[Editado pela moderação]Musky Escreveu:c_saraiva,
Em primeiro lugar, quero dizer que concordo com a sua opinião sobre o sub-forum dos pastores alemães.
Em 2º lugar, a minha primeira PA durante a 1ª semana comigo, passava os dias apática e triste, enroscada numa camisola minha entre as patas de um enorme cão de peluche que eu tinha no chão da sala. Mas efectivamente passava as noites a uivar.
Quanto ao temperamento, deixe-me dizer-lhe que se for uma PA pura vai ser dominante em relação aos donos. Tão certo como você com os seus 25 anos não ter de certeza 1/10 da experiência que eu tenho com pastores alemães. E já agora, para sua informação.... a actividade principal do pastor alemão não é guardar ovelhas. Esta é apenas uma das actividades que ele pode exercer.![]()
Quanto ao ser "maria-vai-com-as-outras" você está a esquecer-se de que um pastor alemão é um cão grande que mete medo a muita gente. Se for ensinado a "cumprimentar" todas as pessoas desconhecidas que encontrar na rua vai ter problemas graves... imagine, o cão passa por uma pessoa desconhecida e dirige-se a ela para a cumprimentar tal como foi ensinado/habituado. Mas a pessoa só vê um cão enorme dirigir-se a ela, não sabe se o cão é manso ou não, e leva um susto dos diabos. Está a perceber?
Quanto ao "curso" de obediencia e ao enchê-la de miminhos eu não me estava a referir ao que você disse, mas a outréns. Em relação ao que você disse eu concordei, embora por outras palavras, ou não reparou nisso? (esta também se aplica ao Ziggy)![]()
Começar a ensinar o básico aos 2 meses é necessário. Mas em casa, a não ser que os donos sejam uns totós completos, mas neste caso quem precisa de treino imediato são os donos.
Ou seja, antes dos 6 meses a escola só é válida para ensinar os donos, já que um cachorro com menos de 6 meses quer é brincar e não leva o "curso" a sério.
Aliás, a minha opinião é que deviam ser os donos a frequentarem a escola e a aprenderem a treinar o cão, e depois serem eles a fazerem-no. Porque se deixam o treino do cão apenas ao cuidado de um treinador, é certo e sabido que uns meses depois de completar o "curso" o cão regrediu e o treino foi à vida.
Mime o cão porque ele faz parte da sua familia e não vai ficar estragado por isso. Coloque-lhe regras de boa educação... através de reforço positivo e seja coerente a fazer issoaolongo da sua infância. Saia de casa com o cão assim que ele o possa fazer (vacinação completa) de forma a que ele esteja em presença de muitos cães, pessoas e outros animais. Deixe todas as pessoas fazerem festas ao seu cão, e ensine-o a receber essas festas sentado... e recompense-o através de uma goluseima dada pela pessoa. Você começou a treinar o cão desde que ele chegouà sua casa ... quer se tenha apercebido ou não ... faça-o com técnicas uteis e que respeitem o cão.
Ele vai ser o seu companheiro pelos próximos 10 anos, estes primeiros 6 meses vão determinar se ele vai ser o cão da sua vida ou uma dor de cabeça durante toda a sua vida... não entre em facilitismos!!!

Andar com um cão que morde tudo o que mexe é muito melhor ... não é!? Sempre foi o meu sonho desde pequenino...