular mas que ao fim e ao resto pode não o ser!

Acho que dá para perceber ;)
imarcelo
Membro Veterano

terça ago 04, 2009 1:40 pm

CasadelMar Escreveu: Acho que dá para perceber ;)
Obrigado CasadelMar, percebi sim :wink:
<p>Isabel</p>
<p>&nbsp;</p>
Responder

Voltar para “Cães”