Preferencia na escolha de um cachorro

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Quais as preferencias na escolha de um cão?

Votação encerrada em quarta ago 13, 2003 4:55 pm

Cão grande de pouco pelo
6
30%
Cão grande e peludo
6
30%
Cão pequeno de pouco pelo
4
20%
Cão pequeno de pouco pelo
4
20%

Total de votos: 20
nel
Membro Veterano
Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
Contacto:

terça jul 15, 2003 11:57 am

jcsousa Escreveu: Concordo inteiramente consigo, mas eu queria-me referir a outra coisa quando falei de caracter. Explico-me com um exemplo: ..... (ver texto em cima)
Eu não tenho essa experiência para mal dos meus cães, que muito beneficiariam com isso. Mas não duvido nem um bocadinho que o "trabalho", isto é, determinadas tarefas conforme a natureza do cão, devem contribuir decisivamente para a felicidade e para a saúde do cão.

Os meus cães seriam felizes a caçar, por exemplo, mas eu não sou nem quero ser caçador. Seriam felizes a correr em competições, mas repugna-me o que está por detrás das competições desportivas, que têm mais de competição do que de desporto.

O treino sem qualquer objectivo específico que não seja o de educar simplesmente o cão também julgo que contribui muito para ele "se sentir útil" e realizado. E deve aliviar-lhe o tédio de longas horas passadas dentro de casa sem fazerem puto.
Mas eu sou um comodista inveterado... :oops:
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Arcanus
Membro Veterano
Registado: domingo mai 11, 2003 3:02 pm
Localização: 2 rotts lindas, uma labradora linda e três gatos incríveis!

terça jul 15, 2003 12:16 pm

JAntunes Escreveu: E porque não o mais nacional gato vadio que até sabe cantar fado de alfama ?
Finalmente homem! Estava a ver que nunca mais se mostrava... ;) O que vai fazer com o outro??? :lol: :lol: :lol: A mim não me parece tão mau como muitos o pintam... ;)
Fiquem bem
jcsousa
Membro Veterano
Registado: sábado mai 03, 2003 11:57 am
Contacto:

terça jul 15, 2003 12:28 pm

[quote=nel]

Eu não tenho essa experiência para mal dos meus cães, que muito beneficiariam com isso. Mas não duvido nem um bocadinho que o "trabalho", isto é, determinadas tarefas conforme a natureza do cão, devem contribuir decisivamente para a felicidade e para a saúde do cão.

Os meus cães seriam felizes a caçar, por exemplo, mas eu não sou nem quero ser caçador. Seriam felizes a correr em competições, mas repugna-me o que está por detrás das competições desportivas, que têm mais de competição do que de desporto.

O treino sem qualquer objectivo específico que não seja o de educar simplesmente o cão também julgo que contribui muito para ele "se sentir útil" e realizado. E deve aliviar-lhe o tédio de longas horas passadas dentro de casa sem fazerem puto.
Mas eu sou um comodista inveterado... :oops:
[/quote]

Nel, permita.me discordar da sua postura, e sem qualquer tipo de acrimónia. Desconheço por completo a sua raça preferida, mas, pelo que disse, são cães de caça e de corridas, isto é, a raça terá sido desenvolvida com esses objectivos.

Se é assim penso que lhes devia desenvolver, na medida do possível, as características inatas que têm. Certamente que eles seriam mais felizes, mas não é menos certo que o nel ia sentir-se também melhor consigo mesmo e certo de que dava aos bichos o tratamento adequado.

Como nãoi conheço a raça se calhar estou a dizer alguma asneira, mas já experimentou desenvolver-lhe o instinto de caça através da prática de pistagem? E quanto às corridas, para quê ser em competição formal? E se calhar começava e entrava-lhe o bichinho e depois não queria outra coisa... você, porque os bichos de certeza que iam adorar.

Um abraço

José Carlos
nel
Membro Veterano
Contacto:

terça jul 15, 2003 5:27 pm

jcsousa Escreveu: ... Desconheço por completo a sua raça preferida, mas, pelo que disse, são cães de caça e de corridas, isto é, a raça terá sido desenvolvida com esses objectivos. ...
Os meus cãos são galgos whippet. De facto, segundo reza a história, esta espécie de galgo foi desenvolvida no norte de Inglaterra pelas classes mais pobres para a caça à lebre e ao coelho.

Fazendo a ponte entre este tópico e o outro sobre o alojamento do cão em casa ou no canil, direi que há em mim aqui alguma contradição, pelo menos aparentemente. De facto, estou a pegar num cão ansioso de vida ao ar livre a correr e a caçar e meto-o assim dentro de um apartamento.
Isto poderá parecer paradoxal, mas o whippet adora recostar-se no sofá e aí passar longas horas na sorna. Isto é reconhecido por muita gente, é reconhecidamente uma das suas características e eu confirmo-o.
Sem querer sobrevalorizar a raça, julgo sinceramente que o whippet é uma das raças que melhor se adapta ao apartamento. Ainda por cima tem a vantagem de não ter aquele cheiro característico a cão.

Mas procuro sempre, frequentemente, proporcionar-lhes espaços amplos para correrem à vontade. Improviso com eles jogos com bolas, que eles adoram porque entendem essas brincadeiras como um desafio. Aproveito essas brincadeiras para os disciplinar a manterem-se quietos e só correrem atrás da bola à ordem dada (por exemplo). E eles "alinham" no jogo com um enorme empenho. Aliás, quando eu fico quieto ou lhes dou a entender que o jogo acabou, por princípio eles param. Desistem.

Isto para dizer que vou fazendo os possíveis por lhes dar satisfação em relação às suas ansiedades e aptidões. Tenho a certeza (ou quase) que são muito felizes.
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

terça jul 15, 2003 5:32 pm

A ideia não foi minha !
Ele é que, depois de eu dizer que achava a Zorra muito sózinha, se saiu com essa do rott (acho que é influência de um colega que é um "feroz" adepto de rott).
Na verdade eu queria adoptar um pequenino.
Mas ele diz que para cão que não serve para nada, já basta a Zorra.
Quanto a cães de guarda,eu preferia um fila de S.Miguel por 1- ser raça portuguesa 2- não ser tão grande 3- por ter uma variante de pelagem cor-de-laranja quer eu acho linda (que futilidade !!!).

É que eles vão dormir na cozinha e acho que, um destes dias, não conseguimos lá entrar !
Ele já disse que rott dorme lá fora e que até guarda o nosso sono (canil à vista...).
E por aí fora...
Enfim, logo se vê como correm as coisas.
Essencial : têm de ser cão silencioso no habitual - o meu marido fica "neura" com latidos...
Mais uma razão para não ser pequenino, nem adoptado...
jcsousa
Membro Veterano
Registado: sábado mai 03, 2003 11:57 am
Contacto:

terça jul 15, 2003 5:33 pm

"Isto para dizer que vou fazendo os possíveis por lhes dar satisfação em relação às suas ansiedades e aptidões. Tenho a certeza (ou quase) que são muito felizes."

Acredito plenamente e peço desculpa se entendeu a minha mensagem como um reparo, que não pretendeu ser.

Um abraço

José Carlos
acsc
Registado: terça abr 29, 2003 7:38 pm

terça jul 15, 2003 6:50 pm

O poll ainda está no ar? Bem , estava indeciso entre grande e pelo curto ou grande e peludo. Visto o cão que pretendo adquirir para breve ser grande e peludo (Golden Retriever) votei tipo.
nel
Membro Veterano
Contacto:

terça jul 15, 2003 6:57 pm

jcsousa Escreveu: Acredito plenamente e peço desculpa se entendeu a minha mensagem como um reparo, que não pretendeu ser.
Claro que não o entendi como reparo mas, de qualquer forma, aceitá-lo-ia. Até agradeço os reparos quando são feitos construtivamente. Muito sinceramente. Estamos aqui para isso.

Mas, já agora que diz conhecer mal a raça, está aqui o perfil do whippet:

http://whippet.no.sapo.pt/Perfil.htm
.
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
sea
Membro Veterano
Registado: domingo jun 22, 2003 8:20 pm

terça jul 15, 2003 6:59 pm

Adoro cães grandes e de médio porte. Gosto desde os Golden Retrievers a Doguesde Bordéus...são magnificos. Sinto-lhes no olhar uma maior ternura. Mas como já foi dito, o que interessa é ser cão!!!!:lol:
Responder

Voltar para “Cães”