REGISTO NA JUNTA DE FREGUESIA
Moderador: mcerqueira
O tópico foi editado. Por favor mantenham-se dentro do tema do tópico. O fórum não é local para comentários pessoais sobre os utilizadores.
Melhores cumprimentos,
Melhores cumprimentos,
-
- Membro Veterano
- Registado: domingo set 16, 2007 10:54 am
Por esta eu não esperavaClaudiaest Escreveu:muito ou pouco infelizmente só sei que o dinheiro não vai para o bem-estar dos animais

O dinheiro que pagamos de taxas pela detenção dos cães, vai para um "bolo", tal como o IRS e outros impostos e taxas, que depois será distribuído pelo Estado ou Câmaras Municipais, pelas várias Associações e canis públicos ou privados.
E não é mais e melhor investido, porque poucos são aqueles que cumprem a legislação, registando os cães.
Parques para passear os cães ? Já há muitos, mas a passear como manda a lei, com trela.
Querem que o cão ande à vontade? Façam como eu, a que chamo liberdade controlada, comprem um cabo/corda com 25 metros.
Cão à solta ? Nunca! Porque o meu e/ou outros cães podem não reagir bem a uma rosnadela.
Sacos para cocós grátis ? Ridículo. 500 sacos para sandes 2 € é muito barato e serve.
Exemplo de um canil subsidiado com dinheiro das taxas, mas não só:
http://www.pinhaldigital.com/2009102919 ... cipal.html
Certamente que o valor das taxas recebidas, não é suficiente para manter esta estrutura.
Mas reconheço e sei que o dinheiro que pago da taxa camarária não é aplicada nos meus cães, assim como os meus outros impostos são utilizados em estradas, hospitais, etc que não utilizo.
A isto chama-se distribuição e solidariedade, e eu não me importo de contribuir com a minha pequena parte para o bem estar de todos.
Haja mais pagantes e haverá mais e melhores condições para os animais.
Um abraço
Não vejo o link que forneceu, Jofelix, quando tento abri-lo dizem-me "Forbiden".
Quanto a as nossas taxas irem para associações e canis públicos ou privados, desculpe, mas rio-me... para não chorar. Entre outras coisas, gostava que as associações, tenham abrigos ou não, viessem aqui dizer quanto e o quê que recebem do Estado e das câmaras. Falando de canis públicos, os camarários, basta irmos lá para vermos como se investe neles o que pagamos.
E os privados não têm, na minha opinião, qualquer direito ao meu dinheiro, a menos que eu decida o contrário.
E quanto a não se cumprir a obrigação de registar e pagar as devidas licenças pelos animais, estou de acordo e dou-lhe razão: se não cumprirmos, não temos o direito de contestar, mas também aqui não deixo de me lembrar de todos aqueles que nem esses tais dez euros anuais podem dispensar, para já não falar de todo o resto que lhes falta, além de coisas como educação cívica, esclarecimento sobre a temática legal relacionada com a posse de animais, etc., etc...
Quanto a as nossas taxas irem para associações e canis públicos ou privados, desculpe, mas rio-me... para não chorar. Entre outras coisas, gostava que as associações, tenham abrigos ou não, viessem aqui dizer quanto e o quê que recebem do Estado e das câmaras. Falando de canis públicos, os camarários, basta irmos lá para vermos como se investe neles o que pagamos.

E quanto a não se cumprir a obrigação de registar e pagar as devidas licenças pelos animais, estou de acordo e dou-lhe razão: se não cumprirmos, não temos o direito de contestar, mas também aqui não deixo de me lembrar de todos aqueles que nem esses tais dez euros anuais podem dispensar, para já não falar de todo o resto que lhes falta, além de coisas como educação cívica, esclarecimento sobre a temática legal relacionada com a posse de animais, etc., etc...
<p>Olá, eu sou a Bronkas de outros fóruns e aqui já fui a LucNun.
</p>
<p> </p>
<p><strong>Cada vez me convenço mais que há pessoas que têm o intestino ligado à testa.</strong> - "By" alguém que tem ambas as coisas no seu devido lugar.
</p>

<p> </p>
<p><strong>Cada vez me convenço mais que há pessoas que têm o intestino ligado à testa.</strong> - "By" alguém que tem ambas as coisas no seu devido lugar.

-
- Membro Veterano
- Registado: domingo set 16, 2007 10:54 am
O link diz, entre outras coisas, o seguinte:LuluB Escreveu:Não vejo o link que forneceu, Jofelix, quando tento abri-lo dizem-me "Forbiden".
A mim também , mas se escreveres: http://www.pinhaldigital.com/Obras-e-Projectos/ vais a outros artigos e clicas em: Já foram adoptados 32 cães no canil intermunicipal
Quanto a as nossas taxas irem para associações e canis públicos ou privados, desculpe, mas rio-me... para não chorar. Entre outras coisas, gostava que as associações, tenham abrigos ou não, viessem aqui dizer quanto e o quê que recebem do Estado e das câmaras. Falando de canis públicos, os camarários, basta irmos lá para vermos como se investe neles o que pagamos.Muito ou pouco é dinheiro dos cidadãos, porque o Estado e as Câmaras somos nós.
E os privados não têm, na minha opinião, qualquer direito ao meu dinheiro, a menos que eu decida o contrário.
E quanto a não se cumprir a obrigação de registar e pagar as devidas licenças pelos animais, estou de acordo e dou-lhe razão: se não cumprirmos, não temos o direito de contestar, mas também aqui não deixo de me lembrar de todos aqueles que nem esses tais dez euros anuais podem dispensar, Se não podem dispensar 10€ anuais, não podem ser bons donos, não deviam ter cão, porque não podem pagar veterinário, no mínimo, para já não falar de todo o resto que lhes falta, além de coisas como educação cívica, esclarecimento sobre a temática legal relacionada com a posse de animais, etc., etc... e os que não pagam porque acham uma chulice
Digam-me se é com 10€/cão/ano que se mantém uma estrutura destas, e, como esta há outras.O CIRAE é um moderno edifício, edificado de raiz, dimensionado e estruturado para a prossecução das finalidades legalmente determinadas e serviços disponibilizados. Situa-se em Vale Serrão, freguesia e concelho de Proença-a-Nova.
É tutelado pelos Municípios envolvidos, e directamente administrado pela Associação de Desenvolvimento Local "Pinhal Maior".
A gestão técnico-funcional é assegurada por um Corpo Técnico constituído pelos Médicos-Veterinários Municipais (MVM) dos concelhos envolvidos, cabendo ao MVM de Proença-a-Nova a sua Direcção técnica.
Conta com dois funcionários a tempo inteiro, com formação técnica adequada, e um Médico-Veterinário avençado, que asseguram a gestão corrente e expediente.
Cada Câmara Municipal envolvida possui funcionários que assegurarão, em cada concelho, a recolha de animais, podendo recorrer aos serviços técnicos do CIRAE.
A adopção de animais é o principal objectivo da criação do centro, que possui uma página(www.espacoamigo.com) onde são divulgados os animais que podem ser adoptados. O Centro promove também campanhas de adopção junto da comunidade.
Serviços disponibilizados
Captura/Recolha de animais errantes; transporte, acolhimento e eventual tratamento médico de animai errantes; occisão de animais errantes, conforme disposto no Regulamento do CRIAE e na Legislação em vigor; acolhimento e eventual tratamento médico de animais com proprietário identificado, nos casos previstos no Regulamento do CRIAE e na Legislação em vigor, com perda de propriedade do anima; occisão de animais com proprietário identificado, nos casos previstos no Regulamento do CIRAE e na Legislação em vigor, com perda de propriedade do animal; eliminação de cadáveres, respeitando a legislação em vigor; execução das intervenções médicas constantes do Plano Nacional de Saúde Animal, incluindo vacinações, desparasitações e rastreios, mediante pagamento das taxas oficiais em vigor; identificação electrónica, mediante pagamento das taxas oficiais em vigor; confirmação gratuita de eventual identificação electrónica; sequestro e quarentena de animais, em interlocução com a Autoridade Veterinária Nacional; recolha e transporte de cadáveres de animais em locais públicos ou privados, conforme Regulamento do CIRAE; adopção de animais de companhia, sempre acompanhada das intervenções médicas legalmente obrigatórias e da respectiva identificação electrónica; campanhas informativas, formativas e de sensibilização, visando essencialmente a sanidade animal, a saúde pública e o bem-estar animal, com especial incidência na adopção de animais.
O dinheiro é que é pouco e não dá para tudo e/ou todos.
Respondendo ao user que abriu o tópico, o dinheiro das taxas é aplicado nos animais, podemos mesmo dizer integralmente, já que tudo o que é gasto com os animais, ultrapassa largamente o total do valor das taxas pagas. Como dizia o outro ... basta fazer as contas.
Um abraço
Não posso deixar de responder a isto...jofelix Escreveu:...mas também aqui não deixo de me lembrar de todos aqueles que nem esses tais dez euros anuais podem dispensar, Se não podem dispensar 10€ anuais, não podem ser bons donos, não deviam ter cão, porque não podem pagar veterinário, no mínimo, para já não falar de todo o resto que lhes falta, além de coisas como educação cívica, esclarecimento sobre a temática legal relacionada com a posse de animais, etc., etc... e os que não pagam porque acham uma chulice
...

Jofelix, era tempo de o Jofelix e os que pensam dessa maneira tão dogmática e alheada das realidades se deixarem de atirar com essas frases-feitas à cara de quem defende o direito de todos terem animais de estimação e companhia. Ao ler coisas destas só me lembro dos que dizem que os pobres são pobres porque são estúpidos (sim, no sentido de serem falhos de inteligência), ou daqueles que acham que pobre não tem direito a ter afectos. Ainda por cima quando a prática demonstra que tão bom dono é aquele que não tem os tais dez euros anuais para dar como qualquer um de nós que andamos aqui a lutar por eles - e tomando-nos (vaidosae forçadamente) como exemplo do que são bons donos.
No que ao canil intermunicipal se refere, olhe que já tenho lido por esses fóruns adiante referências pouco abonatórias, mas pronto, até pode ser que funcione bem, que seja pago em parte com o dinheiro das licenças, etc. Mas eu estou cá mais para baixo, e as câmaras da minha zona são outra conversa.
A forista que abriu este tópico e que classifica de "chulice" o pagamento de uma pequena taxa para ter o seu cão legal e defendido de muita coisa está pelo menos a ver as coisas pelo lado oposto do óculo. Mesmo considerando que os impostos que pagamos ao Estado e às câmaras vão financiar prioritariamente as mordomias dos altos cargos e dos cargos intermédios, de maneira nenhuma se pode considerar uma taxa destas como uma chulice.
Tal como o Jofelix devia esforçar-se por acabar com os seus preconceitos, a sua estreiteza de vistas e o seu fraco espírito de solidariedade, também a forista devia repensar o seu anarquismo e rasgar os seus horizontes sociais.
<p>Olá, eu sou a Bronkas de outros fóruns e aqui já fui a LucNun.
</p>
<p> </p>
</p>

<p> </p>

Bora tirar aí os canitos aos velhotes, aos desempregados, a quem tem pouco rendimento. Bora espetar com essa animalada toda no canil. Estão lá tão poucos.
Adoro estas mentes burguesas.
<p> Até Sempre... A questão não é, eles pensam? Ou, eles falam? A questão é, eles sofrem! </p>
<p>Tourada não é tradição, é crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta violência</p>
<p>Tourada não é tradição, é crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta violência</p>
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta dez 23, 2009 11:15 pm
Pensam mal. Isso é feito para controlar os animais que são vacinados, para controlar a propagação de zoonoses(doenças transmissíveis ao ser humano) e para fazer um censo por questões de saúde pública.lamento que somente veja como sendo a forma de lhe cobrarem uma exorbitância de 10 euros por ano.CSofiaMelo Escreveu:
É que não percebo qual a utilidade deste procedimento a não ser mesmo o chular dinheiro à malta... Mais uma vez chego à conclusão que quem não se mete nestas coisas e ignora a legislação é que faz bem, porque para além de poupar dinheiro poupa trabalho também!
È procedimento seguido à risca nos países civilizados. A própria chipagem o é.Por isso é que é mais dificil não se detectar o dono do cão A ou B em Inglaterra, na Alemanha, França, Suiça, Suécia, Holanda, etc... enquanto que cá em Portugal o dono de um cão abandonado pode dizer que não é dele ou se pode roubar um animal e não há forma de se provar que foi roubado.
Mas enfim, somente em TUGAL há estes desabafos antes de se querer saber as razões de...são sempre chulos, ou aldrabões...curiosamente não são os canis municipais que abandonam os animais...são os municipes.
ah sim.

E concluo dizendo que considero que "não é um direito de todos ter um cão", "é um direito dos cães ter um dono que possa tratar dele"...se as pessoas usassem a cabeça não haveria milhares de abandonos todos os anos devido a adoptarem um cão à porta do supermercado ou comprarem o LaVrador por 100 euros e afinal ele custa mais a alimentar que um hamster...
"It is wiser to find out than to suppose" Mark Twain
-
- Membro Veterano
Na verdade não estão lá muitos por isso...os velhotes sozinhos são as unicas pessoas que acho que deveriam ter um apoio do estado para ter um(um) animal pois a solidão é o pior que há...agora que milhares deles são devidos a gente que adopta ou compra sem saber os custos e que os abandona como se fosse um fosforo..ai isso sim.LuMaria Escreveu:Bora tirar aí os canitos aos velhotes, aos desempregados, a quem tem pouco rendimento. Bora espetar com essa animalada toda no canil. Estão lá tão poucos.
Pausanias, eu estava mesmo a comentar as filosofias do Jofelix.
<p> Até Sempre... A questão não é, eles pensam? Ou, eles falam? A questão é, eles sofrem! </p>
-
- Membro Veterano
A filosofia do Jfelix parece estar a situar-se numa " se não tem meios para sustentar um animal o melhor será não o ter" r infelizmente tenho de concordar com isso. Cada vez mais vejo animais a serem abandoandos por questões economicas e não me refiro a quem tem dificuldade por vicissitudes da vida...falo de quem nunca teve meios mas que acha que têm de ser os outros a sustentá-los ou a pagar as suas dividas e que vai numa, venha de lá o cão por 100 euros ou dado que se houver m... depois logo se verá. A mim choca-me a displicência com que se adopta um animal face, por exemplo à ponderação da compra de um telemóvel, televisão ou outra porcaria.
Além do acima, no forum por exemplo das adopções vejo os "novos pobres".Pessoas sem meios que decidem ir buscar animais a canis e que depois vêm com chantagens psicológicas do género "paguem um hotel ou ele volta para o canil".
Sem falar dos "novos ricos tesos " pessoas endividadas até à medulapara pagar a prestação do BMW e as roupas de marca compradas com crédito com os cães a irem parar ao canil se há problemas.
Apoio deveria haver sim para os idosos cuja companhia era um unico animal. Até hoje me lembro do sr que tinha o animal com uma doença terminal mas que se recusava a deixá-lo ir...dizia-me ele que sabia das dores que ele tinha mas a mulher tinmha morrido há um ano e ele não suportava perder o unico elo que tinha com ela.
Essas são as pessoas que valem a pena. Os que gemem por 10 euros, por isto e por aquilo...nnão.
Além do acima, no forum por exemplo das adopções vejo os "novos pobres".Pessoas sem meios que decidem ir buscar animais a canis e que depois vêm com chantagens psicológicas do género "paguem um hotel ou ele volta para o canil".
Sem falar dos "novos ricos tesos " pessoas endividadas até à medulapara pagar a prestação do BMW e as roupas de marca compradas com crédito com os cães a irem parar ao canil se há problemas.
Apoio deveria haver sim para os idosos cuja companhia era um unico animal. Até hoje me lembro do sr que tinha o animal com uma doença terminal mas que se recusava a deixá-lo ir...dizia-me ele que sabia das dores que ele tinha mas a mulher tinmha morrido há um ano e ele não suportava perder o unico elo que tinha com ela.
Essas são as pessoas que valem a pena. Os que gemem por 10 euros, por isto e por aquilo...nnão.
Pois a minha experiência diz que não são os pobres que os abandonam. São aqueles que se endividaram até ao tutano para parecer o que não são. São aqueles que como hoje, devolveram a uma amiga um cão, passado 7 meses, porque faz xixi em casa. Por acaso também não tem licença. Mas por acaso pelo que vimos, também não devia vir à rua.
Esta onda de que os pobres não devem ter animais...
Se calhar será melhor começar a pedir o IRS a futuros compradores/adoptantes.
Esta onda de que os pobres não devem ter animais...
Se calhar será melhor começar a pedir o IRS a futuros compradores/adoptantes.
Em relação ao pessoal que recolhe animais compulsivamente e acaba por nem gastar um pinéu e vem para o forum, transcende-me.
-
- Membro Veterano
A mim também... e o curioso é que eles prosperam e reproduzem-se..para mim é um mistério a par da Esfinge de Gizé e do porquê das embalagens maxisize de pringles terem 20% de espaço livre em vez de cheias até ao topo...LuMaria Escreveu:Em relação ao pessoal que recolhe animais compulsivamente e acaba por nem gastar um pinéu e vem para o forum, transcende-me.
-
- Membro Veterano
Não é brilhante dino, é a realidade...imagina uma pessoa que durante um ano sistemáticamente vai fazer o tratamento.O animal mal se aguenta.O sr nunca desistiu até ao fim..recusou-se sempre a deixar o animal ser adormecido...e garantidamente ele tinha dores e não seriam poucas sendo que a determinado ponto quando não era possível aliviá-lo finalmente o deixou ir e fez o seu luto.
Aquele cão era tudo que ele tinha. Agora, ninguém com um minimo de cabeça poderia dizer que o que ele fez foi incorrecto e que prolongou o sofrimento ao animal. É por situação destas, de dedicação, de sacrificio pessoal e de uma ligação entre o animal e seu dono que eu ainda acredito que é possivel uma pessoa gostar de animais...porque hoje em dia o que vejo em numero crescente é quem compra um cão porque num livro ou num filme viram e acharam piada como bibelot...
Toda a gente o conhecia, toda a equipa, muitos outros clientes, o próprio cachorro coitado apesar das dores sempre se comportou estóicamente abanando a cauda..
É por estas situações que francamente não percebo muitas das histórias que surgem aqui, de querer tratamentos online, de arranjarem animais e quererem que os outros paguem a conta ou pura e simplesmente de quererem fazer criação como se os animais fossem um brinquedito em casa...
E depois somos os maus...10 euros, que roubo..vacinas...ui que chatice...dar-se ao trabalho de se informar antes d eter um cão...estão parvos?
bah.
Aquele cão era tudo que ele tinha. Agora, ninguém com um minimo de cabeça poderia dizer que o que ele fez foi incorrecto e que prolongou o sofrimento ao animal. É por situação destas, de dedicação, de sacrificio pessoal e de uma ligação entre o animal e seu dono que eu ainda acredito que é possivel uma pessoa gostar de animais...porque hoje em dia o que vejo em numero crescente é quem compra um cão porque num livro ou num filme viram e acharam piada como bibelot...
Toda a gente o conhecia, toda a equipa, muitos outros clientes, o próprio cachorro coitado apesar das dores sempre se comportou estóicamente abanando a cauda..
É por estas situações que francamente não percebo muitas das histórias que surgem aqui, de querer tratamentos online, de arranjarem animais e quererem que os outros paguem a conta ou pura e simplesmente de quererem fazer criação como se os animais fossem um brinquedito em casa...
E depois somos os maus...10 euros, que roubo..vacinas...ui que chatice...dar-se ao trabalho de se informar antes d eter um cão...estão parvos?
bah.