Qual a melhor Raça de Cão para uma pessoa ocupada?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Rafaelmelo
Membro Veterano
Registado: segunda mar 29, 2010 9:19 pm

sábado jul 10, 2010 11:25 am

Wilma Escreveu:
Rafaelmelo Escreveu:
Wilma Escreveu:
GSfanatic Escreveu:A mim soou-me a uma pessoa que quer ter um cão, mas antes de ter um quer saber se é possível tê-lo sem fazer dele um animal infeliz, por passar muito tempo sozinho. Daí ter-se lembrado de ter dois cães, que fariam companhia um ao outro.

Isto da experiência tem muito que se lhe diga. Há pessoas que têm cães desde pequenas e no entanto não sabem lidar com eles, ao ponto de terem um cão complicado por diversas razões. Algumas pessoas têm cães destrutivos, outras têm cães que se comportam como pessoas (só comem à mesa, só bebem água se estiver no copo...), outras têm cães medrosos... são tantos os casos de pessoas supostamente experientes que acabam por "estragar" os seus cães, que para mim o argumento da experiência não funciona.

Uma coisa é dar conselhos ao forista, para que este faça uma decisão sensata. Outra coisa é dizer "não tenha cão nenhum" simplesmente porque o forista passa muitas horas fora de casa. É que isso é algo que todos nós fazemos, a não ser que estejamos desempregados ou reformados. Não acredito que todos os foristas com cães tenham 24h por dia para passar com o seu cão. Não acredito que não haja aqui um único cão que passe pelo menos 8 horas sozinho em casa.

Volto a perguntar como fazem para dar a atenção necessária ao vosso animal e não acabarem por se ver numa prisão de 4 patas. É complicadito. Digo eu.
O meu passa! Nove horas até! Das 9am às 18pm ou mais, quando tenho de fazer meia hora extra ou uma hora (excepto quando vou almoçar a casa e aí ele passa aquela espécie de hora a fazer-me companhia). Simplesmente não posso deixar o meu trabalho incompleto para ir salvar o meu cão (que é o cão mais lindo do mundo) de estar sozinho no parque.
Fiz um parque enorme na rua para ele e assim sinto-me descansada pois ele está em segurança, tem sol, sombra, espaço, agua e brinquedos. Assim que saiu a primeira coisa que faço é ir buscar o meu piolho.
Aos fins de semana passo as ditas 24h com ele se possível :)
Exactamente e iso é uma semana supostamente comum a todos. ~E o seu cãozinho não deixa de ser feliz. Ao fim e ao cabo eles são cães e tem de se adaptar ao nosso estilo de vida e nao nos ao deles.
Para ser sincera ele, como é um basset, ladra metade do dia e parece o cão mais infeliz do mundo mas só porque não está aqui em casa comigo... mas sim, ao fim e ao cabo eles têm de se adaptar ao nosso estilo de vida :) se eu não trabalhar ele não come nem tem brinquedos e não vai a sítios bonitos.
Mas quando a ve chegar a casa certamente sera um caozinho muitooo feliz. É como os filhos, muitos pais deixam os seus filhos em creches ou em amas particulares, concerteza que não devem ser muito elizes e preferiam estar com os pais mas quando os pais chegam a casa ficam contentes.
joana_boris
Membro Veterano
Registado: terça abr 12, 2005 7:15 pm
Jacques (Bosques da Noruega)
Quatro ratazanas(Olie, Noo, Boogie, Djibouti)

sábado jul 10, 2010 11:48 am

Nenhum cão precisa de 24h com o dono para ser feliz.
Cá em casa, desde que a Maya chegou, que temos os três o dia bastane preenchido com a escola. Eu como estudane e os meus pais como professores. Cerca de 9h por dia, como penso que é o caso da maioria das pessoas aqui do forum.
Neste momento a Maya vive no pátio, onde tem espaço para brincar, tem sobra, sol, água, tudo o que precisa. E posso dizer, quando olho para a minha cadela que sinto verdadeiramente que ela é feliz.
A minha cadela tem o carinho dos donos que gostam muito dela, tem 30 minutos de passeio todos nos dias e 1h nos fins de semana. Tem direito a cuidados médicos sempre que está doente e ainda a vacinas e a desparasitação externa e interna. Vai à praia, à nascente, à neve, vem connosco de férias. Tem uma ração de boa qualidade. Tem brinquedos. Tem uma sessão de treino de 15 minutos, todos os dias, comigo, onde passa tempo de qualidade com o dono e é estimulada intelectualmente e fisicamente para se manter saudavel?
Passa 9h por dia sozinha, quando ninguem vem almoçar a casa. Acham que posso dizer que a minha cadela é infeliz?
Rafaelmelo
Membro Veterano

sábado jul 10, 2010 11:56 am

joana_boris Escreveu:Nenhum cão precisa de 24h com o dono para ser feliz.
Cá em casa, desde que a Maya chegou, que temos os três o dia bastane preenchido com a escola. Eu como estudane e os meus pais como professores. Cerca de 9h por dia, como penso que é o caso da maioria das pessoas aqui do forum.
Neste momento a Maya vive no pátio, onde tem espaço para brincar, tem sobra, sol, água, tudo o que precisa. E posso dizer, quando olho para a minha cadela que sinto verdadeiramente que ela é feliz.
A minha cadela tem o carinho dos donos que gostam muito dela, tem 30 minutos de passeio todos nos dias e 1h nos fins de semana. Tem direito a cuidados médicos sempre que está doente e ainda a vacinas e a desparasitação externa e interna. Vai à praia, à nascente, à neve, vem connosco de férias. Tem uma ração de boa qualidade. Tem brinquedos. Tem uma sessão de treino de 15 minutos, todos os dias, comigo, onde passa tempo de qualidade com o dono e é estimulada intelectualmente e fisicamente para se manter saudavel?
Passa 9h por dia sozinha, quando ninguem vem almoçar a casa. Acham que posso dizer que a minha cadela é infeliz?
Antes pelo contrario, deve ser muito feliz :D
joana_boris
Membro Veterano

sábado jul 10, 2010 12:04 pm

Acredito bem que sim, Rafael, por que quando olho para os olhos dela, é isso que me dizem.
Tudo o que disse serviu para quê? Para dizer que o que realmente importa não é o tempo que vai passar fora de casa. O que importa é o tempo que está interessado em passar com o cão. Os cães não são muito exigentes. Eles só querem que o dono lhes dê carinho. Que passe tempo com eles, seja tempo de treino, de brincadeira, de miminho, o que for. Precisam de cuidados de saúde, de uma boa ração, de brinquedos, de passear (especialmente se vivem dentro de casa) e de estimulo intelectual. Precisam de paciência e de dedicação.
Não precisam que passe 24h em cima deles (embora não se importassem, com certeza), não precisam que lhes dê comida à boca, que lhes aconchegue a caminha, sentem-se mais felizes por dormir no chão, ao seu lado, do que numa alcofa, noutra divisão. Não precisam, principalmente de ser tratados como pessoas. Precisam de ser cães e de ser tratados como tal, com todo o respeto, dedicação, carinho e paciencia que isso implica.
Rafaelmelo
Membro Veterano

sábado jul 10, 2010 12:08 pm

joana_boris Escreveu:Acredito bem que sim, Rafael, por que quando olho para os olhos dela, é isso que me dizem.
Tudo o que disse serviu para quê? Para dizer que o que realmente importa não é o tempo que vai passar fora de casa. O que importa é o tempo que está interessado a passar com o cão. Os cães não são muito exigentes. Eles são querem que o dono lhes dê carinho. Que passe tempo com eles, seja tempo de treino, de brincadeira, de miminho, o que for. Precisam de cuidados de saúde, de uma boa ração, de brinquedos, de passear (especialmente se vivem dentro de casa) e de estimulo intelectual. Precisam de paciência e de dedicação.
Não precisam que passe 24h em cima deles (embora não se importassem, com certeza), não precisam que lhes dê comida à boca, que lhes aconchegue a caminha, sentem-se mais felizes por dormir no chão, ao seu lado, do que numa alcofa, noutra divisão. Não precisam, principalmente de serem tratados como pessoas. Precisam de ser cães e de serem tratados como tal, com todo o respeto, dedicação, carinho e paciencia que isso implica.
Muito bem dito, esta completa de razão. O que importa é certamente o tempo que esta com eles e aproveitar ao maximo, dar muito carinho e fazer o animal feliz :D não tem uma foto desses olhinhos?:D :D :D quero veeeer :p
joana_boris
Membro Veterano

sábado jul 10, 2010 12:23 pm

Aqui vai a Maya

Imagem

Imagem

Imagem
Rafaelmelo
Membro Veterano

sábado jul 10, 2010 12:35 pm

joana_boris Escreveu:Aqui vai a Maya

Imagem

Imagem

Imagem
Tão LINDAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA :D:D:D
Parabens e felicidades eheh. É uma Golden não é?
joana_boris
Membro Veterano

sábado jul 10, 2010 12:41 pm

É sim, Rafael. Provavelmente uma das raças que provavelmente diriam para não deixar sozinha, por serem muito dependentes do dono.
Adoptamos a Maya nas férias do verão, uma vez que é a altura em que estamos os três em casa e abdicamos de umas férias fora para passarmos tempo com ela e para ela se habituar às regras da casa. Aprendeu tudo muito rápido. Na altura em que voltamos ao trabalho já não fazia necessidades dentro de casa e posso dizer que nunca fez estragos de maior.
Como disse à bocado, é tudo uma questão de dedicação :wink:
Rafaelmelo
Membro Veterano

sábado jul 10, 2010 12:50 pm

joana_boris Escreveu:É sim, Rafael. Provavelmente uma das raças que provavelmente diriam para não deixar sozinha, por serem muito dependentes do dono.
Adoptamos a Maya nas férias do verão, uma vez que é a altura em que estamos os três em casa e abdicamos de umas férias fora para passarmos tempo com ela e para ela se habituar às regras da casa. Aprendeu tudo muito rápido. Na altura em que voltamos ao trabalho já não fazia necessidades dentro de casa e posso dizer que nunca fez estragos de maior.
Como disse à bocado, é tudo uma questão de dedicação :wink:
É linda essa raça, realmente são muito inteligentes estão no TOP 10 :D ja vi uma a abrir as portas de casa xD pela maçaneta. Pois realmente pelo que sei dessa raça têm a tendencia a fazer muito estragos quando sozinhos em casa :p mas pelos vistos esta muito bem educada :D
Pikatchu
Membro
Registado: segunda nov 10, 2003 8:12 pm
Uma tartaruga

segunda jul 19, 2010 2:25 pm

Deixo aqui uma questão ao Reptilover? E tb aos restantes foristas...
O que é o mais importante? A quantide de tempo ou a qualidade de tempo?
ana-carla
Membro Veterano
Registado: sexta nov 14, 2003 12:16 pm

segunda jul 19, 2010 2:38 pm

Para mim é importante ter tempo para os meus cães e ponto final.
Não basta dar de comer e não lhes fazer umas festas, não brincar, não os passear (mmo tendo eles liberdade e espaço num jardim em casa).
PauloC1
Membro Veterano
Registado: terça set 04, 2007 6:49 pm

segunda jul 19, 2010 2:45 pm

Assim de chapa, responderia que as duas coisas são importantes, nenhuma delas se sobrepõe à outra.
De qualquer das formas seria importante entender o que designa por “tempo de qualidade”. É que no que aos cães diz respeito, tempo de qualidade para eles é simplesmente poderem estar em contacto directo connosco. Obviamente que em termos práticos, se algum tempo for passado em exercícios, isso cansará o animal e ele ficará mais tempo sossegado depois, mas para o cão tem tanta “qualidade” 5 minutos deitados aos nossos pés como os mesmos 5 minutos a jogar à bola connosco. ;)
Direi portanto que qualquer tempo passado junto do dono, para o cão é tempo de “qualidade”, e quanto mais melhor. Dai que não entenda como se pode passar tempo COM O CÂO e este não ser de qualidade.
Charlie2
Membro Veterano
Registado: terça mai 05, 2009 5:31 pm

segunda jul 19, 2010 2:46 pm

PauloC1 Escreveu:Assim de chapa, responderia que as duas coisas são importantes, nenhuma delas se sobrepõe à outra.
De qualquer das formas seria importante entender o que designa por “tempo de qualidade”. É que no que aos cães diz respeito, tempo de qualidade para eles é simplesmente poderem estar em contacto directo connosco. Obviamente que em termos práticos, se algum tempo for passado em exercícios, isso cansará o animal e ele ficará mais tempo sossegado depois, mas para o cão tem tanta “qualidade” 5 minutos deitados aos nossos pés como os mesmos 5 minutos a jogar à bola connosco. ;)
Direi portanto que qualquer tempo passado junto do dono, para o cão é tempo de “qualidade”, e quanto mais melhor. Dai que não entenda como se pode passar tempo COM O CÂO e este não ser de qualidade.
 «None are more hopelessly enslaved than those who falsely believe they are free»
Pikatchu
Membro
Registado: segunda nov 10, 2003 8:12 pm
Uma tartaruga

terça jul 20, 2010 4:21 pm

PauloC1 Escreveu:Assim de chapa, responderia que as duas coisas são importantes, nenhuma delas se sobrepõe à outra.
Exactamente! :) eu por exemplo brinco e passeio-o ele qd saio do trab e no fim de semana é o dia preenchido com a sua exelência! :lol:
Responder

Voltar para “Cães”