Com superfícies laváveis e que as pessoas tivessem a consciência do nojo que é deixarem os poos no chão.

P.S - e espaços fechados
Moderador: mcerqueira
É muito bom soltarmos os nossos cães, mas desde que não incomodem ninguém nem vão para cima dos outros cães e num jardim público...LuMaria Escreveu:Se calhar o melhor mesmo é abdicar de cães nas cidades. É que não concebo minimamente não soltar as minhas cadelas, óbvio que em segurança. Cada vez nos afastamos mais do que é ser gente, conviver como gente e nas cidades isto está absolutamente insuportável de viver.marijonscp Escreveu:Eu acho que em Portugal passa tudo por muita falta de civismo e de sensibilização. Não é falta de leis de certeza, mas sim da sua fiscalização. Há coimas para quem não apanha os "presentes" dos canitos, o problema é quem faz cumprir e como sensibilizar os donos a cumprir.
Se nos jardins e noutros espaços públicos, como é este o caso, os cães andassem sempre atrelados (como é também de lei) e os donos apanhassem os dejectos, provavelmente não estaríamos a assistir à implementação deste tipo de medidas.
Não é proibindo tudo que a coisa se resolve. É que não tarda nada e somos proibidos de ter cão.
Ou bem que arranjam espaços decentes para a bicharada ser bicharada, ou eduquem os donos sem proibir, sem chatear e sem castrar os pobres dos animais.
Que chatice não é? Vão para cima uns dos outros na brincadeira. Treta, já me esquecia que isso é intoleravel.drilldown Escreveu:É muito bom soltarmos os nossos cães, mas desde que não incomodem ninguém nem vão para cima dos outros cães e num jardim público...LuMaria Escreveu:Se calhar o melhor mesmo é abdicar de cães nas cidades. É que não concebo minimamente não soltar as minhas cadelas, óbvio que em segurança. Cada vez nos afastamos mais do que é ser gente, conviver como gente e nas cidades isto está absolutamente insuportável de viver.marijonscp Escreveu:Eu acho que em Portugal passa tudo por muita falta de civismo e de sensibilização. Não é falta de leis de certeza, mas sim da sua fiscalização. Há coimas para quem não apanha os "presentes" dos canitos, o problema é quem faz cumprir e como sensibilizar os donos a cumprir.
Se nos jardins e noutros espaços públicos, como é este o caso, os cães andassem sempre atrelados (como é também de lei) e os donos apanhassem os dejectos, provavelmente não estaríamos a assistir à implementação deste tipo de medidas.
Não é proibindo tudo que a coisa se resolve. É que não tarda nada e somos proibidos de ter cão.
Ou bem que arranjam espaços decentes para a bicharada ser bicharada, ou eduquem os donos sem proibir, sem chatear e sem castrar os pobres dos animais.
Se acha que é brincadeira atirar-se à garganta do outro cão e este ter que ser hospitalizado...não sei quem é que é troll.LuMaria Escreveu:Que chatice não é? Vão para cima uns dos outros na brincadeira. Treta, já me esquecia que isso é intoleravel.drilldown Escreveu:É muito bom soltarmos os nossos cães, mas desde que não incomodem ninguém nem vão para cima dos outros cães e num jardim público...LuMaria Escreveu:Se calhar o melhor mesmo é abdicar de cães nas cidades. É que não concebo minimamente não soltar as minhas cadelas, óbvio que em segurança. Cada vez nos afastamos mais do que é ser gente, conviver como gente e nas cidades isto está absolutamente insuportável de viver.marijonscp Escreveu:Eu acho que em Portugal passa tudo por muita falta de civismo e de sensibilização. Não é falta de leis de certeza, mas sim da sua fiscalização. Há coimas para quem não apanha os "presentes" dos canitos, o problema é quem faz cumprir e como sensibilizar os donos a cumprir.
Jasus como somos trolls.
E depois, o estafermo do dono, tira a corrente, que está pendurada no seu pescoço e bate no cão.marijonscp Escreveu:Lumaria, não estou de acordo consigo. Se há alguns que brincam, outros há que não são assim, acho que todos conhecemos exemplos de uns e de outros.
Sim, também acho horrível que um cão não possa passear com o seu dono num jardim, o problema é que isto acontece porque muitos não cumprem certas normas e depois o justo paga pelo pecador.Angel6 Escreveu: É óbvio que a primeira pode ser consequência da segunda, mas não penso que devam ser incluídas no mesmo saco. Andar e passear os nossos animais em zonas próprias soa muito bem...mas e já agora, por curiosidade, quantas existem? Quantas são criadas? As câmaras municipais preocupam-se ou parecem dar alguma atenção aos seus residentes que simplesmente gostam de ter animal de companhia? Na verdade não sei até que ponto, ou em quantas essa afirmação pode ser verdadeira!
Contexto social no sentido comunidade, viver em comunidade.marijonscp Escreveu:Essa do contexto social não entendi. Estes casos podem acontecer tanto numa cidade como no meio rural. Bem, eu vivo em Lisboa, numa rua normalíssima onde existem vários cães e jardins de pequena dimensão, conheço mais os vizinhos que têm cães do que os que não os têm, por causa dos passeios diários, mas acho que isto também faz parte do facto de viver numa cidade grande. E mesmo estando atrelados já vi cães aqui e noutros locais que não se toleram apesar de estarem atrelados, só posso imaginar como seria se estivessem soltos.
Acho que esta questão não se põe. Quanto a mim há que haver regras e respeito pela nossa liberdade e dos outros, senão é o caos e isto tanto vale para nós humanos como para os cães pelos quais somos responsáveis.
Contexto social no sentido comunidade, viver em comunidade.marijonscp Escreveu:Essa do contexto social não entendi. Estes casos podem acontecer tanto numa cidade como no meio rural. Bem, eu vivo em Lisboa, numa rua normalíssima onde existem vários cães e jardins de pequena dimensão, conheço mais os vizinhos que têm cães do que os que não os têm, por causa dos passeios diários, mas acho que isto também faz parte do facto de viver numa cidade grande. E mesmo estando atrelados já vi cães aqui e noutros locais que não se toleram apesar de estarem atrelados, só posso imaginar como seria se estivessem soltos.
Acho que esta questão não se põe. Quanto a mim há que haver regras e respeito pela nossa liberdade e dos outros, senão é o caos e isto tanto vale para nós humanos como para os cães pelos quais somos responsáveis.