Leis... Animais perigosos?!?!?!?!?!

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

boerboelfan
Membro Veterano
Registado: domingo mar 17, 2002 4:49 pm

domingo ago 17, 2003 5:37 pm

Ó Arcanjo

Por enquanto o açaime ainda não é imperativo.É-o na ausência de trela mas desde que o cão ande com trela não é obrigatório andar com açaime.

Num outro post que o Paulo colocou foi evidente que a maioria dos foristas que responderam , e com a qual concordo, é apologista que os cães devem andar de trela na via pública.Essencialmente como medida de prevenção e por muito ensinados que sejam ninguém pode ter a certeza 100 % de qual a reacção deles em todas as situações.

Seria óptimo as coisas poderem ser como a aisd diz mas essa não é a realidade.Num mundo como esse também não existiria fome, nem guerra , nem escravatura , nem todas as misérias que conhecemos diáriamente na nossa sociedade.

Bem por enquanto o sonhar não paga imposto :) vamos ver até quando :). E como diz o poema da Pedra Filosofal " o sonho comanda a vida " é de aproveitar aisd enquanto o sonho ainda não for considerado um benefício incluído nos rendimentos para efeitos de IRS :) . Já acredito em tudo :)

Saudações
PauloC
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

domingo ago 17, 2003 5:44 pm

Bem, Paulo, é que eu acho que se houvesse um par de sentenças bem dadas, as pessoas livremente optariam por tomar as precauções necessárias !
Olá, se o fariam.
Olá, se concordo!! ;)
Mas que tal se essas sentenças fossem dadas antes de um mal ocorrer?? Que tal se as pessoas que andam com os cães sem trela em locais públicos apinhados de gente começassem a ser penalizadas e bem penalizadas?? Se calhar a coisa resultava também!! E, não é que nenhuma criança tinha de ficar ferida devido à irresponsabilidade de um dono para que as coisas mudassem!!!! E não é que, não chegando a este extremo ( mesmo tendo uma sentença exemplar), se calhar não iamos ter uma multidão enfurecida e acusatória a apontar-nos de cada vez que passamos com os cães na rua!!!
A AISD não deve ter a noção do que é (afinal passeia um cão 'não perigoso'), ver as pessoas a olharem-nos de lado como se fossemos marginais pelo simples facto de termos um Rottweiler....ou ver os pais a correrem aflitos a puxar as crianças ( quase em pânico) porque 'esse não lhe toques que é um perigo"...ver as pessoas a fazerem desvios para o extremo oposto de onde vamos sem que os nossos cães revelem qualquer agressividade!!
Por mais que se julgue à posteriori e dêm penas pesadas...depois das coisas acontecerem, o cão está marcado, a raça está marcada, o 'tipo' de cão 'perigoso' está marcado!
É por isso que eu prefiro prevenir.....educar...sensibilizar!! Aos poucos as pessoas vão aprendendo, os acidentes evitam-se e a confiança renasce!

Um dia destes se for a um encontro onde eu esteja com os meus cães, há-de conhecer a Mara (a minha Rottweiler fêmea). Depois de conhecê-la e perceber a paz de alma que ela é, experimente passear com ela ( à trela) no meio de uma area com muita gente e veja as reacções....!! Vai achar ridiculo...e depois vai acabar por sentir até uma certa raiva da estupidez das pessoas!! Se isso acontecer depois de ter havido um 'caso' qualquer com uma 'raça perigosa', vai ver essa estupidez quadriplicar!!!

Mesmo as coisas sendo julgadas e bem penalizadas, a opinião geral de que os cães são perigosos vai manter-se! E Olhe que nem os irresponsáveis vai demover...porque esses vão continuar a achar uma 'ganda pinta' ter um cão perigoso!! Porque o deles nem sequer vai estar "legalizado" e muito menos sob controlo!!

É por isso que eu nunca aceitarei leis especificas para raças ou para tipologias de cães. Bastava perfeitamente que fosse exigido A TODOS o cumprimento do que tinhamos no D.L. 317/85 ( agora na Portaria 1427/2001).

Abraços
Paulo C.
ladyxzeus
Membro Veterano
Registado: sábado abr 26, 2003 5:14 pm
Localização: 2 cães(Fluffy e Infeliz), 1 gatinho (Mime) e 1 rouxinol do Japão(o Lípio)

domingo ago 17, 2003 5:59 pm

Alguém me poderia dar a lista de "cães potencialmente perigosos"? Só para saber que tipo de cão é potencialmente perigoso epara me poder desviar na rua assim que vir um ;) Agora a sério: eu gostaria de saber quais as carqacterísticas gerais dos chamados "perigosos", para comparar aos supostamente "dóceis, mansos, que nunca fariam mal a uma mosca".
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

domingo ago 17, 2003 6:15 pm

Paulo, eu sei o que sente o dono de um cão "perigoso" perante a reacção das pessoas.
Mas, aqui, digo como o Arcanjo - se não forem os donos a mostrar confiança, quem o vai mostrar ?

Hoje, na expo, vi um rapaz com uma rott sem trela e um pit com trela.
Qual é que achei que podia ser perigoso ?
Já lhe ocorreu que é o medo que os donos mostram que cria medo nas pessoas ?

Digo, como uma vizinha minha, "se não tem trela é porque não é perigoso".É assim que a maioria pensa.

Em qualquer circunstância os criminosos continuarão a usar estes cães como arma.
A solução era extinguir estes cães.
Vamos dar-lhes esta oportunidade ou vamos demonstrar que um pit ou um rott ou qualquer outro cão não tem de ser perigoso ?
Que podem andar entre as pessoas como cães sempre andaram, porque são parte do nosso meio ambiente.
Como todos os outros.

É apenas o meu ponto de vista.
Mas ue bater-me-ia pela velha máxima (desta vez, pelo lado positivo) "cão é cão" e todos os cães podem ser bons cães.
CasadeAnaval
Membro Veterano
Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm

domingo ago 17, 2003 6:15 pm

Estive hoje a fazer festas num cão "perigoso" que levou várias facadas para defender o seu dono.

Querem mais comentários ? vale a pena ?
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
Musky
Membro Veterano
Registado: segunda fev 03, 2003 10:40 pm

domingo ago 17, 2003 9:31 pm

CasadeAnaval Escreveu:
Querem mais comentários ?
Sim, eu gostaria. Você comentou noutro topico, e muito bem,
No nosso querido país se vamos à rua corre logo gente a abraçar os nossos cães sem querer saber se eles gostam.
e esta é uma realidade diária, mesmo que o cão vá à trela. E se eles não gostam, logo ouvimos o comentário "ai, estes cães são muito maus, estes cães mordem, estes cães são umas feras".

E agora eu pergunto: quem proteje os donos cumpridores da lei, destas pessoas inconscientes? Haverá também uma lei para penalizar quem "mete o nariz onde não é chamado e fica com ele entalado"?

Ou passamos a andar com um letreiro no cão "É Favor Não Mexer!"???

:roll:
lil_bull
Membro Veterano
Registado: quinta jul 10, 2003 12:13 am

quarta ago 27, 2003 4:25 pm

"Em qualquer circunstância os criminosos continuarão a usar estes cães como arma.
A solução era extinguir estes cães.
Vamos dar-lhes esta oportunidade ou vamos demonstrar que um pit ou um rott ou qualquer outro cão não tem de ser perigoso ?
Que podem andar entre as pessoas como cães sempre andaram, porque são parte do nosso meio ambiente.
Como todos os outros. "

so não percebi porque é que esta frase"A solução era extinguir estes cães. "està ai a fazer,està a contradizer as outras frases
extinguir maus donos era mais apropriado ou proibir de ter certos caes a condenados a actos de violencia ou a pessoas que maltratem os caes ou a menores etc..

nelson
Responder

Voltar para “Cães”