Cão de Fila de São Miguel - Estalão

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Musky
Membro Veterano
Registado: segunda fev 03, 2003 10:40 pm

quinta set 10, 2009 1:41 pm

Fjord Escreveu:
Musky Escreveu:Em primeiro lugar, não tenho culpa que o CPC direccione o estalão directamente para a FCI.
Sem passar pela casa partida e sem receber 2 contos? :lol: Raça reconhecida pela FCI tem que tem estalão aprovado pela FCI, traduzido em inglês, francês, alemão e espanhol. O problema está em que tipo de acompanhamento se faz à tradução, que me parece ter sido reduzido, uma vez que "liso" foi traduzido por "smooth" na versão inglesa 8) Embora, na realidade, o drama todo esteja no original - em morfologia externa, não existe "textura forte", foi uma invenção de quem fez o estalão. O que não é novidade nenhuma 8) Daí que o pessoal se viu aflito para traduzir um termo que não existe, traduzindo por "harsh" ou "rude", na versão francesa que, dentro das várias texturas possíveis, seria a aplicável. Pessoalmente entendo que "forte" vai para além do simples "áspero" mas, lá está, isso é que é questão para discutir com um criador.
Musky Escreveu: (e não houve alguém que disse que o estalão em português está desactualizado? )
Moi? Não, o estalão actual data de 2007, as coisas também não estão sempre a mudar :mrgreen:
1. Nem sequer um "desculpa lá, mas nós somos uns preguiçosos!" :lol:

2. Concordo absolutamente, até porque há raças em que o pêlo é classificado "áspero e fino", noutras "grosso e sedoso". Não sou perita e não conheço a raça, mas chamar-lhe-ia "grosso e áspero".

(o unico estalão em português que encontrei foi o do tal Clube que já não é actualizado desde 2000... :mrgreen: )
Fjord
Membro Veterano
Registado: sábado jul 18, 2009 8:28 am

quinta set 10, 2009 4:38 pm

Ai, ai , ai, está a precisar de levar umas chibatadas e ser atirada ao lago com uma pedra atada nos pés (vidé Asterix entre os Helvécios :lol: ). Cá vai o chavão: já visitou o site do CPC? :twisted:
"Se não houvesse tótós para enganar, não havia tótós enganados"  (Eu)
Musky
Membro Veterano
Registado: segunda fev 03, 2003 10:40 pm

quinta set 10, 2009 5:51 pm

Fjord Escreveu:Ai, ai , ai, está a precisar de levar umas chibatadas e ser atirada ao lago com uma pedra atada nos pés (vidé Asterix entre os Helvécios :lol: ). Cá vai o chavão: já visitou o site do CPC? :twisted:
ahahahahahahahah

Ok, tem razão. Fui ao site do CPC e cliquei no 1º link que me apareceu à frente. E apanhei com o estalão em inglês.

Tá a ver que também sei dar o braço a torcer? :wink:

Mas tenho 2 boas desculpas:
1. Sou arreigadamente dextra
2. Sou loira de nascença

:lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
kitten
Membro Veterano
Registado: domingo mar 10, 2002 10:04 pm

quinta set 10, 2009 7:26 pm

kitten Escreveu:Aqui http://racas.cpc.pt/pt/cur/fsm.pdf tem o estalão do cão de Fila de S. Miguel, lá pode tirar todas as dúvidas.
Aqui tem as raças todas portuguesas com o respectivo estalão (esperemos) que actualizado.
Para quem não entende, o que se segue é a minha assinatura
http://apterrariofilia.org/
Se algum dia sentir um vazio dentro de si ... vá comer que é fome !!!
Madalena Marques
MDogster
Membro Veterano
Registado: quinta set 09, 2004 9:29 am

sexta set 11, 2009 7:58 am

kitten Escreveu:
kitten Escreveu:Aqui http://racas.cpc.pt/pt/cur/fsm.pdf tem o estalão do cão de Fila de S. Miguel, lá pode tirar todas as dúvidas.
Aqui tem as raças todas portuguesas com o respectivo estalão (esperemos) que actualizado.
Por acaso não está :? Continua a dizer que o cão é do Grupo 1 :roll:
kitten
Membro Veterano
Registado: domingo mar 10, 2002 10:04 pm

sexta set 11, 2009 8:02 am

Por isso eu disse (esperemos) :lol:
Para quem não entende, o que se segue é a minha assinatura
http://apterrariofilia.org/
Se algum dia sentir um vazio dentro de si ... vá comer que é fome !!!
Madalena Marques
Fjord
Membro Veterano
Registado: sábado jul 18, 2009 8:28 am

sexta set 11, 2009 8:59 am

Passar do Grupo 1 para o Grupo 2 foi apenas uma jogada de secretaria da FCI e não alterou em nada o estalão. Aliás, a versão que está publicada na FCI diz claramente que o estalão de origem em vigor data de 21.05.2007 (que é o que está no site do CPC).
"Se não houvesse tótós para enganar, não havia tótós enganados"  (Eu)
MDogster
Membro Veterano
Registado: quinta set 09, 2004 9:29 am

sexta set 11, 2009 9:38 am

Fjord Escreveu:Passar do Grupo 1 para o Grupo 2 foi apenas uma jogada de secretaria da FCI e não alterou em nada o estalão. Aliás, a versão que está publicada na FCI diz claramente que o estalão de origem em vigor data de 21.05.2007 (que é o que está no site do CPC).
Sim, o estalão propriamente dito está igualzinho à versão internacional, só o Grupo é que está errado :wink:
jmop
Registado: quarta abr 02, 2008 8:36 pm

domingo set 13, 2009 10:42 pm

Falei com um criador que me disse o seguinte:

1- O pêlo tanto pode ser áspero como não. Existiam duas linhas distintas de cães com estas duas versões de pêlo. Os cruzamentos entre elas darão cães com pelo entre estes dois extremos.

2- Para a esperança de vida não obtive um nº exacto. Alguém falou atrás em 15 anos e eu acho que já vi 14 em algum lado. Pessoalmente continuo em dúvida, mas à partida é um cão com boa longevidade pois é de tamanho médio e sem problemas de saúde típicos da raça.

3 - A proporção entre altura e comprimento do cão varia com as duas linhas referidas atrás e os cruzamentos entre as mesmas

4- As orelhas, qdo se proceder a uma selecção de cães com orelhas inteiras conduzirá a este formato de orelha:

c) http://www.azorescattledogs.com/Xavi2.jpg

Se não me engano estas foram as respostas do criador.

Se alguém quiser acrescentar ou discordar de algo faça favor que estamos sempre a aprender.

Fiquem bem

:wink:
jmop
Registado: quarta abr 02, 2008 8:36 pm

domingo set 13, 2009 10:44 pm

Esqueci-me de dizer que existe um livro sobre o cão de fila que se vende no CPC (pelo menos) e que esclarece algumas destas questões e com certeza muitas outras.
Responder

Voltar para “Cães”