Alimentação BARF / RAW

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Flugelbinder
Membro
Registado: domingo jun 27, 2010 10:18 pm

sábado ago 07, 2010 7:48 pm

Boas.
Já sei que vou ser trucidado com mais este contributo, mas vamos lá...
Comecei a dar RAW aos meus há cerca de semana e meia, talvez duas.
Notei há uns dias melhorias visíveis em termos de pêlo. Quando me levantei até perguntei à minha esposa se os tinha escovado de tão fofo que estava.
Notei tb uma redução incrível na quantidade de fazes, no aspecto e cheiro.
Deixei tb de me preocupar com uma situação que me preocupava bastante (torção gástrica), pois agora, depois de comerem, em vez de andarem a brincar e a correr que nem uns malucos, dormem e só depois de acordarem brincam.
Bastante mais peso por semana e o mau hálito acabou...
Estou só a dar frango, inteiro. Alguns míudos de vez em quando.
Experimentei perú e vaca, mas o Jack só gosta de franguinho e quero dar o mesmo aos dois...
acrtcc
Membro
Registado: sexta fev 18, 2005 9:58 pm
Localização: Pipoca , um Golden, um Barnabé rafeiro e um Miau...

segunda ago 09, 2010 5:08 pm

Tal como acontece com os humanos o excesso de carbohidratos de teor calórico elevado pode conduzir á obesidade e diabetes. Ao não usarmos qualquer tipo de cereal estamos a combater os seguintes casos:

Animais com alergias – 90% das alergias alimentares que sucedem nos cães e nos gatos são provocadas pelo milho, trigo, soja, glúten, aveia e em alguns casos o arroz. Ao alimentar o seu animal de estimação com Naturea está a melhorar a condição da pele, do pêlo e a resolver grande parte dos problemas cutâneos e gastrointestinais.

Animais diabéticos – a eliminação dos cereais faz com que a alimentação tenha um baixo teor de hidratos de carbono, ajudando os animais a manter os níveis de glicose no sangue.

Excesso de peso – Ao não dar cereais ao cão, pretendemos que o seu animal vá buscar a sua energia á proteína e não aos hidratos de carbono. Se o animal for buscar a energia aos hidratos de carbono e não fizer exercício físico, esta fica acumulada sobre a forma de gordura; se a energia for proveniente da proteína fica convertida directamente em massa muscular, potenciando animais com um peso corporal saudável.

Retirado da página do Facebook da ração Naturea
acrtcc
Membro

segunda ago 09, 2010 5:09 pm

Se pensar um pouco, rapidamente chega á conclusão que o seu cão ou o seu gato não está desenhado para ingerir cereais na sua dieta diária.
Agora pense:

Vamos recriar um cenário enquadrado em que temos 2 ambientes distintos:
1.Campos com cearas de milho e trigo
2.Floresta típica

Se deixar de alimentar o seu animal de estimação durante uns dias e se lhe disponibilizar os 2 ambientes anteriormente apresentados, onde será que o seu animal vai procurar alimento?
Hum… por certo não o vai encontrar a roer umas maçarocas de milho ou a ingerir uma espiga de trigo. Ele vai-se alimentar de pássaros, coelhos, etc.… resumindo proteína animal!!!

Mais... os cães e os gatos não têm uma dentição por ex. como a das vacas para moer os cereais. A dentição dos cães e dos gatos é identica á dos lobos... caninos afiados adaptados a rasgar a carne das suas presas.

Mais... os cães e os gatos não produzem amilaze na sua saliva como as vacas para ajudar na digestão dos cereais...

Retirado da página do Facebook da ração Naturea

Um abraço

antónio
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

segunda ago 09, 2010 5:14 pm

Bondage2010 Escreveu:Eu penso que Raw é apenas a terceira palavra de da sigla B.A.R.F.
Mas não é assim. Os adeptos do BARF cozinham para os seus animais, e os legumes fazem parte da dieta diária.
RAW é isso mesmo: carne e ossos em cru, complementados por vísceras, peixe, ovos.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

VeTonfire
Membro
Registado: terça jun 03, 2008 2:26 pm

segunda ago 09, 2010 5:17 pm

Flugelbinder Escreveu:Boas.
Notei há uns dias melhorias visíveis em termos de pêlo. Quando me levantei até perguntei à minha esposa se os tinha escovado de tão fofo que estava.
Deixei tb de me preocupar com uma situação que me preocupava bastante (torção gástrica), pois agora, depois de comerem, em vez de andarem a brincar e a correr que nem uns malucos, dormem e só depois de acordarem brincam.
Experimentei perú e vaca, mas o Jack só gosta de franguinho e quero dar o mesmo aos dois...
Boa tarde!

Já agora que ração dava ao seu cão antes? Algumas das Super premium mais conhecidas?

Estou apenas a tentar determinar se o facto de ter melhorado foi pela diferente filosofia na alimentação ou apenas por a alimentação anterior ser fraca...
dinodane
Membro Veterano

segunda ago 09, 2010 5:24 pm

Vetonfire,

Nunca dei uma ração de má qualidade aos meus cães, a gama mais baixa que dei foi Purina One, e a observação foi a mesma, aliás parece-me flagrante nomeadamente no capítulo da quantidade de fezes e na condição do pêlo que costumam ser dois parãmetros pelos quais se avalia se a ração é adequada ou não...

LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

segunda ago 09, 2010 5:41 pm

dinodane Escreveu:
Bondage2010 Escreveu:Eu penso que Raw é apenas a terceira palavra de da sigla B.A.R.F.
Mas não é assim. Os adeptos do BARF cozinham para os seus animais, e os legumes fazem parte da dieta diária.
RAW é isso mesmo: carne e ossos em cru, complementados por vísceras, peixe, ovos.
Mas a BARF não tem alimentos cozinhados. É tudo em crú. Há é uma componente holistica forte, sendo que a escolha dos alimentos deve ser muito cuidada e a componente vegetal, apesar de diária, é em pequenas percentagens. Também são utilizados os chamados "extras" que pretendem compensar a "falta de qualidade" dos produtos actuais.
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
VeTonfire
Membro
Registado: terça jun 03, 2008 2:26 pm

segunda ago 09, 2010 5:48 pm

Dinodane,

Esses dois tópicos são unanimemente aceites, penso eu de que :)

Ao ingerir menos fibra a quantidade de fezes diminui. Quanto ao pêlo, se der peixinho, fica 5 estrelas.

Agora penso que noutras "melhorias" apresentadas a lógica já não impera tanto!

Não quero com isto dizer que não existam, porque a ciência faz-se da evidência. Aliás, o que eu queria mesmo era o feed-back de quem utiliza este tipo de alimentação, pelo que vos quero agradecer a todos o contributo.
Fjjord
Membro Veterano
Registado: sexta fev 05, 2010 1:46 pm

segunda ago 09, 2010 6:59 pm

VeTonfire Escreveu: Ao ingerir menos fibra a quantidade de fezes diminui. Quanto ao pêlo, se der peixinho, fica 5 estrelas.
Elementar, meu caro Watson, não é mesmo? :wink: Já agora, muito da "melhoria" do pêlo deriva também do facto de a alimentação Raw ser mais rica em gordura que uma ração "média".
"Se n&atilde;o houvesse t&oacute;t&oacute;s para enganar n&atilde;o havia t&oacute;t&oacute;s enganados, mas o facto &eacute; que h&aacute; t&oacute;t&oacute;s que merecem ser enganados" (Eu)
Bondage2010
Membro Veterano
Registado: terça set 08, 2009 12:03 pm

segunda ago 09, 2010 7:02 pm

Flugelbinder Escreveu:Boas.
Mas as bufas ficaram de matar quem está por perto certo??? pelo menos cá em casa, peidam-se menos mas com pior cheiro...outra coisa que notei foi que os dentes começaram a ficar muito mais limpos devido ao roer dos ossos...
Flugelbinder
Membro
Registado: domingo jun 27, 2010 10:18 pm

segunda ago 09, 2010 7:54 pm

Bufas, ainda não dei por nada, mas as fezes cheiram muito menos (mal).
Os dentes mais brancos e o hálito bastante menos mau...
E a carinha deles a comer???
Espectáculo.
Só tenho a dizer bem e aproveito para agradecer ao fórum da Arca pq não teria feito a mudança se não fossem algumas coisas que li.
acrtcc
Membro

segunda ago 09, 2010 8:19 pm

Olá,

Eu estou na mesma situação do forista anterior! O meu Pipoca, que anda a carninha desde o início da semana passada, nem parece o mesmo...

O pêlo muito mais bonito e as fezes muito mais suportáveis...

E a sua felicidade quando come faz-me ter a certeza de que estou no rumo certo!

Um abraço

antónio
Bondage2010
Membro Veterano
Registado: terça set 08, 2009 12:03 pm

segunda ago 09, 2010 9:24 pm

acrtcc Escreveu:Olá,

(...)
E a sua felicidade quando come faz-me ter a certeza de que estou no rumo certo!

(...)
Esse argumento não é muito certo...se lhe der só goluseimas, tambem vai ver a felicidade enquanto as come e não prova que esteja no caminho certo...mesmo com a xixa e ossos ha que gerir as quantidades e diversidades dos alimentos...é facil cometer erros, cá em casa desde que seja comida...a carinha de felicidade deles está lá...então se for eu a comer devia ver a carinha de felicidade deles a olhar para mim :)
acrtcc
Membro

segunda ago 09, 2010 9:27 pm

:D
dinodane
Membro Veterano

terça ago 10, 2010 12:00 pm

As ventosidades são muito piores com a ração...

Responder

Voltar para “Cães”