SappyCookie Escreveu: há algo que não mencionei sobre isso, que me preocupa um pouco, que é o facto de ela simplesmente não comer se nós nao estivermos em casa... ela raramente está muitas horas sozinha... mas se fica passa fome. a comida fica toda na tijela! :\
E qual é o problema de ela não comer quando fica sozinha em casa?
Aqui em casa os cães, para alem de terem horas para comer, nunca ficam com comida disponível quando ficam sozinhos, até porque comem sempre tudo na altura em que lhes damos comida. Se sobrasse alguma coisa seria sempre retirado passado uns 15 min, e mesmo em cachorros a regra era a mesma.
No entanto, e isso sim poderia ser preocupante, não bebem água enquanto estão sozinhos, embora esta esteja disponível 24h por dia... Nunca lhes foi ensinado tal coisa, no entanto é o que acontece seja de inverno seja de verão... Preocupei me os 2 primeiros anos, jà desisti de me preocupar à 8... A agua está là, se não bebem é porque não querem...
A sua cadela tem 8 meses. Ainda é bebé em vários aspectos. Se ela tem tanto medo de cães e pessoas eu recomendava se possível umas idas à escola, assim para alem de ela aprender, a dona também aprende como fazer para ajudar a superar esse medo. Alem disso na escola ela acaba por socializar com outros cães da aula e aos poucos vai aprendendo que não fazem mal... Dar tempo e ter paciência é o meu maior conselho, e não esquecer que qualquer melhoria jà é uma vitória e que ela pode nunca vir a aceitar bem à 1ª pessoas e cães novos.
O meu cão vai com 10 anos e ainda hoje não aceita bem as pessoas nas primeiras vezes que as vê. Ladra que se farta durante uma meia hora, e nas 2horas seguintes ladra a cada movimento que a pessoa faça... e depois, passado esse tempo todo, é uma melga que não lhes sai do colo a pedir mimos e brincadeiras e todo o mundo faz gato sapato dele. O problema é mesmo ao principio... Em cachorro chegava a fazer literalmente xixi pelas patas abaixo, a tremer que nem varas verdes, quando o carteiro fazia entregas à porta ou o homem do gaz ia efectuar a leitura...
O medo dele vem do facto de a "criadora" dele não o ter socializado com pessoas e ruídos estranhos quando era cachorro. Aliás a socialização dele só começou quando me veio para as mãos, com 2 meses, e mesmo indo comigo para todos os lados nunca lhe passou totalmente.