adoptar? ajuda
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda abr 12, 2010 5:17 pm
É difícil dizer... nunca achei que o meu cão fosse infeliz, sinceramente.
É saudável, brincalhão, gosta de estar rodeado por pessoas, come bem, dorme seguro...
Óbvio que não sei avaliar se ele preferia estar na rua, mesmo com todos os problemas que tinha.
É saudável, brincalhão, gosta de estar rodeado por pessoas, come bem, dorme seguro...
Óbvio que não sei avaliar se ele preferia estar na rua, mesmo com todos os problemas que tinha.
-
- Membro Veterano
- Registado: domingo jan 24, 2010 3:35 pm
Eu tenho uma cadela que adoptei de um canil. E quando a vi no canil, ela rosnava a todas as pessoas, e a mim também!
Mas eu falei com a directora do canil e ela disse-me para todos os fins de semana ir lá, e com calma aproximar-me dela.
Entao fiz isso, e agora ela está em minha casa, com o meu cão. E é calma e muitoooo Meiga!
Apesar de ser evidente que tenha muitos traumas, por ter sido recolhida da rua, acho que com o tempo tudo passa! Mas não tou nada arrependida, pois olho para ela e vejo que tá descansada, tem o comerzinho dela, e dorme sem preocupações.
Acho que não há melhor coisa para um cão abandonado ou de um canil do que ter uns donos que o adoram e uma casa confortável para viver
Mas eu falei com a directora do canil e ela disse-me para todos os fins de semana ir lá, e com calma aproximar-me dela.
Entao fiz isso, e agora ela está em minha casa, com o meu cão. E é calma e muitoooo Meiga!
Apesar de ser evidente que tenha muitos traumas, por ter sido recolhida da rua, acho que com o tempo tudo passa! Mas não tou nada arrependida, pois olho para ela e vejo que tá descansada, tem o comerzinho dela, e dorme sem preocupações.
Acho que não há melhor coisa para um cão abandonado ou de um canil do que ter uns donos que o adoram e uma casa confortável para viver

eu não estava a falar do seu caso particular, mas sei que das maiores razões porque os cães são abandonados se deve precisamente ao facto dos «donos» não terem tempo para eles, criarem animais descompensados que em adultos se tornam insuportáveis porque ladram, fazem xixi, etc etc.kaminaru Escreveu:É difícil dizer... nunca achei que o meu cão fosse infeliz, sinceramente.
Conheço ALGUMAS pessoas que foram excepção á regra, mas ainda vejo demasiados cães a a uivar na varanda para acreditar que um cão sozinho muitas horas seja realmente feliz. O dono até diz que çhe vai dedicar tempo, mas depois chega cansado do trabalho, ainda tem mulher e filhos, e lá vai a dedicação ao animal.
Se a necessidade de ter um cão for grande, a pessoa pode sempre adoptar por fazer voluntariado num canil, com uma associação, ou mesmo tornar-se uma família de acolhimento temporário (FAT).
Eu nunca acho que um cão é feliz por abanar o rabo, porque a maior parte dos cães abandonados em canil, ao fim de alguns dias estão a abanar o rabo. Mas não felizes.
Última edição por Charlie2 em segunda abr 19, 2010 11:37 am, editado 1 vez no total.
o cão ao contrário do gato por exemplo sente de forma intensa a solidão.
no entanto é quase impraticavel que estejam o dia todo acompanhados.
um animal equilibrado costuma não ter problemas com as ausencias curtas e rotineiras.
estar sem o dono meia duzia de horas não me parece nada de extraordinário.
por outro lado há tantos que apesar de terem os donos todo o dia, vivem amarrados com trelas de meio metro e sem qualquer afecto.
é preciso encontrar o meio termo, cão é parte da familia.
ou deveria...
no entanto é quase impraticavel que estejam o dia todo acompanhados.
um animal equilibrado costuma não ter problemas com as ausencias curtas e rotineiras.
estar sem o dono meia duzia de horas não me parece nada de extraordinário.
por outro lado há tantos que apesar de terem os donos todo o dia, vivem amarrados com trelas de meio metro e sem qualquer afecto.
é preciso encontrar o meio termo, cão é parte da familia.
ou deveria...
-
- Membro Veterano
Concordo Charlie... conheço um exemplo de um cão que passa o dia inteiro a uivar e se os donos saem à noite, uiva até eles chegarem.Charlie2 Escreveu:Conheço ALGUMAS pessoas que foram excepção á regra, mas ainda vejo demasiados cães a a uivar na varanda para acreditar que um cão sozinho muitas horas seja realmente feliz. O dono até diz que çhe vai dedicar tempo, mas depois chega cansado do trabalho, ainda tem mulher e filhos, e lá vai a dedicação ao animal...
Eu nunca acho que um cão é feliz por abanar o rabo, porque a maior parte dos cães abandonados em canil, ao fim de alguns dias estão a abanar o rabo. Mas não felizes.
No entanto, sei que os donos se esforçam por estar com ele, levam-no à rua e brincam com ele. Talvez em alguns casos o animal seja mesmo ultra dependente de companhia e não haja nada a fazer.
Tive imensa sorte com o meu porque é um cão extremamente calmo, habituou-se rapidamente a estar em casa sozinho, nunca fez as necessidades em casa por mais aflito que parecesse, mas admito que nem todos os animais se adaptam desta maneira. Talvez tivesse sido assim porque ele já era adulto (2 anos e qualquer coisa).
E sim, um cão não abana o rabo porque é feliz... alguns animais nos canis abanam a cauda só porque vêm uma pessoa...

temos uma linha de pensamento semelhante. Só que hoje em dia eu vejo as pessoas adquirirem animais como brinquedos, porque são giros, porque são exóticos, porque são diferentes. Dificilmente o fazem apenas porque gostam de animais. E essa tendência é tão forte que os animais foram «objectificados», tornados acessórios, desrespeitados e humanizados á nossa imagem.kaminaru Escreveu:Concordo Charlie... conheço um exemplo de um cão que passa o dia inteiro a uivar e se os donos saem à noite, uiva até eles chegarem.Charlie2 Escreveu:Conheço ALGUMAS pessoas que foram excepção á regra, mas ainda vejo demasiados cães a a uivar na varanda para acreditar que um cão sozinho muitas horas seja realmente feliz. O dono até diz que çhe vai dedicar tempo, mas depois chega cansado do trabalho, ainda tem mulher e filhos, e lá vai a dedicação ao animal...
No entanto, sei que os donos se esforçam por estar com ele, levam-no à rua e brincam com ele. Talvez em alguns casos o animal seja mesmo ultra dependente de companhia e não haja nada a fazer.
Tive imensa sorte com o meu porque é um cão extremamente calmo, habituou-se rapidamente a estar em casa sozinho, nunca fez as necessidades em casa por mais aflito que parecesse, mas admito que nem todos os animais se adaptam desta maneira. Talvez tivesse sido assim porque ele já era adulto (2 anos e qualquer coisa).
E sim, um cão não abana o rabo porque é feliz... alguns animais nos canis abanam a cauda só porque vêm uma pessoa...
Outras pessoas juram por tudo que adoram animais e revoltam-se quando lhes apontam erros básicos, quando percebem que gostar de um animal não é nem meio caminho andado para estar apto a ter um. Não têm qualquer experiência, não se informam, não lêem nem querem saber, foram de passeio com o namorado ao centro comercial e trouxeram um peludinho que mais tarde vai ser abandonado porque não conseguem «tirar-lhe as pilhas», nem tem botão para desligar. E quando não são abandonados são confinados á varanda ou á trela e ali ficam a apodrecer, adoecer e envelhecer.
Há excepções, mas por serem uma minoria, eu aconselho SEMPRE, que qualquer pessoa que não tenha experiência com cães ou gatos faça uns tempos voluntariado no canil, seja FAT, por exemplo e depois disso conclua se realmente tem estofo para ter um cão.
Passam horas e horas confinados à cozinha ou ao hall de entrada e muitos à varanda.
Na mente das pessoas é melhor do que o canil. Na mente do cão deve ser um tédio insuportável. Mas isso não interessa para nada.
Na mente das pessoas é melhor do que o canil. Na mente do cão deve ser um tédio insuportável. Mas isso não interessa para nada.
<p> Até Sempre... A questão não é, eles pensam? Ou, eles falam? A questão é, eles sofrem! </p>
<p>Tourada não é tradição, é crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta violência</p>
<p>Tourada não é tradição, é crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta violência</p>
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta jan 19, 2005 12:12 pm
Quer então dizer: Se tem tempo para estar com ele durante o dia, tenha cão, se não tem tempo deixe-o ficar no canil?
Ele está melhor no canil?
Bem, e essa das pessoas antes de ter cão fazerem de fat ou voluntariado num canil.....
Nunca se deve julgar todas as pessoas pelo mesmo padrão.
Já sei que via net é impossível ver quais as intenções das pessoas realmente, mas cada caso é um caso.
Ele está melhor no canil?

Bem, e essa das pessoas antes de ter cão fazerem de fat ou voluntariado num canil.....

Já sei que via net é impossível ver quais as intenções das pessoas realmente, mas cada caso é um caso.
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO
É claro que a felicidade para um cão é poder estar sempre com o dono.
Mas daí a dizer que só assim se pode ter um cão....
Então que dizer dos caçadores cujos cães estão fechados em boxes 90 % do ano ? E dos criadores que fazem o mesmo com excepção dos treinos e da mostras a potenciais compradores ?
Realmente...
Vai-se do 8 ao 80.
Ou se está sempre com o cão ou se fecha o cão na varanda dia-e-noite.
Então e os milhares de donos que os passeiam, que brincam com eles, que os levam consigo sempre que possível, que os mimam na meia duzia de horas diárias que estão com eles ?
É melhor o canil ?
Provávelmente também acham que as crianças estão melhores em instituições do que em casa, com pais que só as veem 4 ou 5 horas por dia...
Mas daí a dizer que só assim se pode ter um cão....
Então que dizer dos caçadores cujos cães estão fechados em boxes 90 % do ano ? E dos criadores que fazem o mesmo com excepção dos treinos e da mostras a potenciais compradores ?
Realmente...
Vai-se do 8 ao 80.
Ou se está sempre com o cão ou se fecha o cão na varanda dia-e-noite.
Então e os milhares de donos que os passeiam, que brincam com eles, que os levam consigo sempre que possível, que os mimam na meia duzia de horas diárias que estão com eles ?
É melhor o canil ?
Provávelmente também acham que as crianças estão melhores em instituições do que em casa, com pais que só as veem 4 ou 5 horas por dia...
<p>"O auto-convencimento manifesta-se pela falta de cordialidade nas palavras" - Teofrasto</p>
desculpe, eu aqui vou mesmo pela maioria. E a maioria compra em loja, a maioria não se informa antes, e a maioria abandona/negligencia. Enquanto assim for, é sim uma boa ideia primeiro lidar com cães e depois ter um. É sempre muito engraçado quando eles são pequeninos... Mas fazendo voluntariado fica-se com uma excelente noção do que acarreta ter um animal, se não concorda é porque possivelmente nunca o fez, experimentecbraga Escreveu:Quer então dizer: Se tem tempo para estar com ele durante o dia, tenha cão, se não tem tempo deixe-o ficar no canil?
Ele está melhor no canil?![]()
Bem, e essa das pessoas antes de ter cão fazerem de fat ou voluntariado num canil.....![]()
Nem mais, há muitas outras formas de ajudar a combater o flagelo do abandono, são é um bocado mais trabalhosas e podem não satisfazer a necessidade que algumas pessoas tem de ter cães (que é bem maior do que contribuir para lutar contra o abandono dos mesmos) a qualquer custo. Nem que seja do animal.se não tem tempo deixe-o ficar no canil?

Desculpe mas isso são «caçadeiros e criadeiros, ou canicheiros».Então que dizer dos caçadores cujos cães estão fechados em boxes 90 % do ano ? E dos criadores que fazem o mesmo com excepção dos treinos e da mostras a potenciais compradores ?
Isso vamos saber daqui a uns anos, mas a coisa não me parece estar a ir a bom porto.Provávelmente também acham que as crianças estão melhores em instituições do que em casa, com pais que só as veem 4 ou 5 horas por dia...
-
- Membro Veterano
Isto sim, revolta! E muito! Quem faz isto não deveria de todo ter um animal, seja ele qual for.Charlie2 Escreveu:E quando não são abandonados são confinados á varanda ou á trela e ali ficam a apodrecer, adoecer e envelhecer.
Concordo com a sua ideia de "experimentar" antes de ter mesmo um animal, mas fazer voluntariado nem sempre dá muito jeito, ou porque os canis são longe ou por outra razão qualquer. As FATs são sempre muito procuradas, mas se a pessoa trabalhar tem mesmo de deixar o animal sozinho em casa.

As pessoas pensam em termos de "seres humanos". Interessa salvar o bicho, dar-lhe comer, abrigo, casa. Mas tem de pensar também em termos de "cão". E os cães precisam de espaço, excercicio e companhia. Se não se tem possibilidade de dar isto...querer-se o cão para quẽ? Para os fins de semana? Já há condutores de fim de semana, agora também temos os donos de fim de semana. Aliás...até já há os pais de fim se semana. Mas pronto, ir buscar um cão á rua e dar-lhe casa faz os seres humanos ficarem muito satisfeitos com a boa acção do salvamento, mesmo quando depois pouco mais dão que uma festa de manhã e outra à noite (ah e o fds é verdade...). Para mim há uma grande dose de egoísmo nisto mas isto sou eu que nunca gostei de ter animais enclausurados em cozinhas e varandas e que acho que me passava se um cão meu me desse cabo das portas....também por isto mesmo nunca tive animais cães ou gatos com problemas comportamentais e vejo bichos que coitados ficam totalmente malucos com a solidão e o stress de estarem encerrados entre 4 paredes.
Ou se tem tempo para tratar e educar um bicho ou não se tem. E se não se tem, vai-se buscar um cão para quẽ?
É por isto que há animais a mais a transbordar em canis e associações..Porque toda a gente quer ter um cãozinho mesmo sem pensar primeiro.
Ou se tem tempo para tratar e educar um bicho ou não se tem. E se não se tem, vai-se buscar um cão para quẽ?
É por isto que há animais a mais a transbordar em canis e associações..Porque toda a gente quer ter um cãozinho mesmo sem pensar primeiro.
-
- Membro Veterano
- Registado: domingo mar 28, 2010 11:32 pm
Cão - Ice
Cadela - Zahia
Cadela - Diva
Cadela - Maggie
Eu vivo na Alemanha mas trabalho no Luxemburgo assim como a minha esposa.Provávelmente também acham que as crianças estão melhores em instituições do que em casa, com pais que só as veem 4 ou 5 horas por dia...
No Luxemburgo há uma lei fantástica:
Até à idade dos 5 anos da crianca, os pais podem tirar tipo umas férias de 6 meses remunerados, para ajudar na educacao dos filhos e para passar tempo com eles.
Eu e a minha esposa sempre quisemos ter um cao. mas vivíamos num apartamento muito pequeno e sempre achámos nao ter condicoes para o ter.
Com o nascimento do meu terceiro filho, decidimos comprar casa, e que já que se comprava, comprava-se a casa do nossos sonhos, (ou pelo menos tentar). Conclusao, comprámos uma casa bastante grande com um jardim de 500m2.
Decidimos que a minha esposa deveria deixar de trabalhar as 40 horas semanais e passar a trabalhar 20. Arranjou-se com o patrao e passou a trabalhar das 17h às 22h00.
Trabalhando eu de dia, estaria sempre alguém em casa, assim nao teríamos a necessidade de amas para os nossos filhos.
Foi entao que voltámos à ideia de adquirirmos o cao que tanto queríamos.
Pedi as tais férias que tinha direito e que acima referi.
Neste momento estou em casa até ao dia 1 de Setembro. Adquirimos o nosso cao no dia 12 de Marco e estamos todos felizes.
Esta história da carochinha mas real foi para dizer que as coisas foram pensadas e repensadas antes de fazer o que quer que fosse.
Creio que os meus filhos agradecem e o meu Bolt também, visto que estará sempre alguém em casa, eu ou a minha esposa.
"Bull once, Bull always"
www.saargeist.com
www.saargeist.com