Se o ADN mitocondrial de lobos e cais é quase 100% idêntico, será crime deduzir que os processos de hierarquização do lobo se mantêm no código genético dos cães?
Crime? Não. Errado? Sim claro. Mas mostre-me lás as provas concludentes de onde tirou esse facto, que a identidade do ADN mitocondrial dita o comportamento de animais diferentes. Já agora isso iria abrir uma nova forma de ver as diferenças e semelhanças entre animais com ADNs mitocondriais semelhantes como o ser humano e os porcos ou chimpanzés...
Deduzo que não dependa então apenas da força, como disse antes... E que dizer dos chefes de matilha aceites pelas suas capacidades venatórias? Em que ficamos? é pela força ou não é pela força?
Os lobos caçam em conjunto. O que impôr a força num membro para se fazer dominante tem a ver com a caça ultrapassa-me. O que a capacidade de caçar de um grupo de lobos está relacionado com impôr dominância e força através de manobras fisicas. Alhos e bicicletas...
mas em discussão anterior disse que se um cão não obedecesse à ordem utilizaria um tom de voz mais autoritário... esse tom de voz não será uma demonstração de força? ou o boby passa a obedecer porque não quer que você esforce a garganta?
Se o seu tom de voz tiver sido associado a um acção negativa em seguida, então sim, o Bobby poderá fazê-lo porque tem medo do que o seu tom de voz signfica (possível uso da força). No entanto o tom de voz humana relata muitas intenções, se eu falar com os meus cães com tom de voz alegre eles apercebem-se e reagem de acordo, não quer dizer que eu a seguir lhe vou dar um leitão, mas como deve saber, os cães reagem MUITO à disposição dos donos. Logo se pedir um deita a choramingar o cão pode muito bem entender que vocês está brincar e não levá-lo a sério.
Que tenha que explica isto é no mínimo caricato, isto é abc dos cães , mas sabemos como o Sousa é perito em distorcer com altivez o que os outros dizem.
Sabe que estudos com matilhas de cães assilvestrados provaram que ao fim de poucos meses a estruturação social dessas matilhas era idêntica à das alcateias?
Não não sei, apesar da pergunta não ter sido para mim. Que eu saiba existem muitos poucos estudos publicados validamente que comprovem o que diz, mas dê-nos lá a fonte para podermos ir ler. Mas deixo-lhe aqui um texto sobre os cães "assilvrestrados" já que lhe interessa tanto o que cães selvagens fazem, embora o que tenhamos em casa seja diferente não lhe parece?
Uma última coisa sobre a chamada - tudo isso que disse é muto bonito se o estímulo de vir à chamada fôr de maior intensidade para o cão do que aquilo que ele está a fazer nesse momento. Se fôr ao contrário,nem com bolinhos...
Não é bonito, resulta sempre. Se você usar castigo, se o castigo não fôr maior ou causar mais dôr, desconforto, frustração, stress, etc.. do que o que faz o cão não vir também não há esticões que o tragam de volta não??? Isto funciona igual, só que o senhor não quer entender é que a escolha reside em encontrar motivadores positivos ou negativos.
Deixo aqui alguns livros escritos por pessoas que realmente entendem do assunto,
para quem realmente quer se aprofundar nos mesmos:
"Dominance Theory and Dogs" por James O'Heare
"Dominance Fact or Fiction" por Barry Eaton
"The Dominance Controversy" por Sophia Yin
http://www.askdryin.com/dominance.php