cao de guarda
Moderador: mcerqueira
Acho que é preciso ter muito cuidado e muita atenção com o que se pretende com um cão de guarda, especialmente se é uma casa com crianças, frequentada por visitas e frequentqada por crianças que era o caso da minha casa há uns anos atrás. Tinhamos serras da estrela mas tivemosd e os socializar perfeitamente de modo a serem cães sociais.
Podiamos receber visitas, podiamos ter os animais à solta no terreno. Em circunstãncias especiais ficavam fechados num canil, mas 1º que tudo tinham de ser animais socializados porque ninguém no seu perfeito juizo quer problemas! O que pretendiamos era cães de alerta e que metiam respeito pelo tamanho e ladrar e nunca, especialmente depois de um ter atacado um bêbado, quisemos ter um animal que atacasse assim que alguém entrasse!
É que um cão é apenas um cão, não esperem que ele raciocine ou que perceba que o estranho que é o homem da àgua, não é um assaltante!
Mais tarde um tio meu arranjou pastores alemães mas como também tinha muito respeito por animais bem treinados e plena consciência dos problemas que se podem ter, mandou ter treino de obedi~encia e guarda.
Eram animais muito seguros porque eram obedientes. mas tivemos um PA que veio já adulto de um criador e tornou-se o nosso mais leal amigo!
Pessoalmente acho que um bom rafeiro, de tamanho médio/grande, que venha com 7/8 meses, pode ser educado a ser um bom guarda e socializado, e tem a vantagem de não ter de esperar muito por um guarda, que é o que acontece se for buscar um cachorrinho.
Podiamos receber visitas, podiamos ter os animais à solta no terreno. Em circunstãncias especiais ficavam fechados num canil, mas 1º que tudo tinham de ser animais socializados porque ninguém no seu perfeito juizo quer problemas! O que pretendiamos era cães de alerta e que metiam respeito pelo tamanho e ladrar e nunca, especialmente depois de um ter atacado um bêbado, quisemos ter um animal que atacasse assim que alguém entrasse!
É que um cão é apenas um cão, não esperem que ele raciocine ou que perceba que o estranho que é o homem da àgua, não é um assaltante!
Mais tarde um tio meu arranjou pastores alemães mas como também tinha muito respeito por animais bem treinados e plena consciência dos problemas que se podem ter, mandou ter treino de obedi~encia e guarda.
Eram animais muito seguros porque eram obedientes. mas tivemos um PA que veio já adulto de um criador e tornou-se o nosso mais leal amigo!
Pessoalmente acho que um bom rafeiro, de tamanho médio/grande, que venha com 7/8 meses, pode ser educado a ser um bom guarda e socializado, e tem a vantagem de não ter de esperar muito por um guarda, que é o que acontece se for buscar um cachorrinho.
De facto a legislação diz que um cão não pode morder mesmo que haja uma invasão de propriedade, o que não tem que acontecer necessariamente. Existe um treino chamado "hold & bark" que, como o nome indica, consiste em ensinar o cão a ter um comportamento alternativo através do ladrar forte perto do estranho até que vá embora ou, no caso de cães de proteção pessoal, até que o estranho ataque o dono - aí já morde.Chamarrita Escreveu:Isto não pode ser. O cão de guarda serve para defender, não para , atacar. Em caso algum um cão, mesmo sendo de guarda, pode atacar e provocar danos a pessoas e seus bens. Mesmo um ladrão muito mal intencionado pode apresentar queixa e dono e cão ficam metidos em sarilhos. Muitas vezes o dono paga multas e indemnizações com dinheiro, os cães costumam pagar com a vida.sobaka Escreveu: que o ataque e lhe dê uma "lição"?
Como disse no post anterior é preciso uma boa base (um cão com boas caracteristicas) e um bom treino se não, nada feito.
Cada vez mais me convenço que o melhor para guardar uma casa é um bom sistema de alarme, e fazendo bem as contas, na volta, até fica mais barato de que um cão. Mas também compreendo que quem gosta de cães prefira a opção do cão guarda.
Por outro lado e excluindo esse pormenor legal, também temos de ter em conta que o confronto cão /homem é sempre um incógnita, e que nem sempre o cão leva a melhor, podendo mesmo ser muito perigoso para o cão. Mesmo com cães de guarda possantes e treinados não são raros os confrontos que acabam na morte do mesmo.
Apesar do cão não ser 100% eficaz, acho que até pode servir como um excelente factor de dissuasão contra o ladrãozeco de ocasião. Neste caso, até pode não ser necessário um cão muito grande, basta um cão que ladre e alerte.
Por outro lado e excluindo esse pormenor legal, também temos de ter em conta que o confronto cão /homem é sempre um incógnita, e que nem sempre o cão leva a melhor, podendo mesmo ser muito perigoso para o cão. Mesmo com cães de guarda possantes e treinados não são raros os confrontos que acabam na morte do mesmo.
Apesar do cão não ser 100% eficaz, acho que até pode servir como um excelente factor de dissuasão contra o ladrãozeco de ocasião. Neste caso, até pode não ser necessário um cão muito grande, basta um cão que ladre e alerte.
-
- Membro Veterano
- Registado: terça jan 07, 2003 6:19 pm
Depende do lugar onde se mora. Há 2 ou 3 anos atrás, chegava-se ao fim-de-semana e ninguém tinha telefone, os fios dos postes desapareciam. Curioso é que nesses domingos, hora da missa e do café depois do almoço era uma razia às moradias isoladas que tinham alarme. Algumas foram assaltadas mais do que uma vez ... Na minha terra, nenhuma casa com cão de guarda foi assaltada.Bikejorer Escreveu:Cada vez mais me convenço que o melhor para guardar uma casa é um bom sistema de alarme, e fazendo bem as contas, na volta, até fica mais barato de que um cão. ...
Maria João
-
- Membro Veterano
- Registado: domingo set 16, 2007 10:54 am
Já assaltaram o meu carro na área de serviço de Antuã, e tinha o alarme ligado, mas com o ruído das pessoas e a música ambiente não ouvi o alarme e ladrãozeco actuou à vontade, mas se lá estivesse o meu cão ele não se atrevia sequer a tentar e não era preciso o cão arreganhar os dentes.mjoaomarques Escreveu:Depende do lugar onde se mora. Há 2 ou 3 anos atrás, chegava-se ao fim-de-semana e ninguém tinha telefone, os fios dos postes desapareciam. Curioso é que nesses domingos, hora da missa e do café depois do almoço era uma razia às moradias isoladas que tinham alarme. Algumas foram assaltadas mais do que uma vez ... Na minha terra, nenhuma casa com cão de guarda foi assaltada.Bikejorer Escreveu:Cada vez mais me convenço que o melhor para guardar uma casa é um bom sistema de alarme, e fazendo bem as contas, na volta, até fica mais barato de que um cão. ...
« Se ouvir, esqueço, mas se vir, nunca mais esqueço » (Confúcio) http://www.youtube.com/watch?v=8n2WKBoA9gY&aia=true
-
- Membro
- Registado: segunda ago 23, 2010 11:22 am
eu acho que nao pode haver melhor que um cao traçado ou rafeiro de tamanho medio/grande e que seja abituado a ser cao de guarda.
o meu cao e traçado dalmata e serra da estrela.ele nao protege a casa(so quer mimos) mas os irmaos é outra historia nunca vi caes com tanto espirito de bons protectores.sao 3
o meu cao e traçado dalmata e serra da estrela.ele nao protege a casa(so quer mimos) mas os irmaos é outra historia nunca vi caes com tanto espirito de bons protectores.sao 3

ó pá, um cabedal de serra da estrela se sair com as pintas de dálmata deve ficar fantástico. Fora de brincadeiras.fjpfernandes Escreveu:eu acho que nao pode haver melhor que um cao traçado ou rafeiro de tamanho medio/grande e que seja abituado a ser cao de guarda.
Segundo indicações da policia, entre assaltar uma casa com cão e uma sem cão, os assaltantes optam sempre pelas que só tem sistema de alarme...tirem daqui as vossas conclusões.
Um cão é sempre um elemento muito dissuasor. Vão lá pôr alarmes em quintas grandes, no meio do nada! E vão lá entrar na casa dos meus ex-vizinhos com pastores alemães que não sabem o que é uma trela ou uma coleira, e patrulham aquilo tudo como uma alcateia de lobos! São muito seguros com os donos, quando é preciso, recolhem-se no canil.Foram adquiridos crias. Por vezes fica um em casa e os outros na rua. Para mim é o ideal.
Um cão é sempre um elemento muito dissuasor. Vão lá pôr alarmes em quintas grandes, no meio do nada! E vão lá entrar na casa dos meus ex-vizinhos com pastores alemães que não sabem o que é uma trela ou uma coleira, e patrulham aquilo tudo como uma alcateia de lobos! São muito seguros com os donos, quando é preciso, recolhem-se no canil.Foram adquiridos crias. Por vezes fica um em casa e os outros na rua. Para mim é o ideal.
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda mar 29, 2010 9:19 pm
Claro que nenhuma pessoa vai assaltar uma casa com um serra da estrela ou outro cão de porte grande a passear pela casa, o que pode fazer é envenenar o cao ou mata-lo com algo, mas isso é raro. Mas nenhuma pessoa se atreve a assaltar algo com um cao enorme a proteger, so mesmo malucos. Mas nete mundo ha de tudo 

Não é preciso ser um cão enorme.
Meta filas s. miguel bem treinados a guardar uma propriedade e depois mande lá entrar alguém...conheço quem tenha ficado com animais desta raça já adultos e não tenha tido problemas.
Conheço quem tenha tido um casal deles a lidar com crianças e nunca se passou nada.
Como todos os animais de guarda precisam ser bem treinados e de preferência não são cães para principiantes.
Meta filas s. miguel bem treinados a guardar uma propriedade e depois mande lá entrar alguém...conheço quem tenha ficado com animais desta raça já adultos e não tenha tido problemas.
Conheço quem tenha tido um casal deles a lidar com crianças e nunca se passou nada.
Como todos os animais de guarda precisam ser bem treinados e de preferência não são cães para principiantes.
-
- Membro Veterano
Fila de s.miguel a mim não me da assim tanto receio. O cao tem que dar receio ao ladrao para este nem sequer entrar. Porque se ele entrar já é muito mau.
Não lhe dá receio? Experimente ir por um pasto ou por um caminho rural nos Açores e ver um cão destes....Até presos dão receio porque se pensa sempre o que acontece se se soltarem!
Qulaquer cão aprende a ladrar quando é preciso e os filas ladram, em s. Miguel é quase o único cão que se vê a guardar as ordenhas, por acaso tratam-nos muito mal, presos por corrente, à chuva e ao sol, mas é um cão de trabalho muito apreciado. Eu acho excelentes cães de guarda.
Qulaquer cão aprende a ladrar quando é preciso e os filas ladram, em s. Miguel é quase o único cão que se vê a guardar as ordenhas, por acaso tratam-nos muito mal, presos por corrente, à chuva e ao sol, mas é um cão de trabalho muito apreciado. Eu acho excelentes cães de guarda.
-
- Membro Veterano
Oh estive com vi e estive com alguns sabado e domingo e não me dão receio como o doberman ou o serra da estrela, ou o cao de bordeux, entre outros. Ou mesmo o dogue alemao. Podem nao ser caes de guarda mas metem medo pela aparencia, pelo menos a mim. É o que se precisa, um cao que meta medo ao ladrao de entrar pela aparencia, nao é preciso ser bom cao de guarda, basta a aparencia. Atenção, isto na minha opinião.
mjoaomarques Escreveu:Cão de guarda é um cão dominante. O cão de guarda ataca quem lhe invade o território quando os donos não estão presentes. Cão de guarda ataca quando sente a "matilha ameaçada" e tem a concordancia dos donos.E o que são as novas pessoas para o cão? Estranhos!enolamai Escreveu: ...
com estranhos vira uma guardiã digna de respeito.
Por isso acho uma irresponsabilidade, sugerir a adopção de cães deste tipo, adultos, a pessoas com crianças.
pois então Mjoao... eu acho uma irresponsabilidade alguma gente pensar sequer em querer ter filhos. é questão de perspectiva!:)
não há irresponsabilidade alguma... é só preciso ter pulso para aquilo que agarramos...ou se tem , ou se não tem.
quem não consegue dobrar um cão... melhor desistir já da paternidade!!

não há bela sem senão.
se eu quero um cão ( qualquer cão) tenho de estar disposta a dedicar-lhe o tempo e o empenho necessários para o moldar aos meus objectivos.
simples.
pequenino aparte:
como ainda não inventaram ( que eu saiba ) , cães à prova de bala ou à prova de bifes, eu sou, muito humildemente, contra a ideia de ter um cão unicamente para guarda.
no entanto, ter um animal bem integrado no ambiente familiar, equilibrado e que seja guardião do territorio que reconhece como seu.... é perfeito.
diz a voz do povo que casa onde não há gato nem cão; o dono ou é velhaco ou ladrão!
não será bem assim.... mas uma casa sem cão ou gato não é bem um lar... é só mesmo uma casa.
por tal, o conceito que parece difundido , de cão de guarda, mastim terrivel, feito para viver ao relento.... não existe para mim.
cão de guarda é o nosso cão... e guarda-nos.
abraço.
como ainda não inventaram ( que eu saiba ) , cães à prova de bala ou à prova de bifes, eu sou, muito humildemente, contra a ideia de ter um cão unicamente para guarda.
no entanto, ter um animal bem integrado no ambiente familiar, equilibrado e que seja guardião do territorio que reconhece como seu.... é perfeito.
diz a voz do povo que casa onde não há gato nem cão; o dono ou é velhaco ou ladrão!
não será bem assim.... mas uma casa sem cão ou gato não é bem um lar... é só mesmo uma casa.
por tal, o conceito que parece difundido , de cão de guarda, mastim terrivel, feito para viver ao relento.... não existe para mim.
cão de guarda é o nosso cão... e guarda-nos.

abraço.