Afinal os animais chipam-se para quê?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

nel
Membro Veterano
Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
Contacto:

quinta ago 14, 2003 9:38 pm

Eu já disse aqui noutro tópico também sobre chips que dos meus três cães só o Kiko, o mais novo, hoje com 2 anos, é que tem chip. Quando adquiri os outros dois, há quatro anos, o chip julgo que era pouco conhecido ainda.

Entretanto, não tenho sentido grande necessidade de chipar os outros, porque é impensável que eles se percam e muito dificilmente serão roubados (também, quem é que queria uns magricelas assim? :lol: ).

Bem, isto aqui para nós, eu não sou supersticioso, mas à cautela... LAGARTO, LAGARTO, LAGARTO :lol:

Agora a sério. Independentemente de o sistema não funcionar a cem por cento, de "fechar para férias", que é anedótico, julgo que vale a pena colocar o chip. Aliás, devia ser mesmo obrigatório. E o veterinário deveria efectuar sempre a leitura aquando da consulta, não só para banalizar o acto tornando-o como uma rotina como também para verificar se o chip está mesmo a funcionar. Ele pode ter gripado, não é?... :lol:
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
CasadeAnaval
Membro Veterano
Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm

sexta ago 15, 2003 9:24 am

Nem de propósito, agora um Rottweiler com broncopneumonia chipado....

E para detectar ? Bando de nabos.
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
ladyxzeus
Membro Veterano
Registado: sábado abr 26, 2003 5:14 pm
Localização: 2 cães(Fluffy e Infeliz), 1 gatinho (Mime) e 1 rouxinol do Japão(o Lípio)

sexta ago 15, 2003 8:24 pm

Desculpem a minha ignorância, mas afinal o que é o chip???
nel
Membro Veterano
Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
Contacto:

sexta ago 15, 2003 9:16 pm

ladyxzeus Escreveu: Desculpem a minha ignorância, mas afinal o que é o chip???
Pela forma como defende a alimentação do cão expressa noutro tópico, é óbvio que é mesmo ignorante em matéria de cães. E, pelos vistos, não quer aprender. O grande problema é que quem sofre é o bicho, que não tem culpa nenhuma.

O chip é um pequeno objecto (electrónico), do tamanho de um grão de arroz, que contém os dados do cão e do respectivo dono. O chip é introduzido (injectado) normalmente na zona do cachaço sob a pele. Para efectuar a leitura dos dados do chip é usado um aparelho próprio, normalmente em posse do veterinário e de outras entidades, como por exemplo a Associação Protectora dos Animais. A entidade que centraliza esses dados a nível nacional é o SIRA.
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
CasadeAnaval
Membro Veterano

sexta ago 15, 2003 9:17 pm

<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
ladyxzeus
Membro Veterano
Localização: 2 cães(Fluffy e Infeliz), 1 gatinho (Mime) e 1 rouxinol do Japão(o Lípio)

sábado ago 16, 2003 6:23 pm

nel Escreveu:Pela forma como defende a alimentação do cão expressa noutro tópico, é óbvio que é mesmo ignorante em matéria de cães. E, pelos vistos, não quer aprender. O grande problema é que quem sofre é o bicho, que não tem culpa nenhuma.
A alimentação do cão é um assunto completamente diferente. Para além disso eu não sou assim tão "ignorante em matéria de cães" como pensa. Se eu não sabia o que era o chip foi porque só ouvi falar dele à poucas semanas, pela boca de uma amiga. O veterinário nunca me tinha falado disso. Já agora, os meus cães nunca sofreram por causa da comida que lhes dou e muito menos por não estarem chipados.
CasadeAnaval
Membro Veterano

sábado ago 16, 2003 6:32 pm

ladyxzeus Escreveu: [
A alimentação do cão é um assunto completamente diferente. Para além disso eu não sou assim tão "ignorante em matéria de cães" como pensa. Se eu não sabia o que era o chip foi porque só ouvi falar dele à poucas semanas, pela boca de uma amiga. O veterinário nunca me tinha falado disso. Já agora, os meus cães nunca sofreram por causa da comida que lhes dou e muito menos por não estarem chipados.
"O Husky é um cão de "tiro" e você odeia-o por ser um cão criado para um determinado fim..."olhe que esta opinião sua assusta-me, Ladyzeus...
ladyxzeus
Membro Veterano

sábado ago 16, 2003 7:07 pm

casadeanaval Escreveu:"O Husky é um cão de "tiro" e você odeia-o por ser um cão criado para um determinado fim..."olhe que esta opinião sua assusta-me, Ladyzeus
Talvez não me tenha expresso bem :oops: Eu não gosto de huskys por eles terem um fim, mas por a sua utilidade ter sido deturpada em função do materialismo egocêntrico do ser humano e da vaidade em exibir as suas possessões como "objectos" da moda, que para nada servem.
CasadeAnaval
Membro Veterano

sábado ago 16, 2003 7:26 pm

Por essa ordem de ideias deve ter de odiar TODOS os cães de raça pois quase nenhuns fazem aquilo para que fortam criados. :o

Também não gosta de golfinhos. Já agora, não vejo em que os animais foram culpados de serem manipulados.

Olhe que está a falar como a PETA...
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

sábado ago 16, 2003 7:53 pm

[quote]Eu não gosto de huskys por eles terem um fim, mas por a sua utilidade ter sido deturpada em função do materialismo egocêntrico do ser humano e da vaidade em exibir as suas possessões como "objectos" da moda, que para nada servem.[/quote]

Não percebo bem...
Todos os cães foram sempre utilizados pelo homem em seu benefício.
Na caça, na guarda, no trabalho.
Assim como todos os cães se utililizaram do homem - para maior segurança, para se alimentarem, etc.
É uma aliança com dezenas de milhares de anos com base no benefício mútuo.
Qual é o problema ?

É verdade que muitos huskies foram comprados por vaidade.
Mas muitos simplemente, como qualquer outra raça, por necessidade de companhia, por gosto.
Qual é o mal ?
ladyxzeus
Membro Veterano

domingo ago 17, 2003 12:31 pm

CasadeAnaval Escreveu:Por essa ordem de ideias deve ter de odiar TODOS os cães de raça pois quase nenhuns fazem aquilo para que fortam criados.

Também não gosta de golfinhos. Já agora, não vejo em que os animais foram culpados de serem manipulados.
Não gosto de golfinhos da mesma maneira que há quem não goste de osgas. É antipatia minha.
Não acho que os animais tenham culpam de ser manipulados e tenho pena que o sejam.
aisd Escreveu:É uma aliança com dezenas de milhares de anos com base no benefício mútuo.
Qual é o problema ?
Nenhum!!! Não critico a aliança entre animal e ser humano, até ao ponto em que o animal não benefecia com isso. a partir desse momento é detestável.
aisd Escreveu:É verdade que muitos huskies foram comprados por vaidade.
Mas muitos simplemente, como qualquer outra raça, por necessidade de companhia, por gosto.
Qual é o mal ?
em relação aos huskys, para finalizar, só tenho a acrescentar que todos os donos que conheço (não querendo de forma alguma alguma generalizar) têm essa raça para dizer "olhem: tenho um husky." Notem que eu vivo no "mundo escolar" em que nós, as crianças e adolescentes, temos tendência para competir, em relação ao que temos ou deixamos de ter. Em relação aos animais é o máximo ter-se um husky ou outro cão "da neve". só por isso tenho a opinião formada acerca dos huskys e continuo a insistir nela.
Desculpem não poder continuar o meu "raciocínio de defesa", mas tenho de ir embora :oops:
CindelP
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

domingo ago 17, 2003 1:48 pm

Não critico a aliança entre animal e ser humano, até ao ponto em que o animal não benefecia com isso. a partir desse momento é detestável.
Aliança ? beneficio ?

E que linha é que separa o beneficio da escravidão ?

Sabe, no fundo, nenhum de nós é santo. Todos nós usamos os nossos cães - seja para uma função especifica, seja simplesmente para preencher algum espaço vazia na nossa casa.
O que nos compete é dar ao animal, as melhores condições possiveis - e alto aí, que isto das melhores condições é muito relativo.

Hipocrisias, não obrigada.
Good friend Vs true friend: A good friend will come bail you out of jail....But a true friend will be sitting next to you saying "... WE screwed up! BUT WASN'T IT FUN!!!
CasadeAnaval
Membro Veterano

domingo ago 17, 2003 4:42 pm

ladyxzeus Escreveu: ." Notem que eu vivo no "mundo escolar" em que nós, as crianças e adolescentes,
Cindel, lê só isto e percebes tudo...

Cara Ladyzeus, quando crescr vai ver as coisas melhor, até lá mantenha um espirito aberto.
MagaPatalogika
Membro Veterano
Registado: terça fev 18, 2003 3:20 pm

segunda ago 18, 2003 9:40 am

Bem, voltando ao assunto inicial do tópico - o chip:

Gostava apenas de acrescentar uma coisa: a minha malta está chipada mas isso não inviabiliza que utilizem outro sistema de identificação, acessível pela maioria das pessoas, sem necessitar de leitores e maquinetas: a chapa de identificação ou o identificador com papelinho na coleira.
Como este está sp a perder-se (ao ritmo de 1 em cada 2 semanas :o ) e ainda por cima já percebi que há mto boa gente que não sabe para que aquilo serve, vou mm passar a colocar a chapinha com o nome e nº de telefone, em complemento com o chip.

E digo mais ainda: se a tatuagem não fosse dolorosa, ainda a aplicava tb!

A propósito: histórias de desaparecimentos e roubos há sempre, mm com os animais identificados e bem.
Sei de cães chipados que não se lhes conhece o rasto (e diz-se que é por dificuldade de leitura), mas tb sei de cães tatuados que foram roubados (e no caso particular de um deles, até eu pitosga lia bem a dita :o )...mas antes pecar por excesso de identificação e informação relacionada do que por defeito!
Com os meu meninos não quero facilitar!

Tenho dito :p

Bjs
nynf
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

segunda ago 18, 2003 12:59 pm

ladyxzeus Escreveu:
...em relação aos huskys, para finalizar, só tenho a acrescentar que todos os donos que conheço (não querendo de forma alguma alguma generalizar) têm essa raça para dizer "olhem: tenho um husky." Notem que eu vivo no "mundo escolar" em que nós, as crianças e adolescentes, temos tendência para competir, em relação ao que temos ou deixamos de ter. Em relação aos animais é o máximo ter-se um husky ou outro cão "da neve". só por isso tenho a opinião formada acerca dos huskys e continuo a insistir nela.
Se tem idade para andar na Internet já devia ter aprendido a formular os seus juizos de valor. Nomeadamente aplicando-os ao sujeito correcto...neste caso seriam os donos e não os Huskys, correcto?

Em relação á polémica dos Chips. A Shiva está chipada mas eu não confio - por todas as razões apontadas - no sistema, daí que a coleira tem uma chapa em metal gravada a dizer "TENHO CHIP" e o meu contacto. Nome não coloquei por precaução...é que onde vivo continuam a roubar cães para os fins que já se sabem...
<p><strong>Sauda&ccedil;&otilde;es!</strong></p>
<p><strong>Cristina Paulo</strong></p>
<p>&nbsp;</p>
Responder

Voltar para “Cães”