Bem, Paulo, é que eu acho que se houvesse um par de sentenças bem dadas, as pessoas livremente optariam por tomar as precauções necessárias !
Olá, se o fariam.
Olá, se concordo!!

Mas que tal se essas sentenças fossem dadas antes de um mal ocorrer?? Que tal se as pessoas que andam com os cães sem trela em locais públicos apinhados de gente começassem a ser penalizadas e bem penalizadas?? Se calhar a coisa resultava também!! E, não é que nenhuma criança tinha de ficar ferida devido à irresponsabilidade de um dono para que as coisas mudassem!!!! E não é que, não chegando a este extremo ( mesmo tendo uma sentença exemplar), se calhar não iamos ter uma multidão enfurecida e acusatória a apontar-nos de cada vez que passamos com os cães na rua!!!
A AISD não deve ter a noção do que é (afinal passeia um cão 'não perigoso'), ver as pessoas a olharem-nos de lado como se fossemos marginais pelo simples facto de termos um Rottweiler....ou ver os pais a correrem aflitos a puxar as crianças ( quase em pânico) porque 'esse não lhe toques que é um perigo"...ver as pessoas a fazerem desvios para o extremo oposto de onde vamos sem que os nossos cães revelem qualquer agressividade!!
Por mais que se julgue à posteriori e dêm penas pesadas...depois das coisas acontecerem, o cão está marcado, a raça está marcada, o 'tipo' de cão 'perigoso' está marcado!
É por isso que eu prefiro prevenir.....educar...sensibilizar!! Aos poucos as pessoas vão aprendendo, os acidentes evitam-se e a confiança renasce!
Um dia destes se for a um encontro onde eu esteja com os meus cães, há-de conhecer a Mara (a minha Rottweiler fêmea). Depois de conhecê-la e perceber a paz de alma que ela é, experimente passear com ela ( à trela) no meio de uma area com muita gente e veja as reacções....!! Vai achar ridiculo...e depois vai acabar por sentir até uma certa raiva da estupidez das pessoas!! Se isso acontecer depois de ter havido um 'caso' qualquer com uma 'raça perigosa', vai ver essa estupidez quadriplicar!!!
Mesmo as coisas sendo julgadas e bem penalizadas, a opinião geral de que os cães são perigosos vai manter-se! E Olhe que nem os irresponsáveis vai demover...porque esses vão continuar a achar uma 'ganda pinta' ter um cão perigoso!! Porque o deles nem sequer vai estar "legalizado" e muito menos sob controlo!!
É por isso que eu nunca aceitarei leis especificas para raças ou para tipologias de cães. Bastava perfeitamente que fosse exigido A TODOS o cumprimento do que tinhamos no D.L. 317/85 ( agora na Portaria 1427/2001).
Abraços
Paulo C.