Duvida em corte de orelhas

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
Fjord
Membro Veterano
Registado: sábado jul 18, 2009 8:28 am

sexta out 02, 2009 8:43 am

http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=57680

O que eu acho piada é que eles são sempre as exposições isto, as exposições aquilo, os juizes isto, os juizes aquilo, mas depois estão sempre lá caidos 8) "Quem desdenha quer comprar" e é bem certo 8)
"Se não houvesse tótós para enganar, não havia tótós enganados"  (Eu)
doglover80
Membro Veterano
Registado: domingo jun 21, 2009 12:03 am

sexta out 02, 2009 8:54 am

Fjord Escreveu:http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=57680

O que eu acho piada é que eles são sempre as exposições isto, as exposições aquilo, os juizes isto, os juizes aquilo, mas depois estão sempre lá caidos 8) "Quem desdenha quer comprar" e é bem certo 8)
Como digo há anos que não vou a uma exposição de beleza, vou a provas de trabalho.

A principal componente de um cão, para mim, não é o seu aspecto fisico, é a sua funcionalidade, o seu treino nas várias modalidades.

Agora se andam a fazer algo errado e ninguém se impõe, eu não me importo de o fazer, se tiver razão no que digo claro, irei ás exposições só para defender os direitos dos animais.
<p><strong><a href="http://www.bomcaopanheiro.blogspot.com">www.bomcaopanheiro.blogspot.com</a></strong>&nbsp;</p>
Fjord
Membro Veterano

sexta out 02, 2009 9:14 am

:lol: :lol: :lol: É só anedotas :lol: Só por curiosidade, o que é que pensa fazer quando vir um cão de orelhas cortadas numa exposição (o primeiro, que a seguir vai ver muitos mais 8) ) ?
"Se n&atilde;o houvesse t&oacute;t&oacute;s para enganar, n&atilde;o havia t&oacute;t&oacute;s enganados"&nbsp; (Eu)
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

sexta out 02, 2009 9:33 am

Aqui tem Doglover, a convenção assinada por Portugal que proibe alterações estéticas, tendo Portugal repudiado a alínea relativa ao corte de caudas, .

http://www.gddc.pt/siii/docs/dec13-1993.pdf

Para que não restem dúvidas quanto à legalidade ou admissibilidade do corte de caudas em Portugal.

[/quote]

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

LuluB
Membro Veterano
Registado: segunda set 28, 2009 2:53 pm

sexta out 02, 2009 10:23 am

doglover80 Escreveu:...Digam-me uma coisa, na legislação que impede o corte das orelhas e cauda, também impede a participação em exposição de animais amputados. Veja o exemplo dos rottweiler, a associação da raça e todas exposições têm exemplares com cauda e muito mais giros diga-se de passagem.
No estalão do rottweiler já está consignada a cauda inteira, obedecendo à proibição. E julgo que em alguns outros também, mas existem ainda muitas raças cujos estalões ainda não foram modificados.

Terá de fazer uma pesquisa a fundo para o saber e fazer valer a proibição aquando das exposições.

No entanto, isso levanta uma questão interessante: não deveriam os cães de um país que não aderiu à proibição e que, por isso, continuam a ser mutilados, ser impedidos de participar em exposições realizadas em países que aderiram a ela?
<p>Ol&aacute;, eu sou a Bronkas de outros f&oacute;runs e aqui j&aacute; fui a LucNun. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>Cada vez me conven&ccedil;o mais que h&aacute; pessoas que t&ecirc;m o intestino ligado &agrave; testa.</strong> - "By" algu&eacute;m que tem ambas as coisas no seu devido lugar. :mrgreen:</p>
MDogster
Membro Veterano
Registado: quinta set 09, 2004 9:29 am

sexta out 02, 2009 10:42 am

LuluB Escreveu: No entanto, isso levanta uma questão interessante: não deveriam os cães de um país que não aderiu à proibição e que, por isso, continuam a ser mutilados, ser impedidos de participar em exposições realizadas em países que aderiram a ela?
E são...
LuluB
Membro Veterano

sexta out 02, 2009 10:46 am

MDogster Escreveu:
LuluB Escreveu: No entanto, isso levanta uma questão interessante: não deveriam os cães de um país que não aderiu à proibição e que, por isso, continuam a ser mutilados, ser impedidos de participar em exposições realizadas em países que aderiram a ela?
E são...
Obrigada, Miguel. :D Como não ando em exposições, não estava a par do que se faz a respeito destas coisas. A lógica dizia-me que sim, mas a prática nem sempre segue a lógica.
<p>Ol&aacute;, eu sou a Bronkas de outros f&oacute;runs e aqui j&aacute; fui a LucNun. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>Cada vez me conven&ccedil;o mais que h&aacute; pessoas que t&ecirc;m o intestino ligado &agrave; testa.</strong> - "By" algu&eacute;m que tem ambas as coisas no seu devido lugar. :mrgreen:</p>
doglover80
Membro Veterano

sexta out 02, 2009 11:20 am

Fjord Escreveu::lol: :lol: :lol: É só anedotas :lol: Só por curiosidade, o que é que pensa fazer quando vir um cão de orelhas cortadas numa exposição (o primeiro, que a seguir vai ver muitos mais 8) ) ?
Peço à organização que me indique qual o veterinário responsável pela exposição, e vou falar com ele.

Depois caso faça ouvidos surdos, responsabilizar o veterinário, e se for necessário, através da exigência dessa responsabilidade pela ordem dos médicos veterinários. Todas as exposições têm um veterinário responsável para assegurar que os animais estão em condições de participar na mesma, logo é esse o seu papel, não são anedotas, são anos do mesmo, sempre a fazer pequenas coisas, que com o passar do tempo se tornam maiores, mesmo que não sirva de muito serve de algo.

As caudas estou em dúvida, mas as orelhas não é admissivel, bem se vê há quantos anos não vou a uma exposição...
<p><strong><a href="http://www.bomcaopanheiro.blogspot.com">www.bomcaopanheiro.blogspot.com</a></strong>&nbsp;</p>
doglover80
Membro Veterano

sexta out 02, 2009 11:24 am

dinodane Escreveu:Aqui tem Doglover, a convenção assinada por Portugal que proibe alterações estéticas, tendo Portugal repudiado a alínea relativa ao corte de caudas, .

http://www.gddc.pt/siii/docs/dec13-1993.pdf

Para que não restem dúvidas quanto à legalidade ou admissibilidade do corte de caudas em Portugal.
[/quote]

Obrigado...
Fjord
Membro Veterano

sexta out 02, 2009 11:59 am

doglover80 Escreveu: Peço à organização que me indique qual o veterinário responsável pela exposição, e vou falar com ele.

Depois caso faça ouvidos surdos, responsabilizar o veterinário, e se for necessário, através da exigência dessa responsabilidade pela ordem dos médicos veterinários. Todas as exposições têm um veterinário responsável para assegurar que os animais estão em condições de participar na mesma, logo é esse o seu papel, não são anedotas, são anos do mesmo, sempre a fazer pequenas coisas, que com o passar do tempo se tornam maiores, mesmo que não sirva de muito serve de algo.

As caudas estou em dúvida, mas as orelhas não é admissivel, bem se vê há quantos anos não vou a uma exposição...
É mesmo só anedotas. Primeiro, o veterinário da exposição não pode dizer que um cão de orelhas cortadas não está em condições de poder participar na mesma, apenas pode emitir pareceres relativamente ao estado de saude. Segundo, quem eventualmente poderia fazer qualquer coisa seria o Delegado da DGV, que tem que estar presente em todas as exposições. Mas veja lá bem o que os tais delegados se importam com o assunto :lol:

http://www.expodoaltoalentejo.blogspot.com/
"Se n&atilde;o houvesse t&oacute;t&oacute;s para enganar, n&atilde;o havia t&oacute;t&oacute;s enganados"&nbsp; (Eu)
LuluB
Membro Veterano

sexta out 02, 2009 12:17 pm

Fjord Escreveu:...quem eventualmente poderia fazer qualquer coisa seria o Delegado da DGV, que tem que estar presente em todas as exposições. Mas veja lá bem o que os tais delegados se importam com o assunto :lol:

http://www.expodoaltoalentejo.blogspot.com/

:evil: :evil: :evil: Orelhas cortadas à fartazana!
<p>&nbsp;</p>
nicasxi
Membro Veterano
Registado: segunda ago 25, 2008 2:25 am

sexta out 02, 2009 12:27 pm

Alguem avisou estas pessoas todas que tanto rebuçado e chupa faz mal ???? :lol:
Ás tantas "distrairam", foi os juizes com chupas e rebuçados.
Dedico esta assinatura a quem lhe "acentar" a carapuça :
"Quem nasce lagartixa, nunca chega a jacaré, por muito que se inche .... " By , um amigo muito querido ...

"Dogs are better than human beings because they know but do not tell."
— Emily Dickinson

À espera que os frangos que o Terug, o Paulo Santos e o Zefe andam a virar, fiquem prontos.
... e já agora tambem das courgettes da LuMaria!;)
doglover80
Membro Veterano

sexta out 02, 2009 12:38 pm

O decreto referido diz o seguinte:

"Artigo 10º
Intervenções cirúrgicas

1- As intervenções cirúrgicas destinadas a modificara aparência de um animalde companhia ou para outros fins não curativos devem ser proibidas e, em especial:

a) O corte da cauda;
b) O corte das orelhas;
c) A secção das cordas vocais;
d) A ablação das unhas e dos dentes.

2- Apenas podem ser autorizadas excepções a estas proibições:

a) Se um veterinário considerar necessária uma intervenção não curativo, quer por razões de medicina veterinária, quer no interesse de um dado animal;

b) Para impedir a reprodução."

Pelos visto a cauda também é contemplada.
Fjord
Membro Veterano

sexta out 02, 2009 12:42 pm

Ó sorte, lá vem mais um que não sabe ler :roll: Eu não tenho qualquer pachorra (depois de ter convencido a Guida_F pensei que o asunto estava definitivamente resolvido :lol: ), vocês ainda têm? :roll:
doglover80
Membro Veterano

sexta out 02, 2009 12:43 pm

Fique sabendo que muitas pessoas que trabalham em urgência não o sabem salvar se você precisar, não têm todos os materiais necessários e por vezes têm mas fora de validade... e ninguém se importa com isso... porque ganham o ordenado ao final do mês... mas você não fica irritado com isso???

Não pense que é a urgência a ou b são todas...

Existem sempre os carolos que andam a querer sempre por as coisas nos devidos sitios... ainda bem que me disse isso já aprendi quem chatear, seja quem for a chatear, em ultima análise uma queixa à união europeia fará alguma coisa, e provas pelos vistos há muitas... às vezes apenas o que é preciso é alguém que diga o que tem de ser dito!
Responder

Voltar para “Cães”