Dúvida na escolha cão ou cadela?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Acaldeira
Membro Veterano
Registado: quinta mai 07, 2009 11:10 pm

sexta jul 16, 2010 8:41 pm

moslie Escreveu:Qual é então o cão da moda? Para o pequeno talvez o pug mas com este porte...
Parece-me que continua a ser este. Todo o cão e gato tem de ter um!
Tenho que concordar consigo, todo o gato pingado tem um labrador.

Mas não concordo com a definição de "cão de apartamento", o que entende por isso? É que tal como a/o Tweenie disse se o dono tiver tempo para o cão, qualquer cão pode viver num espaço "reduzido".

Então e os cães em canil? Não estão em espaço reduzido?
E as pessoas que usam crates?

O cão não está em movimento 24/7 e umas horas de atenção por dia mais intensas chega perfeitamente....

Mas isso digo eu :).

Cumprimentos,

Adolfo Caldeira
Tweenie
Membro Veterano
Registado: quarta mar 26, 2008 5:18 pm

sexta jul 16, 2010 9:10 pm

Olhe, na minha zona, parece que o cão da moda, isso em termos de raça pequena, é o pinscher. Vejo pinschers por tudo o que é casa.
O cocker, o chow-chow e o bouledogue são outras raças que também acho estarem na moda. Em termos de raças grandes, o S. Bernardo já teve uma altura em que era uma loucura de moda. Na minha zona, vejo é imensas pessoas a terem Serras da Estrela, penso que devido à próximidade da mesma (pois, moro em Viseu). Outra raça muito em vogue actualmente, mas aqui em Viseu, ainda só vi dois e adoro, mas não teria por não ter condições para mais um animal: é o dogue alemão. Não pela moda, mas é um animal que admiro pelo carácter, pelo porte, pela beleza...

É verdade, como realcei o lab continua a ser uma das raças mais na moda, mas acho que é sobretudo pela "fama" de se dar com crianças que os pais acedam ao pedido...atenção não estou de forma alguma a dizer que é positivo aceder ao pedido dos miúdos sem ter condições, fazer pesquisa, etc. Só quero dizer é que alguns pais ouvem: ah, o lab é a raça que adora crianças e tumba, não vêem mais nenhuma.

Jocas caninas
Tweenie
Membro Veterano

sexta jul 16, 2010 9:18 pm

Depois depende do apartamento, claro que não vejo porem um cão como um serra da estrela ou um s. bernardo num T0 porque não haveria espaço para ninguém. Mas continuo a achar que a felicidade do animal está nos cuidados que temos a seguir conforme a raça, isso vale para a questão do exercício, do pêlo, do peso...
Olhe, por exemplo, se a forista que abriu o tópico é uma pessoa que detesta aspirar, mas que o faz porque tem que ser, então aí sim esqueça o labrador ou raças que largam pêlos feitos montanhas. Isso era algo que eu não sabia antes de ter um labrador, não pensava que largavam assim tanto pêlo, algo impressionante, mas normal. Olhem, habituei-me: peguei nas armas: aspirador e escova e vira. Quem corre por gosto :) Levanto-me às 7h até ao fim-de-semana para dar a comida à minha gata e a cadela e depois vou a rua com a Kyara e volto para a cama um pouco. Há quem me pergunte: és doida, andas a mando da bicharada? Não, habituei-os e habituei-me assim e repito quem ama, cuida. Isto em qualquer local.Ah, e já tive quando era pequenina, o snoopy, um rafeiro tamanho médio, arraçado pinscher com doberman (acho) que morreu aos 9 anos.

Jocas caninas
moslie
Membro Veterano
Registado: sábado jun 27, 2009 10:00 pm

sexta jul 16, 2010 9:27 pm

Um castro laboreiro não é e nunca vai ser um cão de apartamento e nem de canil. Nem o cão de gado, e duvido que um fila s. miguel se dê bem em apartamento. Por outro lado conheci um criador daqueles terriers pequenitos do filme da máscara, agora não me recordo o nome, que não vendiam para quem pensasse ter como cão de apartamento.
Há raças que se apropriam mais que outras. Não experimentem meter um cão de montaria entre quatro paredes por que vai resultar mal....
Eu pessoalmente acho que os labs (que são cães de caça na função original), merecem espaço suficiente para não engordarem e para me mexerem á vontade. Há uns anos atrás muito pouca gente metia um cão desta dimensão entre 4 paredes. mas lá está, vem a moda e todos querem estar á moda! Também já vi quem tivesse um terranova num t2, coitado do animal! E outro que queria á viva força um dogue bordéus e lá estava ele numa varanda e o dono dizia que estava muito bem porque era uma grande varanda!
Tweenie
Membro Veterano

sexta jul 16, 2010 9:39 pm

Concordo, Moslie que há raças que não se dão mesmo em apartamento.

Há casos de quem tenha vivenda e tenha sempre o cão cá fora mas num espaço reduzido e o cão sempre deitado à sombra à porta de casa, é um lab e a mim, dá-me um nó no coração. Têm espaço e no entanto não dão ao cão o que ele precisa. Conheço outros que apesar de terem uma vivenda, têm há anos um arraçado de serra da estrela num canil minusculo, são estúpidos, só penso que um dia se o cão sai dali acontece uma tragédia como a notícia do casal de idosos que tinha um...Outro caso de pessoas com moradia com um cocker na varanda sempre...Essas pessoas têm espaço, mas lá está, raça pequena ou grande, não têm cabeça para não dizer algo + feio para ter um animal. Deviam ter peluches. Mas há casos com juízo, conheço 1 senhor que tem 1 husky com ele no apartamento e 6 na quinta dele nos arredores da cidade de Paris.O que tem com ele, é digamos o + velho. Na semana, ocupa-se desse e tem quem trate dos outros na quinta. Os cães são a vida dele porque todos os fins-de-semana sem excepção, adivinhem? Vai a quinta e é treinos e actividades com todos. Os cães são lindos e saudáveis. Há donos e donos...

O lab é de facto um cão de caça, mas cobrador de caça.

Jocas caninas
Responder

Voltar para “Cães”