Apresentação/ajuda Retriever Lab

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

RuiJRocha
Membro
Registado: segunda set 07, 2009 1:26 pm

quinta set 10, 2009 9:48 am

Fjord Escreveu:Mas o problema é que ofende mesmo :roll: Ofende porque não dá valor ao trabalho dos outros, (Se o senhor tivesse lido o post original percebia o que quis dizer no Post Scriptum) ofende porque não faz ideia de quanto custa um saco de ração ou uma ida ao vet,(deve pensar que é a unica pessoa a gostar, tratar e cuidar de animais) ofende porque subentende que é dinheiro limpinho sem qualquer esforço. E poderia pôr os nomes dos criadores à vontade (as regras porém não o permitem), ao contrário do que você pensa não são gatunos,(isto dos gatuno são palavras suas) bem pelo contrário :roll:
Esta será a ultima resposta que lhe dou neste assunto, porque você deturpa constantemente as palavras dos outros e faz um julgamento à priori sem qualquer conhecimento da pessoa em causa, preconceitos portanto.

Para si tudo é claro como a agua pensamento em silogismo perfeitos:

Os cães custam muito dinheiro
Você tem um cão.
Você tem muito dinheiro

Nem tudo na vida funciona desta forma meu amigo...

Cumps a todos

Rui Rocha
RuiJRocha
Membro

quinta set 10, 2009 9:51 am

Caro aisd

Obrigado pelas dicas mas quero mesmo um bebe... quanto ao conselho de ir assistindo ao sub fórum agradeço mas já o faço já li bastante informação nessa zona.

Obrigado
Cumps
Rui Rocha
Fjord
Membro Veterano
Registado: sábado jul 18, 2009 8:28 am

quinta set 10, 2009 10:04 am

RuiJRocha Escreveu: Esta será a ultima resposta que lhe dou neste assunto, porque você deturpa constantemente as palavras dos outros e faz um julgamento à priori sem qualquer conhecimento da pessoa em causa, preconceitos portanto.
Eu deturpo as palavras dos outros? :o Foi você que usou a palavra "obscena" seguida de bonequinhos de :x Se não sabe o significado de um e/ou de outro e não os consegue usar adequadamente, é lá consigo .

Passe bem
"Se não houvesse tótós para enganar, não havia tótós enganados"  (Eu)
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

quinta set 10, 2009 10:12 am

Penso que está a exagerar, a Fjord não está a deturpar coisíssima nenhuma, senão repare:

a maioria das pessoas tem uma ideia errada do que é a canicultura e de tudo o que envolve, julgam que basta chegar a cadela ao cão e deixar a natureza seguir o seu curso. Temos estado a tentar dismistificar essaa noção que também o senhor tem.
O que nos tem transmitido desde o post 1 é que esses valores são "obscenos". Para mim obsceno é sinónimo de IMORAL. Eu entendo isto como uma desvalorização pura e dura do trabalho e investimento dos canicultores e como existem aqui canicultores é natural que se insurjam mediante tal desconsideração.

600 euros é o preço médio de um cão de raça pura, de companhia, criado com o mínimo de cuidados. Se estivermos a falar de certas raças (dou como exemplo o bulldogue inglês em que quase todos os exemplares nascem de cesariana ou o chihuahua que só tem 1 ou 2 crias) facilmente esse valor triplica. E estamos a falar de cães de companhia, não de cães de pedigrees fantásticos e de alto potencial em expo e reprodutivo.

Uma ninhada criada como deve ser implica:

- custo da monta;
- acompanhamento veterinário durante a gravidez;
- alimentação de topo para a cadela gestante e lactante;
- Despiste doenças genéticas;
- Eventual intervenção veterinária durante o parto, frequente nas raças puras, nomeadamente cesariana;
- Se houver rejeição dos cachorros, leite de substituição e muitas noites sem dormir para criar os animais;
- Desparasitação cachorros;
- Primovacinação cachorros;
- Alimentação e acompanhamento veterinário até pelos menos as 8 semanas de vida;
- Registo da ninhada e registo individual de cada cachorro no Livro de Origens Português.
- Microchip.
Implica também trabalho, tempo, gosto, custos logísticos e outros.

Mas se o amigo se satisfaz com um cão vagamente parecido a um cão da raça que pretende, não tem dificuldade nenhuma em arranjar um pseudo-lab por 100 euros (uma saca de ração premium custa cerca de 65, uma consulta no vet anda pelos 30, etc, etc...) ou até dado... consulte os classificados do olx por exemplo mas não se admire se quando o animal crescer não se parecer em nada com um lab ou ainda que venha a gastar muito mais que 600 euros numa operação a uma anca...

Finalmente só queria adicionar que os cães custam muito dinheiro sim, principalmente a sua manutenção. O custo da compra de um cão é sempre o investimento menor, durante a vida dele vai gastar muito mais em alimentação e cuidados veterinários. :wink:

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

RuiJRocha
Membro

quinta set 10, 2009 10:36 am

Caro dinodane

Parabéns aí está uma resposta ou um post como deve ser informativo e elucidativo.

Nunca foi minha intenção de ofender ninguém nem de menosprezar o trabalho dos outros.

Eu sei tudo está caro, mas pense desta forma por breves instantes:

Sempre teve animais de várias famílias, espécies sub e etc...
(cães, gatos, pássaros) cães rafeiros assim assim, de mistura abandonados, passa pela rua apanha um cão trata do bicho, um amigo oferece-lhe um cão blá blá blá...

Depois de pensar muito e de procurar informação passa a andar à procura de um bom exemplar que se identifique consigo, (atenção conheço AMIGOS LAB À 15 anos não é uma questão de moda) depara-se com um preço que não fazia ideia nenhuma, como fica????

Isto faz-me lembra uma situação que passo a explicar para tentar fazer com que fiquem com uma ideia correcta daquilo que quero dizer:

Depois de comprar apartamento tive que começar a pensar no recheio, nos electrodomésticos, na louça pra cozinha ..... nos tapetes ..... como nunca tive necessidade de comprar essas coisas não fazia ideia dos preços achava tudo caro... talheres copos xpto, tapetes azdt .... e por aí fora compreende? Será que me estou a fazer entender? Espero que sim.

Cumps
Rui Rocha
LucNun
Membro Veterano
Registado: sexta jan 09, 2009 1:38 pm

quinta set 10, 2009 10:48 am

Pois, aí está explicado o problema do Rui: desconhecimentos dos preços praticados. O pior foi ter-se expressado da maneira como o fez, que picou muito boa gente de pele mais sensível, pelo que se impõe agora uma recomendação: para a próxima não os use, até porque nem precisa deles para indagar a razão por que os animais de criador (ou outra coisa qualquer) são tão caros. :D Não tome isto como um ataque ou uma crítica, é apenas o registar de uma situação e o apontar de cuidados futuros.

O post da Dinoane é exemplar de como se explicam estes assuntos e devia ter aparecido há mais tempo, logo no início do tópico, mas acho que veio muito a tempo de acalmar os ânimos e de dar oportunidade ao Rui de se explicar, como fez, para além de o levar a encarar os preços dos criadores sob outra perspectiva.

Enfim, oxalá daqui em diante se desfaçam os mal-entendidos e que o debate siga em harmonia...

Mas que moralista que estou, será da chuva? :D :D :D
Olá, eu sou a Bronkas de outros fóruns!
RuiJRocha
Membro

quinta set 10, 2009 10:56 am

Chuva qual chuva ....
:lol: :lol:

Aqui está sol e quentinho ...

8)
LucNun
Membro Veterano
Registado: sexta jan 09, 2009 1:38 pm

quinta set 10, 2009 11:00 am

Sorte a sua, aqui o tempo faz caretas e não tarda nada que o São Pedro desate a verter águas! :lol: :lol: :lol:
Olá, eu sou a Bronkas de outros fóruns!
dinodane
Membro Veterano

quinta set 10, 2009 11:03 am

Bom, fico satisfeita em saber que o meu post esclareceu o Rui Rocha.

E só queria stressar mais algumas noções, se optar pela compra do animal tenha cuidado onde o adquire. Não compre em lojas ou através de intermediários. Compre directamente ao criador mas depois de ter visto mãe e ninhada, canis e instalações e não se deixe comover pelos cachorros se nada do que viu lhe agradou. Se quer um cão puro, ele tem que ter registo no LOP, não vá nas cantigas de é" puro mas não tem papéis", isso em canicultura séria não existe. Veja se a mãe tem um bom temperamento, calmo e afável.

Adoptar um cachorro é difícil. Se aparecerem cachorros anunciados como lab para dar não são puros. Se optar pela adopção de um adulto tente saber o máximo sobre o seu passado, porque foi abandonado ou entregue para adopção, há doenças muito comuns à raça que são transmitidas de pais para filhos porque não há cuidado na criação, informe-se sobre a displasia da anca.

Cumprimentos.

marcoliv
Membro
Registado: domingo mai 10, 2009 1:05 am

quinta set 10, 2009 12:35 pm

dinodane Escreveu:(...)

- custo da monta;
- (...)
Que tipo de custos são estes?
MDogster
Membro Veterano
Registado: quinta set 09, 2004 9:29 am

quinta set 10, 2009 12:40 pm

marcoliv Escreveu:
dinodane Escreveu:(...)

- custo da monta;
- (...)
Que tipo de custos são estes?
Pagamento ao dono do macho pela sua utilização.
Fjord
Membro Veterano
Registado: sábado jul 18, 2009 8:28 am

quinta set 10, 2009 12:41 pm

... pago no acto, independentemente do resultado ...
"Se não houvesse tótós para enganar, não havia tótós enganados"  (Eu)
dinodane
Membro Veterano

quinta set 10, 2009 12:59 pm

Marcoliv,

A coisa é mais ou menos assim:

Tenho uma cadela bestial que quero reproduzir. Procuro um cão que complemente as características que ela tem, ou a superar alguma falha que ela tenha ou ainda procuro um "sangue" em particular para introduzir no património genético da minha criação.

Então, vou procurar esse macho e quando o encontro combino com o seu proprietário e levo a cadela até ele, o que por vezes pode representar viagens ao estrangeiro. Temos no sub-fórum do DA uma criadora que foi cobrir a cadela a França, é só um exemplo, exemplo esse bem sucedido já que os cachorros da ninhada têm sido bem avaliados e premiados em expo.

Pago o valor acordado pela monta (sim, valor, que isso do dono do cão ficar com um filho ou escolher um cachorro é coisa que geralmente não se usa a este nível), que depende da qualidade do macho mas pode andar por uns 1500, 2000 ou mais Euros e venho me embora com a cadela, que pode estar ou não grávida. Se não estiver, azar.

ziggy
Membro Veterano
Registado: segunda jan 27, 2003 5:58 pm

quinta set 10, 2009 1:26 pm

Isso geralmente se nao pegar, pode la voltar com a cadela se ainda for altura (nos dias seguintes), ou entao num cio posterior caso nao se consiga. E se o cao ainda nao tiver cruzado, geralmente o contracto ainda e mais flexivel.
CasadelMar
Membro Veterano
Registado: segunda fev 19, 2007 12:39 pm

quinta set 10, 2009 1:31 pm

ziggy Escreveu:Isso geralmente se nao pegar, pode la voltar com a cadela se ainda for altura (nos dias seguintes), ou entao num cio posterior caso nao se consiga.
Sim, é verdade. Mas tudo isso é combinado de início.
Aqui, deve imperar sempre o bom senso, por parte do dono do macho. Hoje é ele, amanhã posso ser eu ;)

Abraços
Responder

Voltar para “Cães”