Problemas com o Scott

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

nars
Membro Veterano
Registado: quinta mai 07, 2009 10:49 am
Margarida
Simba

quinta jan 07, 2010 12:44 am

Eu sei que ele precisa de mais socialização do que só a cadela mas cães conhecidos não tenho muitos e os que tenho são já velhotes e sem paciencia para os pequenotes.
Quanto a corrigir-lhe os momentos de excitação, vou tentar se bem que deve ser uma tarefa dificil porque ele é muito ansioso e na verdade nem sei bem como lho corrigir!
Obrigada pelas respostas.
nars
Membro Veterano
Margarida
Simba

quinta jan 07, 2010 12:49 am

Sim eu já me afasto automaticamente. E há pessoas que ficam sem entender porque o faço. Ainda este fim de semana fui ao parque das nações e já era de noite portanto larguei-o para que corresse um bocado. Vi um cão ao longe, chamei-o e pus-lhe a trela. O cão foi-se aproximando de trela também e o dono ia-o deixando aproximar-se. Mas eu comecei a puxar o meu para trás porque o cão era enorme e se lhe mordia acho que me partia logo o meu Scott ao meio. O senhor disse-me "não sei porque o puxa, o seu cão não parece estar com medo nenhum" virou costas e foi-se embora. Se ele me tivesse dado tempo teria-lhe explicado que o mais provavel era o cão dele não gostar de algumas coisas que o meu pudesse fazer, mas ele deve-se ter sentido ofendido que nem me deu hipoteses. Depois pensei que talvez o devesse ter deixado aproximar-se do outro, mas tive tanto receio que pronto.
dinodane Escreveu:Cuidado com isso, se vir o dono do outro cão afastar-se, afaste-se também...
LuluB
Membro Veterano
Registado: segunda set 28, 2009 2:53 pm

quinta jan 07, 2010 1:49 am

Tem de dominar esse seu medo, que nenhum bem faz ao Scott. O que a Dinodane lhe recomendou é exactamente o oposto daquilo que fez.

Deixe o seu cão chegar-se aos outros cujos donos se mostrem calmos e confiantes no seu animal. Mantenha-se atenta a qualque reacção imprevisível e súbita, mas não deixe o seu medo levar a melhor.

Aprendendo a dominar-se a si, aprenderá também a dominar todo o resto.
<p>Ol&aacute;, eu sou a Bronkas de outros f&oacute;runs e aqui j&aacute; fui a LucNun. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>Cada vez me conven&ccedil;o mais que h&aacute; pessoas que t&ecirc;m o intestino ligado &agrave; testa.</strong> - "By" algu&eacute;m que tem ambas as coisas no seu devido lugar. :mrgreen:</p>
nars
Membro Veterano
Margarida
Simba

quinta jan 07, 2010 1:01 pm

Sim tem toda a razão. Obrigada pelas conselhos e respostas. :D
LuluB
Membro Veterano

quinta jan 07, 2010 1:20 pm

:D :D :D Ora essa, sempre às ordens! :lol:
<p>Ol&aacute;, eu sou a Bronkas de outros f&oacute;runs e aqui j&aacute; fui a LucNun. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>Cada vez me conven&ccedil;o mais que h&aacute; pessoas que t&ecirc;m o intestino ligado &agrave; testa.</strong> - "By" algu&eacute;m que tem ambas as coisas no seu devido lugar. :mrgreen:</p>
Musky
Membro Veterano
Registado: segunda fev 03, 2003 10:40 pm

quinta jan 07, 2010 2:45 pm

doglover80 Escreveu:Na minha opinião o seu cão fica excitado por várias situações e isso leva a que realize esses comportamentos, mas a sua origem está na excitação do momento... se assim for deve fazer exercicios de controlo de euforia da maneira a ensinar o cão a autocontrolar a sua excitação.

Para além disso tem de ser capaz de encontrar cães, de pessoas conhecidas, ou cães que já sabe que sejam sociáveis, para ele poder cheirar e estar... só essa cadela não conta como socialização. Ele precisa de aprender que não pode montar os outros quando os conhece, e serão os outros a ensinar-lhe isso... só precisa de ter em conta que sejam cães com boa inibição da mordida e sociáveis, assim não vai haver ferimentos e ele vai aprender. :wink:

Se não fizer isso, um dos resultados possiveis é ter um cão agressivo para outros cães quando está à trela, porque começará a aumentar a frustração de nunca poder chegar ao outro cão, e isso é bem pior.
Lulub Escreveu:Tem de dominar esse seu medo, que nenhum bem faz ao Scott. O que a Dinodane lhe recomendou é exactamente o oposto daquilo que fez.

Deixe o seu cão chegar-se aos outros cujos donos se mostrem calmos e confiantes no seu animal. Mantenha-se atenta a qualque reacção imprevisível e súbita, mas não deixe o seu medo levar a melhor.

Aprendendo a dominar-se a si, aprenderá também a dominar todo o resto.
Nars

Atente bem nestas duas respostas. Eu nunca passei por essa situação mas uma vizinha minha fez o que voçê está a fazer (incluindo o medo) e o resultado foi que mesmo depois de meses num bom treinador o cão dela ainda não é de fiar porque a agressividade que se instalou está controlada mas ficou latente.
doglover80
Membro Veterano
Registado: domingo jun 21, 2009 12:03 am

quinta jan 07, 2010 7:30 pm

Então peceba que você é que está a contribuir para isso... não continue a evitar outros cães... pergunte se o cão da pessoa mordeu em algum outro cão e se a pessoa diz que não deixe os cães conhecerem-se... é importante que deixe a trela solta... sem tensão, senão está a contribuir para a excitação e possivel agressividade.

Claro que vai acontecer o que você não quer quando o seu cão se colocar e cima do outro mas a maioria das vezes os cães em lutas só fazem barulho e não deixam marcas... por isso não se preocupe... ele precisa disso. :wink:

No seu caso aconselharia ir a uma escola de treino porque é preciso ter mais contacto com cães e nas escolas e com treinadores tudo está a ser observado e controlado.

É de onde?

Pode ver este meu video... isto é apenas para controlo dos saltos... mas com excitação adicionada no momento... depois terá de adaptar esta posição de senta em todos os momentos do dia a dia em que o cão fica excitado, comer, por a trela, sair de casa, entrar no carro, chegar alguém a casa, abrir uma porta, receber festas, chegar-se a outro cão, etc... percebe?

http://www.youtube.com/watch?v=uaUgE-dLGIQ
<p><strong><a href="http://www.bomcaopanheiro.blogspot.com">www.bomcaopanheiro.blogspot.com</a></strong>&nbsp;</p>
nars
Membro Veterano
Margarida
Simba

quinta jan 07, 2010 11:10 pm

Acabei agora de vir de um passeio com o Scott. Segui os conselhos e deixei-o brincar com os outros cães sem medos, sem o chamar nem uma vez (sempre que tinha receio de alguma coisa chamava-o para o "proteger" e já percebi que estava a agir mal pois estava a transmitir-lhe mensagens erradas). Quando ouvia uns ladrares tentava nem olhar e continuava a falar tranquilamente com os donos dos outros cães. Acreditem ou não pela primeira vez ele não tentou montar nenhum deles, não estava tão ansioso como das outras vezes, não foi tão chato para os outros cães como costuma ser e nem ouve zangas. Na hora de vir embora por incrível que pareça não foi preciso ir buscá-lo a correr e obriga-lo a vir como era, era tão pouca a socialização que quando a tinha não queria por nada deixar os "amigos". Hoje bastou chamar e ele veio. Nem a trela foi preciso pôr. Vim andando e ele acompanhou-me automaticamente. Portanto confirma-se. A culpa é minha. Eu é que agia mal e transmitia-lhe mal as mensagens. Vou continuar a agir assim e penso que irá resultar e que ele irá acalmar. Se hoje já consegui ver resultados presumo que se continuar calma também lhe vou consegui transmitir alguma dessa calma. Hoje já nem me pareceu tão "cego" em relação ás ordens. Porque o Scott é bastante obediente, se eu digo senta ele senta e se eu digo que ele tem que se deitar e ficar quieto ele fica, mas quando via outros cães ficava cego, bem que eu podia pedir que se sentasse que era inútil. Hoje parece que até já me ouvia mais. Obrigada pelas respostas, foram preciosas. Se tiverem mais algum conselho agradeço. Muito obrigada!
nars
Membro Veterano
Margarida
Simba

quinta jan 07, 2010 11:13 pm

doglover80 sou de Lisboa, moro perto do aeroporto de Lisboa.
LuluB
Membro Veterano

sexta jan 08, 2010 12:54 am

Para já, não tenho mais nada a recomendar. Vá vigiando e mantenha-se calma, hoje ficou provado que o que o Scott queria e precisava era mesmo de brincar com os outros, com os seus semelhantes, sem ter a dona a atabafá-lo. :D
<p>&nbsp;</p>
Tchintchas
Membro
Registado: quinta jan 15, 2009 10:35 am

sexta jan 08, 2010 2:01 am

Olá.
Tenho que dizer que este tópico veio mesmo a calhar.

É que o meu cão, que agora tem 1 ano e 4 meses está mais ou menos assim. Há 2 meses inseri um tópico "pug tenta violar cadelinha", em que o problema era parecido.
Ele também socializava pouco com outros cães, desde pequenino, mas não por eu evitar (eu até incentivava), mas ele começava a ladrar e a correr às voltas dos outros cães, ficava tão excitado que esses acabavam por fugir.
Com os 6/7 meses só queria saber de violar a caminha dele.

Levei para casa uma cadelinha que encontrei na rua e ele no início ladrava para ela, mas depois que lhe sentiu o cheiro só queria saber de a montar.

Com ajuda do fórum vi que era (talvez) mais uma questão de dominância e com o tempo e muita persistência minha foi melhorando.

Mas agora com o Natal ele foi passar "férias" em casa de uns familiares que tem muito espaço, muita paciência e 3 cães.

Entretanto disseram que ele passa a vida atrás do mais pequeno. Que é macho.
Passa o dia todo a tentar monta-lo. Tanto que até fica cansado.
nars
Membro Veterano
Margarida
Simba

sexta jan 08, 2010 11:01 pm

Agora são os outros que montam o meu :roll:
CasadelMar
Membro Veterano
Registado: segunda fev 19, 2007 12:39 pm

sexta jan 08, 2010 11:05 pm

nars Escreveu:Agora são os outros que montam o meu :roll:
:lol: :lol: :lol: :lol:

Cá se fazem, cá se pagam!

(Desculpe, não resisti)

Mas conte mais detalhes, sff ;)
nars
Membro Veterano
Margarida
Simba

sexta jan 08, 2010 11:29 pm

Boa noite.
Sim é verdade CasadelMar, cá se fazem cá se pagam :lol: !

Vim à bocado do passeio habitual com o Scott e tal como ontem mostrou-se menos excitado e menos chato para com os outros. Também como ontem, não se tentou montar em ninguém. Já quase na hora de vir embora o amigo Patolas foi lá cheira-lo, e depois montou-o. Ele a primeira vez mostrou-se pacifico mas à segunda já não achou tanta piada e encolheu-se de modo a libertar-se. Mas não houve "guerras nem discussões". Continuaram a correr e pronto. Na hora de vir embora também se mostrou calmo e não foi a correr atrás de nenhum deles e mais uma vez nem foi preciso colocar a trela, vim andando e ele veio-me acompanhando.
LuluB
Membro Veterano

sexta jan 08, 2010 11:57 pm

nars Escreveu:Agora são os outros que montam o meu :roll:
:lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

Anda tudo ao mesmo!
<p>&nbsp;</p>
Responder

Voltar para “Cães”