Esta é também a minha opinião!zeca2 Escreveu:Essa é também a minha opinião, e também não quero com isto provocar ninguém nem ferir susceptibilidades. Ao fim e ao cabo trata-se de combinar os dois tipos de estímulos através dos quais o cão aprende. Nenhum tipo de treino é 100% fiável, mas parece lógico deduzir que utilizar duas ferramentas através dos quais o cão aprende pode consolidar objectivos melhor do que uma só. Dosear os dois tipos de estímulos ou utilizar apenas um deles depende do tipo de cão que se estiver a trabalhar.Por ser rápido e eventualmente não definitivo, também depende de como é efectuado, não estou a considerar a "lei da pancada" evidentemente, mas combinado com um reforço positivo no sentido de de incutir no cão a "vontade de não morder", penso que terá melhores resultados do que só o dito positivo.
No que respeita à agressividade o uso de técnicas aversivas pode ser realmente contraproducente, daí ser necessário saber exactamente com que tipo de agressividade estamos a lidar.
Uma coisa é certa - um cão agressivo muito dificilmente se tornará num doce sempre pronto a lamber as mãos a estranhos (e nem sei se isso seria positivo). Os instintos dificilmente se modificam, e pode ser uma opção (falando em abstracto) assegurar antes de mais o controle da agressividade.
Vender remédios milagrosos neste tipo de casos pode resultar perigoso.
Cada caso é um caso, o método positivo é eficaz em muitos deles mas nem sempre isso acontece, o uso dos 2 métodos em conjunto pode ter melhores resultados em certos casos, especialmente nos de agressividade!